Estudo do Livro da congregação, Semana de 24 a 30 de abril de 2023, Deus aceita todas as partes?, Lição: 44 pontos 1-4 e nota 5, Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 24-30 de abril de 2023, Lição: 44 pontos 1-4 e nota 5, Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 44 pontos 1-4 e nota 5.
1. Por que Jeová não é a favor de muitas festividades?
Jeová não é a favor, porque essas celebrações podem ter raízes pagãs, ou ter a ver com falsas religiões, ou podem estar relacionadas ao ocultismo e promover crenças de que a alma é imortal, ou são baseadas em ensinamentos que a Bíblia não apóia. Portanto, em 2 Coríntios 6:17, somos advertidos de que devemos nos separar e deixar de participar dessas festas porque são impuras.
Jeová é contra muitas festas porque são pagãs e direta ou indiretamente relacionadas a falsas religiões e práticas proibidas pela Bíblia, como o ocultismo, a alma imortal, superstições ou sorte.
2. O que Jeová acha das festividades que honram demais os seres humanos?
Jeová acha que essas festividades promovem ideias que vão contra seu propósito. Isso porque geralmente promovem a confiança em meros seres humanos e também porque honram governantes, símbolos e datas nacionais. Eles também promovem ideologias políticas ou movimentos ou organizações sociais.Daí a advertência de Jeremias 17:5, que não devemos ser como as pessoas do mundo que confiam em meros seres humanos, pois esta é mais uma armadilha de Satanás.
Jeremias 17:5 que lemos é bem claro, e diz que esse homem é maldito porque suporta a força do ser humano e seu coração se afasta de Jeová porque estaria rendendo homenagem a uma pessoa imperfeita.
Como cristãos, devemos ter cuidado, como diz 1 João 5:21, com os ídolos, pois poderíamos estar dando mais importância aos valores ou ideias de uma pessoa, a um determinado movimento social do que às ideias e à vontade de Jeová.
3. Que conduta tornaria uma celebração inaceitável?
De acordo com 1 Pedro 4:3, uma celebração torna-se inaceitável para Jeová quando há excesso de bebida, as pessoas perdem o controle ou se comportam indecentemente, quando se manifesta comportamento descarado, quando há demonstrações de paixões desenfreadas e traços de idolatria.
Apesar de frequentarmos uma festa que não vai contra a Bíblia, temos que estar cientes de que Jeová é um Deus de controle e honra, portanto, se nossa conduta se desviar do que está estabelecido na Bíblia, essa festa também seria inválida. como uma festa descontrolada ou com excesso de álcool.
A primeira coisa que um cristão deve fazer antes de ir a uma festa ou celebração é verificar se isso se deve a práticas pagãs. Se não for quase, devemos levar em conta o que diz 1 Pedro 4:3, em que nossa conduta ou aquela parte não pode nos incitar ou ser pedra de tropeço para atos de conduta descarada, paixões desenfreadas, excessos com bebida, festas descontroladas, beber ou idolatrias ilegais.
VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO
4. Não participe de festas que desrespeitem a Jeová
Leia Efésios 5:10 e discuta o seguinte:
O que devemos ter em atenção na hora de decidir se celebramos ou não uma determinada festa?
De acordo com Efésios 5:10, antes de irmos a uma festa devemos certificar-nos de que a celebração agrada a Jeová. Portanto, é aconselhável investigar quem vai comparecer, o motivo da celebração, que tipo de comida será servida, se haverá bebidas alcoólicas e se vai haver um discurso, devemos nos certificar de que será falado. Pois embora seja algo recreativo, devemos nos certificar de que esta celebração contribua para a nossa edificação e não o contrário.
Como diz Efésios 5:10, devemos garantir que nosso comparecimento e presença com os atos que poderíamos realizar em tal festa ou celebração seja do agrado de Deus ou poderíamos colocá-lo em risco.
Quais festivais são comemorados onde você mora?
Celebram-se datas nacionais como o Dia da Independência, feriados religiosos como o Natal, há também feriados ou dias de júbilo em honra de Santos, virgens e heróis da independência. Da mesma forma, comemoram-se aniversários, Dia das Mães, Dia do Trabalhador, entre outros.
Muitas festas locais, nacionais e padroeiras são celebradas em nosso território, talvez as mais conhecidas sejam o carnaval, o natal, a páscoa, o dia da cruz, as romarias, a festa da sardinha, as fogueiras de San Juan, o dia das bruxas, o aniversário etc.
Você acha que Jeová os vê bem?
Não. Jeová não pode ver bem uma celebração ou festa onde se homenageiam pessoas e instituições, onde se promove idolatria, ideologias políticas, ou que tenham raízes que violem os princípios de Jeová.
Obviamente, todas as festas que mencionamos acima são pagãs e, embora agora tenham um caráter comercial, uma parte da história de sua origem sempre ficará para trás, por isso o cristão deve abster-se de celebrá-las.
Por exemplo, você já se perguntou o que Deus pensa sobre aniversários? Em nenhum lugar da Bíblia diz que algum servo de Deus participou de um aniversário, mas fala de dois aniversários comemorados por pessoas que não o adoravam. Leia Gênesis 40:20-22 e Mateus 14:6-10. Então fale sobre o seguinte:
O que esses dois aniversários têm em comum?
Eles têm em comum que ambas as ocasiões foram realizadas banquetes, favores foram concedidos e execuções foram realizadas. Na mencionada em Gênesis, eles executaram a cabeça dos padeiros de Faraó e na mencionada em Mateus, João Batista foi decapitado.
O que essas duas festas de aniversário têm em comum é que uma pessoa acabou morta. Portanto, embora a Bíblia não diga que não se deve participar, ela nos dá uma ideia para reflexão, e é que eles geralmente não terminam bem.
Depois de ler esses relatos, o que você acha que Jeová pensa sobre aniversários?
Acho que ele pensa que são festas detestáveis, porque são baseadas em falsas crenças ou de origem pagã onde a honra é derretida às pessoas. Além disso, nestas celebrações manifestam-se traços de idolatria e ocultismo, cometem-se também excessos e violam-se as suas justas normas e princípios bíblicos.
Vemos que temos razões pelas quais os cristãos não comemoram aniversários, e isso é que, embora sua não comemoração não seja explicitamente mencionada na Bíblia, é um tipo de festa em que se manifesta um comportamento não cristão.
Mesmo assim, talvez você se pergunte: “Será que Jeová realmente se importa se eu faço aniversário ou vou a uma festa que a Bíblia não apóia?” Leia Êxodo 32:1-8. Então assista ao VÍDEO e fale sobre o seguinte:
VÍDEO: Festas e celebrações que não agradam a Deus (5:07)
Por que devemos ter certeza do que Jeová aceita?
Devemos ter cuidado porque podemos estar misturando nossas crenças baseadas na Bíblia com falsas crenças. Ou seja, devemos nos certificar de que Jeová aceite determinada festa ou celebração para não contaminar nossa adoração pura.
Devemos ter certeza porque como vimos no vídeo e com a história de Aarão, talvez por pensar que estamos fazendo algo de bom, na verdade estaríamos pecando contra Deus com o castigo que isso acarreta, como aconteceu com o bezerro de ouro, embora A intenção de Aaron, pressionada em seu momento, não foi ruim no começo
Como fazemos isso?
Para garantir que uma festa ou celebração seja aceita por Jeová, devemos investigar sua origem, analisar se de alguma forma por meio dela está sendo prestada demasiada honra a algum ser humano, organização ou símbolo patriótico. E, acima de tudo, devemos cuidar para que não viole nenhuma norma ou princípio bíblico, pois devemos nos manter limpos física, moral e espiritualmente.
Temos que estudar a Palavra de Deus com consciência e profundidade e, embora não encontremos o texto direto para aplicar em determinada situação, outras passagens da Bíblia e exemplos da antiguidade podem nos ajudar a refletir sobre as consequências de outros atos em situações semelhantes.
Por outro lado, se mesmo depois de investigar e mergulhar em várias passagens bíblicas ainda tivermos dúvidas, podemos pedir a ajuda de um irmão experiente para nos ajudar a encontrar na Bíblia o que dissipa nossas dúvidas.
Nunca devemos esquecer que todo o conhecimento e pesquisa da Bíblia, bem como os conselhos que podemos receber dos irmãos idosos ou experientes, devemos sempre orar a Jeová e dizer-lhe como nos sentimos e o que nos preocupa para que nos ajude. encontrar a orientação de que precisamos.
5. Festas e comemorações
Os cristãos não participam de festas que Jeová não aprova. Mas cada cristão usará sua consciência educada pela Bíblia para decidir como lidar com certas situações relacionadas a feriados. Veja os exemplos a seguir.
Alguém lhe deseja boas festas.
Simplesmente agradeceremos e, se possível, explicaremos à pessoa porque não celebramos aquela festa.
Uma situação muito frequente é quando nos desejam boas festas, neste caso, se for contrário à Bíblia, limitar-nos-emos a agradecer apenas. E caso a pessoa pareça estranha para você, podemos nos aprofundar no motivo pelo qual não compartilhamos essas festas.
Seu marido ou esposa, que não é Testemunha de Jeová, convida você para jantar com parentes em um feriado.
Se a celebração incluir costumes pagãos, não participaremos dela e, com muito tato, explicaremos com antecedência por que nossa consciência nos impede de comparecer.
Outra situação frequente quando nosso cônjuge ou parentes não são cristãos são as datas em que a família se reúne para comer, que normalmente coincide com a celebração de uma festa. Nesse caso, explicaríamos nossa situação e não participaríamos dela.
Seu chefe lhe oferece um bônus ou pagamento extra durante um feriado.
Não temos necessariamente que rejeitá-lo. Nesse caso, devemos ponderar se o bônus faz parte estritamente da festa ou se é apenas uma forma de agradecer pelo bom trabalho.
Uma situação que depende do contexto e da consciência de como percebemos essa remuneração é quando recebemos um bônus no trabalho durante um feriado.
Alguém lhe dá um presente em um momento festivo.
Antes de decidir se aceitamos ou não, devemos raciocinar se a pessoa que nos dá o presente quer testar nossa fé, ou talvez sua intenção seja que participemos da celebração de alguma forma, ou simplesmente o está fazendo com probabilidade. Isso é importante porque nossa decisão deve nos deixar com a consciência limpa e com nossa lealdade a Jeová sem mácula.
Outra situação de consciência é aceitar um presente durante um período de férias, mesmo que a pessoa que nos dá saiba que não estamos comemorando, mas ainda quer nos dar um presente, como ficará nossa consciência?
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário