TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 20 de março, Não roube (Lev. 19:11).

TEXTO DIÁRIO, A partir de segunda-feira, 20 de março de 2023, Não roube (Lev. 19:11).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

Segunda-feira, 20 de março

Não roube (Lv 19:11).

Alguém poderia concluir que, para obedecer a esse mandamento, bastava certificar-se de não levar nada que não fosse seu. Mas ele pode estar roubando de outras maneiras. Por exemplo, se um comerciante usasse escalas ou medidas imprecisas para enganar seus clientes, na verdade estava roubando deles. Levítico 19:13 conecta o roubo com a desonestidade nos negócios, dizendo: "Não engane o seu próximo." Portanto, se alguém é desonesto em seus negócios ou negócios, está roubando. O oitavo mandamento proibia o roubo, mas os detalhes que Levítico acrescentou nos ajudam a entender como podemos aplicar o princípio por trás dessa lei. É bom meditarmos em como Jeová encara a desonestidade e o roubo. Vamos nos perguntar: “Em vista do que diz Levítico 19:11-13, devo fazer alguma mudança, especialmente em meus negócios ou em meus hábitos de trabalho? w21.12 9, 10 pars. 6-8.

Como a lei encontrada em Levítico 19:13 protegia os trabalhadores?

Há outro campo em que o cristão que tem um negócio deve certificar-se de que é honesto. Levítico 19:13 termina dizendo: "Não guarde o salário de um trabalhador contratado a noite toda até a manhã seguinte." Em Israel, a maioria das pessoas trabalhava na agricultura, e aqueles que trabalhavam para outros eram pagos no final de cada dia. Se um trabalhador não recebesse seu salário no final do dia, ficava sem o dinheiro necessário para alimentar sua família naquele dia. Jeová explicou: “Ele passa necessidade e sua vida depende do seu salário.” — Deu. 24:14, 15; Mat. 20:8.

Que lição aprendemos com Levítico 19:13?

Atualmente, muitas pessoas não recebem seu salário todos os dias, mas uma ou duas vezes por mês. Mas o princípio de Levítico 19:13 ainda é válido. Alguns patrões se aproveitam de seus funcionários pagando-lhes muito menos do que o justo. Eles sabem que essas pessoas podem não ter escolha a não ser continuar trabalhando mesmo que recebam uma ninharia. De certo modo, esses empregadores estão embolsando "o salário de um trabalhador assalariado". Se um cristão tem um negócio com empregados, deve levar este assunto muito a sério. Vamos ver o que mais o capítulo 19 de Levítico nos ensina.

O que Jesus enfatizou ao citar Levítico 19:17, 18?

Jeová não apenas nos diz para não ferir os outros. Isso é visto claramente em Levítico 19:17, 18 (leia). Ali lemos este mandato: "Ame o próximo como você ama a si mesmo". Isso é essencial para o cristão que quer agradar a Deus.

Vejamos como Jesus enfatizou a importância do mandamento encontrado em Levítico 19:18. Em certa ocasião, um fariseu perguntou-lhe: "Qual é o mandamento mais importante da Lei?" Jesus respondeu que “o primeiro e maior dos mandamentos” é amar a Jeová de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento. E então ele citou Levítico 19:18 quando disse: “O segundo, que é semelhante, diz: 'Ame o seu próximo como você ama a si mesmo'” (Mateus 22:35-40). Existem infinitas maneiras de demonstrar amor ao próximo, mas o capítulo 19 de Levítico nos ajudará a identificar algumas delas.

Como José agiu em harmonia com o que diz Levítico 19:18?

Uma maneira de mostrar amor ao próximo é por aplicar o que Levítico 19:18 diz: “Não te vingues dos filhos do teu povo nem guardes rancor contra eles.” Quase todo mundo conhece alguém que guarda rancor de um colega de trabalho ou de escola, ou mesmo de um membro da família, há anos. Lembre-se de que os 10 meios-irmãos de José ficaram tão ressentidos com ele que seu ódio os levou a fazer algo terrível contra ele (Gn 37:2-8, 25-28). Mas ele não os pagou em espécie. Quando ele tinha autoridade e a oportunidade de se vingar deles se apresentava, ele preferia mostrar-lhes misericórdia. Em vez de guardar rancor contra eles, ele agiu em harmonia com o que mais tarde foi escrito em Levítico 19:18 (Gn 50:19-21).

Como sabemos que os princípios em que se baseou Levítico 19:18 ainda são válidos hoje?

O cristão que quer agradar a Deus deve imitar o exemplo de José e perdoar em vez de guardar rancor ou se vingar. Isso se encaixa com a Oração do Senhor, onde Jesus disse que devemos perdoar aqueles que pecam contra nós (Mateus 6:9, 12). Da mesma forma, o apóstolo Paulo deu este conselho aos cristãos: “Amados, não se vinguem” (Rom. 12:19). E também lhes disse: “Suportai-vos uns aos outros e perdoai generosamente, mesmo que alguém tenha motivo de queixa contra o outro” (Cl 3:13). Os princípios de Jeová não mudam. Hoje, os princípios em que se baseou a lei de Levítico 19:18 ainda são válidos.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários