Estudo da Sentinela, Cuidemos da vida que Deus nos deu, Semana de 24 a 30 de abril de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, Cuidemos da vida que Deus nos deu, 24 a 30 de abril de 2023, Comentários e respostas. 


"Por ele temos a vida, nos movemos e existimos" (ATOS 17:28).

1. Qual é o valor da nossa vida para Jeová?

Nossa vida é tão preciosa para Jeová que ele estava disposto a “entregar seu filho Jesus por nós”. Então, se tivermos fé no sacrifício de Jesus podemos ter "Vida Eterna".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nem todo o ouro do mundo e todo o petróleo e todos os bens materiais desta terra poderiam, por assim dizer, pagar um resgate pela humanidade, pela vida do ser humano. a Bíblia diz que Deus pagou o preço mais alto, não um preço alto, o preço mais alto pelo Preciosíssimo Sangue do cordeiro de nosso Senhor Jesus Cristo. 

João 3:16 menciona que o amor do pai por nós era tão grande que ele estava disposto a enviar seu filho como resgate.

2. Conforme indicado em 2 Coríntios 7:1, o que Jeová espera de nós?

Como diz esse texto, Jeová espera que nos "purifiquemos de tudo que contamina nosso corpo e espírito", ou seja, que façamos todo o possível para cuidar de nossa saúde física e espiritual.

O texto é claro, vamos nos purificar de tudo que contamina nossa carne física, nosso corpo, e claro também no espiritual. Existem pessoas por aí cujo corpo físico está muito saudável, estão em boas condições, mas são apenas corpos que respiram, porque espiritualmente estão mortos. Isso é refletir fisicamente muito bem, espiritualmente eles são ruins. A Bíblia nos encoraja a estar bem fisicamente, mas acima de tudo espiritualmente.

VALORIZAMOS O PRESENTE DA VIDA

3. Qual é uma das razões pelas quais queremos nos manter saudáveis?

Um dos motivos de nos mantermos saudáveis ​​é porque queremos mostrar a Jeová que o apreciamos por nos dar a vida. Como Romanos 12:1 diz. Queremos ter certeza de que oferecemos nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, portanto, evitaremos tudo o que sabemos ser prejudicial à nossa saúde.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É porque, como diz Marcos 12:30, podemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente, com toda a nossa força, com toda a nossa alma, com todo o nosso ser, só então podemos dar o melhor de nós mesmos para Jeová. Se nossa mente, nosso corpo físico é estável. estão bem. A Bíblia diz que podemos apresentar nosso corpo como sacrifício vivo, santo que agrada a Deus, isso não é falar em ter que se matar, não é falar disso, é falar em cuidar do nosso corpo, ter um corpo santo , um corpo consagrado separado do pecado. 

Limpeza física significa neste contexto "Santo". Obviamente uma pessoa que leva uma vida dupla que vive em adultério na fornicação e fuma e inala substâncias viciantes, não está seguindo este princípio, este mandamento. Por isso se diz que é alguém “Santo” que oferece seu corpo como um sacrifício que agrada a Deus, evitamos tudo que sabemos ser prejudicial a nossa saúde e por mais que nos cuidemos, sabemos que vão adoecer, mas é muito A diferença entre o fato de uma doença vir até nós e de procurarmos nossas doenças são duas coisas muito diferentes. 

Um assunto que não é muito discutido ou muito conhecido, mas está na Bíblia é cuidar do corpo físico, as pessoas acreditam que não é importante cuidar do nosso corpo, que o mais importante é ir pregar, ir às reuniões, embora estejamos morrendo vivos. Isso não é promovido pela Bíblia, 1 Coríntios 3:16 e 17 diz que somos um templo e 1 Coríntios 6:19 diz que nosso corpo físico é um templo do Espírito Santo, então preste muita atenção em como cuidamos de nosso templo. Imagínese todo el mantenimiento que se le da a los lugares de adoración que son los salones del Reino, con cuánta más razón deberíamos darle un mantenimiento, darle un cuidado a nuestro cuerpo físico, también a nuestro a nuestra salud espiritual, lo cual van van de a mão.

4. O que o rei Davi queria fazer?

O rei Davi queria ficar vivo o máximo possível para poder continuar a louvar a Jeová. Por isso, escreveu no Salmo 30:9, que nada ganhou com a sua morte, nem ao descer à cova, porque sabia que quando o homem morre torna-se pó e nessa condição não pode louvar a Jeová nem proclamar sua fidelidade. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É um ponto muito importante que o rei Davi reconheceu que, se alguém morre, não pode louvar a Deus, porque os mortos não louvam a Deus. Portanto, ele expressou que queria aproveitar o tempo de sua existência neste sistema para dar a Jeová. Aliás, um dos últimos penúltimos salmos da Bíblia, o Salmo 150:6, diz que tudo o que respira louva ao Senhor, isto até tem uma aplicação, em termos de ciência, pois está cientificamente provado que as árvores respiram, os animais respiram , então toda a criação louva a Jeová, o planeta terra também respira. 

É claro que a ciência agora prova isso, mas a Bíblia diz que toda a criação tudo o que respira o pássaro para Jeová. Así que si la creación animal, si toda la creación lo hace, quiénes somos nosotros los humanos para creernos tan soberbios y no darle alabanza y gloria a nuestro creador, eso fue lo que el rey David expresó y él quería hacerlo todo el tiempo que tuviera a oportunidade.

5. Mesmo se estivermos muito velhos ou doentes, o que podemos fazer?

O que os idosos e os doentes podem fazer é continuar louvando a Jeová como Davi fez. Talvez, às vezes, eles se sintam frustrados e tristes por não fazerem muitas coisas como faziam antes, mas deve tranquilizá-los saber que, mesmo em suas circunstâncias difíceis, Jeová os valoriza muito e espera que continuem cuidando de sua saúde. e suas vidas para que continuem a servi-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quer estejamos velhos, quer estejamos doentes, ainda podemos louvar a Jeová. Ainda que os dias ruins já tenham chegado em nosso corpo físico, embora já tenha chegado a conta de tantos anos, nosso espírito, nossa fé, pode nos servir ou pode trabalhar para que louvemos a Jeová.

Tem gente por aí, com corpo bem estável, em condição física muito boa, mas são só corpos que respiram, porque não louvam a Jeová, não servem a Jeová, vamos lembrar as pessoas acreditam que louvar a Deus é ser religioso, é ser alguém que vai todos os domingos a um local de culto, e se você já foi todos os domingos, cumpriu. Isso não é louvar a Deus, louvar a Deus é viver uma vida separada para Deus, viver o modo de vida que obviamente agrada a Deus, é aí que muitas pessoas não querem chegar a esse nível, porque vivem no pecado, mas por isso que não pareça que eles são maus, eles vão à igreja no domingo e então se dão a liberdade de viver no pecado.

Louvar a Jeová nos eleva mais do que a religiosidade que vemos ao nosso redor, quanto nos tranquiliza saber que Jeová nos ama, que nos valoriza, que para ele não somos um simples número ou uma lista. Por exemplo, em Mateus 10:29 a 31, nosso Senhor Jesus Cristo mencionou, há o texto que quando um pardal cai no chão, o criador Jeová está ciente disso, nada acontece sem o seu conhecimento. Portanto, com mais razão, valemos mais do que muitos pardais, e Deus está ciente de nossa situação.

Todos os dias morrem pessoas e quase ninguém se importa, são poucos que estão ali, por assim dizer, choram por alguém que morreu, mas em geral o mundo não para. No entanto, o texto diz que Jeová está ciente de que carrega uma nota de cada servo fiel que morreu. O que isso nos ensina? Que Jeová nos ama e valoriza cada uma de suas ovelhas fiéis, ele até nos dá a promessa da ressurreição selada com a garantia de que ressuscitou seu filho Jesus Cristo é claro e o resgate que pagou. Então vendo assim é conveniente cuidarmos do nosso corpo físico, da nossa vida e da nossa saúde espiritual para louvarmos a Jeová.

VAMOS MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

6. Ao decidir o que e quanto comer e beber, o que Jeová espera de nós?

Como diz 1 Coríntios 6:12, Jeová espera que saibamos nos controlar, ter equilíbrio e tomar a decisão certa mesmo nesses assuntos. De fato, muitas passagens bíblicas nos permitem entender o que Jeová pensa sobre isso. Por exemplo, as escrituras condenam os excessos, inclusive a embriaguez e a gula, portanto devemos evitar ceder a essas coisas e, ao mesmo tempo, somos encorajados a tomar medidas razoáveis para proteger nossa saúde.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová de nós espera que tenhamos autocontrole. Por exemplo, aí vemos o texto de 1 Coríntios 6:12, onde faz alusão a algo que é comum, tudo me é permitido, mas nem tudo me convém, tudo me é permitido, mas não me deixarei controlar por qualquer coisa e Eclesiastes 9:25 Transmite a ideia de que todos aqueles que participam de uma competição demonstram autocontrole em todas as coisas, eles fazem isso por uma coroa que murcha, mas nós fazemos isso para receber uma que não murcha, então aqui vemos o ponto de nos controlar.

Alguns acreditam que todas as refeições devem ser até que estejam cheios, até que estejam completamente satisfeitos, o que não deveria ser o caso, pois isso não é saudável, sob nenhum ponto de vista, comer até ficar cheio é contraproducente, e aqueles quem vai longe demais com o álcool não se satisfaz com um ou dois, mas quer mais e mais, entre as coisas que colocam em risco nossa saúde, nossa vida, está a gula e a embriaguez como já vimos Eclesiastes 11:10 diz guarde as coisas que machucam longe de seu corpo.

7. Como podemos aplicar o princípio de Provérbios 2:11 ao tomar decisões sobre nossa saúde?

Este Provérbios nos encoraja a usar nossa capacidade de pensar. Assim, vamos ter bom senso na hora de decidir o que vamos comer ou o que vamos beber e vamos evitar o que sabemos que nos faz mal. Além disso, tomaremos decisões corretas sobre bons hábitos como: dormir o suficiente, praticar exercícios regularmente, ter uma boa higiene pessoal e manter a casa limpa. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O texto menciona que a capacidade de pensar nos protegerá e o discernimento nos protegerá. A capacidade de pensar é algo que hoje as pessoas vêm perdendo, geralmente não pensam e são como corpos que respiram em seus aparelhos eletrônicos, alimentando a carne, a carnalidade, a imoralidade, é isso que a música promove hoje, os programas, os vídeos , geralmente promovem. Porém, qual é o efeito? O efeito é que então, eles não têm mais discernimento ou capacidade de pensar, isso é muito importante, porque o sistema nos programa para que, se estivermos com fome, coloquemos rapidamente alimentos que não são realmente comida, mas a longo prazo pode nos prejudicar

O parágrafo também nos diz que devemos dormir o suficiente, a informação recomenda dormir 7 a 8 horas, nem menos nem mais do que isso. Está provado que se não dormirmos o suficiente, isso afetará nosso desempenho no dia-a-dia, ficaremos mais irritados, mais estressados, de mau humor, exaustos, cansados, chateados e não dormir o suficiente pode até promover a depressão.

E quanto a praticar exercícios regularmente, é difícil implementar esses hábitos em nossa rotina diária, no começo será muito difícil principalmente se no dia seguinte sentirmos dores no corpo por causa do exercício que fizemos. Mas se o fizermos gradualmente aprenderemos a desfrutar de um novo estilo de vida saudável, e claro que existem exercícios para cada idade, para cada circunstância, alguns exercícios serão simplesmente caminhar, outros podem ser correr, ir a um ginásio para fazer outros tipos de exercícios mais fortes, de acordo com sua constituição física.

O que podemos dizer, por exemplo, sobre ter uma boa higiene pessoal e manter a casa limpa. Embora tenhamos o privilégio que temos, devemos cuidar dessas coisas e é verdade que se alguém não cuida de sua higiene pessoal, tem maus odores que podem incomodar outras pessoas devido à falta de higiene ou falta de higiene . Portanto, há uma razão para implementar esses novos hábitos em nossa vida. Se tivermos filhos e também pudermos incutir neles a importância de todos esses hábitos, é claro que não será fácil no começo, mas depois de estabelecidos desfrutaremos de um ótimo estilo de vida. 

TOMAMOS OS DEVIDOS PRECAUÇÕES

8. De acordo com a Bíblia, qual é a importância de Jeová para nossa segurança?

Para Jeová a segurança das pessoas é importante, por exemplo, ele deu leis aos israelitas para que se cuidassem e assim evitassem acidentes graves em casa e no trabalho. Além disso, de acordo com a lei, trazia graves consequências e até punições para quem por descuido ou dolo causasse dano a outra pessoa. Isso nos mostra que Jeová quer que tomemos os devidos cuidados para evitar acidentes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia deixa claro que Jeová quer que cuidemos de nossa segurança, de nossa vida e da vida de outras pessoas, inclusive tomando precauções para evitar acidentes. Como nós sabemos? quando ele liderou o povo de Israel, ele fez milagres, ele abriu o mar vermelho, ele ordenou as pragas, ele ordenou o Maná, ele até deu carne para eles, mas ele fez a parte dele e os israelitas tiveram que fazer a parte deles.

Podemos destacar também que Jeová deu a eles leis específicas, ou seja, não resolveu tudo para eles, eles também tiveram que fazer a sua parte para evitar que sofressem acidentes, como colocar grade no segundo andar, na obra, tirar cuidado de um animal agressivo, de um touro. Tomar medidas se alguém matasse outra pessoa, mesmo por acidente haveria consequências gravíssimas, punindo quem machucasse uma mulher grávida, mesmo que o Infante não tivesse nascido, mesmo que fosse sem querer, se fosse sem querer. Isso nos ensina outra coisa: para Jeová o que muitos dizem que sou imperfeito não é desculpa e tenha paciência comigo, com Jeová essa desculpa não vale.

É importante aprender a ter discernimento e a não nos justificarmos com a nossa imperfeição, porque se nos justificarmos podemos acabar cometendo um crime, ou fazendo mal a alguém de propósito, e como já vimos matar alguém ou exagerar com alguém, isso já é uma maldade de propósito, e é crime e cada um tem que responder pelo que faz.

9. Que medidas podemos tomar para evitar acidentes? (Veja também fotos).

Por exemplo, como podemos ver nas imagens: não levaremos o telefone na mão quando estivermos dirigindo, nem tomaremos medicamentos que afetem nossa capacidade de dirigir, nem dirigiremos sob efeito de álcool ou quando não dormimos o suficiente. Além disso, manteremos produtos químicos, medicamentos ou objetos pontiagudos fora do alcance das crianças. Isso inclui que teremos cuidado ao nos livrar deles e muito cuidado ao usar ferramentas elétricas ou qualquer líquido quente; nesses casos, é sempre aconselhável usar equipamentos de segurança que nos protejam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por excesso de confiança, às vezes não tomamos precauções e, de repente, quando menos esperamos, ocorre uma tragédia, você pode perder, danificar ou ter um acidente irreparável. Portanto, essas são dicas muito simples, mas muito vitais para evitar danos a nós mesmos, à nossa família e aos que estão ao nosso redor. 

Na imagem podemos ver três aspectos, nos quais devemos ter muito cuidado. Por exemplo: Podemos ver um irmão dirigindo de forma imprudente, com um celular na mão, na outra imagem podemos ver uma criança de aproximadamente 3 anos em perigo, pois seus pais deixaram livremente líquidos muito perigosos, e na outra imagem , podemos ver um irmão que está trabalhando com uma máquina que fura madeira, sem nenhuma proteção, pois na verdade ele tem as proteções necessárias, mas não as utiliza. Por meio dessas três imagens, Jeová quer nos ensinar que devemos ser prudentes ao realizar atividades ou também em nossa casa, pois, se não o fizermos, corremos o risco de perder a vida ou perder nossos entes queridos.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um irmão digita uma mensagem de texto enquanto dirige. 2. Um garotinho olha para o armário da cozinha onde são guardados os produtos de limpeza. 3. Em um canteiro de obras, um irmão usa uma furadeira sem usar equipamento de proteção individual. Como podemos mostrar que respeitamos a vida nessas situações? (Ver parágrafo 9).

EM UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

10. O que podemos fazer antes e durante uma emergência que coloque nossas vidas em perigo?

Por exemplo: antes de uma emergência podemos armazenar água e alimentos não perecíveis e ter um kit de primeiros socorros. E, pode-se ou os toques de recolher, as ordens de evacuação e outras instruções que as autoridades nos dão. Ao seguir essas diretrizes, provavelmente reduziremos nossos riscos e aumentaremos nossas chances de sobrevivência.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É importante que obedeçamos às recomendações e leis que se estabeleçam, por exemplo, toque de recolher, evacuação e outras instruções dadas pelas autoridades, a máscara, por exemplo, desinfeção das mãos, uma vez que existem emergências que podem ser evitadas.

Por isso, fazemos bem em seguir as orientações dadas pelas autoridades, para estarmos preparados. Por exemplo, pode ser útil armazenar alimentos enlatados não perecíveis e água e ter um kit de primeiros socorros, pessoas que sobreviveram a tragédias, tempestades e emergências dizem que esse simples passo salvou suas vidas e as vidas de outras pessoas. respectivamente.

11. Se houver uma epidemia, o que devemos estar dispostos a fazer?

Devemos obedecer a todas as instruções que nos são dadas pelas autoridades, como lavar as mãos, manter o distanciamento social, usar máscara ou cobertura facial e respeitar as quarentenas.

É importante que obedeçamos às instruções dadas pelas autoridades. Porque se levarmos esses assuntos a sério, mostraremos que valorizamos a vida que Deus nos deu. 

12. Como Provérbios 14:15 nos ajuda a ter cuidado com as informações que recebemos durante uma emergência?

Este Provérbios diz que não devemos ser ingênuos e acreditar em tudo o que nos dizem, mas devemos ser prudentes e medir bem todos os nossos passos. Portanto, quando surge uma emergência, devemos ter cuidado e avaliar cuidadosamente as informações que ouvimos, queremos estar atentos às fontes mais confiáveis do governo e autoridades médicas. Além disso, temos que seguir as instruções que nos são dadas pelo corpo governante e pelas filiais com relação às reuniões e à obra de pregação, porque nossos irmãos fazem o possível para usar informações precisas e confiáveis para tomar decisões sensatas que contribuem para nossa proteção e bem-estar. .

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não devemos acreditar em tudo que nos dizem, nem em tudo que ouvimos por aí. E o discernimento e a capacidade de pensar nos fazem perceber que nem tudo o que a mídia põe diante de nós é realidade. Às vezes vem à tona de uma forma ou de outra que se foi um plano que eles orquestraram e que muitos se prestaram a esse plano ou para simular coisas, que a longo prazo acabam sendo falsas, é algo muito triste. Portanto, devemos ter cuidado para não acreditar ingenuamente em tudo o que nos dizem, queremos ser como os bereanos, eles verificaram, se o que eles disseram estava de acordo com o que as escrituras diziam, o que é um grande exemplo para nós quando recebemos informações não confiáveis, fora da organização de Jeová.

E em Provérbios ele nos diz para não acreditar em tudo que a mídia nos diz, também é muito importante que a organização dê instruções às filiais sobre como realizar as reuniões, as pregações. E isso também é importante para cooperar, para proteger nossa saúde física e a dos outros. E talvez consigamos como 1 Pedro 2:12 diz que os outros veem nossas boas obras e dão glória a Deus por nossas boas obras. Claro que as pessoas vão ver alguns que sempre vão nos criticar por uma coisa ou por outra, mas o importante é fazermos as nossas boas ações como diz o texto. 

ESTAMOS PREPARADOS PARA ABSTER SANGUE

13. Quando surge a questão do sangue, como mostramos que valorizamos a vida?

Mostramos que valorizamos a vida quando procuramos profissionais de saúde dispostos a nos prestar assistência médica de qualidade, sem o uso de transfusões de sangue.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Obedecemos à lei de Jeová nesse assunto, recusando transfusões de sangue mesmo em casos de emergência médica. A base bíblica está em Atos 15:28,29, agora vamos lembrar que não é que alguém vai morrer por não receber uma transfusão de sangue, há casos em que é o contrário, há pessoas que morreram porque receberam uma transfusão de sangue, outros se infectaram com AIDS, hepatite, por terem aceitado uma transfusão. Mas é claro que essa notícia não aparece na mídia, porque desacreditaria a posição e o preconceito que eles adotaram contra as Testemunhas de Jeová. Agora isso não quer dizer que queremos morrer muito pelo contrário, queremos viver mas queremos viver a nossa vida como Deus quer, da forma que ele aprova.

De que adianta alguém prolongar nossa existência por um procedimento que Deus condena na Bíblia. Então essa pessoa salva sua vida, apenas temporariamente por alguns anos e depois vem o novo mundo. Mas essa pessoa não estará aqui para sempre porque falhou com Jeová. Quantos irmãos já morreram por sofrer perseguições, outros já morreram por ir pregar, por ir às reuniões e não aceitar sangue, mas vão ressuscitar porque se mostraram obedientes a Jeová, então vamos lembrar o que importa é permanecer fiel até o fim, essa é a chave.

Valorizamos a vida como um dom de Deus, por isso procuramos profissionais que estejam dispostos a nos atender com qualidade, sem recorrer a transfusões de sangue. Existem países no mundo onde as transmissões de sangue são consideradas algo antigo, algo retrógrado, algo que não tem efeito positivo. De fato, depois de ver casos de Testemunhas de Jeová, eles implementaram e inovaram outros métodos alternativos às transfusões que tiveram excelentes resultados. Então é isso, os resultados foram vistos, claro, não estamos querendo brigar com ninguém, claro. Mas é bom ter princípios claros em nossas mentes.

E é verdade que, se quisermos prolongar nossa existência por alguns anos, perderemos o mundo novo, ou seremos como nosso Senhor Jesus Cristo e muitos fiéis da antiguidade e dos tempos modernos que morreram fiéis, mas com a esperança e a promessa do Novo Mundo diante de nós, para sempre.

14. Como podemos reduzir as chances de ter que passar por um grande procedimento médico?

Podemos reduzir as chances de passar por um procedimento médico se seguirmos os conselhos que vimos, de fato, medidas preventivas simples ajudam a reduzir os riscos à saúde, também as devidas precauções nos ajudam a evitar acidentes que podem nos levar a uma sala de cirurgia com urgência .

Claro que nenhum de nós quer passar por uma situação dessas, mas pode acontecer a qualquer momento. No entanto, se seguirmos os conselhos que vimos neste artigo, podemos reduzir as possibilidades, se nos esforçarmos para eliminar todos os possíveis perigos, riscos em casa no trabalho e seguirmos as regras de trânsito, estamos reduzindo significativamente os riscos de acidentes e deixando isso nos leva à sala de cirurgia, já que ninguém quer ir para lá e o quanto se arrepende de não ter seguido passos tão simples como os que vimos neste artigo. 

15. a) Por que é tão importante levar sempre o documento de instrução médica e mantê-lo atualizado? (Veja também fotos). b) De acordo com o vídeo, como podemos estar bem informados para tomar boas decisões sobre o uso do sangue?

Por que este documento é usado para expressar o que decidimos sobre transfusões de sangue e outros tratamentos médicos. Portanto, devemos mantê-lo atualizado e carregá-lo sempre conosco, assim em uma emergência não teremos que perder tempo explicando aos médicos o tratamento que queremos e eles poderão nos atender mais rapidamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este documento pode ser usado para expressar o que decidimos sobre transfusões e outros tratamentos médicos ou alergias que sofremos. Em estado de inconsciência após um acidente entubado em um hospital, ninguém poderá falar. Mas se levarmos conosco nosso cartão de instruções médicas, a equipe médica saberá como cuidar de nós com base nele, enquanto se colocarmos nossas decisões por escrito de forma clara, não teremos que perder tempo explicando aos médicos e eles poderão cuidar de nós mais rápido. 

Também é importante porque se tivermos o cartão DPA em dia, não vamos causar problemas aos nossos irmãos, nem ajudar a evitar que administrem um tratamento que nos prejudica por engano, por isso devemos mantê-lo atualizado .

Bem, já houve casos em que o representante ou representantes já faleceram ou se mudaram para outra congregação distante. Portanto, é conveniente tê-lo atualizado e conosco.

15. b) De acordo com o vídeo, como podemos estar bem informados para tomar boas decisões sobre o uso do sangue?

Podemos fazer como o irmão mais novo da imagem. Notamos que ele está fazendo uma pesquisa muito boa sobre a questão do sangue e procedimentos e tratamentos médicos alternativos. Depois de ter as informações, você preenche seu DPA e guarda na carteira para levar sempre com você. Se imitarmos este exemplo, estaremos preparados para tomar boas decisões a esse respeito e, caso nos encontremos em uma emergência em que estejamos inconscientes, o DPA falará por nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No vídeo “Como tomar boas decisões sobre o uso do sangue”, vemos várias situações que qualquer um de nós pode vivenciar em algum momento. Daí a importância de ter tomado as decisões certas com antecedência e de anotá-las no cartão DPA, além de estar sempre com esse cartão conosco. Este vídeo nos ensina que não é só pesquisar e ter boas informações, o importante é ter tudo em ordem.

O que devemos fazer para nos informar bem, primeiro pedir sabedoria a Jeová e seu Espírito Santo em oração, Devemos também meditar no que a Bíblia diz e Investigar os tratamentos médicos que podem ser oferecidos a nós, Outra coisa que também podemos fazer é pedir ajuda para conhecer bem as opções de que dispomos e, por fim, colocar por escrito as nossas decisões.

Jeová sabe o que é melhor para nós. Quando a nossa obediência é posta à prova, devemos ter a certeza de que Ele não nos deixa sozinhos, pelo contrário, ajuda-nos. Então vamos respeitar a vida que Jeová nos deu.

É importante se preparar bem para dar a ele a coragem de dar a importância que merece investigar bem, reservar nosso tempo com nosso aparelho eletrônico para investigar, orar a Jeová pedindo que ele nos ajude a entender e obedecer o que ele pensa sobre este assunto . Então vamos colocar por escrito, e assim não vamos permitir que o medo nos domine. Há irmãos que não sobreviveram a um procedimento médico na sala de cirurgia. E de fato, de uma forma ou de outra, todos nós vamos morrer em algum momento, em um acidente. Não devemos ter medo de morrer, porque como já vimos, vamos morrer fiéis a Jeová de uma forma ou de outra, mas como disse Jesus, quem quiser salvar sua vida ignorando os mandamentos do pai, perderá sua vida. Vendo assim, estamos entendendo melhor essa informação, 

ILUSTRAÇÃO

Na imagem vemos como um irmão está preenchendo este documento com antecedência e de forma consciente, ele escreve quais tratamentos e procedimentos aceitará em caso de emergência médica. depois guarda-o na carteira e faz questão de o levar sempre consigo na rotina pessoal que tem.

A gente vê na imagem um irmão que tem o DPA dele, está preenchendo, está investigando, carrega na bolsa, leva na bicicleta. Tem irmãos que carregam um DPA na pasta para pregação, para reuniões e como pode ser visto aqui na imagem, eles carregam para todo lugar.

Um irmão preenche o documento de instruções médicas. Ao seu lado tem um tablet, no qual consulta a lição 39 do livro "Aproveite a vida". Nas imagens das rodas, o irmão é visto guardando o documento na carteira e levando a carteira consigo quando sai com a bicicleta. Como todos valorizamos o dom da vida, preenchemos o nosso documento de instruções médicas e o levamos sempre conosco. (Ver parágrafo 15). 

16. O que pode fazer se não souber preencher o seu documento de instruções médicas?

Podemos pedir ajuda aos presbíteros de nossa congregação, porque eles estão mais familiarizados com este documento e podem nos ajudar a entender as opções e colocar nossas decisões por escrito. Devemos deixar claro que eles não tomarão decisões por nós, isso é uma responsabilidade pessoal.

Bem, é importante procurar ajuda dos idosos. Eles estão aqui para nos ajudar a fazê-lo com bondade, não vão envergonhar ninguém e não vão enganar ninguém, pois é a obra que Jeová lhes confiou. Pense em um irmão nomeado com quem nos sentiríamos à vontade para conversar, para ajudá-lo. Claro, eles não vão nos dizer qual decisão tomar, pois é uma decisão pessoal. No entanto, podem ajudar-nos explicando-nos, ajudando-nos a compreender as opções que temos para colocar por escrito as decisões que tomamos. 

SEJAMOS RAZOÁVEIS

17. Como podemos mostrar que somos razoáveis em questões de saúde?

Mostramos que somos razoáveis quando não ficamos obcecados com nossa saúde e não pressionamos os outros a pensar como nós. Sabemos que muitas das decisões que tomamos dependem de nossa consciência educada pela Bíblia. Então, respeitamos as decisões que nossos irmãos tomam, mesmo que sejam diferentes das nossas.

Podemos mostrar que somos razoáveis não nos preocupando com nossa saúde, nem pressionando os outros a pensarem como nós, amamos e respeitamos nossos irmãos, mesmo que eles não tomem as mesmas decisões que nós. Portanto, se virmos alguém que leva esse cuidado a sério, não devemos zombar ou desrespeitá-lo de mau gosto. Porque eles levam a saúde a sério, mas se a gente ver alguém que nem sabe o que é isso, que nem sabe que deve cuidar do corpo e da saúde, também não queremos agredir, cada um avança ao ritmo do seu processo individual, agora sim peça-nos conselhos daremos da melhor forma. 

18. Como podemos mostrar que somos gratos pelo dom da vida?

Podemos mostrar a Jeová que somos gratos pela dádiva da vida por cuidar de nós mesmos da melhor maneira possível e por dar a ele o melhor de nós.

Cuidar da vida que Jeová nos deu e dar a ele o melhor de nós, louvando-o com uma vida, uma adoração pura, transparente, limpa como diz Apocalipse 4:11, porque ele merece, não em uma vida dupla. Existem pessoas por aí com um estado de saúde incrível, mas nada mais está fora dentro, são corpos que respiram, não têm fé, não reconhecem o criador. Valorizemos a vida que temos e a usemos para servir aquele que no-la deu, Jeová. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que a vida é tão valiosa?

Por que é um presente de Jeová. Então uma forma de agradecer por ela é cuidando da nossa saúde física e espiritual, assim podemos continuar louvando ao nosso Deus que é a fonte da vida.

A vida é um presente que Jeová nos deu, não é de nós, ele nos deu, não é que a gente produza vida assim brincando de Deus. Ele pagou o preço mais alto para que possamos ter a vida eterna, não apenas uma curta existência neste sistema, esse preço foi o precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, como resgate, que nos dá esperança eterna no futuro.

De que maneira mostramos que valorizamos a vida?

Fazemos isso quando tomamos boas decisões para ter uma vida saudável. Então, temos uma boa higiene pessoal e mantemos nossa casa limpa. Além disso, tomamos as precauções necessárias para evitar acidentes graves em casa ou no trabalho. E se ocorrer uma emergência, prestamos atenção às fontes mais confiáveis do governo e autoridades médicas, E seguimos as instruções que nos são dadas pelo órgão governamental e agências. Além disso, como Testemunhas de Jeová, mantemos nossos documentos de instruções médicas atualizados e os carregamos conosco o tempo todo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Mostramos que valorizamos a vida mantendo um estilo de vida saudável, E mostramos isso ao decidir o que E quanto comer e beber E isso é muito importante porque Jeová espera que saibamos nos controlar.

Além disso, ao decidir o que vamos comer, precisamos de bom senso. E dizemos isso porque se gostamos de um alimento, mas sabemos que nos faz mal, o mais sensato a fazer é não comê-lo. O bom senso também nos diz para dormir o suficiente, fazer exercícios regularmente, praticar uma boa higiene pessoal e manter nossas casas limpas.

Como podemos mostrar que somos razoáveis em questões de saúde?

Podemos mostrar que somos razoáveis não ficando obcecados com a nossa saúde nem pressionando os outros a pensar como nós. Sabemos que muitas das decisões que tomamos dependem de nossa consciência educada pela Bíblia, por isso respeitamos as decisões que nossos irmãos tomam, mesmo que sejam diferentes das nossas.

Embora o que foi dito seja verdade, é importante não ficarmos obcecados com a nossa saúde espiritual, o outro extremo também vem, não devemos nos descuidar nessa questão, são duas perspectivas ou extremos muito perigosos. encontrar o equilíbrio para alcançar uma saúde que nos permita servir a Jeová por muito mais tempo. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários