Estudo de A Sentinela, semana de 17 a 23 de abril de 2023, “Mantenha os seus sentidos e seja vigilante!” Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 17-23 de abril de 2023, “Mantenha os seus sentidos e seja vigilante!” Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
"Mantenha seus sentidos e seja vigilante!" (1 PE. 5:8).
1. O que Jesus disse a seus discípulos sobre quando viria o fim e que conselho ele lhes deu?
POUCOS dias antes da morte de Jesus, quatro de seus discípulos perguntaram-lhe que sinal haveria "da conclusão do sistema" (Mateus 24:3). Esses discípulos podem ter se perguntado como saber que o sistema judaico estava chegando ao fim. Com sua resposta, Jesus disse a eles não apenas sobre o fim do sistema judaico, mas também sobre “a conclusão do sistema” em que vivemos. Falando sobre quando viria o fim, ele disse: “O dia ou a hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho; somente o Pai". Então ele deu-lhes estes conselhos: “Mantenham-se acordados” e “estejam sempre vigilantes” (Marcos 13:32-37).
2. Por que os cristãos que viviam no sistema judaico deveriam estar vigilantes?
2 Os cristãos judeus do primeiro século tinham de estar sempre vigilantes . Sua vida dependia de seu ser. Jesus explicou a seus seguidores o que eles deveriam procurar para saber que o fim do sistema judaico estava próximo. Ele lhes disse: “Quando virem Jerusalém cercada por exércitos acampados, saibam que sua devastação está próxima.” E naquela época eles tiveram que fugir para as montanhas, assim como ele lhes disse (Lucas 21:20, 21). Aqueles que seguiram as instruções de Jesus fugiram antes que os romanos destruíssem Jerusalém e conseguiram se salvar.
3. O que vamos analisar neste artigo?
3 Estamos vivendo no tempo do fim deste sistema perverso. Portanto, assim como os primeiros cristãos, precisamos manter nosso bom senso e ser vigilantes. Neste artigo vamos analisar o que podemos fazer para nos mantermos equilibrados quando acompanhamos de perto os acontecimentos mundiais. Também veremos como podemos ficar de olho em nós mesmos e aproveitar ao máximo o tempo que esse sistema nos resta.
VAMOS OLHAR OS EVENTOS MUNDIAIS COM EQUILÍBRIO
4. Por que devemos nos interessar pelos eventos mundiais?
4 Temos bons motivos para nos interessar em saber como os acontecimentos mundiais estão cumprindo as profecias bíblicas. Por exemplo, Jesus mencionou vários eventos que nos ajudam a saber que o fim do sistema de Satanás está próximo (Mateus 24:3-14). O apóstolo Pedro também nos incentivou a prestar atenção ao cumprimento das profecias bíblicas para que nossa fé permaneça forte (2 Pedro 1:19-21). E o último livro da Bíblia começa com estas palavras: "Uma revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer" (Ap 1:1).Então é normal que nos interessemos em saber o que está acontecendo no mundo e como isso cumpre as profecias da Bíblia. E talvez até gostemos de conversar sobre esses assuntos com nossos irmãos.
5. O que devemos observar ao falar sobre profecias bíblicas, e o que devemos fazer? (Veja também fotos).
5 Quando falamos sobre o cumprimento das profecias bíblicas, devemos ter cuidado. Porque? Porque não queremos dizer ideias pessoais que possam dividir a congregação. Por exemplo, podemos ouvir líderes mundiais falando sobre o que farão para resolver um conflito e trazer paz e segurança. Em vez de nos perguntarmos se isso cumpre a profecia de 1 Tessalonicenses 5:3, devemos nos manter atualizados com as últimas notícias. Se tudo o que dissermos for baseado no que a organização de Jeová explicou, ajudaremos a congregação a permanecer unida “da mesma maneira” (1 Cor. 1:10; 4:6).
ILUSTRAÇÃO
Imagens de dois casais que reagem de forma diferente aos acontecimentos mundiais. 1. Um casal vê no noticiário que alguns líderes mundiais assinaram um tratado de paz. Mais tarde, no Salão do Reino, o mesmo casal conta com entusiasmo a opinião de duas irmãs. 2. Outro casal vê um relatório do Corpo Governante. Mais tarde, eles pregam a um homem que se aproximou do carrinho: O que devemos observar ao falar sobre as profecias da Bíblia e o que devemos fazer? (Ver parágrafo 5).
6. O que aprendemos em 2 Pedro 3:11-13?
6 (Leia 2 Pedro 3:11-13). O apóstolo Pedro nos ajuda a manter um conceito equilibrado ao analisar as profecias bíblicas. Ela nos encoraja a estar “muito conscientes da presença do dia do Senhor”. Porque? Não é porque queremos descobrir “o dia e a hora” em que Jeová trará o Armagedom, mas sim porque queremos usar o tempo restante para “realizar atos santos de conduta e atos de devoção a Deus” (Mateus 24). :36; Lucas 12:40). Ou seja, queremos nos comportar da melhor maneira possível e garantir que tudo o que fazemos para Jeová seja motivado por nosso profundo amor por ele. Para conseguir isso, devemos nos observar.
O QUE SIGNIFICA OBSERVAR A NÓS MESMOS?
7. O que devemos fazer para ficar de olho em nós mesmos? (Lucas 21:34).
7 Jesus disse a seus discípulos para estarem cientes não apenas dos eventos mundiais, mas também de si mesmos . Isso fica claro na advertência encontrada em Lucas 21:34 (leia). Observe o que Jesus disse: "Cuidado". O que significa observar a nós mesmos? Esteja ciente de todas as coisas que podem prejudicar nossa amizade com Jeová e faça todo o possível para evitá-las. Assim permaneceremos no amor de Deus (Prov. 22:3; Judas 20, 21).
8. Que conselho Paulo deu aos cristãos?
8 O apóstolo Paulo disse aos cristãos para se cuidarem. Por exemplo, ele escreveu aos cristãos em Éfeso: “Tenham muito cuidado para não se comportarem como tolos, mas como sábios” (Efésios 5:15, 16). Satanás tenta por todos os meios destruir nossa espiritualidade. É por isso que a Bíblia nos aconselha a entender "qual é a vontade do Senhor", e assim seremos capazes de resistir a qualquer ataque (Ef 5:17).
9. Como podemos entender qual é a vontade de Jeová para nós?
9 A Bíblia não contém uma lista de todos os perigos que ameaçam nossa amizade com Jeová. Muitas vezes temos que tomar decisões relacionadas a assuntos que não são diretamente mencionados nele. Para decidir bem, devemos entender "qual é a vontade de Jeová". Como fazemos? Estudar a Palavra de Deus e meditar nela regularmente. Quanto melhor entendermos a vontade de Jeová e quanto mais nos esforçarmos para ter “a mente de Cristo”, mais fácil será para nós nos comportarmos “como sábios”, mesmo quando não houver nenhuma regra específica nos dizendo o que fazer. —1 Cor. 2:14-16). Claro, alguns perigos são fáceis de identificar, mas há outros que são mais sutis.
10. Quais são alguns dos perigos que devemos evitar?
10 Alguns dos perigos que devemos evitar são flertar, beber ou comer excessivamente, usar palavras ofensivas, bem como ver entretenimento violento ou pornografia (Sal. 101:3). Nosso adversário, o Diabo, está sempre procurando uma maneira de prejudicar nossa amizade com Jeová (1 Pe 5:8). Se não formos cuidadosos, isso pode plantar em nossas mentes e corações sementes de inveja, desonestidade, cobiça, ódio, orgulho e despeito (Gálatas 5:19-21). Eles podem não ser impulsos muito fortes a princípio. Mas se não as arrancarmos imediatamente, elas continuarão a crescer e se tornar uma planta venenosa e nociva (Tiago 1:14, 15).
11. O que é um perigo sutil e por que devemos evitá-lo?
11 Considere um perigo mais sutil: más companhias. Vamos imaginar que temos um colega de trabalho que não é Testemunha. Porque queremos que você tenha uma boa opinião sobre as Testemunhas de Jeová, somos amigáveis e prestativos. Podemos começar a comer com essa pessoa de vez em quando, mas depois isso se torna um hábito. Às vezes, nosso parceiro fala sobre tópicos imorais. No começo, isso nos deixa desconfortáveis e não entramos no jogo. Mas com o tempo estamos tão acostumados que nem nos incomoda mais. Então, um dia, ele nos convida para sair para beber depois do trabalho e nós aceitamos. No final, sua maneira de pensar nos afeta. Quanto tempo antes de começarmos a nos comportar como ele? É verdade que os cristãos são gentis e respeitosos com todos. MasNão esqueçamos que as pessoas com as quais nos associamos nos influenciarão muito (1 Coríntios 15:33). Se fizermos o que Jesus disse e nos cuidarmos, não gastaremos mais tempo do que o necessário com aqueles que não guardam os padrões de Jeová (2 Cor. 6:15). Veremos o perigo e o evitaremos.
VAMOS APROVEITAR O TEMPO DA MELHOR FORMA
12. O que os discípulos de Jesus deveriam fazer até que o sistema fosse concluído?
12 Será que os discípulos de Jesus ficariam de braços cruzados até que o sistema fosse concluído? Não, porque Jesus lhes confiou uma tarefa. Ele os ordenou a pregar as boas novas "em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (Atos 1:6-8). A missão que tinham pela frente era enorme. Mas se eles se dedicassem completamente a isso, eles fariam o melhor uso de seu tempo.
13. Por que devemos fazer o melhor uso do tempo? (Colossenses 4:5).
13 (Leia Colossenses 4:5). Para ficarmos de olho em nós mesmos, devemos analisar como usamos o tempo. Como diz Eclesiastes 9:11, "algum imprevisto" pode acontecer a todos nós. Podemos até perder nossas vidas inesperadamente.
14, 15. Qual é a melhor maneira de usar nosso tempo? (Hebreus 6:11, 12; veja também a gravura.)
14 A melhor maneira de aproveitar ao máximo nosso tempo é fazer a vontade de Jeová e fortalecer nosso relacionamento com ele (João 14:21). Devemos seguir este conselho da Bíblia: "Permanecei firmes, inabaláveis e sempre muito ocupados na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58). Assim, quando chegar o fim - seja de nossas vidas ou deste sistema maligno - não lamentaremos o fato de podermos ter feito mais por Jeová (Mateus 24:13; Romanos 14:8).
15 Conforme prometido, Jesus continua a liderar seus discípulos hoje na pregação da mensagem do Reino em toda a Terra. Por meio da organização de Jeová, Jesus nos capacita a pregar as boas novas e nos dá as ferramentas necessárias para isso (Mateus 28:18-20). O que temos de fazer é pregar e ensinar diligentemente e estar vigilantes enquanto esperamos que Jeová destrua este sistema. Seremos capazes de manter nossa esperança “até o fim” se seguirmos o conselho de Hebreus 6:11, 12 (leia).
ILUSTRAÇÃO
A irmã que assistia ao noticiário e a irmã que assistia a uma reportagem do Corpo Governante dão aulas de Bíblia para uma mulher. Eles mostram o vídeo “Como estão nossas reuniões?” Qual é a melhor maneira de usar o nosso tempo? (Ver parágrafos 14 e 15).
16. O que estamos determinados a fazer?
16 Jeová já decidiu quando acabará com o mundo de Satanás. Quando esse dia chegar, ele certamente cumprirá as profecias que encontramos na Bíblia. E, embora às vezes nos pareça que o fim deste sistema tarda em chegar, o dia de Jeová “não tardará” (Hab. 2:3). Portanto, estamos determinados a fazer o que Miquéias 7:7 diz: “Sempre procurarei por Jeová. Esperarei pacientemente no Deus da minha salvação".
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que podemos fazer para não perder o equilíbrio quando vemos os acontecimentos mundiais?
Por exemplo, podemos ouvir líderes mundiais falando sobre o que farão para resolver um conflito e trazer paz e segurança. Em vez de nos perguntarmos se isso cumpre a profecia de 1 Tessalonicenses 5:3, devemos nos manter atualizados com as últimas notícias.
Se tudo o que dissermos for baseado no que a organização de Jeová explicou, ajudaremos a congregação a permanecer unida “com a mesma opinião”.
O que significa observar a nós mesmos?
Esteja ciente de todas as coisas que podem prejudicar nossa amizade com Jeová e faça todo o possível para evitá-las.
É por isso que a Bíblia nos aconselha a entender "qual é a vontade de Jeová", e assim poderemos resistir a qualquer ataque.
Como podemos fazer o melhor uso do tempo?
A melhor maneira de aproveitar nosso tempo é fazendo a vontade de Jeová e fortalecendo nosso relacionamento com ele (João 14:21). Devemos seguir este conselho da Bíblia: "Permaneçam firmes, inabaláveis e sempre muito ocupados na obra do Senhor."
O que temos de fazer é pregar e ensinar diligentemente e estar vigilantes enquanto esperamos que Jeová destrua este sistema. Seremos capazes de manter nossa esperança “até o fim” se seguirmos o conselho de Hebreus 6:11, 12.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário