TEXTO DIÁRIO, Quinta-feira de hoje, 23 de março, Viva em paz com todos (Rom. 12:18).

TEXTO DIÁRIO, A partir de quinta-feira, 23 de março,  Viva em paz com todos (Rm 12:18).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

quinta-feira, 23 de março

Viva em paz com todos (Rm 12:18).

O que devemos fazer se percebermos que ofendemos outro cristão? Devemos orar sinceramente a Jeová e pedir que ele abençoe nossos esforços de fazer as pazes com ele. Além disso, devemos gastar tempo em auto-exame. Por exemplo, podemos nos perguntar: “Estou disposto a engolir meu orgulho, pedir desculpas humildemente e fazer as pazes? Como Jeová e Jesus se sentirão se eu tomar a iniciativa e fizer as pazes com meu irmão ou minha irmã?” As respostas podem levar-nos a ouvir Jesus e a aproximar-nos do nosso irmão com humildade para fazer as pazes. Se vamos conversar com um irmão para resolver um problema, devemos fazê-lo com atitude humilde (Ef 4:2, 3). Devemos abordá-lo com o objetivo de curar qualquer ferida em seu coração. Lembremo-nos de que restabelecer a paz com nosso irmão é mais importante do que ver quem agiu bem ou quem agiu errado (1 Cor. 6:7). w21.12 25-26 pars. 13-16.

De acordo com Mateus 5:23, 24, o que Jesus disse que devemos fazer?

Nesses versículos, Jesus estava falando de um momento muito importante para os judeus que o ouviam. Imagine que alguém estava no templo prestes a dar a um sacerdote um animal para sacrificar. Se naquele momento ele lembrasse que seu irmão tinha algo contra ele, deveria largar o animal e dar o fora dali. Porque? O que poderia ser mais importante do que oferecer um sacrifício a Jeová? Jesus disse claramente: "Primeiro faça as pazes com seu irmão."

Que passos Jacó tomou para fazer as pazes com Esaú?

Podemos aprender lições valiosas sobre como fazer reparações observando um acontecimento na vida do patriarca Jacó. Quando Jacó estava morando longe de sua terra natal por cerca de 20 anos, Deus ordenou que ele voltasse por meio de um anjo (Gn 31:11, 13, 38). Mas havia um problema: seu irmão mais velho, Esaú, havia tentado matá-lo (Gn 27:41). Jacó ficou “com muito medo e angustiado” ao pensar que seu irmão ainda guardava rancor contra ele (Gn 32:7). Que passos Jacó tomou para fazer as pazes com seu irmão? Primeiro, ele orou de coração a Jeová. Em segundo lugar, ele enviou a Esaú um presente generoso (Gn 32:9-15). E terceiro, quando eles finalmente ficaram cara a cara, Jacó tomou a iniciativa e honrou Esaú. Ela se curvou para ele não uma ou duas vezes, mas sete vezes. Com humildade e respeito, Jacó fez as pazes com seu irmão (Gn 33:3, 4).

O que aprendemos com o exemplo de Jacó?

Podemos aprender uma lição de como Jacó se preparou para encontrar seu irmão e como se dirigiu a ele. Primeiro, ele humildemente pediu ajuda a Jeová. Então, ele agiu em harmonia com sua oração, fazendo tudo ao seu alcance para tornar o encontro com Esaú o mais agradável possível. E quando ela finalmente falou com ele, ela não começou a discutir quem estava certo. Seu objetivo era fazer as pazes com seu irmão. Como podemos imitar seu exemplo?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários