Estudo de A Sentinela, semana de 20 a 26 de março de 2023, Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 20 a 26 de março de 2023, Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

"Continue fazendo isso em memória de mim" (LUCAS 22:19).

1, 2. Por que assistimos à Comemoração todos os anos?

 Há quase 2.000 anos, Jesus deu sua vida por nós, e por isso temos a oportunidade de viver para sempre. Na noite anterior à sua morte, ele estabeleceu uma cerimônia simples na qual usava pão e vinho. Ele ordenou aos seus discípulos que continuassem a celebrá-lo para que se lembrassem daquele grande gesto de amor (1 Cor. 11:23-26).

2 Os cristãos obedecem a esse mandamento de Jesus porque o amamos muito (João 14:15). Durante a época da Comemoração, mostramos o quanto valorizamos o sacrifício deles. Por exemplo, passamos o tempo orando e meditando sobre o significado de sua morte. Além disso, adoramos passar mais tempo pregando para convidar o máximo de pessoas possível para se juntar a nós neste evento tão especial. E, claro, não queremos que nada nos impeça de assistir à Comemoração.

3. O que veremos neste artigo?

3 Os servos de Jeová têm se esforçado muito para se lembrar da morte de Cristo. Neste artigo veremos três fatos que demonstram isso: 1) celebramos a Comemoração como Jesus disse, 2) convidamos outras pessoas a assistir e 3) a celebramos apesar das dificuldades.

CELEBRAMOS A COMEMORAÇÃO COMO DISSE JESUS

4. (a) Que verdades são explicadas todo ano na Comemoração? (Lucas 22:19, 20). (b) Por que entender essas verdades é tão especial?

4 Todos os anos, quando assistimos à Comemoração, ouvimos um discurso baseado na Bíblia que responde claramente a algumas perguntas. a). Por exemplo, por que precisamos do resgate e como a morte de um homem alcança o perdão dos pecados de muitas pessoas. Somos lembrados de quem come o pão e bebe o vinho e o que esses símbolos representam (ver Lucas 22:19, 20). Durante a palestra, refletimos sobre as bênçãos que terão aqueles que esperam viver na terra (Is. 35:5, 6; 65:17, 21-23). Compreender essas verdades é algo muito especial; não devemos tomá-lo como garantido. b). Existem bilhões de pessoas que não os entendem e que não sabem dar ao sacrifício de Jesus o valor que ele merece. Além disso, eles não comemoram a morte de Jesus como ele disse que faria. E isso a que se deve?

5. Como as pessoas começaram a comemorar a morte de Jesus depois que a maioria dos apóstolos morreu?

5 Pouco depois da morte da maioria dos apóstolos de Jesus, falsos cristãos começaram a se infiltrar na congregação (Mateus 13:24-27, 37-39). Eles disseram “coisas distorcidas para arrastar os discípulos e conduzi-los após eles” (Atos 20:29, 30). Uma das "coisas distorcidas" que eles começaram a ensinar ao longo do tempo foi que Jesus não ofereceu seu corpo "uma vez para levar os pecados de muitos". Ao contrário do que a Bíblia diz, eles ensinaram que o sacrifício de Cristo deve ser oferecido repetidas vezes (Hb 9:27, 28). Hoje, muitas pessoas de bom coração acreditam neste falso ensinamento. Eles vão à igreja todas as semanas, ou mesmo todos os dias, para celebrar o que é conhecido como o sacrifício da missa.Por outro lado, existem religiões que lembram a morte de Jesus com menos frequência, mas a maioria de seus membros não entende claramente o que isso significa. Alguns podem se perguntar: "Meus pecados podem realmente ser perdoados graças à morte de Jesus?" Alguns fazem essa pergunta porque foram levados a acreditar que o sacrifício de Jesus não serve para perdoar nossos pecados. E os verdadeiros seguidores de Cristo, o que eles fizeram?

6. O que um grupo de estudantes da Bíblia passou a entender em 1872?

6 Na década de 1970, um grupo de estudantes da Bíblia, liderados por Charles Russell, começou a estudar profundamente a Palavra de Deus. Eles queriam entender o verdadeiro valor do sacrifício de Jesus e como se lembrar de sua morte. Em 1872 eles entenderam com a ajuda da Bíblia que Jesus pagou um resgate por toda a humanidade. E eles não guardaram segredo do que descobriram. Pelo contrário, publicaram em livros, jornais e revistas . Logo depois, começaram a celebrar a Comemoração apenas uma vez por ano, assim como faziam os cristãos do primeiro século.

7. Como o que os primeiros estudantes da Bíblia investigaram nos beneficia hoje?

 7 Como tudo o que aqueles cristãos sinceros investigaram tantos anos atrás nos beneficia hoje? Jeová abençoou seus esforços e, graças a isso, vemos claramente o que significa o sacrifício de Jesus e tudo o que ele realizará (1 João 2:1, 2). Também aprendemos que a Bíblia oferece duas esperanças para as pessoas que obedecem a Deus: vida imortal no céu para alguns e vida eterna na terra para milhões. E nos sentimos mais próximos de Jeová quando refletimos sobre o quanto ele nos ama e quanto o sacrifício de Jesus nos beneficia pessoalmente (1 Pedro 3:18; 1 João 4:9). Assim, como irmãos fiéis no passado, convidamos outros a celebrar a Comemoração conosco da maneira que Jesus orientou.

CONVIDAMOS OUTROS PARA A COMEMORAÇÃO

8. O que os servos de Jeová fizeram para convidar outros para a Comemoração? (Veja fotos).

8 Os servos de Jeová convidam pessoas para a Comemoração há muitos anos. Em 1881, esta revista convidou os irmãos dos Estados Unidos a se reunirem em uma casa em Allegheny (Pensilvânia) para celebrá-lo. Depois, cada congregação começou a celebrar sua própria Comemoração. Mas foi em março de 1940 que os publicadores foram informados de que poderiam convidar qualquer pessoa de sua área que mostrasse interesse. E, em 1960, Betel enviou convites impressos às congregações pela primeira vez. Desde então, as Testemunhas de Jeová já distribuíram bilhões de convites. Por que investimos tanto tempo e esforço neste trabalho?

9, 10. Quem se beneficia de nossos esforços de convidar outros para a Comemoração? (João 3:16).

9 Um dos motivos pelos quais convidamos outras pessoas para a Comemoração é porque queremos que saibam o que Jeová e Jesus fizeram por todos nós. — Leia João 3:16. Queremos que eles vejam e ouçam pela primeira vez naquela noite para motivá-los a conhecer melhor a Jeová e a ser servos dele. Mas eles não são os únicos que se beneficiam de nossos esforços para convidar outras pessoas.

10 Nossos convites também são dirigidos a outro grupo de pessoas: os inativos. Convidamos você para o Memorial para lembrá-lo de que Deus ainda o ama. Enche-nos de alegria ver que muitos decidem participar. Naquela noite, ele os lembrou de como eram felizes em servir a Jeová.Vejamos o caso da Mônica. Durante a pandemia de COVID-19, ele começou a pregar novamente. Depois de assistir à Comemoração de 2021, ela disse: “Esta Comemoração foi muito especial para mim. Esta é a primeira vez em 20 anos que preguei para outras pessoas e as convidei para a Comemoração. Fiz isso de todo o coração, porque não tinha palavras para agradecer o que Jeová e Jesus fizeram por mim” (Sl 103:1-4). Quer as pessoas aceitem ou não nosso convite, fazemos o possível para convidá-las porque sabemos que Jeová valoriza nossos esforços.

ILUSTRAÇÃO

Um homem recebe o convite da Comemoração pelo correio e o lê enquanto o segura na mão. Série de imagens: 1. Publicadores de diferentes partes do mundo apresentando o convite da Comemoração. 2. Convites para a Comemoração em vários idiomas, incluindo linguagem de sinais. Os convites, digitais ou impressos, datam da década de 1960 até o presente. O que podemos fazer para apoiar totalmente a campanha da Comemoração? (Ver parágrafos 8 a 10). 

11. Como Jeová tem abençoado tudo o que fazemos para convidar pessoas para a Comemoração? (Ageu 2:7).

11 Jeová abençoou generosamente tudo o que fazemos para convidar pessoas para a Comemoração. Por exemplo, em 2021, apesar das restrições devido à pandemia do COVID-19, tivemos um público recorde de 21.367.603 pessoas. Isso é mais que o dobro do número de Testemunhas de Jeová no mundo inteiro. Claro, para Jeová o mais importante não são os números, mas as pessoas (Luc. 15:7; 1 Tim. 2:3, 4). Certamente Jeová usa a campanha da Comemoração para nos ajudar a encontrar pessoas de bom coração. — Leia Ageu 2:7.

CELEBRAMOS A COMEMORAÇÃO APESAR DAS DIFICULDADES

12. Que situações podem nos impedir de celebrar a Comemoração? (Ver foto).

12 Jesus predisse que nos últimos dias teríamos todo tipo de problemas: oposição familiar, perseguições, guerras, epidemias... (Mat. 10:36; Mar. 13:9; Luc. 21:10, 11). Qualquer uma dessas situações pode se tornar um obstáculo para celebrarmos a Comemoração. O que nossos irmãos fizeram nessas circunstâncias, e como Jeová os ajudou?

ILUSTRAÇÃO

Um grupo de irmãos celebra a Comemoração no porão de uma casa. Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração. (Ver parágrafo 12).

13. Como Jeová abençoou a coragem e determinação de Artem em celebrar a Comemoração na prisão?

13 Prisão. Os irmãos que estão presos por suas crenças fazem o possível para lembrar a morte de Cristo. Vejamos o exemplo de Artem. Durante a temporada do Memorial de 2020, ele foi trancado em uma cela de 183 pés quadrados (17 metros quadrados), contendo até 5 presos por vez. Apesar de tudo, ele conseguiu alguns itens para usar como símbolos para a Comemoração e fez planos para ele mesmo fazer o discurso. Mas havia um problema: seus companheiros de cela fumavam e passavam o dia xingando. O que Artem fez? Perguntou-lhes se podiam passar uma hora sem falar aquela língua ou sem fumar. Para sua surpresa, eles disseram que sim.Ele conta: “Eu disse a eles que poderia explicar o que é a Comemoração.” Embora tenham dito a ele que não estavam interessados, depois de vê-lo comemorar, pediram-lhe mais detalhes.

14. O que o povo de Jeová fez para celebrar a Comemoração apesar da pandemia de COVID-19?

14 A pandemia de COVID-19. Por causa dessa pandemia, o povo de Jeová não pôde comparecer pessoalmente à Comemoração. Mas isso não nos impediu de comemorar. Congregações com acesso à internet aproveitaram a ocasião por videoconferência. Mas e os milhões de irmãos que não tinham internet? Em alguns países, o discurso foi transmitido pela televisão ou pelo rádio. Além disso, as filiais a registraram em mais de 500 idiomas para que mesmo os que moram em áreas isoladas pudessem celebrar a Comemoração. E houve irmãos que se encarregaram de enviar-lhes essas gravações.

15. O que aprendemos de uma estudante da Bíblia chamada Sue?

15 Oposição da família. A maior dificuldade que alguns têm para celebrar a Comemoração é a oposição da família. Foi o que aconteceu com uma estudante da Bíblia chamada Sue. Em 2021, um dia antes da Comemoração, Sue disse à professora que, como sua família era contra, ela não poderia participar da Comemoração. Seu professor leu Lucas 22:44 para ele. Ele explicou que, quando temos problemas, é melhor seguir o exemplo de Jesus e orar a Jeová com plena confiança de que ele nos ajudará. No dia seguinte, Sue preparou o pão e o vinho e assistiu ao programa especial do culto matinal no site jw.org. Mais tarde, ele se trancou em seu quarto e ouviu a Comemoração pelo telefone. Mais tarde, ele escreveu estas palavras ao professor: “Ontem você me incentivou muito. Fiz o possível para assistir à Comemoração, e Jeová fez o resto. Você não pode imaginar como me sinto feliz e grata." Se você está passando por uma situação parecida, acha que Jeová pode ajudá-lo?

16. Por que podemos ter certeza de que Jeová abençoará todos os esforços que fizermos para assistir à Comemoração? (Romanos 8:31, 32).

16 Jeová valoriza muito cada esforço que fazemos para lembrar a morte de seu Filho. Podemos ter certeza de que Deus nos abençoará se mostrarmos gratidão pelo que ele fez por nós (ver Romanos 8:31, 32). Não queremos perder o Memorial deste ano por nada no mundo. Façamos mais por Jeová nesta época da Comemoração.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Que verdade sobre o resgate ou a Comemoração você valoriza pessoalmente?

Por exemplo, por que precisamos do resgate e como a morte de um homem alcança o perdão dos pecados de muitas pessoas. Somos lembrados de quem come o pão e bebe o vinho e o que esses símbolos representam (ver Lucas 22:19, 20).

Quem convidamos para a Comemoração, e por quê?

Convidamos as pessoas pela primeira vez naquela noite com o objetivo de motivá-las a conhecer melhor a Jeová e a ser seus servos. Mas eles não são os únicos que se beneficiam de nossos esforços para convidar outras pessoas. Os nossos convites dirigem-se também a outro grupo de pessoas: os inativos. Convidamos você para o Memorial para lembrá-lo de que Deus ainda o ama.

Quer as pessoas aceitem ou não nosso convite, fazemos o possível para convidá-las porque sabemos que Jeová valoriza nossos esforços.

Que dificuldades alguns têm enfrentado para celebrar a Comemoração?

Jesus previu que nos últimos dias teríamos todos os tipos de problemas: oposição familiar, perseguições, guerras, epidemias... (Mat. 10:36; Mar. 13:9; Luc. 21:10, 11).

As dificuldades que alguns enfrentaram para celebrar a Comemoração incluíram a prisão, a pandemia de COVID-19 e a oposição da família.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários