TESOUROS DA BÍBLIA, 17-23-2023 de abril, "Ouça bons conselhos", Discurso Preparado.
“Escute o bom conselho” (10 min.)
É possível que em alguns países tenhamos ouvido este ditado: "Quem não ouve conselhos não envelhece". E isso porque às vezes os conselhos que recebemos podem salvar nossas vidas e todos nós precisamos de conselhos de vez em quando.
Outras vezes somos nós que pedimos conselhos a alguém que respeitamos. E dentro do campo espiritual. É possível que um irmão esteja preocupado conosco e nos faça ver que estamos prestes a dar um passo em falso, isto é, prestes a fazer algo de que depois poderíamos nos arrepender e não envelhecer. Ou o conselho pode vir até nós depois de termos cometido um erro, mas sempre precisamos dele.
E vamos falar sobre isso brevemente nesta seção de Tesouros da Bíblia com o título: "Ouça bons conselhos" e falaremos a exemplo do rei Roboão. Ele era filho de Salomão. Foi ele quem sucedeu a Salomão no trono. quando eu tinha 41 anos. Ele foi o quarto rei da dinastia dos reis que governou todo o Israel como um. Mais tarde eles se dividiram e veremos o porquê.
A situação surgiu, pois Roboão, no início de seu reinado, teve um problema com o povo de Israel. Eles se sentiram oprimidos, então foram até o novo rei para pedir-lhe ajuda em relação à pressão que haviam recebido em certas leis e obras. Vamos ver qual era o pedido do povo. se revisarmos em 2 Crônicas capítulo 10 versículos 1 a 4.
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 10:1-4.
Roboão foi para Siquém, pois todo o Israel tinha vindo a Siquém para fazê-lo rei. d 3 Então eles mandaram chamá-lo, e Jeroboão e todo o Israel foram a Roboão e disseram-lhe: 4 "Teu pai endureceu o nosso jugo. Nós te serviremos".
A proposta era muito boa, mas para concordar em cumprir o que o povo pedia, sacrifícios tinham que ser feitos por Roboão, sua família e toda a sua corte que tinha dentro do palácio e isso porque possivelmente tinham que abrir mão de alguns luxos então que as pessoas não trabalhem para elas, mas sim que tudo seja equilibrado para que ele se encontre entre a cruz e a espada.
O que Roboão deveria fazer? Bem, ele tinha 41 anos, podia tomar decisões, mas também tinha ao seu lado pessoas muito experientes que podiam lhe dar bons conselhos. E foi isso que Roboão fez. Ele foi a alguns deles. Em 2 Crônicas capítulo 10 versículo 6 a 11 vamos ver a quem ele foi.
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 10:6-11.
O rei Roboão consultou então os anciãos* que serviram a seu pai Salomão enquanto ele ainda estava vivo. Ele perguntou-lhes: "O que você me aconselha a responder a esta cidade?" 7 Eles responderam: “Se você tratar bem este povo, agradar a ele e agradá-lo, ele sempre será seu servo”.8 No entanto, ele rejeitou o conselho dado pelos anciãos* e consultou os jovens que haviam crescido com ele e que agora eram seus ajudantes.a 9 Ele perguntou a eles: “Que conselho vocês me dão? Essas pessoas me diziam: 'Torne mais leve o jugo que seu pai nos impôs'. O que devemos responder a eles?" 10 Disseram-lhe os jovens que haviam crescido com ele: “Ao povo que te disse: 'Teu pai fez pesado o nosso jugo; torná-lo mais leve', você deve responder a ele: 'Meu dedo mindinho será mais grosso do que os quadris de meu pai. 11 Meu pai pôs um jugo pesado sobre vocês, mas eu o tornarei mais pesado para vocês. Meu pai os punia com chicotes, mas eu o farei com chicotes de pontas afiadas'”.
O que é que aconteceu aqui? Roboão queria ouvir conselhos, mas conselhos que ele gostava de ouvir. É verdade que ele procurou os mais velhos para seus companheiros, aqueles que antes haviam aconselhado seu pai, mas não gostou da ideia de fazer o que o povo mandava.
Então ele procurou os jovens que eram contemporâneos, que cresceram com ele e, claro, esses jovens tão arrogantes quanto Roboão. Eles não queriam que outro os deixasse liderá-los. Má decisão?. Mau conselho? Possivelmente.
O que este exemplo nos mostra? Há momentos em que se quer ouvir conselhos e se procura, no caso dos cristãos, irmãos que os ajudem. Mas não é verdade que alguns procuram conselhos que queiram ouvir, ou seja, que gostariam de ouvir.
É como se você já tivesse uma ideia preconcebida na cabeça do que quer, então tenta escolher alguém que te diga o que você quer ouvir. Portanto, quando nos encontramos nessa situação de tomar uma decisão muito, muito importante, procuramos pessoas que tenham as qualidades certas para isso. Se vermos, por exemplo aqui no livro de Jó capítulo 12:12, indica quem possivelmente podem ser os melhores conselheiros na hora de tomar decisões importantes. Diz o texto da Bíblia.
VAMOS LER JÓ 12:12.
Não há sabedoria entre os velhos? E a vida longa não dá entendimento?
Se olharmos para a fotografia que aparece no nosso guia de atividades: Uma jovem irmã precisa de ajuda, precisa de um bom conselho, e ali vemos que quem está dando é uma irmã mais velha, uma irmã experiente. E é que normalmente os irmãos mais velhos e experientes são capazes de prever as consequências de uma decisão, é possível que tenha acontecido o mesmo com eles e queiram evitar que passemos por situações dolorosas, como talvez já tenham passado, pois isso é que eles envelheceram, porque ouviram conselhos ou a situação aconteceu com eles e querem evitar uma situação dolorosa.
Jeroboão fez isso, ele pediu conselhos aos presbíteros, mas não quis ouvir isso. Ele pediu conselhos a seus contemporâneos, e isso lhe pareceu o melhor. Quais foram as consequências? Se o virmos agora, 2 Crônicas, capítulo 10:12-16, descobriremos.
VAMOS LER 2 CRÔNICAS 10:12-16.
Jeroboão e todos os outros foram ver Roboão no terceiro dia, assim como o rei lhes havia dito quando disse: “Voltem e me vejam em três dias”. 13 Mas o rei respondeu-lhes com severidade. Assim, o rei Roboão ignorou o conselho dos anciãos.* 14 Seguindo o conselho dos jovens, ele disse-lhes: “Farei o vosso jugo mais pesado, ainda mais pesado. Meu pai os punia com chicotes, mas eu o farei com chicotes de pontas afiadas." 15 Por isso o rei não deu ouvidos ao povo, porque o verdadeiro Deus fazia assim as coisas, para que se cumprissem as palavras que o Senhor falara a Jeroboão, filho de Nebate, por intermédio de Aías, o silonita. rei não quis ouvi-los, o povo respondeu ao rei: “O que temos a ver com Davi? Não temos herança com o filho de Jessé. Vamos, Israel, que cada um vá para seus deuses! David, cuide da sua própria casa agora.” Então todo o Israel voltou para suas casas.
A atitude arrogante e tirânica de Roboão fez com que grande parte do povo se afastasse e apenas duas tribos sustentassem a casa de Davi, ou seja, Roboão, que eram Judá e Benjamim. O apoio de todas as pessoas acabou. E o que aconteceu com Roboam? Pois bem, porque não aceitou o conselho, não envelheceu, morreu com 58 anos.
Ele governou muito pouco, na verdade. Este exemplo deve fazer-nos pensar que se queremos progredir espiritualmente, se queremos envelhecer espiritualmente, devemos ouvir os bons conselhos de pessoas que têm experiência e que nos amam muito e que, claro, são usados por Jeová para nos ajudar a progredir.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário