TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 27 de abril de 2023, Perdoe seus irmãos de coração (Mateus 18:35).

TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 27 de abril de 2023, Perdoe seus irmãos de coração (Mateus 18:35).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

quinta-feira, 27 de abril

Perdoe seus irmãos de coração (Mt 18:35).

Sabemos que devemos perdoar porque essa é a coisa certa a fazer. Mas, mesmo assim, pode ser difícil para nós fazê-lo. Parece que isso também aconteceu com o apóstolo Pedro algumas vezes (Mt 18:21, 22). O que pode nos ajudar? Primeiro, medite em todas as vezes que Jeová nos perdoou (Mt 18:32, 33). Não merecemos seu perdão, mas ele generosamente nos dá (Sl 103:8-10). Ao mesmo tempo, "nós também temos a obrigação de amar uns aos outros". Portanto, perdoar não é opcional; devemos isso a nossos irmãos (1 João 4:11). A segunda coisa que pode nos ajudar é meditar sobre o que acontece quando perdoamos. Ajudamos a pessoa que nos tratou mal, contribuímos para a união da congregação, protegemos nossa amizade com Jeová e tiramos um fardo de nossos ombros (2 Cor. 2:7; Colossenses 3:14). A terceira ajuda é orar a Jeová, quem é aquele que nos pede para perdoar os outros. Não permitamos que Satanás perturbe a paz que desfrutamos com nossos irmãos (Ef 4:26, 27). Precisamos da ajuda de Jeová para não cairmos na armadilha de Satanás. w21.06 22 par. onze; 23 parágrafo 14.

Que conselho de Paulo devemos levar a sério?

Todos os irmãos e irmãs são superiores a nós em alguma coisa. Isso é fácil de ver quando nos concentramos em suas coisas boas. Devemos levar a sério o conselho que o apóstolo Paulo deu aos coríntios: “Quem vos distingue dos outros? Na verdade, o que você tem que não recebeu? Então, se você recebeu, por que está se gabando como se não o tivesse recebido?” (1 Coríntios 4:7). Portanto, não caiamos na tentação de chamar a atenção para nós mesmos ou de nos acharmos superiores aos outros. Se um irmão dá palestras muito boas ou se uma irmã inicia muitos cursos bíblicos, eles sempre devem dar crédito a Jeová.

O que aprendemos da parábola de Jesus sobre o rei e o escravo?

Depois de advertir seus discípulos a não fazerem outros tropeçar, Jesus contou-lhes uma parábola sobre um rei e um de seus escravos. O rei perdoou ao escravo uma dívida tão grande que ele jamais poderia saldá-la. Mais tarde, esse mesmo escravo não quis perdoar a outro escravo uma dívida muito menor. No final, o rei aprisionou aquele escravo que não teve piedade. O que aprendemos? Jesus declarou: “É assim que meu Pai celestial os tratará, se vocês não perdoarem de coração os seus irmãos” (Mateus 18:21-35).

Se nos recusarmos a perdoar, como magoaremos os outros?

O que aquele escravo fez prejudicou não apenas a ele, mas também a outros. Para começar, ele foi cruel com seu parceiro e "mandou que ele fosse preso até que pudesse pagar a dívida". E, além disso, feriu outros escravos que viram o que ele havia feito. Jesus disse: “Quando os outros co-escravos descobriram o que havia acontecido, ficaram muito chateados.” De maneira semelhante, o que fazemos também afeta os outros. Se alguém nos trata mal e nos recusamos a perdoá-lo, o que pode acontecer? Para começar, nós o magoamos negando-lhe nosso perdão e amor, e talvez até o ignorando. Além disso, incomodamos os irmãos da congregação ao perceber que não estamos em paz com aquela pessoa.

O que você aprendeu do que aconteceu com um pioneiro?

Perdoar nossos irmãos nos beneficia e faz os outros se sentirem melhor. Esse foi o caso de um precursor que chamaremos de Crystal. Ela se lembra de como uma irmã da congregação a fez se sentir mal: “Suas palavras às vezes eram tão afiadas quanto uma faca. Quando saíamos para pregar, eu não queria nem mesmo ser colocado no mesmo veículo que ela. Comecei a perder o entusiasmo e a alegria.” Parecia a Crystal que ela tinha um motivo justificável para se machucar. Mas ela decidiu não guardar rancor ou se entregar à autopiedade. Ele foi humilde e aplicou o conselho bíblico do artigo “Perdoe de coração” em A Sentinela de 15 de outubro de 1999. Assim, ele perdoou a irmã. Diz: “Agora entendo que todos nos esforçamos para assumir a nova personalidade e que Jeová nos perdoa generosamente todos os dias. Sinto que um peso enorme foi tirado dos meus ombros e recuperei minha alegria”.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários