ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: : Semana de 17 a 23 de abril de 2023, 2 Crônicas de 10 a 12, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:  17-23-2023 de abril, 2 Crônicas de 10 a 12, Respostas.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

2Cr 11:15. A que talvez se referisse a expressão “demônios semelhantes a cabras”? (it-1 657, 658).

Essa expressão pode significar vários contextos, enfim, indica que havia indícios de que os israelitas passaram a adorar falsos deuses contaminados pelas práticas do Egito. De qualquer forma, tal expressão está relacionada à idolatria, ao contrário do que ensina o único Deus verdadeiro Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os israelitas foram afetados até certo ponto pela falsa duração do Egito durante sua estada naquele país, sua crença em pan e em sátiros, deuses da floresta de natureza lasciva, que no tempo são representados com chifres, caudas e caudas. e pernas de cabra. Há quem acredite que a ideia de representar Satã com rabo, chifres e cascos foi derivada dessa representação.

Portanto, essas palavras mostram que os israelitas foram afetados até certo ponto pela falsa adoração do Egito durante sua estada naquele país, e Ezequiel indica que tais práticas pagãs continuaram a atormentá-los muito tempo depois, tudo indicando que entre os israelitas havia um certo tipo de culto ao bode, semelhante ao praticado no Egito. Então, eles foram profundamente poluídos devido a tantos anos praticando esse tipo de prática, sem dúvida uma falsa adoração que tinha raízes muito profundas.

Sabemos que a falsa adoração praticada no Egito afetou os israelitas em algum grau, e é por isso que alguns estudiosos concluem que havia alguma forma de adoração de bodes entre os israelitas, mas a Bíblia não diz o que realmente era. aqueles "Peludos", Bem, o termo não indica necessariamente ídolos em forma de cabra, pois o uso da palavra "cabras" pode ser uma expressão de desdém, assim como a palavra "ídolo" É obtido de um termo que originalmente significava bolas de esterco. Portanto, possivelmente peludos ou cabritos simplesmente indicavam que, na mente daqueles que adoravam deuses falsos, eles eram concebidos com a forma de um bode ou aparência cabeluda. 

Possivelmente a expressão demônios semelhantes a cabras alude a cabras literais ou talvez imagens com essa forma, já que os israelitas de acordo com Josué 24:14 e Ezequiel 23:8 e 21, falam dos israelitas sendo afetados pela falsa adoração do Egito durante seu cativeiro , que continuou a atingi-los muito tempo depois. No entanto, nas escrituras não há nada que indique ou confirme isso, então é mais provável que o termo demônios semelhantes a cabras se refira à imagem que o idólatra concebeu em sua mente ou simplesmente foi uma expressão depreciativa para aludir aos idólatras. objeto.

Bem, não podemos dizer com certeza, já que a Bíblia não diz que eles eram aqueles demônios na forma de cabras, alguns teorizaram que eram cabras literais ou imagens semelhantes. Sin embargo parece que el texto original indica otra cosa o simplemente no hay indicios que así lo confirmen, pueda ser que simplemente haya sido una expresión despectiva para aludir a objetos idolátricos, sea como fuese el hecho es que estaban cometiendo un pecado aborrecible a la vista de Deus. E isso é idolatria, então, de qualquer maneira, era um pecado abominável de idolatria e os fazia tropeçar.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Crônicas 10:4. Neste versículo vemos o contraste e a diferença do povo de Deus. Como servos cristãos não servimos a Jeová porque é fácil, aliás, sabemos que seremos perseguidos por isso, mas mesmo assim os servimos, por amor e não por interesses que nos ajudem a ter uma vida mais fácil porque conhecemos o promessas que ele nos faz, Jeová.

2 Crônicas 10:6-14. Isso nos mostra que, como rei recém-nomeado, Roboão teve que tomar decisões muito importantes. Então ele primeiro consultou os anciãos que haviam sido conselheiros de Salomão. Mas então ele se voltou para os homens de sua idade em busca de conselhos. No final, decidiu seguir o conselho dos jovens, que era um mau conselho. O que nos ensina que o mais sensato a fazer é sempre prestar atenção ao que as pessoas mais velhas e espiritualmente maduras nos dizem, pois por terem experiência, podem antecipar as possíveis consequências de uma decisão e nos aconselhar bem.

2 Crônicas 11:1-4. Vemos Jeová dar uma ordem a Roboão e dizer-lhe para não lutar contra seus irmãos. Isso certamente o irritou muito, mas ele obedeceu mesmo assim, mesmo que as pessoas pensassem que ele não cumpria o que dizia ou que era um covarde. Isso nos ensina que é sempre melhor obedecer a Deus, mesmo que os outros zombem de nós, porque se fizermos isso, receberemos a aprovação e a bênção de Jeová.

2 Crônicas 10:13,14. Esses versículos mostram que Roboão preferiu ignorar os conselhos dos mais velhos e seguir os conselhos dos jovens, muitos hoje também preferem fazer isso pensando que os jovens estão mais atualizados em muitos assuntos. Mas a Bíblia aconselha a buscar o conselho dos anciãos de nossa congregação e dos irmãos espirituais maduros, mostrando que Jeová valoriza muito a experiência e o conhecimento adquiridos com a idade.


2 Crônicas 12:4. Mostra-nos que o reinado de Salomão tornou-se opressivo, indicando assim que apesar de inicialmente ter uma atitude correta, com o passar do tempo deixou-se contaminar, o que nos ensina a não esquecer o amor e o respeito que tínhamos por Jeová e suas leis. quando começamos nosso serviço.

2 Crônicas 11:17. Não é ensinado que, quando Roboão fez a coisa certa e seguiu os passos de Davi, Jeová o abençoou e fortaleceu seu reinado, portanto, se quisermos que as coisas corram bem, devemos seguir as leis e os princípios de Jeová.

2 Crônicas 10:16. Vemos que as 10 tribos de Israel permitiram que a posição assumida por Roboão, filho de Salomão, que não era razoável, endurecesse seus corações, o que nos leva a concluir que alguns permitem que seus corações endureçam devido ao mau uso ou abuso de poder por parte daqueles que estão em posição de autoridade. Isso nos ensina que não devemos permitir que isso aconteça conosco, seja por ver os pecados dos outros ou pelo mau uso da autoridade, mas que devemos deixar tudo nas mãos de Jeová e focar no nosso crescimento espiritual. 

2 Crônicas 11:13,14. Mostra que os levitas deixaram as cidades que lhes haviam sido atribuídas como herança e se mudaram com suas famílias para o sul, para Judá, onde puderam continuar a adorar a Jeová sem problemas, isso nos deixa uma lição muito importante e que é que devemos sempre resguardar nossa espiritualidade. Já que deixamos o mundo de satanás, não devemos deixar que ele nos contamine.

2 Crônicas 12:14. Diz que Roboão não havia decidido em seu coração buscar a Jeová, mas se não queremos cometer o mesmo erro que este rei, o que devemos fazer é nos esforçar para preservar o profundo amor que sentimos por Jeová, da mesma forma que para manter o fogo vivo temos que colocar lenha nele, para manter vivo o nosso amor por Jeová, devemos estudar a sua palavra diariamente, meditar nela e não descuidar da oração.

2 Crônicas 10:19. O nos conta que os israelitas continuaram em Rebelião e isso porque Roboão não era um rei justo, visto que havia herdado um país com um povo insatisfeito com os fardos que seu pai havia imposto a eles, isso não era entendimento, o que fez com que o reino se dissolvesse. divididos em dois, os pais podem aprender algo muito importante: a opressão pode fazer com que seus filhos se rebelem, por isso os jovens não devem viver em um ambiente tão rígido e restritivo. Caso contrário, os pais devem se esforçar para encontrar um equilíbrio entre liberdade razoável e limites firmes bem definidos. 

2 Crônicas 12:14. Sabemos que Roboão fez coisas boas, mas não teve a aprovação de Deus, pois como diz 2 Crônicas 12:14, ele não buscou a Jeová de todo o coração, por isso Roboão às vezes obedecia a Deus e fazia boas obras em favor de Deus. . seu povo, mas nunca chegou a ter uma amizade íntima com Jeová, nem um desejo sincero de agradá-lo, o que nos ensina que para ter a aprovação de Deus não basta aplicar a meia-verdade ou se esforçar para alcançar certas conquistas, mas o mais importante é sempre colocar a verdadeira adoração em primeiro lugar.

2 Crônicas 10:6 a 9. Esses versículos mostram que o rei Roboão pede conselho aos anciãos que serviram a seu pai Salomão, mas ele rejeita o conselho. Então ele pede conselhos aos jovens que cresceram com ele e esse foi o conselho que ele aceitou. Hoje é um fenômeno comum pedir conselhos a várias fontes até encontrar exatamente o que deseja ouvir. Portanto, o cristão fará bem em buscar os conselhos sábios de Jeová que podem ser encontrados na Bíblia e em praticamente qualquer situação, em vez de buscar conselhos de outras fontes duvidosas.

2 Crônicas 12:14. É bom refletirmos sobre o seguinte: embora Roboão às vezes obedecesse a Deus e fizesse boas obras em favor de seu povo, ele nunca desenvolveu uma amizade achegada com Jeová ou um desejo sincero de me agradar. Portanto, ele agiu mal e adorou falsos deuses. Alguém pode pensar que fazendo algumas coisas boas na congregação, temos licença para fazer coisas ruins, isso nos colocaria em uma posição muito perigosa.

2 Crônicas 11:1-4. O melhor é sempre obedecer a Jeová, mesmo que os outros não entendam, se os outros zombarem de nós, devemos sempre ser fiéis a Jeová, se assim fizermos, primeiro receberemos satisfação, consciência limpa, aprovação e bênção de Jeová. 

2 Crônicas 11:14. Nosso inimigo é o diabo, não nossos irmãos, portanto, devemos analisar com cuidado, se estamos lutando ou dando guerra aos nossos, ou se alguém está nos tratando com hostilidade, é bom lembrar que Jeová não quer que lutemos entre nós, mas, sem dúvida, quer que todos, não apenas alguns, apliquem os princípios bíblicos.

2 Crônicas 11:12. Vemos que as cidades foram providas de escudos e lanças, além de treinamento, o resultado foi que eram cidades fortes, da mesma forma, se tivermos nossa armadura espiritual e aprendermos a usá-la corretamente, seremos fortes no sentido espiritual, e receberemos as forças daquele que nos concede poder, e isso resultará em bênção.

2 Crônicas 12:1. Este texto menciona que ele deixou Jeová quando seu reinado atingiu uma certa estabilidade, muitas pessoas buscam a Deus por interesse quando precisam, mas quando as coisas vão bem, se esquecem de Deus, é algo muito lamentável e egoísta buscar a Deus apenas para interesse.

2 Crônicas 12:6. Ele menciona que o rei e os príncipes se humilharam diante de Deus, muitas pessoas com autoridade não costumam se humilhar diante de Deus porque o orgulho de seus corações é muito grande, isso acontece na política, na religião, por isso a Bíblia diz em Tiago 4 :: 6 que Deus se opõe aos soberbos

2 Crônicas 12:14. Este versículo diz que o rei Roboão fez o que era errado, porque não havia decidido em seu coração buscar o Senhor. Desta forma, a vida deste rei é resumida. Portanto, se não quisermos ser lembrados por Jeová de forma lamentável, temos que procurá-lo e estabelecê-lo firmemente em nossos corações e não de forma superficial ou fingindo como algumas pessoas tendem a fazer.

2 Crônicas 11:4. Esse versículo mostra que tudo que Jeová faz tem um propósito. E o fato de às vezes não entendermos ou conhecermos todos os detalhes não é desculpa para desobedecer. Este texto me ensina que devo obedecer e confiar em Jeová, bem como seguir suas instruções ao pé da letra. Devo fazê-lo se quiser ter a aprovação dele e também para que minha vida corra bem.

2 Crônicas 12:5. Este versículo mostra que as defesas e muralhas não foram suficientes para a vitória do Egito. Isso me ensina que o poder das cidades não residia em seu exército ou em seus muros, mas no poder de Jeová. Hoje é exatamente o mesmo. Daí a importância de não esquecermos, como servos cristãos, que nossa força vem somente de Jeová e não das coisas que este mundo pode nos dar. 

2 Crônicas 12:1. Este versículo também mostra que o rei Roboão se esqueceu de onde vieram todas as coisas boas, pois se esqueceu da lei de Jeová uma vez que seu reino foi estabelecido. Como consequência, ele arrastou o povo de Israel a fazer o mesmo. Isso me ensina que é especialmente em tempos favoráveis ​​que devemos ter Jeová em mente, pois em tempos difíceis até as pessoas do mundo se lembram de que existe um Deus.

2 Crônicas 12:1. Este versículo mostra como depois que Roboão consolidou seu reino, ele deixou a lei de Jeová e todo o Israel fez o mesmo. Este é um exemplo para as famílias cristãs. Às vezes, se os pais abandonam a Jeová, a espiritualidade dos filhos corre grande perigo. Portanto, como pais cristãos, nunca devemos esquecer que ensinamos nossos filhos principalmente com nosso próprio exemplo de fé.

2 Crônicas 11:5. Os versículos mostram que essas cidades eram poderosas e bem guardadas. Porém, mais tarde se vê que seu poder vinha de Jeová e não de suas defesas ou das forças humanas. Isso me ensina que meu poder, minha força e minha proteção vêm de Jeová e que os desfrutarei enquanto obedecer a ele de todo o coração.

2 Crônicas 10:11. Esses versículos me ensinam que nosso serviço a Jeová deve ser motivado pelo amor verdadeiro. Sabemos que nossa fé será testada muitas vezes neste sistema. Portanto, devemos colocar em prática o que aprendemos da Bíblia para dar ao nosso pai celestial o serviço que ele merece.

2 Crônicas 10:7. Este versículo mostra como Jeroboão diz ao rei Roboão que se ele agradar o povo e lhe der uma resposta favorável, eles sempre serão seu povo. Isso nos lembra do desafio de Satanás de que os humanos servem a Jeová por interesse próprio. Portanto, o verdadeiro cristão serve a Jeová com amor tanto nos bons como nos maus momentos. E somos nós que esperamos agradá-lo, e não o contrário.

2 Crônicas 10:3,4. Esses versículos mostram como Jeroboão e todo o Israel estavam dispostos a servir ao rei Roboão, pois ele lhes impôs um jugo menos severo do que aquele que o rei Salomão havia imposto em seu tempo. Os servos de Jeová de hoje passam pelas mesmas provas que todos os outros e até sofremos perseguições por causa de nossas crenças, mas continuamos a servir a Jeová, porque aprendemos que nosso serviço deve ser motivado pelo amor e não por qualquer interesse.

2 Crônicas 10:1. Este versículo mostra que Roboão viajou para Siquém para ser feito rei. Podemos apenas imaginar como ele deve ter se sentido sobrecarregado ao assumir a responsabilidade de ocupar o lugar de seu pai, conhecido por sua sabedoria. Isso também pode acontecer com irmãos recém-designados na congregação, que podem ficar sobrecarregados com suas novas responsabilidades. Eles podem pensar que nunca serão capazes de igualar o trabalho de seus predecessores. Por isso, Jeová pede que façamos sempre as coisas da melhor maneira possível, sem nos compararmos com ninguém.

2 Crônicas 12:1. Neste versículo mostra que Roboão se fortaleceu e se esqueceu de Jeová. Algo semelhante pode acontecer a qualquer um de nós se nos deixarmos dominar pelo materialismo, orgulho ou qualquer outra má tendência deste mundo que nos faça acreditar que somos fortes ou poderosos. Nesses casos, devemos ter em mente que só Jeová é quem pode nos dar segurança de verdade. 

2 Crônicas 11:4. Este versículo mostra muito bem o pensamento de Jeová. Não devemos usar a força para lutar contra ninguém, principalmente contra nossos irmãos. Em vez disso, nosso esforço deve ser fazer reparações e perdoar todos os tipos de pessoas.

2 Crônicas 10:7. Notamos uma palavra importante neste versículo que é: "por favor" e assim eles te servirão. Existem muitos exemplos de Satanás que encontramos na Bíblia em que ele testou os servos de Deus com dificuldades, argumentando que eles só o servem porque estão indo bem. Nossa fé em Deus é integral em todos os momentos e tem que ser assim nos bons e também nos maus momentos.

2 Crônicas 10:10-11. Esses versículos nos ensinam que nosso serviço a Deus é totalmente motivado pelo amor e que sabemos que será difícil. Não queremos um serviço fácil para Deus, mas um serviço do qual Jeová se orgulha pela nossa resistência diante das provas que esse sistema dominado por Satanás nos coloca.

2 Crônicas 10:15. Jeová sabe muito bem que quando tudo vai bem, as pessoas mostram uma cara que não é a mesma quando há problemas. De fato, no versículo 16, diante da recusa de Roboão, cada um foi procurar seus deuses. Um servo de Deus permanece firme em todos os momentos, principalmente diante das tribulações.

2 Crônicas 10:18-19. Eles estão em rebelião até hoje. O que esse versículo nos ensina? Bem, a mentalidade egoísta de pessoas que sempre querem conseguir o que querem sem valorizar o que têm e todas as coisas boas que lhes aconteceram. As Testemunhas de Jeová, sabendo que tudo devemos a Deus, colocamos em primeiro lugar os seus interesses pessoais, que são efêmeros.

2 Crônicas 11:4. Tudo o que Jeová faz tem um propósito, e embora não saibamos a priori qual seja, temos que ter certeza e fé absoluta para confiar no que ele nos diz e fazer as coisas como ele nos diz. Agora, amanhã e nos últimos dias, quando o Armagedom chegar.

2 Crônicas 11:5-12. Quando lemos esses versículos, temos a sensação de que essas cidades eram muito poderosas e praticamente inquebráveis. Mas, como veremos mais adiante, o poder vem de Deus e não das defesas ou forças humanas. Se não confiarmos em Deus e formos obedientes a ele, não importa o quão forte algo seja.

2 Crônicas 12:1. Este versículo nos ensina a amar a Deus sincera e profundamente. E é que, sempre se disse, quando tudo vai bem na vida é fácil esquecer de quem vêm todas as coisas boas que temos. E isso aconteceu com Roboão, um exemplo para que não aconteça conosco, seus servos fiéis.

2 Crônicas 12:5. Nem todas as defesas ou muralhas impediram a vitória do Egito, ou seja, o poder das cidades não residia em seus generais ou em suas muralhas ou armas, mas no poder de Jeová que as protegia, poder que nos protege hoje, e não qualquer outra coisa material em que pensamos.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários