TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 28 de abril de 2023, você será rei de Israel (1 Sam. 23:17).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sexta-feira, 28 de abril de 2023, você será rei de Israel (1 Sam. 23:17).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

sexta-feira, 28 de abril

Você será o rei de Israel (1 Sam. 23:17).

Davi estava fugindo para salvar a vida, pois Saul, o poderoso rei de Israel, estava determinado a matá-lo. Como não tinha o que comer, parou na cidade de Nobe, onde pediu apenas cinco pães (1 Sam. 21:1, 3). Mais tarde, ele e seus homens se refugiaram em uma caverna (1 Sam. 22:1). Por que ele estava nessa situação? Vendo que Davi era tão popular e havia vencido tantas batalhas, Saul ficou com inveja. Ele também sabia que, por causa de sua desobediência, Jeová o havia rejeitado como rei e escolhido Davi para ocupar o trono de Israel (1 Sam. 23:16, 17). Mas como ele ainda era o rei de Israel, Saul tinha um exército enorme e muitos que o apoiavam, então Davi teve que fugir para salvar sua vida. Será que Saul realmente achava que poderia ir contra o que Jeová havia dito sobre Davi? (Is. 55:11). A Bíblia não diz mas de uma coisa podemos ter certeza: ele estava se colocando em uma posição perigosa. Aqueles que lutam contra Deus sempre saem perdendo. w22.01 2 pars. 1, 2.

Como David estava se sentindo apesar de tudo que estava passando?

Davi era um homem humilde. Ele não escolheu ser o rei de Israel; foi Jeová quem o fez (1 Sam. 16:1, 12, 13). Como resultado, Saul odiou Davi até a morte. Mas Davi não culpou a Jeová pelos perigos pelos quais estava passando. Também não reclamou de ter pouca comida e ter que se refugiar em uma caverna. Pelo contrário, pode ser que enquanto estava escondido naquela caverna ele tenha composto o precioso cântico de louvor que inclui as palavras do nosso texto temático: “Aqueles que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” (Sl 34:10). .

A que perguntas responderemos e por que são importantes?

Muitos servos de Jeová hoje não têm comida suficiente ou outras necessidades para a vida.b Isso tem acontecido especialmente durante a recente pandemia. E a situação vai piorar à medida que a "grande tribulação" se aproxima (Mateus 24:21). Por todo esto, veamos la respuesta a cuatro preguntas: ¿en qué sentido no le faltó “nada bueno” a David?, ¿por qué debemos aprender a estar contentos con lo que tenemos?, ¿por qué podemos estar seguros de que Jehová nos cuidar a? E como podemos nos preparar agora para o futuro?

Como o Salmo 23:1-6 nos ajuda a entender o que Davi quis dizer quando falou que “nada de bom” faltaria aos servos de Deus?

O que Davi quis dizer quando falou que os servos de Jeová não sentiriam falta de “nada de bom”? Algo que nos ajudará a entender é analisar algumas palavras semelhantes que encontramos no Salmo 23 (leia Salmos 23:1-6). Davi começa este salmo dizendo: “O Senhor é o meu pastor. nada me faltará”. No restante desse salmo, Davi menciona as coisas que realmente importam: as abundantes bênçãos espirituais que ele recebe porque Jeová é seu Pastor. Jeová “guia-o nas veredas da justiça” e o apóia lealmente em momentos difíceis e difíceis. Davi reconhece que sua vida nos “prados gramados” de Jeová não será isenta de problemas. Você pode se sentir desanimado às vezes, como se estivesse andando “no vale da escuridão profunda” e diga que terá inimigos. Mas, visto que Jeová é seu Pastor, Davi afirma: “Não temerei mal algum.”

Então, em que sentido faltava a Davi “nada de bom”? No sentido espiritual, ele tinha tudo de que precisava. Sua felicidade não dependia de coisas materiais. Ele ficou satisfeito com o que Jeová lhe deu. Para Davi, o mais importante era ter a bênção e a proteção de seu Deus.

De acordo com Lucas 21:20-24, que situação difícil os cristãos do primeiro século que viviam na Judéia enfrentaram?

As palavras de Davi nos ensinam que é muito importante ter uma visão correta das coisas materiais. É verdade que podemos usufruir dos bens materiais que temos, mas não devemos deixar que eles ocupem o primeiro lugar em nossas vidas. Essa é uma verdade fundamental que os cristãos do primeiro século que viviam na Judéia passaram a entender (ver Lucas 21:20-24). Jesus os advertiu que um dia Jerusalém seria "cercada por exércitos acampados". Quando isso acontecesse, eles teriam que fugir para as montanhas. Se o fizessem, seriam salvos, mas teriam que deixar muito para trás. Alguns anos atrás, A Sentinela disse: “Eles abandonaram suas casas e campos e nem mesmo recolheram seus bens domésticos. Confiando na proteção e no apoio de Jeová, eles colocam a adoração dele acima de tudo o que pode parecer importante.”

Que lição importante o que aconteceu com os cristãos na Judéia nos ensina?

Que lição importante o que aconteceu com os cristãos na Judéia nos ensina? A Sentinela mencionada no parágrafo anterior disse: “Podemos enfrentar provas quanto ao nosso conceito sobre os bens materiais. Terão estes uma importância fundamental para nós, ou será mais importante a salvação que virá para todos os que estão do lado de Deus? Sim, a fuga pode envolver certas dificuldades e privações. Temos de estar preparados para fazer o que for preciso, como os cristãos do primeiro século que fugiram da Judéia.”

Como o conselho que o apóstolo Paulo deu aos hebreus o encoraja?

Podemos imaginar como deve ter sido difícil para aqueles cristãos deixar quase tudo o que tinham e começar uma nova vida em outro lugar? Eles precisavam de fé para confiar que Jeová os ajudaria a conseguir o que precisavam. Mas cinco anos antes de os romanos cercarem Jerusalém, o apóstolo Paulo deu aos hebreus alguns conselhos úteis. Ele disse: “Que o seu modo de vida seja livre do amor ao dinheiro e contente-se com as coisas que você tem. Porque ele disse: 'Nunca te deixarei e nunca te abandonarei.' Assim, podemos dizer com confiança: 'Jeová é o meu ajudador. não terei medo. Que me pode fazer o homem?'” (Hb 13:5, 6). Como se saíram os cristãos que levaram a sério o conselho de Paulo antes da invasão romana? Certamente foi menos difícil para eles se adaptarem a uma vida mais simples em seu novo lar. Eles tinham certeza de que Jeová supriria suas necessidades básicas. As palavras de Paulo nos asseguram que podemos ter a mesma confiança.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários