Estudo de A Sentinela, semana de 27 de março a 2 de abril de 2023, "O amor de Cristo nos compele", Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 27 de março de 2 de abril de 2023, “O amor de Cristo nos compele”, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta direta.
Amarelo Escuro: Resposta Adicional.
Azul Claro: Pontos Adicionais.
"O amor do Cristo nos constrange, [...] para que os que vivem não vivam mais para si mesmos" (2 COR. 5:14, 15).
1, 2. (a) Que sentimentos a meditação na vida e no ministério de Jesus pode despertar em nós? b) O que veremos neste artigo?
QUANDO alguém que amamos morre, sentimos um vazio enorme. A princípio, quando pensamos nos dias que antecedem a morte, podemos sentir apenas dor, principalmente se a pessoa sofreu muito antes de morrer. Com o tempo podemos nos lembrar de detalhes sobre a pessoa amada que nos ajudam a recuperar a alegria, por exemplo, algo que nos ensinaram ou algo que fizeram ou disseram para nos animar ou nos fazer sorrir.
2 O mesmo se aplica ao sofrimento e morte de Jesus. Enche-nos de dor ler o que a Bíblia diz, como fazemos durante a época da Comemoração, quando passamos mais tempo refletindo sobre o grande valor de seu sacrifício (1 Coríntios 11:24, 25). Mas, a). Quando pensamos nas coisas que Jesus fez e disse quando esteve na Terra, ficamos muito felizes. Também nos dá forças para pensar no que ele está fazendo agora e no que fará por nós no futuro. b). Neste artigo veremos que meditar sobre todas essas coisas e sobre o amor que Jesus tem por nós nos leva a mostrar nossa gratidão de diferentes maneiras.
A GRATIDÃO NOS INCENTIVA A SEGUIR TOTALMENTE A JESUS
3. Que motivos temos para sermos gratos pelo resgate?
3 Meditar na vida e na morte de Jesus nos enche de gratidão. Durante seu ministério na Terra, ele ensinou às pessoas as coisas boas que o Reino de Deus realizará. Para nós, essas verdades do Reino são muito valiosas. Somos muito gratos pelo resgate, pois nos permite ser bons amigos de Jeová e de Jesus. Aqueles de nós que demonstram fé em Jesus também têm a esperança de viver para sempre e de ver os entes queridos que morreram novamente (João 5:28, 29; Romanos 6:23). Na verdade, nada fizemos para merecer essas bênçãos. Jamais poderemos retribuir a Deus e a Cristo tudo o que fizeram por nós (Rm 5:8, 20, 21). Mas como podemos mostrar a eles que somos muito gratos? Vamos ver.
4. O que Maria Madalena fez para mostrar que era grata pelo que Jesus havia feito por ela? (Ver desenho).
4 Considere o exemplo de uma judia chamada Maria Madalena. Ela sofreu muito, pois estava possuída por sete demônios que a atormentavam. Talvez ele pensasse que sua situação era desesperadora. Podemos imaginar o que significou para ela quando Jesus a libertou daqueles demônios? Você deve ter ficado muito grato. É por isso que ela se tornou uma seguidora de Cristo e usou seu tempo, sua energia e seus bens para atendê-lo durante seu ministério (Lucas 8:1-3). Embora Maria apreciasse muito o que Jesus havia feito pessoalmente por ela, ela pode não ter entendido completamente o tremendo presente que ele logo ofereceria. Jesus daria sua vida pela humanidade para que qualquer um que demonstrasse fé nele recebesse a vida eterna (João 3:16). Independentemente disso, Maria mostrou com sua lealdade que estava muito grata.Quando Jesus foi pregado na árvore, ela ficou por perto para apoiar Jesus e os outros que estavam presentes (João 19:25). E, quando Jesus estava no túmulo, Maria e outras duas mulheres trouxeram especiarias aromáticas para aplicar no corpo de Jesus (Marcos 16:1, 2). Jeová recompensou generosamente a lealdade de Maria. Que grande alegria ela sentiu ao ver Jesus ressuscitado e poder falar com ele! Essa foi uma honra que poucos discípulos tiveram (João 20:11-18).
5. Como podemos mostrar gratidão por tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós?
5 Nós também podemos mostrar apreço por tudo o que Jeová e Jesus fizeram por nós. Como? Usando nosso tempo, nossas energias e nossos recursos econômicos para promover as atividades do Reino. Por exemplo, podemos nos oferecer para ajudar a construir e manter os prédios que usamos para adorar a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Uma jovem irmã reflete sobre o que está lendo na Bíblia. Ele imagina Maria Madalena consolando Maria, a mãe de Jesus, enquanto ele é pendurado na estaca de tortura. Como meditar no exemplo de Maria Madalena o leva a ser grato? (Ver parágrafos 4 e 5).
O AMOR A JEOVÁ E A JESUS NOS INCENTIVA A AMAR AO OUTRO
6. Por que dizemos que o resgate é um presente para cada um de nós?
6 Quando pensamos no grande amor que Jeová e Jesus têm por nós, sentimos o desejo de amá-los também (1 João 4:10, 19). E os amamos ainda mais quando entendemos que Jesus morreu por cada um de nós. O apóstolo Paulo ficou muito grato por este presente. Por isso, em sua carta aos Gálatas, ele escreveu: “O Filho de Deus […] me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20). Por causa do sacrifício de Jesus, Jeová atraiu você para ser seu amigo. — João 6:44. Você não se emociona ao saber que Jeová viu algo de bom em você e pagou o preço mais alto possível para ser seu amigo? Isso não o enche de amor por Jeová e Jesus? É por isso que todos podemos nos perguntar: "O que me levará a fazer esse amor?"
7. Conforme visto na fotografia, o que todos nós podemos fazer para mostrar que amamos a Jeová e a Jesus? (2 Coríntios 5:14, 15; 6:1, 2).
7 Nosso amor a Deus e a Cristo nos compele a amar os outros (ver 2 Coríntios 5:14, 15; 6:1, 2). Uma maneira de demonstrar isso é pregar entusiasticamente a todos, sem exceção. Pregamos para pessoas de qualquer raça, cultura e posição social ou econômica. Assim, cooperamos com Jeová, “porque a sua vontade é que todo tipo de pessoas se salvem e cheguem ao conhecimento exato da verdade” (1 Tim. 2:4).
ILUSTRAÇÃO
A jovem irmã da foto acima convida uma colega para a Comemoração. O amor a Deus e a Cristo nos leva a pregar a todos, sem exceção. (Ver parágrafo 7).
8. Como podemos mostrar que amamos nossos irmãos?
8 Outra forma de mostrar que amamos a Deus e a Cristo é amando nossos irmãos (1 João 4:21). Por exemplo, nos preocupamos pessoalmente com eles e os ajudamos quando estão passando por momentos difíceis. Nós os consolamos quando perdem um ente querido , os visitamos quando estão doentes e fazemos tudo ao nosso alcance para animá-los quando estão deprimidos (2 Coríntios 1:3-7; 1 Tessalonicenses 5:11). , 14). Também oramos por eles , porque sabemos que “a súplica de um justo tem grande efeito” (Tiago 5:16).
9. De que outra forma podemos mostrar que amamos nossos irmãos?
9 Outra maneira de mostrar que amamos nossos irmãos é fazer o possível para nos dar bem com eles. Tentamos perdoar como Jeová faz. Pense nisto: se Jeová permitiu que seu Filho morresse por nossos pecados, não deveríamos prontamente perdoar nossos irmãos quando eles fizessem algo contra nós? Não queremos ser como o escravo perverso de uma das parábolas de Jesus. Seu mestre havia perdoado uma dívida enorme, mas ele não queria perdoar a outro escravo uma dívida muito menor do que a sua (Mt 18:23-35). Portanto, se você teve um desentendimento com um irmão, por que não tenta tomar a iniciativa de fazer as pazes antes da Comemoração? (Mateus 5:23, 24). Isso mostrará que você ama muito a Jeová e a Jesus.
10, 11. Como os anciãos podem mostrar que amam a Jeová e a Jesus? (1 Pedro 5:1, 2).
10 Os anciãos podem demonstrar seu amor a Jeová e a Jesus de uma maneira muito especial: cuidando com amor das ovelhas de Jesus. — Leia 1 Pedro 5:1, 2. O Filho de Deus deixou isso bem claro ao apóstolo Pedro. Como Pedro havia negado três vezes que o conhecesse, é provável que estivesse ansioso para confirmar sua afeição por ele. Depois de ressuscitar, Jesus perguntou-lhe: "Simão, filho de João, tu me amas?" Certamente, Pedro teria feito qualquer coisa para mostrar a ele que sim. E a resposta de Jesus foi: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:15-17). A partir de então, Pedro cuidou com amor das ovelhas do Senhor, mostrando assim que o amava.
11 Como os anciãos podem mostrar durante a época da Comemoração que levam a sério as palavras de Jesus a Pedro? Eles podem mostrar o quanto amam a Jeová e a Jesus por se manterem ocupados como pastores e fazerem um esforço especial para ajudar os inativos. — Eze. 34:11, 12. Além disso, eles podem prestar atenção aos estudantes da Bíblia e aos participantes da Comemoração pela primeira vez. Eles veem essas pessoas como futuros discípulos e querem que eles se sintam à vontade.
O AMOR POR CRISTO NOS INCENTIVA A SER CORAJOSOS
12. Por que nos ajuda a ter coragem de pensar no que Jesus disse na noite anterior à sua morte? (João 16:32, 33).
12 Na noite anterior à sua morte, Jesus disse aos seus discípulos: “No mundo tereis sofrimento. Mas seja corajoso, eu venci o mundo” (leia João 16:32, 33). O que ajudou Jesus a ser corajoso quando seus inimigos o ameaçaram e a ser leal até a morte? Sua confiança em Jeová. Sabendo que seus discípulos passariam por provações semelhantes, Jesus pediu a Jeová que cuidasse deles. — João 17:11. Por que isso nos ajuda a ser corajosos? Porque Jeová é mais poderoso do que qualquer inimigo que possamos ter (1 João 4:4). E ele está muito ciente de tudo. Estamos convencidos de que, se confiarmos totalmente em Jeová, podemos superar nossos medos e ser corajosos.
13. Como José de Arimateia demonstrou coragem?
13 Pensemos em José de Arimateia, um homem muito respeitado na sociedade judaica. Ele era membro da corte suprema dos judeus, o Sinédrio. Mas ele não teve muita coragem durante o ministério de Jesus. João diz que ele "era discípulo de Jesus, embora em segredo, porque tinha medo dos judeus" (João 19:38). Embora estivesse interessado na mensagem do Reino, ele ocultou sua fé no Filho de Deus. Ele deve ter ficado com medo de perder o respeito da comunidade. Seja como for, a Bíblia nos diz que, após a morte de Jesus, José finalmente “criou coragem, foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus” (Marcos 15:42, 43). A fé de Joseph não era mais um segredo.
14. O que devemos fazer se estivermos preocupados com o que eles dirão?
14 Você está preocupado com o que eles vão dizer, como aconteceu com José de Arimateia? Você às vezes tem vergonha de dizer na escola ou no trabalho que é uma Testemunha de Jeová? Você está deixando para mais tarde a decisão de se tornar publicador ou de ser batizado? Não deixe que o medo do que os outros pensam de você o impeça de fazer o que é certo. Ore a Jeová para ajudá-lo e dar-lhe coragem para fazer a vontade dele. Vê-lo responder às suas orações o tornará mais forte e corajoso (Is. 41:10, 13).
A ALEGRIA NOS INCENTIVA A SERVIR A JEOVÁ SEM PARAR
15. Que efeito teve sobre os discípulos a alegria de ver Jesus ressuscitado? (Lucas 24:52, 53).
15 Quando Jesus morreu, seus discípulos sentiram uma profunda tristeza. Como você se sentiria no lugar dele? Os discípulos haviam perdido um amigo querido e suas esperanças se foram com ele (Lucas 24:17-21). Mas Jesus apareceu a eles mais tarde e levou tempo para explicar que estava cumprindo as profecias da Bíblia. Além disso, confiou-lhes uma tarefa muito importante (Luc. 24:26, 27, 45-48). E, quando Jesus subiu ao céu, 40 dias depois, a tristeza de seus discípulos já havia se transformado em grande alegria. Ficaram muito felizes em saber que Jesus estava vivo e que os ajudaria a cumprir sua nova missão. Essa alegria os levou a louvar a Jeová sem parar (leia Lucas 24:52, 53; Atos 5:42).
16. Como podemos seguir o exemplo dos discípulos de Jesus?
16 E como podemos seguir o exemplo dos discípulos de Jesus? Servir a Jeová com alegria todos os dias, não apenas durante a época da Comemoração. Para conseguir isso, devemos colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. Por exemplo, alguns mudaram seus horários de trabalho para ter mais tempo para pregar, assistir às reuniões e fazer o culto doméstico semanalmente. Alguns até mesmo decidiram abrir mão de coisas que outros consideram essenciais para ajudar mais na congregação ou ir pregar onde há pouquíssimas Testemunhas. É verdade que é preciso perseverar para continuar servindo a Jeová, mas ele promete nos abençoar muito se colocarmos o Reino em primeiro lugar (Pv 10:22; Mt 6:32, 33).
17. O que devemos fazer nesta época da Comemoração? (Veja a foto).
Aguardamos ansiosamente a terça-feira, 4 de abril, para celebrar a Comemoração. Mas não há motivo para esperar até esse dia para meditar na vida e na morte de Jesus e no amor que ele e Jeová demonstraram por nós. Aproveite todo o tempo que tiver durante a época da Comemoração para fazer isso. Por exemplo, você pode reservar um tempo para analisar cuidadosamente os eventos que aparecem no apêndice B12 da Tradução do Novo Mundo, intitulado “A última semana de Jesus na Terra”. Procure passagens que alimentem sua gratidão, seu amor, sua coragem e sua alegria. E pense em maneiras concretas de mostrar que você é grato do fundo do coração. Não se engane: Jesus apreciará tudo o que fizermos para nos lembrarmos dele durante esta época da Comemoração (Ap 2:19).
ILUSTRAÇÃO
A jovem irmã complementa sua leitura da Bíblia com as informações que constam na tabela do apêndice B12 da “Tradução do Novo Mundo”, intitulada “A última semana de Jesus na terra”. Durante a época da Comemoração, reserve tempo para refletir no que Jeová e Jesus fizeram por você. (Ver parágrafo 17).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
De que maneiras mostramos nossa gratidão pelo “amor do Cristo”?
Usando nosso tempo, nossas energias e nossos recursos econômicos para promover as atividades do Reino. Por exemplo, podemos nos oferecer para ajudar a construir e manter os prédios que usamos para adorar a Jeová.
Como o “amor do Cristo” nos induz a amar os outros e ser corajosos?
O amor que sentimos por Deus e por Cristo nos impele a amar os outros. Uma maneira de demonstrar isso é pregar entusiasticamente a todos, sem exceção. Pregamos para pessoas de qualquer raça, cultura e posição social ou econômica.
Estamos convencidos de que, se confiarmos totalmente em Jeová, podemos superar nossos medos e ser corajosos.
O que devemos fazer para que "o amor de Cristo" nos encha de alegria?
Servir a Jeová com alegria todos os dias, não apenas durante a época da Comemoração. Para conseguir isso, devemos colocar o Reino de Deus em primeiro lugar.
Por exemplo, alguns mudaram seus horários de trabalho para ter mais tempo para pregar, assistir às reuniões e fazer o culto doméstico semanalmente.
Alguns até mesmo decidiram abrir mão de coisas que outros consideram essenciais para ajudar mais na congregação ou ir pregar onde há pouquíssimas Testemunhas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário