TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 30 de abril de 2023, o homem dominou o homem para o seu próprio mal (Ecl. 8:9).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 30 de abril, o homem tem dominado o homem para o seu próprio mal (Eclesiastes 8:9).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

Domingo 30 de abril

O homem dominou o homem para o seu próprio mal (Eclesiastes 8:9).

Hoje, muitos acham difícil confiar em qualquer autoridade. Porque? Porque eles veem que as leis e a política geralmente favorecem os ricos e poderosos, mas os pobres são tratados injustamente. Além disso, a conduta de alguns líderes religiosos deixa muito a desejar, e isso tem feito com que alguns deixem de confiar em Deus. Portanto, temos que ajudar nossos estudantes da Bíblia a aprender a confiar em Deus e naqueles que ele designou para nos guiar aqui na Terra. Naturalmente, os alunos não são os únicos que precisam aprender a confiar em Jeová e em sua organização. Aqueles de nós que passaram muitos anos na verdade precisam continuar confiando que a maneira como Jeová faz as coisas é sempre a melhor, pois podem surgir situações que testam nossa fé. w22.02 2 pars. 1, 2.

Por que muitos têm dificuldade em confiar nas autoridades? E o que veremos neste artigo?

HOJE, muitos acham difícil confiar em qualquer autoridade. Porque? Porque eles veem que as leis e a política geralmente favorecem os ricos e poderosos, mas os pobres são tratados injustamente. Não é de admirar que a Bíblia diga: "Homem dominou homem para o seu próprio mal" (Eclesiastes 8:9). Além disso, a conduta de alguns líderes religiosos deixa muito a desejar, e isso tem feito com que alguns deixem de confiar em Deus. Portanto, temos que ajudar nossos estudantes da Bíblia a aprender a confiar em Deus e naqueles que ele designou para nos guiar aqui na Terra.

Naturalmente, os alunos não são os únicos que precisam aprender a confiar em Jeová e em sua organização. Aqueles de nós que passaram muitos anos na verdade precisam continuar confiando que a maneira como Jeová faz as coisas é sempre a melhor, pois podem surgir situações que testam nossa fé. Neste artigo veremos três deles. Primeiro, quando lemos certas histórias da Bíblia. Segundo, quando recebemos instruções da organização de Jeová. E terceiro, quando enfrentarmos provações no futuro.

CONFIAMOS EM JEOVÁ QUANDO LEMOS A BÍBLIA

Por que algumas histórias da Bíblia podem testar nossa confiança em Jeová?

Ao lermos a Bíblia, podemos nos perguntar por que Jeová tratou algumas pessoas de determinada maneira ou por que ele tomou certas decisões. Por exemplo, no livro de Números, lemos que Jeová sentenciou um israelita à morte por apanhar lenha no sábado. Mas no Segundo Livro de Samuel lemos que, séculos depois, Jeová perdoou o rei Davi, embora ele tivesse cometido adultério e assassinato (Núm. 15:32, 35; 2 Sam. 12:9, 13). Podemos nos perguntar: “Por que Jeová perdoou Davi pecados tão graves, mas condenou o outro homem por um pecado que não parece tão sério?” Vejamos três fatores que devemos levar em conta ao ler a Bíblia.

Como Gênesis 18:20, 21 e Deuteronômio 10:17 nos ajudam a confiar nas decisões de Jeová?

A Bíblia nem sempre dá todos os detalhes. Por exemplo, sabemos que Davi estava realmente arrependido de tudo o que fez (Sl 51:2-4). Mas que tipo de pessoa era o homem que desobedecia à lei do sábado? Ele estava arrependido do que tinha feito? Ele havia desobedecido a Jeová em outras ocasiões? Você recebeu advertências, mas as ignorou ou até as rejeitou? A Bíblia não diz isso. No entanto, podemos ter certeza de que Jeová “nunca comete injustiça” (Deuteronômio 32:4). Frequentemente, o ser humano erra ao julgar porque se deixa levar por coisas como a opinião alheia ou preconceitos. Mas Jeová não é assim, ele leva em conta todos os fatos (leia Gênesis 18:20, 21; Deuteronômio 10:17). Quanto mais conhecermos a Jeová e seus padrões, mais confiaremos em suas decisões. Assim que,

Que efeito a imperfeição tem em nosso senso de justiça? (Veja a barra lateral “A imperfeição nubla nosso senso de justiça”.)

A imperfeição mancha nosso senso de justiça. Visto que Deus nos fez à sua imagem, não gostamos da injustiça (Gn 1:26). Mas, por sermos imperfeitos, podemos errar ao julgar, mesmo quando pensamos ter todas as informações. Lembremos, por exemplo, o que aconteceu com Jonas. Ele ficou muito irado quando Jeová decidiu mostrar misericórdia ao povo de Nínive (Jn 3:10-4:1). No entanto, graças à decisão de Jeová, mais de 120.000 ninivitas foram salvos. No final, foi Jonas quem estava errado, não Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários