NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 24 a 30 de abril de 2023, "Apoie-se em Jeová ao tomar decisões", Vídeo Sigamos o exemplo de quem teve fé. Vamos imitar Moisés, não Faraó. Análise e respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ, 24 a 30 de abril de 2023, Vídeo Sigamos o exemplo daqueles que tiveram fé. Vamos imitar Moisés, não Faraó, Análise e Respostas.

“Apoie-se em Jeová ao tomar decisões” (15 min.): Discussão com a assistência e vídeo.

Pense nos seguintes textos. Em que situações eles poderiam ajudá-lo a tomar uma boa decisão? Escreva uma situação para cada um.

Mateus 6:33

Este texto nos ajuda a refletir e tomar uma boa decisão, quando nosso trabalho nos obriga a fazer horas extras, deixando assim de lado nossas atividades espirituais. Visto que o texto nos incentiva a buscar o Reino em primeiro lugar, e se o fizermos, o resultado será que Jeová cuidará de nos dar todas as outras coisas, o que significa que nosso serviço a Jeová é mais importante do que nosso trabalho.

Ter certeza de que Jeová vai nos ajudar em todas as outras coisas nos ajuda a meditar que ele está disposto a nos ajudar a tomar uma boa decisão e a ter coragem de justificar nossa posição perante nosso chefe ou superiores.

Por exemplo, quando temos que escolher entre talvez uma atividade espiritual ou uma atividade secular, ou também em questões de escolha de um trabalho.

Romanos 12:18

Nem todo mundo gosta da mensagem que levamos, prova disso é quando pregamos, já que tem gente que nos trata mal. No entanto, o texto de Romanos 12:18 nos ajuda a tomar uma boa decisão quando sentimos que respondemos de maneira errada às pessoas de nosso território, pois fazendo isso estaremos colocando em risco a paz em nosso serviço a Jeová, é para isso o texto nos incentiva a viver em paz com "Todos" e isso vale também para as pessoas a quem pregamos, se assim fizermos estaremos honrando a mensagem que levamos e o mais importante estaremos honrando o Nome de Jeová.

Em nosso serviço, locais de estudo ou trabalho, família, com conhecidos e amigos, sempre encontraremos pessoas que respondem mal à nossa pregação. E às vezes isso nos incomoda muito e nos sentimos tentados a responder no mesmo tom. Em hipótese alguma o texto de Romanos 12:18 nos ajudará a tomar boas decisões que protejam nossa Paz, nosso serviço a Jeová e nossa reputação como servos dele, pois o texto nos incentiva a viver em paz com todos.

Quando talvez tenhamos um desentendimento com um irmão na congregação, ou talvez também se alguém nos provoca na escola ou no trabalho, devemos manter a calma porque como servos de Deus devemos ser pacíficos.

1Co 10:24

Poderíamos aplicar este texto quando tivermos que parar de fazer algo que faz com que alguns de nossos irmãos tropecem.

Na Congregação todos temos uma consciência educada pela Bíblia. No entanto, todos têm liberdade de escolha. Por exemplo, o que faríamos se a consciência de um irmão não permitisse que ele visse, lesse ou fizesse algo que outro cristão considera aceitável? O texto de 1 Coríntios 10:24 nos ajudará a tomar a melhor decisão em benefício de nosso irmão, pois como amamos e respeitamos nossos irmãos, seria razoável não pressioná-los a escolher a mesma coisa que nos parece boa. 

Podemos também pensar na seguinte comparação: o motorista de um veículo sabe que os outros motoristas estão indo mais rápido ou mais devagar que ele, mas isso não os torna maus motoristas. Da mesma forma, você e outro cristão podem ter pontos de vista ligeiramente diferentes sobre entretenimento, mas ambos seguem os princípios bíblicos.

Ef 5:15, 16

Este texto pode nos ajudar de várias maneiras, em primeiro lugar, devemos sempre nos comportar com sabedoria, é por isso que saberemos aproveitar nosso tempo, por exemplo, sempre daremos prioridade a servir a Jeová sobre o entretenimento.

Uma situação em que podemos refletir para tomar uma boa decisão é em nosso entretenimento. Embora nossas diversões sejam saudáveis, devemos ter cuidado para não gastar muitas horas. E é que, se fizéssemos isso, não teríamos espaço suficiente em nossa agenda para as atividades mais importantes. É por isso que a Bíblia nos encoraja a viver “aproveitando ao máximo o tempo”, conforme mencionado em Efésios 5:15, 16.

1Ti 2:9, 10

Nossa imagem pode indicar se respeitamos as pessoas. Quando pregamos, as pessoas observam nossa aparência, por isso, embora seja verdade que Jeová está atento ao coração, nossa imagem também deve indicar que as respeitamos.

Todo mundo sabe que uma imagem às vezes diz mais que mil palavras. No caso das Testemunhas de Jeová, sempre fomos ensinados pela Bíblia que devemos cuidar da nossa imagem, pois também pregamos pelo exemplo. Daí o texto de um Timóteo 2:9,10, nos encoraja a cuidar da nossa aparência. Fazendo isso, mostraremos respeito pelas normas justas de Jeová nesse respeito. Da mesma forma, damos um bom testemunho às pessoas que nos observam, conquistamos seu respeito e honramos a Jeová.

Este texto nos ajudará a escolher sabiamente nossas roupas e como arrumá-las, visto que somos povo de Jeová e devemos nos vestir com recato.

Hb 13:5

Uma situação em que o texto de Hebreus 13:5 vai nos ajudar é quando eles nos oferecem educação superior, o que pode nos trazer muitos benefícios econômicos. No entanto, o objetivo de uma boa educação é nos ajudar a ser pessoas responsáveis ​​e bons pais. Mas essa educação por si só não garante felicidade ou segurança financeira. Para nos sairmos bem em todos os aspectos da vida, precisamos da educação que Deus nos dá.

As escrituras dizem que a pessoa que ouve a Deus terá sucesso em tudo que fizer, todos nós queremos ter na vida o necessário para o sustento, uma casa, roupas e coisas assim. Assim, alguns se sentem muito tentados a buscar um ensino superior que lhes garanta certo status e benefícios econômicos. Nessas circunstâncias, o texto de Hebreus 13.585 nos lembra que a educação por si só não garante a felicidade nem a segurança econômica. Ao contrário, aquele que ouve a Jeová é aquele que obtém sucesso em tudo que faz, por isso este texto nos incentiva a refletir sobre este assunto e buscar um equilíbrio.

Por exemplo, também, se eles nos oferecerem um emprego bem pago, vá, mas isso nos impedirá de continuar a servir a Jeová dizendo, bem, devemos rejeitá-lo.

DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DE QUEM TEM FÉ. VAMOS IMITAR MOISÉS, NÃO FARAÓ, RESPONDA À SEGUINTE PERGUNTA:

Imagem do vídeo “Vamos seguir o exemplo de quem teve fé. Vamos imitar Moisés, não Faraó." Um irmão recebe uma ligação urgente do trabalho quando estava saindo de casa para ir à assembléia regional.

Como o exemplo de Moisés ajudou esse irmão a tomar uma boa decisão?

O exemplo de Moisés ajudou o irmão a tomar uma boa decisão, pois um imprevisto lhe ocorreu quando foi à assembléia. Analisar esse exemplo o fez refletir que as coisas espirituais eram mais valiosas para Moisés do que as coisas materiais que ele poderia oferecer a este mundo. Por isso tomou a decisão de ir com a família à assembléia e deixar a obra em seu devido lugar.

Isso o ajudou muito porque acabou escolhendo o mais importante, pois Moisés considerava que a desonra de Cristo era uma riqueza muito maior do que os tesouros do Egito, por isso esse irmão decidiu colocar em primeiro lugar os interesses do Reino, que eram muito mais claros e importantes do que as coisas materiais que você finalmente decidiu deixar para trás.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários