O estudo A Sentinela, "Artigo 9", Semana de 24 a 30 de abril de 2023, Vamos cuidar da vida que Deus nos deu, Respostas.
O estudo A Sentinela, "Artigo 9", 24 a 30 de abril de 2023, Vamos cuidar da vida que Deus nos deu, Respostas.
"Por ele temos a vida, nos movemos e existimos" (ATOS 17:28).
1. Qual é o valor da nossa vida para Jeová?
Para Jeová, nossa vida vale tanto, que ele deu seu filho por amor a nós, como mostra João 3:16. Assim, restaurou a possibilidade de recuperar a perfeição e a vida eterna a todos nós que exercemos a fé no sacrifício de Jesus.
2. Conforme indicado em 2 Coríntios 7:1, o que Jeová espera de nós?
Jeová espera que façamos tudo ao nosso alcance para cuidar de nossa saúde física e espiritual. A partir daí 2 Coríntios 7:1, nos diz que devemos nos purificar de tudo que contamina nosso corpo e nosso espírito. Portanto, na medida em que nos esforçarmos para ser obedientes nesse sentido, estaremos aperfeiçoando nossa santidade ou pureza com o temor ou respeito que sentimos por Jeová.
VALORIZAMOS O PRESENTE DA VIDA
3. Qual é uma das razões pelas quais queremos nos manter saudáveis?
Um dos motivos é darmos o nosso melhor a Jeová, visto que queremos oferecer nossos corpos como sacrifícios vivos e santos que agradam a ele. Portanto, evitamos tudo o que sabemos que pode prejudicar nossa saúde. E também por esse motivo, nos esforçamos para ser saudáveis.
4. O que o rei Davi queria fazer?
O rei Davi queria ficar vivo o máximo possível para poder continuar a louvar a Jeová. Daí as palavras sinceras que ele expressou no Salmo 30:9.
5. Mesmo se estivermos muito velhos ou doentes, o que podemos fazer?
Mesmo estando muito velhos ou doentes, podemos continuar nos esforçando para cuidar da nossa saúde. Mesmo nessas circunstâncias, podemos continuar a louvar a Jeová assim como o rei Davi fez. Além disso, apesar da velhice e da saúde precária, ainda seremos muito valiosos para Jeová, por isso precisamos continuar a cuidar de nós mesmos.
VAMOS MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL
6. Ao decidir o que e quanto comer e beber, o que Jeová espera de nós?
Eclesiastes 11:10 diz: "Afaste do seu corpo as coisas que machucam." Portanto, Jeová espera que evitemos a gula e a embriaguez, E também controlemos o que e quanto comemos e bebemos, para não colocar nossa saúde ou vida em risco.
Embora comer e beber seja necessário para viver e seja permitido, 1 Coríntios 6:12 nos lembra que nem tudo o que é permitido é benéfico. Portanto, devemos comer e beber de forma controlada ou equilibrada. Acima de tudo, tendo em conta que as doenças causadas por comer ou beber em excesso colocam a pessoa em risco de incapacidade e mesmo de morte.
7. Como podemos aplicar o princípio de Provérbios 2:11 ao tomar decisões sobre nossa saúde?
Aplicamos esse princípio quando evitamos comer algo que gostamos, mas nos faz mal. Quando nos esforçamos para dormir o suficiente, embora tenhamos muitas coisas para fazer. Quando fazemos exercício físico, mesmo que não gostemos. Quando mantemos uma boa higiene pessoal, assim como em casa e em todas as nossas coisas, pois assim demonstramos bom senso, desenvolvimento da nossa capacidade de raciocínio e discernimento.
TOMAMOS OS DEVIDOS PRECAUÇÕES
8. De acordo com a Bíblia, qual é a importância de Jeová para nossa segurança?
Segundo os textos citados de Êxodo e Deuteronômio, desde os tempos antigos Jeová deu leis ao seu povo para evitar que sofressem acidentes graves no local ou no trabalho. O que mostra que, para ele, nossa segurança sempre foi muito importante. sabemos que Jeová não mudou. Ele quer que continuemos a tomar precauções para cuidar de nossa segurança.
Um exemplo que mostra que para Jeová nossa segurança sempre foi muito importante não temos em Êxodo 21:22,23. Essa lei protegia não só a gestante, mas também os bebês que ainda não haviam nascido. Segundo a lei, quem machucasse um feto, mesmo acidentalmente, deveria receber a punição que a Lei mosaica estipulava. Isso significava que, consequentemente, todos tomavam as devidas precauções para evitar punições.
9. Que medidas podemos tomar para evitar acidentes? (Veja também fotos).
Como vemos na Ilustração, em casa devemos manter objetos perfurocortantes, produtos químicos e remédios fora do alcance das crianças. Da mesma forma, quando se trata de descartá-los, também devemos fazê-lo aplicando as normas de segurança. Outras medidas a serem tomadas em casa são os cuidados com fogo, líquidos quentes e tomadas elétricas.
Ao dirigir, também devemos tomar medidas para evitar acidentes. Por exemplo, não dirigir sob efeito de álcool ou medicamentos, ou quando não descansamos o suficiente. Também não devemos dirigir e usar o telefone ao mesmo tempo. Da mesma forma, o veículo deve estar em boas condições e as regras de trânsito e limites de velocidade devem ser respeitados.
Em nossos locais de trabalho certamente também existem normas de segurança estipuladas que devemos respeitar. Por exemplo, em muitos desses locais é obrigatório o uso de luvas, protetores oculares e auriculares, capacetes, calças, cintos, arneses e também botas de segurança. E caso sejam utilizadas ferramentas elétricas, também deve-se ter muito cuidado com elas, para não nos ferirmos ou causarmos danos a outras pessoas.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um irmão digita uma mensagem de texto enquanto dirige. 2. Um garotinho olha para o armário da cozinha onde são guardados os produtos de limpeza. 3. Em um canteiro de obras, um irmão usa uma furadeira sem usar equipamento de proteção individual. Como podemos mostrar que respeitamos a vida nessas situações? (Ver parágrafo 9).
EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
10. O que podemos fazer antes e durante uma emergência que coloque nossas vidas em perigo?
Nessas circunstâncias, devemos tentar reduzir os riscos e aumentar as chances de sobrevivência. Por exemplo, antes da emergência, você deve armazenar água e alimentos não perecíveis, além de ter um kit de primeiros socorros bem abastecido. Por outro lado, durante uma emergência, você deve obedecer às autoridades se elas conseguirem ordenar um toque de recolher, uma evacuação ou se derem qualquer outra instrução.
11. Se houver uma epidemia, o que devemos estar dispostos a fazer?
Devemos estar dispostos a obedecer às autoridades e seguir as instruções que nos derem. Por exemplo: lavar as mãos, aplicar distanciamento social, usar máscara e máscara facial e respeitar as quarentenas. Dessa forma, mostraremos que valorizamos nossa vida e a vida dos outros.
12. Como Provérbios 14:15 nos ajuda a ter cuidado com as informações que recebemos durante uma emergência?
Vimos que em emergências todo tipo de informação se espalha. Por isso, o provérbio 14:15 nos adverte para que não pequemos ingênuos e acabemos acreditando em tudo o que nos dizem. Pelo contrário, na confusão de uma emergência é quando devemos ser servos mais prudentes de Jeová. Portanto, em vez de ouvir comentários de amigos ou informações da mídia, devemos ouvir apenas fontes oficiais de informações do governo e autoridades médicas.
Além disso, nessas circunstâncias, devemos seguir as instruções que nos são dadas pelo corpo governante e pelas filiais com relação às reuniões congregacionais e ao serviço de pregação, visto que eles se esforçam ao máximo para usar informações precisas e confiáveis ao tomar tais decisões. Portanto, se cooperarmos nesse sentido, estaremos cuidando da nossa saúde e dando um bom testemunho público.
ESTAMOS PREPARADOS PARA ABSTER SANGUE
13. Quando surge a questão do sangue, como mostramos que valorizamos a vida?
Nessas circunstâncias, mostramos que valorizamos a vida, se procuramos profissionais de saúde que estejam dispostos a nos prestar assistência médica de qualidade, sem o uso de transfusões de sangue.
14. Como podemos reduzir as chances de ter que passar por um grande procedimento médico?
Podemos reduzir essas possibilidades cuidando previamente da saúde, procurando eliminar todos os perigos possíveis em casa e no trabalho, respeitando as normas de trânsito, reduzindo os riscos de acidentes, comendo e descansando bem. Claro, seguindo também todos os conselhos nesse sentido que Jeová nos dá por meio da Bíblia e de sua organização.
15. a) Por que é tão importante levar sempre o documento de instrução médica e mantê-lo atualizado? (Veja também fotos).
Carregar sempre conosco o dpa atualizado é importante porque é mais uma demonstração de que valorizamos o dom da vida, pois através deste cartão ou documento expressamos por escrito nossas decisões quanto a transfusões de sangue e outros tratamentos médicos. Desta forma, durante uma emergência não perderemos tempo dando explicações e conseguiremos que nos atendam muito mais rápido. Também evitaremos receber tratamentos erroneamente administrados que nos prejudiquem ou contrariem nossos princípios.
15. b) De acordo com o vídeo, como podemos estar bem informados para tomar boas decisões sobre o uso do sangue?
Podemos fazer como o irmão mais novo da imagem. Notamos que ele está fazendo uma pesquisa muito boa sobre a questão do sangue e procedimentos e tratamentos médicos alternativos. Depois de ter as informações, você preenche seu DPA e guarda na carteira para levar sempre com você. Se imitarmos este exemplo, estaremos preparados para tomar boas decisões a esse respeito e, caso nos encontremos em uma emergência em que estejamos inconscientes, o DPA falará por nós.
No vídeo “Como tomar boas decisões sobre o uso do sangue”, vemos várias situações que qualquer um de nós pode vivenciar em algum momento. Daí a importância de ter tomado as decisões certas com antecedência e de anotá-las no cartão DPA, além de estar sempre com esse cartão conosco. Este vídeo nos ensina que não é só pesquisar e ter boas informações, o importante é ter tudo em ordem.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão preenche o documento de instruções médicas. Ao seu lado tem um tablet, no qual consulta a lição 39 do livro "Aproveite a vida". Nas imagens das rodas, o irmão é visto guardando o documento na carteira e levando a carteira consigo quando sai com a bicicleta. Como todos valorizamos o dom da vida, preenchemos o nosso documento de instruções médicas e o levamos sempre conosco. (Ver parágrafo 15).
16. O que pode fazer se não souber preencher o seu documento de instruções médicas?
Nesse caso, os anciãos da congregação que estão mais familiarizados com esse documento podem nos ajudar a preenchê-lo. E embora eles não decidam por nós e nem mesmo dêem suas opiniões pessoais ou tentem influenciar nossas decisões, eles podem nos ajudar a obter e entender as informações. Então, responsavelmente, cada um decidirá o que fazer, e colocará essas decisões por escrito no DPA.
SEJAMOS RAZOÁVEIS
17. Como podemos mostrar que somos razoáveis em questões de saúde?
Demonstramos isso educando nossa consciência a respeito desse assunto para tomarmos boas decisões pessoais e refletirmos isso em nossas conversas. Outra maneira é não ficar obcecado com a nossa saúde ou pressionar os outros a pensarem como nós. Também mostramos que somos razoáveis, se respeitamos as decisões que os irmãos tomam nessas questões, sem deixar de amá-los caso suas decisões sejam contrárias às nossas.
18. Como podemos mostrar que somos gratos pelo dom da vida?
Mostramos isso cuidando e valorizando nossa vida e a vida dos outros. Também fazemos isso dando a Jeová o nosso melhor agora, apesar do sofrimento neste mundo, e usando nossa vida para servi-lo enquanto aguardamos o cumprimento de sua promessa. para um novo mundo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que a vida é tão valiosa?
A vida é muito valiosa, porque é uma dádiva que vem de Jeová. E algo que também o torna valioso é que Jeová nos deu a vida de seu filho amado por nós, com o objetivo de termos vida em abundância. Assim, graças à vida que Jeová nos deu, nos movemos e existimos. E não só isso, dá-nos o amor de que precisamos para nos mantermos vivos.
De que maneira mostramos que valorizamos a vida?
Existem várias maneiras pelas quais podemos mostrar que valorizamos a vida, por exemplo, mantendo um estilo de vida saudável, tomando as devidas precauções, reduzindo os riscos em uma situação de emergência, estando preparados para abster-se de sangue e sendo razoáveis.
Mostramos que valorizamos a vida mantendo-nos saudáveis. E fazemos isso porque queremos mostrar ao nosso pai celestial que apreciamos o fato de ele ter nos dado a vida. como dissemos para oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, evitamos tudo o que sabemos ser prejudicial à nossa saúde.
Como podemos mostrar que somos razoáveis em questões de saúde?
Em questões de saúde, podemos mostrar que somos razoáveis quando não ficamos obcecados com a nossa saúde e não pressionamos os outros a terem a mesma opinião ou ponto de vista que nós. Visto que amamos e respeitamos nossos irmãos, mesmo que eles tomem decisões diferentes das nossas. Daí a importância de demonstrar que somos razoáveis em questões de saúde.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário