TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 17 de abril, apresentar uma defesa perante todos (1 Pedro 3:15).

TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira, 17 de abril de 2023, Apresentar uma defesa perante todos (1 Pedro 3:15).


Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

segunda-feira, 17 de abril

Apresentar uma defesa perante todos (1 Pe 3:15).

Ao estudarmos a Bíblia, descobriremos as qualidades de Jeová, as mesmas qualidades que se refletem na criação. Conhecê-los bem nos ajudará a estarmos convencidos de que Jeová é uma pessoa real (Êxodo 34:6, 7; Sal. 145:8, 9). À medida que conhecermos melhor a Jeová, teremos mais fé nele, o amaremos mais e nos tornaremos melhores amigos dele. Vamos falar com outras pessoas sobre nossa fé em Deus. Mas e se alguém para quem pregamos nos fizer uma pergunta sobre a existência de Deus que não sabemos como responder? Vamos procurar em nossas postagens uma resposta baseada na Bíblia e mostrá-la à pessoa. Também podemos pedir a um irmão mais experiente que nos ajude. Quer a pessoa aceite o que a Bíblia diz, quer não, será bom para nós ter investigado o assunto, pois nossa fé ficará mais forte. w21.08 18 pars. 14, 15.

COMO FORTALECER NOSSA FÉ NO CRIADOR

Como podemos fortalecer nossa fé no Criador? Vejamos quatro maneiras.

Vamos estudar a criação. Se observarmos atentamente os animais, plantas e estrelas, fortaleceremos nossa fé no Criador (Sl. 19:1; Is. 40:26). Quanto mais estudarmos essas coisas, mais convencidos estaremos de que Jeová é o Criador. Artigos explicando alguns detalhes da criação aparecem frequentemente em nossas publicações. Mesmo que pareçam um pouco difíceis de entender, vamos nos esforçar para lê-los e aprender o que pudermos. E não podemos nos esquecer de que em nosso site, jw.org, podemos reproduzir os lindos vídeos sobre criação que foram exibidos em congressos regionais recentes.

Dê um exemplo que mostre que existe um Criador (Romanos 1:20).

Quando estudarmos a criação, vamos ver o que ela nos ensina sobre nosso Criador (leia Romanos 1:20). Por exemplo, o Sol não apenas fornece a luz e o calor necessários para a vida na Terra, mas também emite raios ultravioleta, que são prejudiciais. Como nós, seres humanos, somos protegidos deles? A Terra possui uma camada de gás chamada ozônio, que atua como um escudo que impede que a radiação nociva chegue até nós. Quando a intensidade dos raios ultravioleta aumenta, a quantidade de ozônio também aumenta. Não é lógico acreditar que por trás de tudo isso existe um Criador inteligente e amoroso?

Onde encontraremos fatos sobre a criação que fortalecerão nossa fé? (Veja a barra lateral “Ferramentas que fortalecem nossa fé”.)

Se pesquisarmos o Índice das Publicações da Torre de Vigia e o site jw.org em busca de informações, encontraremos muitos fatos sobre a criação que fortalecerão nossa fé. Talvez pudéssemos começar com os artigos e vídeos “Alguém projetou isso?”, que são curtos e explicam alguns detalhes surpreendentes sobre animais e plantas. Eles também incluem exemplos de como os cientistas tentaram imitar o que vêem na natureza.

Que coisas devemos procurar ao estudar a Bíblia?

Vamos estudar a Bíblia. O bioquímico mencionado no parágrafo 4 inicialmente não tinha fé em um Criador, mas com o tempo mudou de ideia. Ele diz: “Minha fé não se baseia apenas em meus estudos científicos. Também se baseia em uma análise cuidadosa da Bíblia.” Talvez já saibamos bem o que a Bíblia ensina. Mesmo assim, temos que continuar estudando para fortalecer nossa fé no Criador (Jos. 1:8; Sl. 119:97). Vejamos a precisão com que ele apresenta os acontecimentos históricos, suas profecias e sua harmonia interna. Isso fortalecerá nossa fé de que um Criador sábio e amoroso nos criou e inspirou a Bíblia (2 Timóteo 3:14; 2 Pedro 1:21).

Dê um exemplo que mostre a sabedoria da Palavra de Deus.

Quando estudamos a Palavra de Deus, vamos ver como seus conselhos são práticos. Por exemplo, a Bíblia advertiu há muito tempo que amar o dinheiro nos machuca e causa “muitas dores” (1 Timóteo 6:9, 10; Provérbios 28:20; Mateus 6:24). Esse aviso ainda é válido? Claro que sim. Vejamos o que diz o livro The Narcissism Epidemic: “Em média, os materialistas são menos felizes e mais deprimidos. Mesmo as pessoas que apenas aspiram a ter mais dinheiro têm pior saúde mental; também declaram ter um número maior de problemas de saúde”. É claro que a admoestação da Bíblia para não amar o dinheiro é muito oportuna. Lembram-se de outros princípios bíblicos que nos ajudaram? Quanto mais valorizamos o conselho da Bíblia, mais confiaremos na sabedoria eterna oferecida a nós por nosso amoroso Criador (Tiago 1:5).

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

Comentários