TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 24 a 30 de abril de 2023, "Apoie-se sempre em Jeová", Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 24-30 de abril de 2023, "Apóie-se sempre em Jeová" (10 min.), Discurso Preparado. 

“Apoie-se sempre em Jeová” (10 min.)

Uma peculiaridade que as crianças têm é que, quando veem algo novo, brigam e lutam contra os pais para conseguir, às vezes os pais cedem, às vezes não. Mas na situação em que os pais agradam ao filho, dando-lhe o que ele quer com tanta insistência que ele pede, eles notaram que depois de pouco tempo perdem o interesse por aquele produto e o jogam fora. É como se o entusiasmo por ter aquela novidade já tivesse passado.

É sobre isso que vamos falar nesta seção de Tesouros da Bíblia “Apoie-se sempre em Jeová”. O que essa situação que mencionei para você tem a ver com essa questão de sempre se apoiar em Jeová? Porque como seres humanos, adultos, também podemos manifestar essa característica, de nos entusiasmarmos com alguma coisa no serviço de Jeová, mas depois aos poucos perdemos o interesse.

E para provar isso, vamos falar sobre o rei Asa e a situação que ele teve que enfrentar como rei não foi fácil porque em tão pouco tempo a apostasia já havia saturado Judá e Benjamim. Então era hora de mostrar zelo pela adoração pura como Davi, seu antepassado. E isso o fez tomar decisões muito fortes em nível familiar, como queimar um ídolo horrível que sua avó Maaca havia feito em homenagem ao poste sagrado. E por esse motivo, chegou a retirá-la do cargo de primeira-dama que ela ocupava.

 Portanto, estamos falando de alguém muito zeloso no serviço de Jeová e que confiava plenamente em seu Deus. E uma demonstração dessa confiança foi mostrada quando ele enfrentou um possível ataque de um milhão de homens pelos etíopes. Vejamos o que diz o relato de 2 Crônicas 14:9-12, o texto diz:

VAMOS LER 2 CRÔNICAS 14:9-12.

Algum tempo depois, Zerah, o etíope, veio atacá-los com um exército de 1.000.000 de homens e 300 carros. Maresa. 11 Asa suplicou então a Jeová, seu Deus,c e disse-lhe: “Ó Jeová, contigo não há diferença entre ajudar os fortes* e ajudar os fracos.d Ajuda-nos, Jeová, nosso Deus, porque confiamos* em você, e é em seu nome que viemos enfrentar esta multidão. Jeová, tu és o nosso Deus. Não deixe que meros mortais os derrotem.”12 Então Jeová derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá, e os etíopes fugiram.

Que belas palavras de um jovem rei que mostrou total confiança em Jeová ao dizer: "Nós confiamos em você." Portanto, essa foi uma demonstração clara de que, em sua juventude, esse rei sempre confiou em Jeová.Você acha que, quando começamos nossa atividade em conhecer a Jeová, éramos como aquele jovem rei?

Começamos a tentar fazer as coisas com muito cuidado. Ficamos entusiasmados com a verdade. Às vezes até queríamos dizer aos outros como eles estavam errados, mas fomos ajudados a corrigir que fazemos contato para não ofender os outros. Éramos como crianças empolgadas com algo novo. Assim como Asa disse a Jeová "Confiamos em você." E Jeová retribuiu para mostrar a ele que ele também estava satisfeito com essas palavras e ações.

Mas o que aconteceu a seguir? Mais tarde, Asa enfrentou outro exército bem menor, que não representou muita dificuldade para derrotá-lo. O que Asa fez? O que aconteceu com o entusiasmo que ele tinha antes em confiar em Jeová? Vejamos em 2 Crônicas capítulo 16 versículos 1 a 3 onde ele depositou sua confiança nesta ocasião. Diz assim:

VAMOS LER 2 CRÔNICAS 16:1-3.

No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, foi contra Judá e começou a fortificar* Ramá para que ninguém saísse ou entrasse no território de Asa, rei de Judá. 2 Então Asa tirou prata e ouro das tesourarias da casa de Jeovád e da casa do rei* e os enviou a Ben-Hadade, rei da Síria, que morava em Damasco. Ele lhe disse: 3 “Há um acordo* entre você e eu, e entre seu pai e meu pai. Aqui eu te envio prata e ouro. Vamos, quebre seu acordo com Baasa, rei de Israel, para afastá-lo de mim”.

Asa já havia governado 36 anos no trono de Judá. Faltaram-lhe mais cinco para concluir o seu reinado porque governou durante 41 anos e agora enfrenta o rei Baasa aqui. Não poderia ser comparado ao problema anterior que se apresentava com um milhão de soldados. Mas, em vez de se voltar para Jeová novamente, em vez de mostrar aquele entusiasmo em se apoiar novamente em Jeová, ele decidiu fazer um pacto com o rei da Síria.

E você pode ver no versículo 2 até que ponto Asa ousou tirar prata e ouro das tesourarias da casa de Jeová. Coisas que antes eram consideradas sagradas por seu bisavô Salomão, ele agora estava dando ao rei da Síria para protegê-lo, para ajudar este rei Baasa.O que aconteceu com o entusiasmo de Asa?

Por que você parou de confiar em Jeová o tempo todo? Era costume? Foi descuido? Como quando as crianças ganham o brinquedo que insistem tanto que compram, logo depois cansam, ficam entediadas, não gostam mais e vão atrás de outra coisa. Assim foi com Asa. Algo assim pode acontecer conosco. Com o entusiasmo de poder servir a Jeová com todo o desejo e com todo o interesse.

Como vemos aqui nas fotografias combinadas do nosso Guia de Actividades Quando se vem dar o passo, o Baptismo está aí, mas com todo o entusiasmo, tanto nos esforçamos, superámos muitos obstáculos para lá estar, sendo uma pessoa dedicada e servo batizado de Jeová. Mas o que acontece mais tarde quando nos acostumamos com o fato de que já alcançamos um relacionamento com Jeová, talvez até pensemos que já temos a vida eterna garantida e começamos a relaxar e como visto na outra fotografia e começamos a observar coisas que costumávamos ver como inapropriado, mas começamos a pensar que podemos lidar com essa situação. Quando alguém faz isso para de se apoiar em Jeová, há consequências. Se vemos aqui em 2 Crônicas capítulo 16 versículo 7 a 9 o que aconteceu com Asa.

VAMOS LER 2 CRÔNICAS 16:7-9.

Naquela época, Hanani, o vidente, foi até Asa, rei de Judá, e disse-lhe: “Por confiar* no rei da Síria e não confiar em Jeová, seu Deus, o exército do rei da Síria escapou de suas mãos. É verdade que os etíopes e os líbios formavam um enorme exército com muitos carros e cavaleiros? Mas você confiou em Jeová, e ele os entregou em suas mãos. 9 Pois os olhos de Jeová vigiam toda a terra, para mostrar sua força a favor daqueles que o servem de pleno coração. Mas desta vez você foi um tolo; de agora em diante haverá guerras contra vocês”.

E assim foi nos cinco anos seguintes, guerra após guerra, mostrando que ele, tendo perdido a confiança em Jeová, perdeu tudo. Não queremos ser como Asa, que a princípio ficou muito entusiasmado em confiar em Jeová e depois perdeu o apoio, como Provérbios 3:5:6 diz Confie em Jeová de todo o coração e não se apóie em seu próprio entendimento, leve isso em conta em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas.

Que cada um de nós continue a demonstrar que leva Jeová em consideração. Devemos sempre verificar nosso entusiasmo. Como tem passado os dias, semanas, meses ou anos e se algo precisa ser corrigido, façamos, não queremos ser como as crianças que se empolgam no começo e depois perdem o entusiasmo, vamos fazer os ajustes, vamos continuar a confiar em Jeová sempre porque a vitória dele é agora e no futuro.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários