Estudo de A Sentinela, semana de 13 a 19 de março de 2023, Jeová faz as coisas correrem bem para nós, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 13-19 de março de 2023, Jeová faz as coisas correrem bem para nós, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Jeová estava com José e […] cuidava para que tudo o que ele fizesse acabasse bem” (Gn 39:3).

1, 2. (a) Por que os testes não nos pegam de surpresa? b) Sobre o que falaremos neste artigo?

PARA OS servos de Jeová, as provações não nos pegam de surpresa. a). Sabemos o que a Bíblia diz: "Temos que passar por muitas dificuldades para entrar no Reino de Deus" (Atos 14:22). E também sabemos que alguns dos nossos problemas só serão definitivamente resolvidos quando vivermos no novo mundo, onde “não haverá mais morte, não haverá mais tristeza, nem tristeza, nem dor” (Ap 21:4). 

2 Jeová não nos impede de passar por provações, mas ele nos ajuda a suportá-las. Vejamos algo que o apóstolo Paulo disse aos cristãos que viviam em Roma. Depois de mencionar as provações pelas quais ele e seus irmãos estavam passando, ele escreveu a eles: “Graças àquele que nos amou, saímos completamente vitoriosos de todas essas coisas” (Rom. 8:35-37). Isso significa que Jeová pode nos ajudar mesmo durante uma provação. b). Vamos ver o que ele fez para ajudar o José a ir bem em tudo e como ele pode nos ajudar hoje.

QUANDO OCORRE UMA MUDANÇA INESPERADA

3. Como a vida de José mudou da noite para o dia?

3 Não era segredo que o patriarca Jacó amava muito seu filho José (Gn 37:3, 4). Por isso os irmãos mais velhos de José começaram a sentir inveja dele. E quando surgiu a oportunidade, eles o venderam para alguns mercadores midianitas. Aqueles homens levaram José para o Egito, que ficava a centenas de quilômetros de distância. E ali o venderam novamente, desta vez a Potifar, chefe da guarda de Faraó. A vida de José mudou da noite para o dia: ele passou de filho amado a escravo no Egito (Gn 39:1).

4. Que situações semelhantes à de José poderíamos enfrentar?

4 A Bíblia diz: “Todos passam mal” (Eclesiastes 9:11). Às vezes nos deparamos com o que é comum a todas as pessoas, ou seja, problemas que qualquer ser humano pode ter (1 Cor. 10:13). Ou podemos sofrer ridicularização, oposição ou mesmo perseguição simplesmente por ser um discípulo de Jesus (2 Timóteo 3:12). Em ambos os casos, Jeová pode nos tornar bem-sucedidos. Vamos ver como ele ajudou José.

5. O que Potifar percebeu? (Gênesis 39:2-6).

5 (Leia Gênesis 39:2-6). Potifar viu que José era um jovem competente e trabalhador. E ele entendeu por que era assim. Ele percebeu “que Jeová estava com José e que Jeová cuidava para que tudo o que ele fizesse acabasse bem para ele”.   Algum tempo depois, Potifar o nomeou seu assistente pessoal e o encarregou de toda a sua casa. Como resultado, esse homem recebeu muitas bênçãos.

ILUSTRAÇÃO

Potifar compra José para ser seu escravo. Jeová fez com que as coisas corressem bem para José, mesmo quando ele foi vendido a Potifar para ser seu escravo. (Ver parágrafo 5).

6. Como José deve se sentir?

6 Vamos tentar nos colocar no lugar de José. O que ele mais queria? Chamar a atenção de Potifar para recompensá-lo? Com certeza, o que ele mais queria era ser livre e voltar para a casa do pai. Afinal, por mais privilégios que tivesse, ele ainda era escravo de um homem que adorava outros deuses. Jeová não fez Potifar libertar José. E ainda por cima, as coisas iriam piorar muito.

SE A SITUAÇÃO PIOR

7. Por que se pode dizer que a situação de José piorou? (Gênesis 39:14, 15).

7 Conforme explicado no capítulo 39 de Gênesis, a esposa de Potifar notou José e tentou seduzi-lo em várias ocasiões. Mas ele sempre a rejeitou. Ela ficou com tanta raiva que o acusou de tentar estuprá-la (ver Gênesis 39:14, 15). Quando Potifar soube, colocou José na prisão, onde passou alguns anos (Gn 39:19, 20). Quais eram as condições lá? A palavra hebraica que José usou para se referir à prisão pode ser traduzida como "cova" ou "cisterna". Isso sugere que era um lugar escuro e deprimente (Gn 40:15; nota). Além disso, a Bíblia indica que por um tempo os pés de José foram algemados e seu pescoço foi acorrentado (Sl 105:17, 18). Sua situação foi de mal a pior: passou de escravo de confiança a prisioneiro comum.

8. Do que podemos ter certeza mesmo quando as coisas pioram?

8 Já tivemos que passar por uma situação angustiante que foi piorando apesar de orarmos muito? Isso é algo que pode acontecer. Jeová não nos impede de passar por provações no mundo controlado por Satanás (1 João 5:19). Agora, podemos ter certeza de que nosso Pai está muito atento a tudo o que nos acontece e se preocupa conosco (Mt 10:29-31; 1 Pe 5:6, 7). Além disso, ele nos prometeu: "Eu nunca te deixarei e nunca te desampararei" (Hb 13:5). Com a ajuda de Jeová podemos suportar situações que parecem não ter solução. Foi exatamente isso que aconteceu com José.

9. O que mostra que Jeová esteve com José durante seus anos na prisão? (Gênesis 39:21-23).

9 (Leia Gênesis 39:21-23). Jeová tornou Joseph bem-sucedido mesmo naquele período sombrio de sua vida. O que aconteceu? Assim como fizera com Potifar, José conquistou a confiança e o respeito do carcereiro, que logo o encarregou de cuidar de todos os presos. De fato, a Bíblia diz que “o carcereiro não se importou com o que havia confiado a José”. Graças a isso, José agora estava com a cabeça ocupada com algo produtivo. Não é surpreendente que tal autoridade tenha sido dada a um homem acusado de tentar estuprar a esposa de um funcionário do tribunal? Só há uma explicação possível. Como diz Gênesis 39:23: “Jeová estava com José, e Jeová cuidou de que tudo o que ele fizesse acabasse bem.”

ILUSTRAÇÃO

José dá ordens a outros presos. Jeová estava com José mesmo durante seus anos na prisão, por isso ele foi encarregado de todos os prisioneiros. (Ver parágrafo 9).

10. Por que é provável que José não sentisse que tudo estava dando certo para ele?

10 Vamos nos colocar novamente no lugar de José. Vamos pensar: ele sentiu que tudo estava indo bem para ele na prisão por causa de uma falsa acusação? O que José mais queria? Será que o chefe da prisão gostava dele? Certamente o que ele queria é ser absolvido e posto em liberdade. Na verdade, ele pediu a um prisioneiro que ia ser solto que contasse a Faraó sobre ele para que ele fosse libertado daquela prisão horrível (Gn 40:14). Porém, como o homem demorou muito para falar com Faraó, José teve que passar mais dois anos na prisão (Gn 40:23; 41:1, 14). Mas, graças à ajuda de Jeová, Joseph continuou bem. Como isso é possível?

11. Que presente Jeová deu a José, e como isso contribuiu para o cumprimento do propósito de Jeová?

11 Enquanto José estava na prisão, Jeová fez com que o rei do Egito tivesse dois sonhos perturbadores. Faraó estava ansioso para aprender seu significado. Então, ao saber que José tinha o dom de interpretar sonhos , mandou chamá-lo. Com a ajuda de Jeová, José não apenas explicou o significado dos sonhos, mas também disse a ele como deveria agir. E isso impressionou muito o faraó. Percebendo que esse jovem tinha o apoio de Jeová, ele o nomeou administrador de alimentos para todo o Egito. — Gên. 41:38, 41-44. Anos depois, sobreveio um longo período de fome, afetando não só o Egito, mas também Canaã, onde morava a família de José.Graças à posição que José tinha, ele agora poderia salvar os seus, que se tornariam ancestrais do Messias ao longo do tempo.

12. O que Jeová fez para que José fizesse o bem?

12 Vamos pensar nas reviravoltas que a vida de José deu. Quem fez Potifar notá-lo, quando ele era apenas um escravo ? Quem fez o chefe da prisão colocá-lo acima dos outros prisioneiros ? Quem causou os sonhos perturbadores de Faraó e deu a José o dom de interpretá-los ? Quem estava por trás de sua nomeação como administrador de alimentos do Egito ? (Gn 45:5). É claro que foi Jeová quem fez tudo o que ele fez dar certo para José. No final, Jeová transformou o plano maligno dos irmãos de José em um meio de cumprir sua vontade.

O QUE JEOVÁ FAZ PARA NOS IR BEM?

13. Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos?

13 O relato da vida de José nos ensina algo importante. Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos? Ele dirige tudo o que acontece conosco para que algo bom saia de algo ruim? A Bíblia não apóia essa ideia (Eclesiastes 8:9; 9:11). Mas de uma coisa temos certeza: quando passamos por uma prova, Jeová está atento a tudo e ouve nossos clamores por socorro (Sl. 34:15; 55:22; Is. 59:1). E não só isso. Ajuda-nos a enfrentar as dificuldades com sucesso. Como se faz?

14. Como Jeová nos ajuda em tempos difíceis?

14 Jeová nos consola e encoraja, muitas vezes na hora certa (2 Cor. 1:3, 4). Isso foi visto com seus próprios olhos por Eziz, um irmão do Turcomenistão que foi condenado a dois anos de prisão por suas crenças. Ele conta: “Na manhã do meu julgamento, um irmão me mostrou Isaías 30:15, que diz: 'Sua força dependerá de você permanecer calmo e confiante.' Essas palavras sempre me ajudaram a manter a calma e a confiar em Jeová. Pensar naquele versículo me deu forças durante todo o tempo em que estive na prisão.” Você consegue se lembrar de uma ocasião em nossa vida em que Jeová nos sustentou por nos dar consolo e encorajamento quando mais precisávamos?

15, 16. O que aprendemos com a experiência de Tori?

15 Muitas vezes não percebemos como Jeová nos ajudou durante uma provação até que a deixamos para trás. Uma irmã chamada Tori provou que esse era o caso. O filho deles, Mason, faleceu após lutar contra o câncer por seis anos. Não surpreendentemente, Tori ficou arrasada. Ela diz: "Não acho que uma mãe possa passar por algo mais doloroso do que isso". E acrescenta: "Certamente todos os pais concordariam comigo que é pior ver uma criança sofrer do que sofrer."

16 Embora fosse uma situação muito dolorosa, algum tempo depois Tori começou a pensar em tudo o que Jeová havia feito para ajudá-la. Ele diz: “Quando penso naquela época, posso ver que Jeová me apoiou amorosamente durante todo o tempo em que Mason esteve doente. Lembro que mesmo quando meu filho estava muito fraco para receber visitas, os irmãos viajavam duas horas para chegar ao hospital. Sempre havia alguém na sala de espera, pronto para nos apoiar. E eles também nos ajudaram financeiramente. Mesmo nos momentos mais difíceis, sempre tivemos o necessário”. Jeová deu tanto a Tori quanto a Mason o que eles precisavam para sobreviver (veja o quadro “Jeová nos deu exatamente o que precisávamos”).

 “Jeová nos deu exatamente o que precisávamos”

Mason foi diagnosticado com câncer quando tinha sete anos de idade e lutou bravamente contra essa doença por seis anos. Por causa do câncer, ele foi hospitalizado várias vezes. Mas os irmãos perceberam que ele sempre fazia a mesma coisa quando saía do hospital: ia logo pregar. Até ter forças, Mason adorava falar sobre Jeová com outras pessoas.

Quando Mason morreu, mais de 700 pessoas compareceram ao seu funeral, incluindo professores e colegas. Uma professora que foi vê-lo pouco antes de sua morte disse que gostaria que seus filhos tivessem tanta fé quanto ele. Ela também comentou que nos cinco anos em que morou na região, nenhuma Testemunha a visitou. No dia seguinte àquela visita, duas Testemunhas de Jeová foram à casa dela e ela disse que iria à reunião.

Tori, a mãe de Mason, disse: “Pensar que Jeová não realizou um milagre para salvar meu filhinho às vezes tornava difícil para mim ver que ele estava realmente nos ajudando a ter sucesso. Ele estava lá, ao nosso lado. Jeová nos deu exatamente o que precisávamos quando precisávamos . ”

VEJAMOS AS BÊNÇÃOS QUE JEOVÁ NOS DEU

17, 18. O que nos ajudará a ver e apreciar o apoio de Jeová quando passarmos por provações? (Salmo 40:5).

17 (Leia Salmo 40:5). O objetivo de um montanhista é chegar ao topo. Mas ao longo do caminho há muitos lugares onde você pode parar e apreciar a vista. Da mesma forma, muitas vezes devemos parar e pensar em como Jeová está nos ajudando a enfrentar uma provação com êxito. No final do dia, vamos nos perguntar: “Que bênçãos de Jeová recebi hoje? Embora o teste ainda esteja lá, o que ele está fazendo para me ajudar a perseverar? Vamos tentar encontrar pelo menos uma bênção de Jeová todos os dias.

18 É compreensível e apropriado que peçamos a Jeová que acabe com a prova pela qual estamos passando (Fil. 4:6). Mas não vamos perder de vista as bênçãos que temos agora. Afinal, Jeová promete nos dar forças e nos ajudar a perseverar. Então, vamos sempre apreciar o apoio que você nos dá. Se fizermos isso, veremos que Jeová está nos ajudando a nos sair bem mesmo durante as provações, assim como ajudou José (Gên. 41:51, 52).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que Jeová fez para que José fizesse o bem durante o tempo em que era escravo na casa de Potifar?

Jeová estava com José e Jeová estava no comando para que tudo o que ele fizesse acabasse bem para ele.”

Jeová fez Potifar notá-lo, quando ele era apenas um escravo.

O que Jeová fez para que José se saísse bem na prisão?

Jeová tornou Joseph bem-sucedido mesmo naquele período sombrio de sua vida.

O que Jeová está fazendo hoje para que tudo corra bem para nós?

Jeová promete nos dar forças e nos ajudar a perseverar. Então, vamos sempre apreciar o apoio que você nos dá.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários