ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 24-30-2023 de abril, 2 Crônicas de 13 a 16, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
2Cr 15:16. Como podemos imitar a coragem de Asa? (w17.03 19 § 7)
Quando ele não se refreou de agir contra sua avó idólatra e não permitiu que ela continuasse em sua importante posição dentro do reino, ele mostrou que estava determinado a colocar Jeová em primeiro lugar. Podemos imitá-lo não nos relacionando com parentes ou amigos íntimos que pecam, não se arrependem e são expulsos. Em tal situação, não nos importamos com o quanto essa pessoa é próxima ou querida de nós, visto que nossa determinação será colocar Jeová e seus padrões justos em primeiro lugar, assim como ele fez com Asa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esses versos mostram como Asa defendia o Culto puro, embora para isso tivesse que tomar medidas drásticas contra sua própria avó que também era a Rainha mãe do país. Essa ação deve ter exigido muita coragem da parte de Asa. Portanto, uma maneira de imitá-lo é demonstrando sua mesma devoção e seu mesmo valor diante de entes queridos pecadores E diante de pessoas poderosas que querem impor suas crenças sobre nós.
Imitando a Jeová por sermos imparciais no assunto da disciplina, não apoiaremos alguém que está desobedecendo a Jeová, por exemplo, se alguém em nossa família ou um bom amigo pecar, ele não se arrependerá e será desassociado. poderíamos ficar tentados a encobrir, encobrir, deixar como algo que não importa, Portanto, nossa reação mostrará quem realmente somos, mas se não apoiarmos, estaremos mostrando o que está em nosso corações.
Podemos imitá-la se estivermos sempre dispostos a defender a adoração pura e defendê-la de qualquer um, não importa quem. Por exemplo: Se um amigo muito próximo de um familiar for expulso, vamos imitar o valor de Asa se deixarmos de nos relacionar permanentemente com essa pessoa, até que ela decida voltar.
Esses versículos mostram que Asa tinha o coração totalmente devotado a Jeová e, portanto, estava determinado a agradá-lo por defender a adoração pura e proteger o povo de tudo que pudesse corrompê-lo. Assim, podemos imitar sa por mostrar o mesmo compromisso de servir a Jeová de todo o coração, mesmo que tenhamos de defender nossa posição perante parentes, pessoas poderosas e governantes.
Seremos capazes de imitar Asá aprendendo a coragem que ele demonstrou diante de uma situação difícil. Em todos os momentos, se um mandato bíblico em nossas vidas é colocado em risco ou surge uma situação delicada em que uma ação deve ser tomada, devemos cultivar a coragem de Asa para agir de acordo.
Também o imitamos deixando de nos associar com pessoas que pecam contra Jeová, não se arrependem e são expulsas. Em tal situação, não nos importaremos quão próximo ou querido a pessoa seja, visto que nossa determinação será colocar Jeová e seus padrões justos em primeiro lugar, assim como Asa fez.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Crônicas 13:18. Mostra que os israelitas que não confiaram em Jeová foram humilhados e os que confiaram foram vitoriosos. Isso me ensina que a única maneira de vencer a batalha espiritual que você enfrenta todos os dias neste mundo dominado por Satanás é se apoiar em Jeová e confiar totalmente nele.
2 Crônicas 13:3. Ele menciona que Abias foi para a guerra com quase meio milhão de guerreiros poderosos e treinados, de certa forma estamos em uma guerra espiritual, e nosso estado ou saúde espiritual como guerreiros depende em grande parte de nós mesmos, isso nos lembra da importância de cuidar de nossa espiritualidade, fortalecer-nos e usar corretamente nossa armadura espiritual.
2 Crônicas 13:7. Ensina-nos que as más companhias podem nos afetar significativamente, a ponto de arruinar nossas vidas e nosso futuro, assim como há quem tenha perdido a vida por conviver com pessoas que têm maus hábitos ou estão dando passos errados.
2 Crônicas 13:7. Também podemos aplicar este texto aos jovens, pois eles devem confiar em Jeová para poder suportar pessoas que colocarão obstáculos em seu modo de vida, Paulo disse a Timóteo para não permitir que outros o menosprezem, e o caminho para fazer isso era ter um relacionamento pessoal com Jeová e assim ele poderia dar o exemplo em tudo.
2 Crônicas 14:2-5. Isso nos mostra que Asa não seguiu os passos de seu pai ou de seu avô, por isso fez uma grande campanha contra a idolatria, que nos ensina que um mau exemplo familiar não nos define, ou seja, se em nossa família muitas pessoas falharam com Jeová ou abandonaram a verdade, isso não significa que vamos fazer o mesmo, porque servir a Jeová e fazer o que é certo é uma decisão pessoal.
2 Crônicas 13:12. Se reconhecermos humildemente nossa posição inferior, nosso relacionamento com Deus será próximo, como aquele entre um piloto e um co-piloto. Mas nunca, nem por um momento, haverá qualquer dúvida em nossa mente, quem está no comando de todo Jeová e nosso Rei Jesus Cristo, o cabeça da congregação.
2 Crônicas 13:14. Às vezes sentiremos que a vida é muito intensa, que temos que lutar na frente e atrás, provas em todos os lugares, quando isso acontecer, devemos nos apoiar totalmente em Jeová por meio de oração e petição, pedindo-lhe que nos dê mental, emocional e espiritual, se fizermos, veremos a mão de Jeová em nossas vidas.
2 Crônicas 13:17. Diante de Jeová o número de inimigos não representa nenhum obstáculo, isso nos faz confiar nele, que você não deixará os fiéis quando eles forem atacados no futuro pelas forças inimigas com suas armas, Jeová lutará por seu povo.
2 Crônicas 13:13-14. Há pessoas que não se traem por trás, com palavras que podem tentar prejudicar nossa reputação, os fiéis israelitas nos dão um excelente exemplo a imitar, devemos pedir especificamente a Jeová que nos ajude a permanecer fiéis e dar bom exemplo, no acabar com nossas ações e exemplos e acima de tudo a benção de Jeová nos sustentará e outros verão quem é quem.
2 Crônicas 14:11. Hoje, os servos de Jeová enfrentam muitos adversários poderosos. Não lutamos com armas físicas em campos de batalha literais, mas podemos ter certeza de que Jeová nos dará a vitória se formos fiéis e honrarmos seu Nome. Qualquer um de nós pode ter que travar longas e duras batalhas contra inimigos como a degradação moral deste mundo, fraquezas pessoais ou ameaças contra a espiritualidade de nossa família. Qualquer que seja nossa prova de fé, podemos obter encorajamento na oração.
2 Crônicas 14:8. O escudo, ou tsin-nah em hebraico, era grande o suficiente para cobrir todo o corpo. Às vezes era usado para dar uma frente sólida às linhas de batalha, e as lanças saíam entre elas. Jeová nos protege como um grande escudo e nossa fé nele é como um escudo, isso nos faz refletir como está nossa fé.
2 Crônicas 14:12. A vitória de Asa foi a vitória de Jeová e nos mostra o que aqueles que confiam em Deus podem esperar. Não há força humana capaz de permanecer firme contra Jeová.
2 Crônicas 14:3. Ele menciona que o rei mandou tirar os altares e tudo relacionado à idolatria, isso nos lembra que se queremos fazer as coisas bem, devemos tirar de nossas vidas tudo o que está entre Jeová e nós, como más amizades, vícios, violência entretenimento ou qualquer coisa relacionada ao espiritismo.
2 Crônicas 13:10. Vemos que foram muitos os que abandonaram a Jeová, mas houve um resto que permaneceu fiel a ele, e decidiu não imitar os maus exemplos ao seu redor. Nós também podemos ter aquela solvência moral e espiritual para dizer que não abandonamos a Jeová mesmo embora outros tenham feito isso, no final todos devem assumir a responsabilidade por suas ações.
2 Crônicas 13:18. Ela nos ensina que, se quisermos nos sair bem e sair de qualquer dificuldade que surja, devemos confiar totalmente em Jeová.
2 Crônicas 13:5. Fala do pacto do sal, que Jeová fez com Davi, e bem, o sal é um conservante, evita a putrefação e a decomposição. Portanto fala de pureza e permanência, o que nos ensina que devemos ter sal em nós mesmos, porque se não houver o sal espiritual, então há corrupção e decomposição, E se em nosso sacrifício a Jeová não tivermos fidelidade, integridade e lealdade , então o que fizermos será inútil.
2 Crônicas 13:14,15. Ela nos ensina que Jeová é um Deus que sempre ouve as súplicas, mas apenas daqueles que estão do seu lado e estão dispostos a obedecê-lo.
2 Crônicas 13:11. Diz que todas as manhãs e todas as tardes eles ofereciam holocaustos a Jeová, o que nos ensina que devemos estar sempre dando ofertas ao nosso Deus, como testemunho em todas as oportunidades e lugares onde nos encontramos, e também nos ensina que devemos não passemos um único dia sem que o façamos a Jeová.
2 Crônicas 13:10. Gosto muito deste texto, porque é uma convicção de que tudo o que servimos a Deus devemos ter, pois diz para nós, Jeová é nosso Deus se não o abandonarmos. Isso nos ensina que não importa quem abandone a Jeová, devemos permanecer firmes em nossa fé.
2 Crônicas 13:8. Jeová me ensina que é o todo poderoso do universo e ninguém pode contra ele, embora atualmente como no passado existam governantes que acreditam que podem mais que Deus, sabemos claramente que não é assim, por isso continuamos confiemos cada dia mais em Jeová e no seu reino e não confiemos nos homens.
2 Crônicas 13:9. Vemos que antes os israelitas serviam o deus verdadeiro, e então começaram a adorar deuses que não são deuses, esses exemplos admoestações não são muito úteis, pois não queremos cometer esses erros, talvez nos deixando levar por apóstatas ou as idéias do mundo podem nos afastar do povo de Jeová, e como não queremos que isso aconteça, devemos fortalecer nosso relacionamento com nosso amado Pai Celestial a cada dia.
2 Crônicas 13:7. Ele menciona Roboão, que por ser jovem e inseguro acabou perdendo grande parte de seu reino, e sabemos que lhe faltou discernimento, para ver o que era melhor ou quais decisões eram corretas. jovens podemos tomar boas decisões, e para isso devemos cultivar o discernimento, e para isso é fundamental buscar a ajuda do Espírito Santo.
2 Crônicas 16:1-5. Isso nos mostra que algo que acabou sendo uma armadilha para os reis de Judá foram as alianças que eles formaram com nações estrangeiras, neste caso o rei Asa fez uma aliança, que o colocou em apuros. De onde aprendemos que sem motivo devemos formar alianças com o mundo de Satanás, isto é, por exemplo, casar, talvez com alguém que não serve a Jeová, porque as consequências podem ser desastrosas.
2 Crônicas 13:5,6. Isso nos mostra que Abias respeitou os estatutos de Jeová, ao passo que Jeroboão não. Com isso aprendemos que nunca devemos ser como esse segundo personagem, pois temos que respeitar quem Jeová colocou como responsável na congregação, e não querer ocupar cargos que não nos correspondem.
2 Crônicas 15:12. Vemos que eles fizeram um pacto no qual prometeram buscar de todo o coração e de toda a alma o Senhor, o Deus de seus antepassados. Todos nós que nos dedicamos e fomos batizados, fizemos um pacto com Jeová de coração, pois por nada no mundo queremos esquecer esse pacto que fizemos com ele, aconteça o que acontecer diante de qualquer dificuldade com de todo o coração queremos servir a Jeová de toda a nossa alma.
2 Crônicas 15:1. Saber que Jeová é acessível e que se o buscarmos o encontraremos é um privilégio, pois apesar de sermos imperfeitos e pecadores, ele, sendo o Altíssimo, se dispôs a condescender em estabelecer uma amizade conosco, ou seja um presente, mas se nos afastarmos ele também se afastará de nós, isso deve nos ajudar a levar em conta tudo o que Jeová faz por nós e é uma amizade que nunca devemos querer perder.
2 Crônicas 15:7. Vivemos num mundo que torna muito difícil para nós manter a alegria em nosso serviço a Jeová. Mas essas palavras nos ajudam a lembrar que no passado servo de Jeová eles também passaram por dificuldades, mas puderam ser fortes graças à ajuda de Jeová e sua resistência foi recompensada. Da mesma forma, se formos fortes e continuarmos a ter vigor e bom ânimo, Jeová nos recompensará.
2 Crônicas 14:2 . Asa fez o que era bom e certo aos olhos de Deus lição queremos nos esforçar para ser como o acaso e fazer o que é certo onde quer que estejamos sempre alegrando o coração de nosso pai celestial.
2 Crônicas 14:3. Vemos que Asa removeu os altares para deuses estrangeiros e os lugares altos, quebrou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Isso nos ensina que asa não apenas ouviu a Jeová, mas também o colocou em prática, eliminando o que tinha a ver com a adoração de falsos deuses e a limpeza. Portanto, não queremos ser apenas ouvintes, queremos apenas fazer as mudanças e descartar tudo o que Jeová não gosta, o que implica livrar-se de objetos de livros que tenham a ver com a adoração de imagens e idolatria.
2 Crônicas 14:7. Vemos que Asa disse a Judá: desde que julgamos Jeová, nosso Deus, o buscamos e ele nos deu paz. Essas palavras nos dão muita paz de espírito porque, na verdade, talvez tenhamos levado uma vida longe de Jeová onde não éramos felizes, não tínhamos paz. Porém, conhecendo a Jeová nossa vida fez sentido e agora apesar das dificuldades, podemos sentir a paz de Deus que ele nos dá através de sua palavra e nos dá esperança de que a paz abundará em breve sob seu reino e poderemos desfrutar como ele sempre quis.
2 Crônicas 15:2. Essas palavras fortalecem nossa fé. De fato, enquanto o servirmos fielmente, Jeová estará conosco. Quando clamamos a ele por ajuda, podemos ter certeza de que ele não é ouvido e pode nos ajudar de maneiras que nunca imaginamos ser possível.
2 Crônicas 15:7. Embora haja caos ou colapso ao nosso redor em todos os lugares, devemos ser fortes, não desanimados porque Jeová recompensa nosso trabalho, seja nesta vida ou na próxima, ou seja, no novo mundo.
2 Crônicas 16:7-12. O orgulho é antes de um estrondo, a arrogância fez o rei se comportar mal nos últimos anos de sua vida. Uma atitude arrogante foi a queda de Uzias. Ezequias saiu imprudente, talvez com orgulho, quando mostrou seu tesouro aos emissários da Babilônia.
2 Crônicas 15:2. Muitas pessoas e nações abandonam a Deus, o tiram de suas vidas, e então ao receberem as consequências ousam perguntar onde está Deus, isso nos lembra que cada um é responsável por seus atos e não podemos culpar Deus por nossas más decisões, ainda podemos nos arrepender e voltar para Jeová, que perdoará de maneira grandiosa.
2 Crônicas 13:18. Vemos também que os homens de Judá foram vitoriosos, porque confiaram no Senhor, o Deus de seus antepassados. Isso nos ensina que, diante de qualquer dificuldade ou problema que surja em nosso caminho, se confiarmos em Jeová, não apenas seremos capazes de ganhar força e suportar situações difíceis, mas também sairemos vitoriosos, especialmente porque esse sistema chegará em breve. ao fim, e poderemos desfrutar da vitória de Jeová no novo mundo.
2 Crônicas 13:7 . Essa experiência nos ensina que entrar em más companhias estraga hábitos úteis, e se nossa fé for fraca seremos presa fácil para acabar estragando nossa amizade com Jeová, não estaremos nem preparados para ter forças para resistir as pressões e enfrentá-las.
2 Crônicas 13:2. Sem dúvida, a leitura dessas palavras nos lembra que somos povo de Jeová e não estamos sozinhos, temos a sorte de saber que o verdadeiro Deus está conosco, e que além de nos confiar uma importante obra, ele nos orienta e nos direciona a realizar para fora.
2 Crônicas 13:15-19. Isso mostra que a razão pela qual Judá derrotou Israel, embora eles estivessem surpresos e em menor número, foi que eles confiaram em Jeová. Isso me ensina que quando temos o apoio do nosso pai celestial, não importa quantas armas sejam levantadas contra o nosso povo. Daí a importância de manter a união na congregação e a lealdade a Jeová.
2 Crônicas 13:13,14. Isso mostra que Judá foi emboscado e lutou na frente e atrás deles, mas eles clamaram a Jeová e os sacerdotes tocaram suas trombetas. Isso me ensina que, embora pareça que somos poucos e que estamos sozinhos e desamparados e eles tentam nos encurralar, ninguém pode nos isolar do poder protetor de Jeová. Em vez disso, o que pode tirar sua proteção é a transgressão e o pecado. Portanto, devemos cuidar de nossa integridade cristã a todo custo.
2 Crônicas 14:9,11. Esses versículos mostram que Asa reconheceu que essa batalha pertencia a Jeová, porque seu nome e sua honra estavam envolvidos. Por isso, em sua oração, ele pede a ele que não permita que meros homens derrotem seu povo e desonrem seu nome. Esse relato nos lembra que hoje também enfrentamos adversários poderosos, mas o relato nos ensina que podemos ter certeza de que Jeová nos dará a vitória se formos fiéis e honrarmos seu nome.
2 Crônicas 14:9,11. Esses versículos também mostram como ele orou a Jeová no meio da batalha e como Jeová lhe deu a vitória sobre o maior exército mencionado na Bíblia. Isso me ensina que a oração é uma arma poderosa nessa guerra espiritual e parte essencial de nossa armadura, por isso nunca devemos deixar de usá-la.
2 Crônicas 14:1. Isso mostra que o rei Asa teve coragem de se levantar contra um povo inteiro e promover a verdadeira duração da maneira que ele fez. Hoje nós também demonstramos esse mesmo tipo de coragem em face de um mundo dominado por religiões falsas por manter pura nossa adoração a Jeová. Da mesma forma, assim como Asa levou as pessoas a fazerem o mesmo que ele fez, nossa adoração pura também está levando pessoas corajosas a romper com seus sistemas religiosos.
2 Crônicas 14:5. Isso mostra que sakito os altares de incenso de todas as cidades de Judá e o reino desfrutaram de paz sob seu governo. Aqui vemos que Asa não apenas fez o que era certo, mas também, por seu exemplo, encorajou os outros. Isso me ensina que o esforço de fazer as coisas do jeito de Jeová sempre compensa.
2 Crônicas 14:5. Isso mostra que sakito os altares de incenso de todas as cidades de Judá e o reino desfrutaram de paz sob seu governo.Asa vemos que Asa não apenas fez o que era certo, mas também, por seu exemplo, encorajou os outros. Isso me ensina que o esforço de fazer as coisas do jeito de Jeová sempre compensa.
2 Crônicas 15:7. Este versículo diz: "Tenha bom ânimo." Essas palavras fortalecem minha fé porque mostram que enquanto eu servir a Jeová fielmente, ele estará comigo. Isso é muito importante, pois neste mundo dominado por Satanás, muitas vezes precisamos de encorajamento para continuar perseverando.
2 Crônicas 15:8,9. Esses versículos mostram que um grande número de israelitas passou para o lado de Asa quando viram que Jeová, seu Deus, estava com ele. Esses textos me ensinam que devo estar disposto a fazer as mudanças necessárias sem demora, assim como Asa fez, a fim de agradar a Jeová, ganhar sua aprovação e também encorajar aqueles ao meu redor a fazer o mesmo.
2 Crônicas 15:15. Este versículo diz que todo o Judá buscou a Jeová de todo o coração e com grande determinação, e que Jeová se permitiu ser encontrado. Este Versículo pode ser usado no Ministério para ensinar que eles buscam a Jeová e encontrá-lo é algo fácil. Desde que nos esforcemos e o façamos de coração.
2 Crônicas 15:12. Este versículo mostra que Judá e os israelitas que se juntaram ao lado de Asa estavam comprometidos em buscar a Jeová com seus corações e almas. Isso me ensina que esse também deve ser meu compromisso diário. E uma maneira de fazer isso é apegar-se aos mandamentos de Jeová e seguir as instruções que ele nos dá por meio de sua organização.
2 Crônicas 15:9-15. Esses versículos mostram como Asa pôde ver muitos israelitas do apóstata reino do norte se mudarem para Judá, porque perceberam que Jeová estava com o rei. Hoje, muitas pessoas também são atraídas à verdade quando observam nosso comportamento correto governado pelos padrões justos de Jeová.
2 Crônicas 13:8. Este versículo pode ser extrapolado para muitas das situações atuais em que uma pessoa muito autoconfiante pensa que é melhor ou superior a outra e, portanto, pode fazer o que quer ou tratar o outro como quer. Como servo de Deus, seja patrão, colega de trabalho ou companheiro de estudos, essa pessoa não sabe que temos Jeová do nosso lado e que nada vai nos abalar.
2 Crônicas 13:13. Este versículo nos ensina que não importa quantas emboscadas Satanás possa nos colocar neste sistema, se pedirmos ajuda a Jeová e confiarmos Nele em todos os momentos, sempre sairemos vitoriosos de qualquer situação que tivermos que viver.
2 Crônicas 13:20. Vemos que Jeroboão nunca recuperou seu poder naquela época. Claro, isso nos ensina que as pessoas que não ficam do lado de Deus ou não fazem a vontade dele não podem se sair bem na vida. Porém, se formos íntegros aos olhos de Jeová, podemos ter certeza que nos livraremos de muitos problemas e teremos grandes bênçãos diariamente.
2 Crônicas 14:1-2. Asa fez as coisas certas para os filhos de Deus e sua região desfrutou de 10 anos de descanso. O que queremos dizer com isso? Se em nossa vida fizermos o que é certo aos olhos de Deus, Jeová nos dará paz e os problemas deste sistema não nos afetarão tanto quanto afetam outras pessoas, e evitaremos muitos outros.
2 Crônicas 14:3. Asa destruiu tudo o que Deus odeia. Isso nos ensina que, embora talvez não possamos destruir imagens ou certas celebrações pagãs, podemos nos afastar daqueles lugares ou empresas que podem ser uma pedra de tropeço e nos encorajam a fazer algo que não é certo aos olhos de Deus.
2 Crônicas 14:6. Os tempos de paz foram usados para construir muros e fortificar a cidade. Haverá momentos de tribulação que colocarão nossa fé à prova, e seremos capazes de resistir a essas provas, pois nos momentos de paz temos que edificar, fortalecer nossa fé estudando a Bíblia para que quando os problemas vierem, estejamos prontos para superá-los.
2 Crônicas 15:2. Como é bom ler e saber através deste versículo que quem busca a Jeová o encontrará porque Deus se deixará. Isso nos ensina a misericórdia de nosso Pai celestial e o amor para com todas as pessoas que os procuram.
2 Crônicas 15:7. Jeová nos garante que todos os nossos esforços serão recompensados. Mais uma demonstração de misericórdia, compaixão e amor do nosso Pai celestial que conhece perfeitamente os problemas que enfrentamos todos os dias e que nossa resistência será finalmente recompensada.
2 Crônicas 15:14. Não é fácil, porque há problemas que são muito difíceis e fazem com que o nosso estado emocional não seja bom. Mas lembremo-nos deste versículo e gritemos a Jeová com alegria que venceremos este obstáculo e continuaremos sempre ao seu lado.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário