O estudo A Sentinela, «Artigo 8», Semana de 17 a 23 de abril de 2023, “Mantende os vossos sentidos e vigiai!”, Respostas.
O estudo A Sentinela, “Artigo 8”, 17-23 de abril de 2023, “Mantenha os seus sentidos e seja vigilante!”, Respostas.
"Mantenha seus sentidos e seja vigilante!"
1. O que Jesus disse a seus discípulos sobre quando viria o fim e que conselho ele lhes deu?
Em Marcos 13:32 vemos que Jesus lhes disse: ninguém sabe o dia e a hora, nem os anjos do céu, nem o filho, somente o pai. E por isso mesmo nos versículos 33 a 37 ele os aconselhou a ficarem acordados e sempre vigilantes.
2. Por que os cristãos que viviam no sistema judaico deveriam estar vigilantes?
Eles tinham que ficar atentos porque a vida deles dependia disso, já que o fim do sistema judaico estava próximo. Portanto, Jesus lhes disse que as coisas deveriam ser corrigidas para saber quando deveriam fugir antes que os romanos destruíssem Jerusalém.
3. O que vamos analisar neste artigo?
Vamos discutir o que podemos fazer para não perder o equilíbrio quando acompanhamos de perto os acontecimentos mundiais, já que vivemos no tempo do fim deste sistema maligno. Também veremos como podemos ficar de olho em nós mesmos e como aproveitar melhor o tempo que esse sistema nos resta.
VAMOS OLHAR OS EVENTOS MUNDIAIS COM EQUILÍBRIO
4. Por que devemos nos interessar pelos eventos mundiais?
Em Mateus 24:3-14 vemos que Jesus mencionou vários eventos que nos ajudam a saber que o fim do sistema de Satanás está muito próximo. Portanto, devemos estar muito atentos aos acontecimentos mundiais que cumprem as profecias bíblicas. Da mesma forma, em 2 Pedro 2:19-21 somos incentivados a prestar atenção ao cumprimento das profecias bíblicas para que nossa fé permaneça forte.
5. O que devemos observar ao falar sobre profecias bíblicas, e o que devemos fazer? (Veja também fotos).
Devemos ter cuidado para não expressar ideias pessoais que possam dividir a congregação. Ao contrário, tudo o que dissermos deve ser baseado no que a Organização de Jeová explicou, pois assim contribuiremos para que a congregação permaneça unida no modo de pensar como diz 1 Coríntios 1:10.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de dois casais que reagem de forma diferente aos acontecimentos mundiais. 1. Um casal vê no noticiário que alguns líderes mundiais assinaram um tratado de paz. Mais tarde, no Salão do Reino, o mesmo casal conta com entusiasmo a opinião de duas irmãs. 2. Outro casal vê um relatório do Corpo Governante. Mais tarde, eles pregam a um homem que se aproximou do carrinho: O que devemos observar ao falar sobre as profecias da Bíblia e o que devemos fazer? (Ver parágrafo 5).
6. O que aprendemos em 2 Pedro 3:11-13?
Este texto nos ensina a manter uma visão equilibrada das profecias bíblicas e nos incentiva a ficar muito atentos à presença do dia de Jeová, pois queremos usar o tempo que resta para nos comportar da melhor maneira e garantir que tudo o que fazemos por Jeová é motivado pelo amor que sentimos por ele.
O QUE SIGNIFICA OBSERVAR A NÓS MESMOS?
7. O que devemos fazer para ficar de olho em nós mesmos? (Lucas 21:34).
Vigiar a nós mesmos significa estar atento a todas as coisas que podem prejudicar nossa amizade com Jeová. Inclui também fazer todo o possível para evitá-los, pois assim permaneceremos no amor de Deus.
8. Que conselho Paulo deu aos cristãos?
Paulo disse-lhes que deveriam se vigiar. Efésios 5:15,16 diz "Tenham muito cuidado para não se comportarem como tolos, mas como sábios" Paulo disse isso porque sabia que satanás tenta por todos os meios destruir nossa espiritualidade. Portanto, para resistir a qualquer ataque, a Bíblia nos aconselha a entender qual é a vontade de Jeová.
É impressionante que o texto de Efésios não diz "Cuidado", mas sim "Cuidado", Paulo sabia que satanás é muito astuto e faz de tudo para nos afastarmos do lado de Jeová, por isso aconselhou tenhamos muito cuidado.
9. Como podemos entender qual é a vontade de Jeová para nós?
Fazemos isso por estudar a Bíblia regularmente e meditar em tudo o que lemos, pois quanto melhor entendermos a vontade de Jeová e quanto mais nos esforçarmos para ter a mente de Cristo, mais fácil será para nós agirmos como sábios. Mesmo quando não houver uma regra específica que nos diga o que devemos fazer, saberemos qual é a vontade de Jeová sobre o assunto e, conseqüentemente, saberemos como agir.
10. Quais são alguns dos perigos que devemos evitar?
Devemos evitar perigos como flertar, beber ou comer em excesso, usando palavras ofensivas. E como diz o Salmo 101:3, não colocaremos nada sem valor, como entretenimento violento ou pornografia, diante de nossos olhos. Por outro lado, visto que Satanás está sempre tentando prejudicar nossa amizade com Jeová, devemos ter cuidado para que ele não plante sementes de inveja, desonestidade, ganância, ódio, orgulho ou despeito em nossa mente e coração.
11. O que é um perigo sutil e por que devemos evitá-lo?
O perigo mais sutil é a má companhia, pois podemos pensar que não há nada de errado em passar tempo com eles, mas como diz 2 Coríntios 6:15, o que um crente tem em comum com um descrente? Agora, devemos evitá-lo porque a princípio podemos nos incomodar com certas coisas que eles fazem ou dizem, mas com o tempo estaremos tão acostumados que nem nos importaremos e, no final, acabaremos pensando o mesmo maneira como eles fazem. portanto, devemos cuidar de nós mesmos para não gastar mais tempo do que o necessário com aqueles que não respeitam os padrões de Jeová.
VAMOS APROVEITAR O TEMPO DA MELHOR FORMA
12. O que os discípulos de Jesus deveriam fazer até que o sistema fosse concluído?
Jesus lhes confiou a enorme missão de pregar as boas novas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os lugares mais distantes da terra. Por isso, nada melhor para aproveitar o tempo do que se dedicar integralmente a essa missão.
13. Por que devemos fazer o melhor uso do tempo? (Colossenses 4:5).
Porque como diz Eclesiastes 9:11, algum imprevisto pode acontecer com todos nós a qualquer momento, podemos até perder nossas vidas inesperadamente e não queremos ter investido a maior parte do nosso tempo e energia em coisas que não nos dão nada beneficiar.
14, 15. Qual é a melhor maneira de usar nosso tempo? (Hebreus 6:11, 12; veja também a gravura.)
A melhor maneira de aproveitar nosso tempo é como diz 1 Coríntios 15:58, estar sempre muito ocupado na obra do Senhor. Isto é, fazer a vontade de Jeová e fortalecer nossa amizade com ele. Também tiramos proveito disso quando pregamos e ensinamos diligentemente e quando permanecemos vigilantes enquanto esperamos que Jeová destrua este sistema.
ILUSTRAÇÃO
A irmã que assistia ao noticiário e a irmã que assistia a uma reportagem do Corpo Governante dão aulas de Bíblia para uma mulher. Eles mostram o vídeo “Como estão nossas reuniões?” Qual é a melhor maneira de usar o nosso tempo? (Ver parágrafos 14 e 15).
16. O que estamos determinados a fazer?
Talvez às vezes nos pareça que o fim deste sistema demora a chegar, mesmo assim, estamos determinados a fazer o que Miquéias 7:7 diz, estar sempre atentos a Jeová e esperar pacientemente no Deus da nossa Salvação.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que podemos fazer para não perder o equilíbrio quando vemos os acontecimentos mundiais?
Podemos analisar as profecias bíblicas e estar muito atentos à presença do dia de Jeová.
O que significa observar a nós mesmos?
Significa estar atento a todas as coisas que podem prejudicar nossa amizade com Jeová. Também significa fazer todo o possível para evitá-los.
Como podemos fazer o melhor uso do tempo?
Podemos aproveitar nosso tempo estando sempre muito ocupados na obra do Senhor. Isto é, fazer a vontade de Jeová e fortalecer nossa amizade com ele.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário