Estudo de Livro de Congregação, Semana de 17 a 23 de abril de 2023, As regras de Jeová nos beneficiam, Lição: 43, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 17-23 de abril de 2023, Lição: 43, Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 43.
1. É errado beber álcool?
Não é, o que é proibido é beber em excesso a ponto de a pessoa chegar ao estado de embriaguez. Obviamente, cada pessoa tem mais resistência do que a outra, e ninguém se conhece melhor do que a si mesmo, por isso cada pessoa sabe quando parar de beber álcool.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não é errado beber álcool nem a Bíblia proíbe, quase o contrário, no Salmo 104:14,15, nos diz que é um presente de tantos que Jeová nos deu, como desfrutar de sua criação, vinho, da videira faz parte da sua criação e ele no-lo deu como um dom que apreciamos fazendo bom uso dele.
Além de um presente de Deus como vimos, 1 Timóteo 5:23 nos diz que o álcool pode até ser bom e recomendado para a saúde e não adoecer com muita frequência. E é que muitos médicos atualmente recomendam a ingestão de um copo de álcool vínico por dia para a flora bacteriana do estômago.
A Bíblia não diz que é errado beber álcool. Em vez disso, fala do vinho como um dos muitos dons que Deus nos deu. Por outro lado, 1 Timóteo 5:23, o apóstolo Paulo aconselhou Timóteo a beber vinho para seus problemas estomacais. Então, quando bem usado, o vinho pode até ser considerado uma provisão de Deus.
2. O que a Bíblia aconselha àqueles que decidem beber álcool?
Ele os aconselha a usá-lo com moderação, porque a embriaguez é obviamente condenada por Deus, mas o consumo excessivo de uma forma que afeta nossas habilidades sensíveis e continuamente também é condenado, e é por isso que Gálatas 5:21 nos diz para não estarmos entre aqueles que eles beba muito vinho.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A Bíblia desaconselha o consumo excessivo de álcool. Em outras palavras, não beba além do que pode ser tolerado, pois isso pode significar perder o controle de nossas ações e nosso bom senso, e porque também é prejudicial à saúde.
3. Como mostramos respeito pelas decisões dos outros?
Sendo pessoas respeitosas, respeitar implica aceitar as decisões dos outros, quer queiram beber vinho quer não. Em nenhum caso podemos julgar ou pressionar por uma coisa ou outra.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mostramos respeito pelas decisões dos outros, quando não julgamos aqueles que optam por beber álcool com moderação e quando não pressionamos alguém a beber álcool quando optou por não fazê-lo.
Não podemos julgar as decisões de outras pessoas, e muito menos com algo que a Bíblia não proíbe ou obriga, como beber álcool ou decidir não fazê-lo. Ora, se um irmão ou irmã bebe demais ou se embriaga, também não devemos julgá-lo, mas sim ajudá-lo, sempre por meio da Bíblia e nas mãos de Jeová e dos anciãos.
4. Decida se quer ou não beber
O que esse relato nos ensina sobre como Jesus encara o álcool e os que o bebem?
Jesus, como diz a Bíblia, considera o vinho um dom de Deus que é preciso saber usar. Não como as pessoas no banquete, que primeiro provaram o bom vinho e depois, já embriagadas, bebem qualquer coisa porque não percebem. Portanto, vemos como é valorizado consumir álcool de forma respeitosa.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Nesta história, somos ensinados que Jesus não vê o mau consumo de álcool. Assim, seu primeiro milagre foi transformar água em vinho de boa qualidade em um casamento.
Visto que Jesus não condenou o consumo de álcool, o que um cristão deve pensar de alguém que decide beber?
O cristão que decide consumir álcool deve ter em mente que Deus só é honrado fazendo bom uso do álcool, não permitindo que ele afete nossas capacidades sensoriais.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Não devemos julgar quem decide beber. Conforme vimos, enquanto o álcool for consumido com moderação, Jeová ou Jesus não desaprovará. Fazer dessa forma também não é algo que a Bíblia condene.
Agora, só porque um cristão pode beber álcool não significa que seja sempre sábio fazê-lo. Leia Provérbios 22:3 e discuta se seria seguro beber nas seguintes situações:
Você vai dirigir um veículo ou maquinário.
Em ambos os casos, não é prudente porque podem ocorrer acidentes que afetam a nós mesmos ou a outras pessoas. Existe até o risco de perda de vida ou ferimentos graves.
É uma mulher grávida.
As mulheres grávidas não devem consumir álcool, porque colocam em risco a saúde e a vida e, principalmente, a saúde e a vida do bebê que carregam.
O médico recomendou que ele não bebesse bebidas alcoólicas.
Neste caso também não é prudente ingerir bebidas alcoólicas, pois você coloca sua saúde em risco ao desobedecer a esta recomendação médica.
É difícil para você controlar o quanto você vai beber.
Nesse caso, não só é imprudente beber álcool, como também é perigoso fazê-lo, pois você pode facilmente cair em excessos ou ficar bêbado.
A lei não permite que você consuma álcool.
Se a lei não permite o consumo de álcool, devemos obedecer. Caso contrário, estamos desconsiderando uma lei de Jeová que indica que devemos respeitar as autoridades que ele mesmo estabeleceu.
Você está com alguém que decidiu não beber álcool porque teve problemas com a bebida no passado.
Nessas circunstâncias, não seria prudente beber álcool na frente dessa pessoa, pois poderíamos nos tornar uma pedra de tropeço para ela e levá-la a uma recaída.
Você deve servir bebidas alcoólicas em um casamento ou outro evento social?
Como vimos no vídeo, temos que ser pessoas equilibradas e analisar a situação em um contexto amplo. Não é proibido servir bebidas alcoólicas, mas talvez seja adequado estabelecer certos limites, ou dependendo das pessoas que frequentam, deve ser removido ou restringido. A busca pelos princípios bíblicos discutidos no vídeo deve girar em torno da pergunta: “O que pode acontecer se eu servir bebidas alcoólicas, será um evento feliz ou decepcionaremos a Jeová?
Leia Romanos 13:13 e 1 Coríntios 10:31, 32. Depois de ler cada texto, discuta o seguinte:
Como esse princípio pode ajudá-lo a tomar uma decisão que deixará Jeová feliz?
Romanos 13:13 dá uma pista, que todo cristão deve se comportar decentemente. Se eu fizer uso de bebidas alcoólicas, vou conseguir manter esse comportamento ou existe a possibilidade de não? Se houver a menor dúvida, a decisão a tomar é clara.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
1 Coríntios 10:31,32. Tudo o que temos a fazer é glorificar a Deus. Sabemos que Deus não gosta de embriaguez ou de beber em excesso, se existe a possibilidade de o consumo de álcool nos fazer cair em uma das situações acima, a decisão é clara.
Os servos de Jeová, não importa onde estejamos, devem se comportar decentemente e fazer tudo de uma forma que dê honra e glória a Jeová. Ou seja, não devemos permitir que seu santo nome seja manchado por nossa conduta.
5. Decida quanto beber
Leia Oséias 4:11, 18 e discuta o seguinte:
O que pode acontecer quando uma pessoa bebe demais?
O excesso de vinho ou álcool, como diz Oséias 4:11, pode tirar o desejo de fazer o que é certo. Ou seja, pode fazer com que não estejamos em nossas faculdades mentais normais e a tendência ao pecado humano natural pode levar a consequências piores do que o excesso de álcool.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O que pode acontecer é que o julgamento dessa pessoa fica nublado e ela começa a fazer coisas que são más aos olhos de Jeová, podendo até cair em pecados graves.
Leia Provérbios 11:2 e discuta o seguinte:
Por que é uma boa ideia definir um limite claro para a quantidade de álcool que você vai beber?
Isso é muito importante e vamos dividi-lo em dois. Primeiro, não devemos beber ou fazer o que os outros fazem. Porque, Dois, cada pessoa tem o seu limite para suportar o álcool no sangue. E nada melhor do que nós mesmos para saber até onde ir e quando mais uma bebida significa um excesso de álcool para o nosso corpo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Jeová pede que sejamos modestos. E entre a modéstia está sendo claro sobre nossas limitações. Portanto, estabelecer um limite para a quantidade de álcool que vamos beber não é apenas uma boa ideia, mas também uma demonstração de sabedoria. A recompensa será ter a consciência limpa e não ter que se arrepender depois do que fizemos.
6. Fuja das garras do álcool
VÍDEO: “Cheguei a odiar a vida que levava” (6:32)
Que efeito o álcool teve no comportamento de Dimitri?
Dimitri, quando estava bêbado, era uma pessoa totalmente diferente, seu caráter mudou e ele estava sempre com raiva em vez de alegre e feliz. Mesmo com comportamento agressivo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O álcool afetou o comportamento de Dimitri de tal forma que o fez mudar completamente. Sua esposa menciona que ele ficaria bravo e o ignoraria.
Você conseguiu parar de beber na primeira tentativa?
Não, esse hábito é difícil de quebrar e pode haver recaídas ao longo do caminho, o que não significa que tudo está perdido. A Bíblia o ajudou, embora a princípio ele rejeitasse sua ajuda, no final ele recorreu a ela e pouco a pouco a Palavra de Deus fez efeito sobre ele a tal ponto que ele estabeleceu a meta de não beber álcool até que ele lesse todo o livro. Bíblia, durou 7 meses.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Embora tenha decidido parar de beber, falhou na primeira tentativa. Sua esposa diz que toda vez que ele parava de ler a Bíblia ele voltava a beber, e sempre que isso acontecia ele achava muito difícil começar de novo.
Como você conseguiu parar de beber de vez?
Ele teve recaídas em que parou de ler a Bíblia e bebeu álcool e achou difícil lê-la novamente. Até que ele entendeu que só poderia enfrentar essa situação com Jeová em sua vida, e para isso, ele tem que se aproximar de Deus e buscá-lo constantemente como ele finalmente fez.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Ele só conseguiu isso quando percebeu que não conseguiria sozinho e que precisava da ajuda de Jeová. Foi assim que a Bíblia mudou sua vida e agora ele pode dizer que é uma pessoa feliz.
Leia 1 Coríntios 6:10, 11 e discuta o seguinte:
É tão ruim ficar bêbado? Porque?
Sim, porque como vimos, a embriaguez nos faz perder o controle de nossas vidas, e não só nós e Jeová sofremos, mas todas as pessoas ao nosso redor.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sim, embriagar-se é muito sério porque a Bíblia diz claramente que os bêbados não herdarão o Reino de Deus. Ou seja, os bêbados serão destruídos para sempre.
Como sabemos que alguém que tem problemas com a bebida pode mudar?
Se Dimitri pôde, todos nós podemos, porque se fizermos a nossa parte, a vontade de Deus nos acompanha e será o amparo, a mão estendida que precisamos através da Palavra de Deus e da Bíblia para parar e lutar contra esse hábito.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sabemos disso porque no passado temos exemplos de servos de Jeová que antes de conhecê-lo tinham muitos vícios, inclusive embriaguez e consumo excessivo de álcool. Mas a Bíblia diz que eles mudaram. Então, hoje, alguém que tem problemas com a bebida também pode mudar.
Leia Mateus 5:30 e discuta o seguinte:
Com este exemplo de cortar uma mão, Jesus queria ensinar que sacrifícios devem ser feitos para ter a aprovação de Deus. Se você está tentando parar de beber, que medidas pode tomar?
Temos que cortar a bebida porque o texto nos diz para cortar um membro do corpo. Como se faz isto? Acabar com tudo que nos lembra a bebida, o ambiente, as relações, as conversas que giram em torno disso, qualquer pingo que possa nos fazer voltar a beber.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma boa medida é nos adaptarmos totalmente a situações que possam nos levar a beber álcool novamente. Se a situação for muito grave, então a medida é procurar ajuda profissional.
Leia 1 Coríntios 15:33 e discuta o seguinte:
Que efeito sair com pessoas que bebem demais pode ter sobre você?
Se uma pessoa não é forte espiritualmente e já tem tendência a gostar da bebida, ela pode cair na mesma armadilha dessas pessoas e acabar bebendo demais ou se embriagando.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Sabemos que as más companhias prejudicam os bons costumes. Portanto, conviver com alguém que bebe demais pode ser prejudicial. Essa má companhia pode nos fazer tropeçar e, mesmo sem perceber, podemos acabar copiando maus hábitos de bebida.
O QUE ALGUNS PERGUNTAM: "O que há de errado em beber?"
O que você diria?
Não há nada de errado em beber bebidas alcoólicas, desde que com moderação e respeito por nós mesmos e pelos outros. Desta forma valorizamos o dom que Deus nos deu através do vinho, por exemplo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Embora a Bíblia não proíba o consumo de álcool, ela proíbe o consumo excessivo de álcool e a embriaguez. Cair nesses excessos nos prejudica em muitos aspectos e também é considerado por Jeová como um pecado grave.
Análise
Jeová nos deu álcool para desfrutar, mas ele condena a embriaguez e o excesso de bebida.
O que a Bíblia diz sobre as bebidas alcoólicas?
A Bíblia nos diz, principalmente sobre o vinho, que é um dom de Deus e que as bebidas alcoólicas não fazem mal e podem até ser benéficas para a nossa saúde, mas também não nos obriga a beber vinho, mas proíbe o consumo excessivo de álcool.
COMENTÁRIO ADICIONAL
A Bíblia não diz que é errado beber álcool. Além disso, ele fala do vinho como um dom de Deus. Até mesmo o apóstolo Paulo aconselhou Timóteo a beber um pouco de vinho para melhorar seus problemas estomacais. Mas a Bíblia adverte que não devemos beber demais para não perder o controle de nossas ações e nosso bom senso.
Quais são as consequências de beber demais?
As consequências podem ser muito graves porque perdemos o controle de nossas vidas, não vamos apenas nos machucar, mas todos ao nosso redor devido a múltiplos fatores, desde caráter e comportamento até problemas de saúde e o mais grave, saúde espiritual, que podem ser perdidos completamente.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Perde-se a saúde, põe-se em risco o bem-estar dos outros e podem-se fazer coisas más aos olhos de Jeová. Mesmo pecados graves podem ser cometidos.
Como mostramos que respeitamos as decisões dos outros sobre bebidas alcoólicas?
Não julgar suas decisões, se eles querem beber álcool com moderação ou não. Não devemos forçar nem uma situação nem outra, porque ambas estão bem e a decisão é de cada um. Da mesma forma, respeitamos os outros que têm problemas com bebidas alcoólicas se não bebermos na hora ou não falarmos sobre isso se isso causar um obstáculo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
Cada pessoa é livre para decidir se quer consumir álcool ou não. Se você optar por consumi-lo com moderação, não julgaremos. E se você optar por não beber álcool, não iremos pressioná-lo a fazê-lo. Assim estaremos mostrando que respeitamos as decisões dos outros sobre bebidas alcoólicas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário