O estudo A Sentinela, "Artigo 3", Semana de 13 a 19 de março de 2023, Jeová faz as coisas correrem bem para nós, Respostas.
O estudo A Sentinela, «Artigo 3», 13-19-março-2023, Jeová faz as coisas correrem bem para nós, Respostas.
“Jeová estava com José e […] cuidava para que tudo o que ele fizesse acabasse bem” (Gn 39:3).
1, 2. (a) Por que os testes não nos pegam de surpresa?
Porque sabemos que a Bíblia diz em Atos 14:22 que os cristãos têm que passar por muitas dificuldades para entrar no Reino de Deus. Sabemos também que alguns de nossos problemas só serão totalmente resolvidos quando vivermos no novo mundo, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois todas essas coisas desaparecerão completamente.
O texto que foi mencionado de Atos 14:22 quando diz que temos que passar por muitas dificuldades para entrar no reino de Deus, aí o apóstolo Paulo parece contraditório que ele foi com essas palavras encorajar seus companheiros quando ele tinha acabado de receber uma surra em Listra como resultado da proclamação das boas novas, mas o que o apóstolo quis dizer é que os cristãos têm uma esperança maravilhosa e que a esperança, apesar de nossos sofrimentos, vale a pena passar por esses sofrimentos, porque sabemos o que nos espera em cada um de nós, os ungidos e aqueles que esperam viver aqui na terra.
1, 2. b) Sobre o que falaremos neste artigo?
Falaremos sobre como Jeová não nos impede de passar por provações, mas ele pode fazer com que tenhamos sucesso nelas e até mesmo nos ajudar a suportá-las. E veremos como ele ajudou o José a ir bem em tudo e como ele pode nos ajudar hoje.
Sim, essa ideia é muito interessante porque talvez se tenda a avaliar o sucesso ou não em um teste quando o teste termina quando ele foi aprovado, mas não é a ideia que vamos analisar hoje, mas sim que no decorrer dessa teste, veremos evidências de que Jeová está nos ajudando e, portanto, podemos considerar isso um sucesso durante o teste.
QUANDO OCORRE UMA MUDANÇA INESPERADA
3. Como a vida de José mudou da noite para o dia?
A vida de José mudou da noite para o dia, primeiro, seus irmãos por inveja o venderam para alguns mercadores midianitas, depois esses homens o venderam novamente, dessa vez para Potifar que era o chefe da guarda do Faraó no Egito. Assim, sua vida teve uma mudança inesperada: ele passou de filho muito chamado a escravo no Egito.
E essa mudança drástica com ele não foi aos poucos, ele não teve que se ajustar às circunstâncias, mas aconteceu da noite para o dia, algo que pode acontecer com qualquer um de nós também.
4. Que situações semelhantes à de José poderíamos enfrentar?
Assim como José, podemos sofrer o desprezo de nossos parentes, o ridículo ou mesmo perseguições, simplesmente por sermos discípulos de Jesus.
E é verdade que sabemos que embora vivamos neste mundo e saibamos que a qualquer momento nos pode acontecer um imprevisto, não deixa de ser algo difícil, tal como a vida do José mudou de um momento para o outro, também as nossas vidas podem mudança com uma ligação uma consulta médica um acidente mas temos que ter sempre em mente que assim como com o José, Jeová vai nos ajudar a ter sucesso.
E como o apóstolo Paulo também diz muito bem em primeiro Coríntios 10:13, porque é algo que é normal entre todas as pessoas, sempre acontece algo melhor, é que não acontece nada, mas a realidade é que sempre há um problema de um uma natureza ou outra, mas o que temos é ter fé e esperança que Jeová não nos deixará ser tentados além do que se pode suportar, mas junto com a tentação ele também nos dará a saída, por isso quando tivermos problemas , devemos deixar nas mãos dele e ele nos apoiará sempre que achar necessário.
5. O que Potifar percebeu? (Gênesis 39:2-6).
Potifar percebeu que Jeová estava com José e certificou-se de que tudo o que ele fazia acabava bem para ele. Consequentemente, José ficou conhecido como um jovem competente e trabalhador, então Potifar o nomeou seu assistente pessoal e o encarregou de toda a sua casa.
E sabemos que Potifar era egípcio que tinha uma religião egípcia que tinha uma cultura egípcia costumes muito diferentes, como devem ser surpreendentes e evidentes as qualidades de José ao perceber que ele era diferente que eram excelentes o que foi mencionado sobre sua competência, mas chegar a dizer que ele percebeu que Jeová estava com José era outra coisa era chegar a reconhecer que havia um Deus acima dele que estava lhe dando sua ajuda, e isso é muito interessante porque é isso que mostra que tudo estava nomeado para ele. o que foi nomeado porque Jeová estava conduzindo os fios.
E na imagem podemos ver o início dessa relação entre José e Potifar, nada do que vemos na imagem pode sugerir que a vida de José a partir daquele momento seria maravilhosa, mas muito pelo contrário, sem. que Jeová tem tudo sob controle e que o que a princípio pode parecer uma maldição, ele pode enchê-lo de bênçãos.
ILUSTRAÇÃO
Potifar compra José para ser seu escravo. Jeová fez com que as coisas corressem bem para José, mesmo quando ele foi vendido a Potifar para ser seu escravo. (Ver parágrafo 5).
6. Como José deve se sentir?
De seguro. José tinha saudades de sua família, é possível que o que ele mais desejasse era ser livre e voltar para a casa paterna. É verdade que ele tinha muitos privilégios, mas não era fácil permanecer escravo de um homem que adorava outros deuses. E de qualquer maneira, Jeová não fez Potifar libertá-lo.
Talvez José pensasse que sua situação poderia mudar e melhorar, mas não foi assim, Jeová não permitiu que José fosse solto e ele ainda teve que enfrentar aquela situação e muito pior como veremos agora mais adiante.
E no parágrafo 2 vimos que Jeová não impede que as provações cheguem até nós mas sim nos ajuda a superá-las e o caso de José nos mostra justamente isso, como Jeová que embora nos permita ser testados também oferece ajuda para sermos capaz de suportar.
SE A SITUAÇÃO PIOR
7. Por que se pode dizer que a situação de José piorou? (Gênesis 39:14, 15).
As coisas pioraram para José, pois a esposa de Potifar tentou seduzi-lo, ficou com tanta raiva que acusou José de tentativa de estupro, então Potifar colocou José na prisão, um lugar escuro e deprimente. Além disso, a Bíblia no Salmo 105:17:18 diz que José tinha os pés algemados e acorrentados pelo pescoço, então ele deixou de ser um escravo de confiança para se tornar um prisioneiro comum.
E a história não termina aí, mas continua porque quando Potifar descobriu, obviamente o colocou na cadeia e disse que talvez não fosse uma cela como talvez outras que não fossem tão ruins mas ele disse que era um buraco de cisterna , ou seja, era um lugar escuro, frio, talvez úmido, ele ia se expor o máximo possível na situação.
E embora no parágrafo anterior tenhamos visto que não era a vida que José desejava, também não era uma vida má, tinha certos privilégios, tinha uma posição elevada entre todos os outros servos, porém, tudo isso muda e também não por um curto período de tempo, porque embora só o leiamos em um versículo da Bíblia, diz-se que isso durou anos, então temos que nos colocar no lugar de Joseph novamente para ver como ele vai de uma boa posição para uma muito má posição e que dura anos.
8. Do que podemos ter certeza mesmo quando as coisas pioram?
Devemos ter certeza de que Jeová, nosso Pai Celestial, está muito atento a tudo o que nos acontece e se importa conosco. Além disso, Ele nos prometeu: que nunca nos deixará e nunca nos abandonará.
Que temos que ter em mente as palavras de Hebreus 13:5 que Jeová nos prometeu que nunca nos deixará e que nunca nos abandonará, então mesmo pensando que o problema que temos não tem solução, temos que pense que Jeová sempre estará lá para nos ajudar.
Sim, ele também nos convida em primeiro Pedro 5: 6, 7 a lançar sobre ele todas as nossas preocupações porque ele se importa conosco, então ele nos encoraja a orar a ele em todas as situações, mas especialmente nas difíceis, porque pedimos ajuda a ele porque ele vai nos dar uma ajuda e com certeza que o José é o que ele fez o tempo todo.
9. O que mostra que Jeová esteve com José durante seus anos na prisão? (Gênesis 39:21-23).
Isso mostra que Jeová sempre esteve com José, pois, assim como havia feito com Potifar, permitiu que ele ganhasse a confiança e o respeito do chefe da prisão, por isso o colocou como responsável por todos os presos. Realmente, isso só foi possível porque, como diz Gênesis 3923, Jeová estava com José e Jeová estava encarregado de que tudo o que ele fizesse acabasse bem para ele.
Então vemos que mesmo naquela fase sombria da vida de José, Jeová estava com ele e ele ganhou confiança e respeito e eles o colocaram no comando de todos os outros prisioneiros, então como no caso de Potifar aqui diz que o chefe de a pressão também não se preocupou com nada, só confiou tudo a ele porque, além de ter a mente mais ocupada como já foi comentado, já que Jeová estava com José, ele o apoiou em tudo porque senão é lógico pensar que depois das acusações que ele tinha, não iam colocá-lo no comando de tudo, então é claro que Jeová não abandonou José.
Vemos sim que José está ocupado com essas tarefas e por isso é capaz de não sucumbir a sentimentos negativos e que por outro lado as pessoas ao seu redor percebem que ele é diferente de alguém que, como diz a Bíblia, tudo o que ele fez deu certo ele, portanto, ele tem o favor divino.
ILUSTRAÇÃO
Bem, eu posso ver nesse relato do José que o José nunca reclamou, ele poderia ter toda a confiança em Jeová, por isso Jeová o abençoou tanto porque aí eu não sei porque ele reclamou de alguma coisa.
José dá ordens a outros presos. Jeová estava com José mesmo durante seus anos na prisão, por isso ele foi encarregado de todos os prisioneiros. (Ver parágrafo 9).
10. Por que é provável que José não sentisse que tudo estava dando certo para ele?
Porque a verdade é que ele havia sido vítima de uma falsa acusação, então com certeza, como sempre, o que ele mais queria era ser inocentado disso e posto em liberdade. A Bíblia em Gênesis 40:14 diz que fezes foi o seu sentimento, porque José pediu ao copeiro, que estava para ser solto da prisão, que falasse com Faraó para que ele nos tirasse da prisão. Mas esse homem demorou muito para falar com Faraó, então José teve que passar mais dois anos na prisão.
Sim, como já foi dito, tenho certeza que o José não estava raciocinando, bem estou bem, não estou tão mal, bem, quanto a isso, não, com certeza ele pensou com o quão bem eu estava em minha casa com o que meu pai me amava, porém tinha certeza que naquele momento não via como a mão de Jeová estava em tudo, veremos nos próximos parágrafos como podemos evitar pensar que tudo está dando errado para nós.
11. Que presente Jeová deu a José, e como isso contribuiu para o cumprimento do propósito de Jeová?
Jeová deu a Joseph o dom de interpretar sonhos. E embora José não soubesse na época, o fato de Jeová ajudá-lo a explicar o significado dos sonhos a Faraó, permitiu que mais tarde, já nomeado administrador de alimentos para todo o Egito, pudesse salvar sua própria família, que estava com o tempo eles se tornaram ancestrais do Messias.
E isso contribuiu para o cumprimento do propósito de Jeová desde anos mais tarde quando houve um tempo que afetou não só o Egito mas também Canaã onde morava sua família, a família de José inclusive seu pai, graças ao cargo importante que ele era o administrador de A comida do Egito porque agora ele conseguiu salvar sua família, então graças a isso o propósito de Jeová foi cumprido porque também através de sua família através de sua linhagem veio o Messias.
12. O que Jeová fez para que José fizesse o bem?
Jeová interveio no meio de todas as dificuldades pelas quais José passou para que tudo o que ele fizesse desse certo. Assim, Jeová, fiel ao seu nome e seu significado, transformou o plano iníquo dos irmãos de José em um meio de cumprir sua vontade.
Jeová também lhe deu o dom de interpretar sonhos e por isso ele interpretava os sonhos que perturbavam Faraó.
O QUE JEOVÁ FAZ PARA NOS IR BEM?
13. Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos?
Não, ele não faz isso. Na verdade, a Bíblia em Eclesiastes 9:11 diz que todo mundo tem um momento ruim e algum imprevisto. Apesar disso, o que podemos ter certeza, quando passamos por uma prova, é que Jeová está muito atento a tudo e ouve nossos gritos de socorro, além disso, como diz o Salmo 55:22, Ele não vai segurar, ele nunca vai allow calle el justo, por isso nos ajudará a enfrentar com sucesso as dificuldades.
A Bíblia não apóia a ideia de que Jeová intervém em todas as situações, mas como diz Eclesiastes 9:11, algum mal vem sobre nós em algum momento e algum imprevisto.
14. Como Jeová nos ajuda em tempos difíceis?
Jeová nos consola e nos encoraja exatamente quando precisamos. Por exemplo, um irmão do Turcomenistão, condenado a dois anos de prisão, conta que, no dia de seu julgamento, um irmão lhe mostrou Isaías 30:15, que diz: Sua força dependerá de você permanecer calmo e confiante. Ele diz que esse versículo o ajudou a ter calma e confiança em Jeová, e também lhe deu força durante todo o tempo em que esteve na prisão. Esse exemplo nos mostra que Jeová nos dá consolo e encorajamento quando mais precisamos.
Que Jeová nos console, e cita-se o exemplo do irmão do Turquemenistão, ali a força dele vai depender de manter a calma e mostrar confiança, então ele diz que essas palavras o ajudaram a ficar mais calmo em todos os momentos, então vemos que Jeová está sempre olhando por nós.
15, 16. O que aprendemos com a experiência de Tori?
Nossa irmã Tori, passou por uma provação difícil, perdeu seu filho na morte. Apesar de sua dor, algum tempo depois, ele percebeu como Jeová o havia ajudado. Ela lembra que Jeová a apoiou amorosamente durante todo o tempo em que Mason, seu filho, esteve doente, mesmo quando estava muito fraco para receber visitas, por exemplo. Os Irmãos viajaram duas horas para ir ao hospital e sustentá-lo, também o ajudaram financeiramente . Então, mencione que eles sempre tiveram o que era preciso para aguentar. Assim, aprendemos com essa experiência que muitas vezes não percebemos como Jeová nos ajudou durante uma prova até que a deixamos para trás.
E embora seja verdade que talvez os problemas que enfrentamos não sejam resolvidos da maneira que esperávamos ou da melhor maneira, neste caso, o filho de nossa irmã Tori teria sido curado, mas somos capazes de meditar e ter tempo para pense naqueles momentos do passado que talvez tenham sido angustiantes com certeza vão descobrir como ela que de uma forma ou de outra Jeová estava nos ajudando e cuidando de nós.
“Jeová nos deu exatamente o que precisávamos”
Mason foi diagnosticado com câncer quando tinha sete anos de idade e lutou bravamente contra essa doença por seis anos. Por causa do câncer, ele foi hospitalizado várias vezes. Mas os irmãos perceberam que ele sempre fazia a mesma coisa quando saía do hospital: ia logo pregar. Até ter forças, Mason adorava falar sobre Jeová com outras pessoas.
Quando Mason morreu, mais de 700 pessoas compareceram ao seu funeral, incluindo professores e colegas. Uma professora que foi vê-lo pouco antes de sua morte disse que gostaria que seus filhos tivessem tanta fé quanto ele. Ela também comentou que nos cinco anos em que morou na região, nenhuma Testemunha a visitou. No dia seguinte àquela visita, duas Testemunhas de Jeová foram à casa dela e ela disse que iria à reunião.
Tori, a mãe de Mason, disse: “Pensar que Jeová não realizou um milagre para salvar meu filhinho às vezes tornava difícil para mim ver que ele estava realmente nos ajudando a ter sucesso. Ele estava lá, ao nosso lado. Jeová nos deu exatamente o que precisávamos quando precisávamos.”
VEJAMOS AS BÊNÇÃOS QUE JEOVÁ NOS DEU
17, 18. O que nos ajudará a ver e apreciar o apoio de Jeová quando passarmos por provações? (Salmo 40:5).
O que nos ajudará é parar e pensar com frequência em como Jeová está nos ajudando a enfrentar uma provação com êxito. Devemos ter em mente o que Salmos 40:5 diz: Há muitas obras maravilhosas e pensamentos de Jeová a nosso favor. Portanto, seria bom que, ao final de cada dia, nos perguntássemos: “Que bênçãos de Jeová recebi hoje? Embora o teste ainda esteja lá, o que ele está fazendo para me ajudar a suportar, e então devemos agradecê-lo pelo apoio que ele nos dá. Temos certeza de que, assim como ajudou Joseph nas provações, Jeová promete nos dar forças e nos ajudar a perseverar.
Acho interessante que nenhum dos dois parágrafos fala sobre a esperança da vida eterna ou fala sobre se apegar a essa esperança se não falam sobre hoje, hoje no final do dia pergunte a si mesmo o que Jeová fez por você hoje e é então um dia em Talvez nos ajude a chegar ao fim daquele dia onde temos a vida eterna.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que Jeová fez para que José fizesse o bem durante o tempo em que era escravo na casa de Potifar?
Bem, Jeová deu sua graça a seu favor e essa capacidade de trabalhar, de prosperar para que tudo corresse bem para José. E Potifar percebeu e aproveitou essa habilidade e essa benção que ele tinha, porque se ele tratasse bem a José, Jeová abençoaria a casa de Potifar.
O que Jeová fez para que José se saísse bem na prisão?
Novamente lhe deu sua graça, seu favor, carisma e aquela bênção que o acompanhava, pois naquele buraco daquela cisterna ele pôde florescer e prosperar. O José conquistou a confiança e o respeito deste chefe da prisão que o fez o seu braço direito e graças a isso o José teve certos privilégios, certas vantagens e acima de tudo a sua mente estava ocupada.
O que Jeová está fazendo hoje para que tudo corra bem para nós?
Jeová não nos deixa sozinhos, Jeová nos dá sua bênção para que possamos prosperar mesmo estando em situações como um buraco ou uma cisterna. Jeová nos abençoa e faz cruzar nosso caminho pessoas que também podem nos ajudar e também nos dá as ferramentas necessárias, pois quer que saibamos que ele, seu amado filho Jesus Cristo, seus anjos estão zelando por nós. Ele também nos dá o Espírito Santo para que possamos perseverar e não perder a fé ou a esperança nele.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário