Estudo de A Sentinela, Semana de 24 a 30 de abril de 2023, Vamos cuidar da vida que Deus nos deu, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 24 a 30 de abril de 2023, Vamos cuidar da vida que Deus nos deu, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

"Por ele temos a vida, nos movemos e existimos" (ATOS 17:28).

1. Qual é o valor da nossa vida para Jeová?

 IMAGINE que um amigo lhe dê uma pintura muito antiga, mas muito valiosa. Embora esteja cheio de manchas, manchas e rachaduras e tenha perdido um pouco de sua cor, é uma obra de arte que vale milhões de dólares. Você não apreciaria e cuidaria disso ? Da mesma forma, Jeová nos deu algo muito valioso: a vida. Na verdade, ele valoriza tanto que deu seu Filho por nós (João 3:16).

2. Conforme indicado em 2 Coríntios 7:1, o que Jeová espera de nós?

2 Jeová é “a fonte da vida” (Salmos 36:9). É a isso que o apóstolo Paulo se referia quando disse: “Por ele temos a vida, nos movemos e existimos” (Atos 17:25, 28). Por isso podemos dizer que a vida é um dom de Deus. Ele amorosamente nos dá o que precisamos para permanecermos vivos (Atos 14:15-17). Mas Jeová não fará milagres para nos manter vivos. Em vez disso, ele espera que façamos tudo o que pudermos para cuidar de nossa saúde física e espiritual (leia 2 Coríntios 7:1) . Por que devemos proteger nossa saúde e nossa vida, e como podemos fazer isso?

VALORIZAMOS O PRESENTE DA VIDA

3. Qual é uma das razões pelas quais queremos nos manter saudáveis?

3 Um dos motivos pelos quais queremos manter a saúde é porque queremos dar o nosso melhor a Jeová (Marcos 12:30). Porque queremos oferecer nossos “corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”, evitamos tudo o que sabemos ser prejudicial à nossa saúde (Rm 12:1). Claro, não importa o quanto cuidemos de nós mesmos, mais cedo ou mais tarde vamos ficar doentes. Mas fazemos o que podemos para nos mantermos saudáveis ​​porque queremos mostrar ao nosso Pai celestial que apreciamos a dádiva da vida.

4. O que o rei Davi queria fazer?

4 O rei Davi valorizava muito a vida que Deus lhe dera. É por isso que ele escreveu: “O que se ganha com a minha morte, com a minha descida ao buraco? A poeira te elogiará? Proclamará sua fidelidade? (Sl 30:9). Ele pode ter escrito essas palavras pouco antes de morrer. Mesmo assim, ele queria ficar vivo o máximo possível para poder continuar louvando a Jeová. Certamente todos nós queremos a mesma coisa.

5. Mesmo se estivermos muito velhos ou doentes, o que podemos fazer?

5 Se estivermos muito velhos ou doentes, podemos não conseguir fazer muitas das coisas que costumávamos fazer, e isso pode nos deixar frustrados e tristes. Mas isso não significa que devemos deixar de nos esforçar para cuidar da nossa saúde. Porque? Porque mesmo quando estamos muito velhos ou doentes, ainda podemos louvar a Jeová, assim como o rei Davi. E como é reconfortante saber que nosso Deus nos ama e nos valoriza mesmo sendo imperfeitos! (Mateus 10:29-31). Na verdade, ele se preocupa tanto conosco que prometeu nos ressuscitar se morrermos (Jó 14:14, 15). Enquanto estamos vivos, fazemos bem em cuidar de nossas vidas e de nossa saúde.

VAMOS MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

6. Ao decidir o que e quanto comer e beber, o que Jeová espera de nós?

6 A Bíblia não é um livro de medicina nem um manual de nutrição, mas revela como Jeová encara esses assuntos. Por exemplo, ele nos dá este conselho: "Afaste do seu corpo as coisas que fazem mal" (Eclesiastes 11:10). Entre as coisas que ameaçam a vida e que a Bíblia condena estão a gula e a embriaguez (Provérbios 23:20). Assim, ao decidir o que e quanto comer e beber, Jeová espera que saibamos nos controlar (1 Cor. 6:12; 9:25).

7. Como podemos aplicar o princípio de Provérbios 2:11 ao tomar decisões sobre nossa saúde?

7 Se quisermos tomar decisões que mostrem que apreciamos a vida que Deus nos deu, devemos usar nossa capacidade de pensar (Sal. 119:99, 100; leia Provérbios 2:11). Por exemplo, ao decidir o que comer, precisamos de bom senso. Se gostamos de um alimento, mas sabemos que nos faz mal, o mais sensato a fazer é não comê-lo. O bom senso também nos diz para dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente, praticar uma boa higiene pessoal e manter nossas casas limpas.

TOMAMOS OS DEVIDOS PRECAUÇÕES

8. De acordo com a Bíblia, qual é a importância de Jeová para nossa segurança?

8 Jeová deu aos israelitas leis para prevenir acidentes graves em casa e no trabalho (Ex. 21:28, 29; Deut. 22:8). Se uma pessoa matasse outra por acidente, havia consequências muito graves (Dt 19:4, 5). E a Lei mandava punir quem fizesse mal a um bebê que ainda não tivesse nascido, mesmo que sem querer (Êxodo 21:22, 23). A Bíblia deixa claro que Jeová quer que tomemos os devidos cuidados para evitar acidentes.

9. Que medidas podemos tomar para evitar acidentes? (Veja também fotos).

 9 Mostramos que somos gratos pela vida que Deus nos deu, tomando medidas para evitar acidentes em casa e no trabalho. Por exemplo, mantemos objetos pontiagudos, produtos químicos ou medicamentos fora do alcance das crianças. E quando temos que nos livrar deles, o fazemos com segurança. Também tomamos muito cuidado com fogo, ferramentas elétricas e líquidos quentes e nunca os deixamos sem vigilância. Também não conduzimos veículos quando tomamos medicamentos que afetem nossa capacidade de dirigir, quando estamos sob a influência de álcool ou quando não dormimos o suficiente, nem carregamos nossos telefones em nossas mãos quando estamos dirigindo.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um irmão digita uma mensagem de texto enquanto dirige. 2. Um garotinho olha para o armário da cozinha onde são guardados os produtos de limpeza. 3. Em um canteiro de obras, um irmão usa uma furadeira sem usar equipamento de proteção individual. Como podemos mostrar que respeitamos a vida nessas situações? (Ver parágrafo 9).

EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

10. O que podemos fazer antes e durante uma emergência que coloque nossas vidas em perigo?

10 É claro que nem sempre podemos impedir a ocorrência de situações que ameaçam a vida, como desastres naturais, epidemias e conflitos violentos. Mas quando isso ocorre, podemos tentar reduzir os riscos e aumentar nossas chances de sobrevivência obedecendo ao toque de recolher, ordens de evacuação e outras instruções dadas pelas autoridades (Rm 13:1, 5-7). Por outro lado, existem emergências que podem ser previstas, por isso fazemos bem em seguir as orientações que as autoridades nos dão para nos ajudar a estar preparados. Por exemplo, pode ajudar armazenar alimentos não perecíveis e água e ter um kit de primeiros socorros.

11. Se houver uma epidemia, o que devemos estar dispostos a fazer?

11 E se houver uma epidemia onde moramos? Que devemos fazer? Obedeça às instruções das autoridades, como lavar as mãos, manter o distanciamento social, usar máscara ou cobertura facial e respeitar as quarentenas. Se levarmos esses assuntos a sério, mostraremos que valorizamos a vida que Deus nos deu.

12. Como Provérbios 14:15 nos ajuda a ter cuidado com as informações que recebemos durante uma emergência?

12 Quando ocorrem emergências, informações incorretas ou imprecisas podem chegar até nós através de nossos amigos, conhecidos ou da mídia. Em vez de acreditar em tudo o que ouvimos, fazemos bem em ouvir as fontes mais confiáveis ​​do governo e autoridades médicas (leia Provérbios 14:15). Além disso, devemos seguir as instruções que nos são dadas pelo Corpo Governante e pelas filiais com relação às reuniões congregacionais e à obra de pregação, pois eles fazem o possível para usar informações precisas e confiáveis ​​para tomar essas decisões (Heb. 13:17). Por cooperarmos com eles, protegemos nossa saúde e a de outros, e talvez possamos fazer com que as Testemunhas de Jeová sejam mais comentadas. — 1 Ped. 2:12.

ESTAMOS PREPARADOS PARA ABSTER SANGUE

13. Quando surge a questão do sangue, como mostramos que valorizamos a vida?

13 As Testemunhas de Jeová são conhecidas por respeitarem a santidade do sangue. Visto que obedecemos à lei de Jeová nesse assunto, recusamos transfusões de sangue mesmo em caso de emergência médica. — Atos 15:28, 29. Agora, isso não significa que queremos morrer. Nada está mais longe da realidade! Valorizamos a vida como um dom de Deus. É por isso que procuramos profissionais de saúde que estejam dispostos a nos fornecer cuidados médicos de alta qualidade sem o uso de transfusões de sangue.

14. Como podemos reduzir as chances de ter que passar por um grande procedimento médico?

14 Teremos menos probabilidade de precisar passar por um grande procedimento médico se seguirmos o conselho mencionado anteriormente neste artigo. Mas e se eles tiverem que nos operar? Nesse caso, se já cuidamos da nossa saúde antes, nos recuperaremos mais rapidamente. Por outro lado, se nos esforçarmos para eliminar todos os perigos possíveis em casa e no trabalho, e respeitarmos sempre as regras de trânsito, reduziremos o risco de ocorrer um acidente e de ser levado urgentemente para um centro cirúrgico.

15. a) Por que é tão importante levar sempre o documento de instrução médica e mantê-lo atualizado? (Veja também fotos). b) De acordo com o vídeo, como podemos estar bem informados para tomar boas decisões sobre o uso do sangue?

 15 a ). Outra forma de mostrar que valorizamos o dom da vida é preenchendo o documento de instruções médicas (o cartão de recusa de sangue) e levando-o sempre conosco. Este documento serve para expressar o que decidimos sobre transfusões de sangue e outros tratamentos médicos. Você está com o cartão em dia? Se você tiver que preenchê-lo ou atualizá-lo, não deixe para depois. Se colocarmos nossas decisões claramente por escrito, não teremos que perder tempo explicando-as aos nossos médicos e eles poderão nos atender mais rapidamente. Além disso, contribuiremos para evitar que administrem por engano um tratamento que nos prejudique. 

ILUSTRAÇÃO

b). Um irmão preenche o documento de instruções médicas. Ao seu lado tem um tablet, no qual consulta a lição 39 do livro "Aproveite a vida". Nas imagens das rodas, o irmão é visto guardando o documento na carteira e levando a carteira consigo quando sai com a bicicleta. Como todos valorizamos o dom da vida, preenchemos o nosso documento de instruções médicas e o levamos sempre conosco. (Ver parágrafo 15). 

16. O que pode fazer se não souber preencher o seu documento de instruções médicas?

16 Mesmo que sejamos jovens ou tenhamos boa saúde, todos podemos sofrer acidentes ou ficar doentes (Eclesiastes 9:11). Portanto, é sempre bom ter o documento de instruções médicas. Mas e se você não souber preenchê-lo? Não se preocupe. Os anciãos da sua congregação estão mais familiarizados com isso e podem ajudá-lo. Claro, eles não vão te dizer que decisões tomar, porque essa responsabilidade é sua (Gálatas 6:4, 5). O que eles podem fazer é ajudá-lo a entender as opções e colocar suas decisões por escrito.

SEJAMOS RAZOÁVEIS

17. Como podemos mostrar que somos razoáveis ​​em questões de saúde?

17 Muitas de nossas decisões de saúde dependem de nossa consciência educada pela Bíblia (Atos 24:16; 1 Tim. 3:9). Portanto, ao tomar decisões e discuti-las com outros, faremos bem em lembrar o que diz Filipenses 4:5: “Que todos saibam que você é uma pessoa razoável.” Podemos mostrar que somos razoáveis ​​não ficando obcecados com a nossa saúde nem pressionando os outros a pensar como nós. Amamos e respeitamos nossos irmãos mesmo que eles não tomem as mesmas decisões que nós (Rm 14:10-12).

18. Como podemos mostrar que somos gratos pelo dom da vida?

18 Como dissemos no início, Jeová é a fonte da vida. Podemos mostrar a ele que somos muito gratos a ele cuidando da vida que ele nos deu e dando a ele o melhor de nós (Ap 4:11). Por enquanto, temos que enfrentar doenças e problemas, mas não é essa a vida que Jeová queria para nós. De fato, graças a ele, muito em breve viveremos em um mundo onde não haverá sofrimento nem morte (Ap 21:4). Enquanto isso, vamos valorizar a vida que temos e usá-la para servir aquele que nos deu: nosso amoroso Pai celestial, Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que a vida é tão valiosa?

É muito valioso porque é um presente de Jeová. e o que o torna algo muito valioso é que ele deu seu Filho amado por nós, para que tivéssemos vida.

O apóstolo Paulo disse: "Por ele temos vida, nos movemos e existimos." Por isso podemos dizer que a vida é um dom de Deus. Ele amorosamente nos dá o que precisamos para estarmos vivos.

De que maneira mostramos que valorizamos a vida?

O que podemos fazer mantendo-nos saudáveis. E fazemos isso porque queremos mostrar ao nosso Pai celestial que apreciamos o fato de ele ter nos dado a vida. Porque queremos oferecer nossos “corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”, evitamos tudo o que sabemos ser prejudicial à nossa saúde. 

Demonstramos que valorizamos a vida mantendo um estilo de vida saudável, tomando as devidas precauções, reduzindo riscos em situações de emergência, estando preparados para abster-se de sangue e sendo razoáveis.

Como podemos mostrar que somos razoáveis ​​em questões de saúde?

Podemos mostrar que somos razoáveis ​​não ficando obcecados com a nossa saúde nem pressionando os outros a pensar como nós. Amamos e respeitamos nossos irmãos mesmo que eles não tomem as mesmas decisões que nós.

Por enquanto, temos que enfrentar doenças e problemas, mas não é essa a vida que Jeová queria para nós. De fato, graças a ele, muito em breve viveremos em um mundo onde não haverá sofrimento nem morte.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários