FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 27 de março a 2 de abril de 2023, Discurso, O que acontece se por circunstâncias excepcionais não pudermos comparecer à Comemoração?, Lição 18, Tarefa Preparada.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 27 de março, 2 de abril de 2023, Discurso, Lição 18, Tarefa Preparada. 

Discurso (5 min.): w93 1/2 31. Título: E se não pudermos comparecer à Comemoração devido a circunstâncias excepcionais? (Lec. 18).

Se um cristão estiver doente ou viajando e não puder assistir à Comemoração, deve celebrá-la um mês depois? O antigo Israel celebrava a Páscoa todos os anos no dia 14 de Nisan. Mas a pergunta surge por causa da provisão especial mencionada em Números 9:10, 11, que convidamos você a ler.Se você a encontrou, por favor, acompanhe-me com a leitura.

VAMOS LER NÚMEROS 9:10,11.

“Diga aos israelitas: 'Mesmo que algum de vocês ou as gerações futuras se tornem impuros por tocar num morto ou estejam longe em uma viagem, vocês devem preparar o sacrifício da Páscoa para Jeová. 11 Devem prepará-lo no segundo mês, no dia 14, ao anoitecer. Eles devem comê-lo junto com pão sem fermento e verduras amargas.

Observe que a lei limitou a data da celebração da Páscoa. Foi dito: “Você deve prepará-lo [e….] Você deve comê-lo” no segundo mês, mas “Somente” no caso de um israelita que estava cerimonialmente impuro em 14 de nisã ou que estava longe de onde a Páscoa era celebrado, ou seja, ele não deve escolher a data de acordo com sua conveniência. A data era 14 de nisã e era um mandato. O segundo mês era apenas opcional em casos muito especiais.

Para os judeus do primeiro século, a data 14 de nisã era a noite da celebração e até para Jesus e seus discípulos, aquele dia era importante porque era um mandato e eles obedeciam como era, guardavam a páscoa na data que Deus havia designado. Vamos, por favor, ler Lucas 22:7, 8. Ele diz:

VAMOS LER LUCAS 22:7,8.

Então chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, na qual o sacrifício da Páscoa deveria ser oferecido. 8 Então Jesus enviou Pedro e João com estas instruções: “Vão e preparem a Páscoa para nós comermos”.

Naquela mesma noite, 14 de nisã, na celebração da Páscoa judaica, Jesus instituiu a celebração anual que as Testemunhas de Jeová conhecem como "a Ceia do Senhor". É o evento mais importante do ano para os cristãos, na verdade, é um mandato. Agora vamos ler Lucas 22:19. Diz:

VAMOS LER LUCAS 22:19.

Então ele pegou um pão, agradeceu a Deus, partiu-o, deu a eles e disse: “Isto representa o meu corpo, que será dado em seu benefício. Continue fazendo isso em memória de mim."

Então hoje os cristãos não celebram mais a Páscoa, porque não estamos sob a Lei Mosaica, mas o que celebramos e é um mandato, é a Comemoração da morte de Jesus ou "Ceia do Senhor" e será celebrada na próxima semana, em 4 de abril deste ano, após o pôr do sol.

Portanto, voltamos à pergunta inicial: Se um cristão está doente ou viajando e por isso não pode assistir à Comemoração, deve celebrá-la um mês depois?

Não, você não deve comemorar um mês depois, então o que fazer neste caso? Pois bem, no caso de um cristão que participa dos emblemas há anos, esteja acamado, seja em casa ou no hospital, um dos anciãos da congregação lhe trará o pão e o vinho, lerão alguns textos bíblicos apropriados textos e servirá os emblemas para comê-los.

E se um cristão ungido estiver viajando, deve planejar ir a uma congregação na região onde está naquela data.

E no caso de nós que não somos participantes ou que temos esperança de viver para sempre em uma Terra paradisíaca, não há opção, é um mandato, a ceia do Senhor deve ser celebrada na mesma noite que corresponde ao judaísmo Nisã 14.

Portanto, se alguém estiver doente ou viajando e não puder comparecer a nenhuma congregação naquela noite, deve ler em particular os textos apropriados (referentes a essa celebração) e orar para que Jeová abençoe essa celebração em todo o mundo. Mas isso será feito apenas nessa data. nenhum outro.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários