TEXTO DIÁRIO, De segunda-feira, 27 de março de 2023, Odeie o que é mau (Rom. 12:9).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
Segunda-feira, 27 de março
A sabedoria acompanha aqueles que pedem conselhos (Pv 13:10).
Aqueles que pedem conselhos em vez de esperar por eles geralmente fazem mais progresso espiritual. Então, vamos tomar a iniciativa e pedir conselhos. Em que situações podemos pedir conselho a alguém na congregação? Vamos ver alguns. 1) Uma irmã pede a um publicador experiente que a acompanhe para dar uma aula e depois pergunta o que ela pode fazer melhor. 2) Uma irmã solteira quer comprar uma calça, então ela pede a uma irmã madura para dar sua opinião honesta sobre as que ela escolheu. 3) Um irmão está fazendo seu primeiro discurso público na congregação e pede a um orador experiente que o ouça com atenção e depois lhe dê algumas sugestões. Mesmo aqueles que já fazem palestras há muitos anos fazem bem em pedir conselhos a outros irmãos e colocá-los em prática (Pv 19:20). w22. 02 13 parágrafos. 15-17.
ELES ACEITARAM AS DICAS
Como Jó reagiu quando eles lhe deram conselhos?
Na Bíblia também encontramos exemplos de pessoas que aceitaram conselhos, e Deus os abençoou por isso. Vejamos o caso de Jó. Embora quisesse agradar a Deus, ele não era perfeito. Quando ele estava sob muita pressão, ele dizia coisas que não eram certas. E é por isso que recebeu conselhos diretos de Eliú e de Jeová. Qual foi a reação de Jó? Ele foi humilde e aceitou o conselho. Disse: “Falei sem entender”. E acrescentou: “Retiro o que disse e me arrependo no pó e na cinza”. Jeová abençoou Jó por ser humilde (Jó 42:3-6, 12-17).
Como Moisés reagiu quando Jeová o corrigiu, e por que ele é um bom exemplo para nós?
Moisés é um bom exemplo de alguém que aceitou a correção de Jeová depois de cometer um erro grave. Em certa ocasião, ele se deixou levar pela raiva e não deu honra a Jeová. Portanto, perdeu a oportunidade de entrar na Terra Prometida (Nm 20:1-13). Quando Moisés expressou a Jeová como estava desapontado com aquela decisão, ele lhe disse: “Nunca mais me fale sobre isso” (Deuteronômio 3:23-27). Em vez de se tornar amargo, Moisés aceitou a decisão e Jeová continuou a usá-lo como líder da nação de Israel (Dt 4:1). Jó e Moisés são bons exemplos para nós. Jó mudou sua forma de ver as coisas e não tentou se justificar. E Moisés demonstrou que aceitou a correção de Jeová por servi-lo fielmente mesmo depois de perder algo muito valioso para ele.
De acordo com Provérbios 4:10-13, como aceitar conselhos nos beneficia? E que boa atitude mostraram alguns irmãos?
Se seguirmos o exemplo de homens fiéis como Jó e Moisés, nos sairemos bem (leia Provérbios 4:10-13). Muitos irmãos fizeram isso. Emmanuel, um irmão que mora na República Democrática do Congo, recebeu conselhos de alguns irmãos. Vejamos o que ele diz: “Alguns irmãos mais velhos da minha congregação perceberam que eu estava prestes a afundar espiritualmente e vieram me ajudar. Segui seus conselhos e, graças a isso, evitei muitos problemas”. Uma pioneira do Canadá chamada Megan confessa: “O conselho que recebi nem sempre foi o que eu queria ouvir, mas sempre foi o que eu precisava ouvir.” E um irmão da Croácia chamado Marko diz: “Perdi um privilégio de serviço, mas acho que o conselho que eles me deram me ajudou a recuperar o equilíbrio espiritual.”
O QUE NOS AJUDARÁ A ACEITAR O CONSELHO?
Como a humildade nos ajuda a aceitar conselhos? (Salmo 141:5).
A humildade nos ajudará a aceitar conselhos. Essa qualidade nos lembra de como somos imperfeitos e de como podemos ser tolos às vezes. Como já vimos, Jó tinha uma maneira errada de pensar, mas depois a corrigiu. Ele foi humilde e aceitou o conselho de Eliú, embora fosse um homem muito mais jovem do que ele (Jó 32:6, 7). Jeová abençoou Jó por ser humilde. A humildade também nos ajuda a seguir os conselhos, mesmo quando pensamos que não precisamos deles ou quando a pessoa que nos aconselha é mais jovem do que nós. Um senhor idoso do Canadá disse: “Não nos vemos como os outros nos veem. Então, como vamos progredir se ninguém nos aconselha? Quem não precisa continuar cultivando o fruto do espírito e se aperfeiçoando como professor? (Leia o Salmo 141:5.)
Como devemos encarar os conselhos que recebemos?
Vamos ver o conselho como uma amostra do amor de Deus. Jeová quer o melhor para nós (Prov. 4:20-22). Quando ele nos dá conselhos por meio de sua Palavra, de uma publicação da Bíblia ou de um irmão maduro, ele mostra que nos ama. E, como diz Hebreus 12:9, 10, “ele faz isso para nosso benefício”.
Em que devemos nos concentrar quando recebemos conselhos?
Vamos nos concentrar no que eles nos dizem, não em como eles nos dizem. Às vezes, pode nos parecer que a pessoa que nos deu conselhos não o fez da melhor maneira. Claro, alguém que dá conselhos deve se esforçar para fazê-lo de uma forma que seja fácil de aceitar (Gálatas 6:1).d Mas se somos nós que recebemos o conselho, precisamos nos concentrar na mensagem, mesmo que achamos que não estamos conseguindo, eles deram da melhor forma. Podemos nos perguntar: “Embora eu não goste da maneira como a pessoa me deu o conselho, ela está certa? Posso ignorar suas deficiências e me beneficiar do que você me disse?" Seria bom se encontrássemos uma maneira de tirar proveito de qualquer conselho que recebemos (Pv 15:31).
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário