Estudo da Sentinela, Jeová nos faz bem, Semana de 13 a 19 de março de 2023, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo da Sentinela, Jeová faz as coisas correrem bem para nós, 13-19 de março de 2023, Comentários e Respostas.
“Jeová estava com José e […] cuidava para que tudo o que ele fizesse acabasse bem” (Gn 39:3).
1, 2. (a) Por que os testes não nos pegam de surpresa?
Porque como diz Atos 14:22, já fomos avisados que temos que passar por muitas dificuldades para entrar no Reino de Deus.
As provas não nos pegam de surpresa porque sabemos o que a Bíblia diz. Além disso, textos como Atos 14:22 nos alertam que os servos de Jeová têm que passar por muitas dificuldades para entrar no reino de Deus. Portanto, sabemos que nossos problemas não têm solução definitiva enquanto vivermos neste mundo mau, pois somente o Reino de Deus tem o poder de nos livrar da tristeza, do choro, da dor e da morte, como Jeová nos promete. em Apocalipse 21: 4.
1, 2. b) Sobre o que falaremos neste artigo?
Neste artigo veremos que Jeová não nos impede de passar por provações, mas nos ajuda a suportá-las. Pode até nos fazer ter sucesso durante os testes. Para entender melhor, vamos analisar o que Jeová fez para que tudo desse certo para José, e como isso também pode nos ajudar hoje.
Bem, veremos o exemplo de José que, como Jeová, o ajudou a se sair bem em tudo, apesar das provas pelas quais passou e também como pode nos ajudar hoje.
QUANDO OCORRE UMA MUDANÇA INESPERADA
3. Como a vida de José mudou da noite para o dia?
Como José era o filho favorito de Jacó, seus irmãos ficaram com ciúmes dele e, quando surgiu a oportunidade, o venderam a alguns mercadores midianitas. Esses mercadores levaram José Alexandre ao Egito e o venderam a Potifar, chefe da guarda do faraó. Assim, da noite para o dia, José deixou de ser um filho muito amado para se tornar um escravo no Egito, como mostra Gênesis 39:1.
Bem, José era um filho muito amado de seu pai e por isso seus irmãos o odiavam, então assim que tiveram a oportunidade de vendê-lo para alguns mercadores midianitas o fizeram, levaram-no para o Egito e depois para o Egito voltaram para ele novamente para vender e foi para a casa de Potifar, então ele passou de um filho muito amado por seu pai para se tornar um escravo no Egito.
4. Que situações semelhantes à de José poderíamos enfrentar?
Situações que qualquer um de nós poderia passar como ridículo ou oposição por ser Testemunha de Jeová e até ser perseguido por realizar a obra do Reino.
Eclesiastes 91, diz que um momento ruim chega para todos nós. Por isso, às vezes podemos enfrentar o ridículo, a oposição ou a perseguição, pelo simples fato de sermos discípulos de Jesus, como mostra 2 Timóteo 3:12.
E isso é algo que não deve nos pegar de surpresa, e o apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo no capítulo 3 versículo 12 a parte final disse que como Cristo Jesus disse que também seríamos perseguidos, então talvez em algum momento da nossa vida cristã, porque todos nós temos que enfrentar este tipo de situação como José e devemos tentar superá-la por todos os meios.
5. O que Potifar percebeu? (Gênesis 39:2-6).
Por ser um jovem competente e trabalhador e entender por que era assim, ele percebeu que Jeová estava com José e que Jeová estava no comando para que tudo o que ele fizesse desse certo para ele.
Potifar percebeu que José era um jovem competente e trabalhador. Ele também entendia que isso era consequência de Jeová estar com José e garantir que tudo o que ele fazia acabasse bem para ele. A partir daí, Potifar mais tarde nomeou José seu assistente pessoal e também comissionou toda a sua casa.
E a nota do parágrafo diz que embora a Bíblia apresente em poucos versículos o que aconteceu com a vida de José no primeiro estágio, poucos versículos, certamente esses eventos ocorreram durante um período de vários anos.
ILUSTRAÇÃO
Potifar compra José para ser seu escravo. Jeová fez com que as coisas corressem bem para José, mesmo quando ele foi vendido a Potifar para ser seu escravo. (Ver parágrafo 5).
6. Como José deve se sentir?
Embora José agora tivesse muitos privilégios, ele ainda era Pois bem, embora José agora tivesse muitos privilégios, ele ainda era escravo de um homem que adorava falsos deuses, razão pela qual, certamente, o que José mais desejava era ser livre e voltar para a casa de seus pais.
Embora José agora tivesse muitos privilégios, ele ainda era escravo de um homem que adorava falsos deuses. Portanto, com certeza, o que José mais desejava era ser livre e voltar para a casa de seu pai.
Se a princípio ele está nos dizendo, vamos tentar nos colocar no lugar de José, talvez quando passamos por uma dificuldade, um problema, uma circunstância adversa, a resposta às nossas orações não é a que queremos, porque talvez, como está comentando José aqui, o que ele queria era que fosse livre, porém Jeová continuou abençoando ele apesar das circunstâncias e é isso que temos que valorizar, as bênçãos que Jeová está nos dando em relação a algum problema ou situação ruim que estamos passando.
SE A SITUAÇÃO PIOR
7. Por que se pode dizer que a situação de José piorou? (Gênesis 39:14, 15).
Bem, como acabamos de ler, a esposa de Potifar olha para José, tenta seduzi-lo em várias ocasiões e quando se vê rejeitada, fica com raiva dele, então o que ela faz é acusá-lo de tentar estuprá-la, então essa situação ia ficar muito pior para José.
A situação de José piorou porque a esposa de seu mestre Potifar tentou seduzi-lo várias vezes. E diante da repetida rejeição de José, esta mulher ficou com raiva e o acusou de tentar estuprá-la, conforme descrito em Gênesis 39:14-15. Diante disso, Potifar colocou José na prisão por vários anos. Esta prisão era possivelmente como um buraco escuro no qual os pés de José estavam algemados e seu pescoço acorrentado. Como podemos ver, a situação de José agora ia de mal a pior. De escravo, passou a prisioneiro comum.
Então, como podemos ver, sua situação continua piorando porque ele passou de escravo de confiança a prisioneiro comum.
A situação é bastante complicada para ele porque não estava numa cela normal, refere no mesmo parágrafo que lhe algemaram os pés e depois lhe acorrentaram o pescoço, o que se colocarmos os pés em casa com uma corrente à volta do pescoço É muito desconfortáveis como vamos poder viver assim, porque esse é o tempo que o José esteve naquela cela com aquele buraco.
8. Do que podemos ter certeza mesmo quando as coisas pioram?
Que Jeová está muito atento a tudo o que nos acontece e se preocupa conosco.
Mesmo quando as coisas pioram, podemos ter certeza de que Jeová está ciente de tudo o que acontece conosco e se preocupa conosco, como nos garante 1 Pedro 5:6-7. Além disso, como diz Hebreus 13:5, podemos ter certeza de que Jeová cumprirá sua promessa de nunca nos deixar ou abandonar e que com sua ajuda conseguiremos suportar até situações que parecem não ter solução.
Há momentos em que se pensa que as coisas não podem piorar e ainda assim pioram muito, porém em situações angustiantes podemos meditar nas palavras de Jesus que nos fazem ver o quanto somos importantes e valiosos para Jeová, ele disse que nenhum pardal cai para o chão sem que seu pai saiba e que no nosso caso Jeová sabe tudo sobre nós nada lhe escapa porque até os cabelos de nossas cabeças estão contados, por isso ele nos disse para não ter medo que com sua ajuda podemos suportar e conseguir Através de tudo.
Foi uma situação angustiante, se nos colocamos naquela situação, às vezes vemos que as situações não melhoram e vemos que o que nos acontece piora, mas antes eu tinha lido o texto do primeiro de Pedro 5:6 e 7, a última parte diz para lançar suas preocupações todas as suas preocupações sobre ele, quando a situação é realmente difícil e difícil e você lança suas preocupações sobre ele, é verdade que a situação não mudará, mas mudará seus sentimentos, sua atitude e você sentirá que Jeová está perto de você.
9. O que mostra que Jeová esteve com José durante seus anos na prisão? (Gênesis 39:21-23).
Isso é demonstrado pelo fato de José ter conseguido conquistar a confiança e o respeito do carcereiro, que logo o colocou como responsável por todos os presos. Desta forma, José teve sua mente ocupada com algo produtivo. O fato de José ter recebido tal autoridade dentro da prisão, como mostra Gênesis 39:21-23, é prova de que Jeová garantiu que tudo desse certo para ele.
Bem, parece que é impossível que um homem acusado de tentar estuprar a esposa de um oficial do tribunal recebesse qualquer tipo de autoridade enquanto estava na prisão, no entanto, Jeová fez isso para que José tivesse sua mente ocupada com algo produtivo, assim conquistou a confiança e o respeito do chefe do presídio e pôde passar esses anos mais tranquilo.
Sim, mais nos surpreende porque esse chefe de prisão era subordinado de Potifar, ou seja, como ele iria fazer algo que o chefe havia mandado para ele por um ato que era falso, mas bem, era uma acusação muito forte em relação a José, que ou seja, vemos que Jeová estava movendo as coisas porque há coisas inexplicáveis que não entendemos.
ILUSTRAÇÃO
José dá ordens a outros presos. Jeová estava com José mesmo durante seus anos na prisão, por isso ele foi encarregado de todos os prisioneiros. (Ver parágrafo 9).
E também que esse tempo na prisão lhe permitiu assumir funções de administrador, então talvez aprender a ser um líder sobre um grupo de pessoas e sabemos que mais tarde isso o serviria para tomar as rédeas depois do Faraó e ser um líder e um diretor para uma nação inteira.
10. Por que é provável que José não sentisse que tudo estava dando certo para ele?
É provável porque, embora sua situação tenha melhorado por ser querido pelo diretor da prisão, ele ainda estava na prisão sob uma acusação falsa. Sabemos disso porque Gênesis 40:14 mostra que José pediu a um prisioneiro que seria libertado que contasse a Faraó sobre ele para que o libertasse da prisão. Mas isso não aconteceu imediatamente. Em vez disso, José teve que passar mais dois anos na prisão.
Porque você tem que pensar que ele estava preso por uma falsa acusação, então certamente para ele o importante seria aquele que será libertado que eles removam essa acusação embora dentro da prisão ele estivesse fazendo o melhor possível, mas seus sentimentos certamente seriam o querer que ele seja absolvido e livre.
11. Que presente Jeová deu a José, e como isso contribuiu para o cumprimento do propósito de Jeová?
Enquanto José ainda estava na prisão, Jeová deu a ele o dom de interpretar sonhos. Então ele fez o Faraó ter dois sonhos perturbadores e fez com que José os interpretasse E dissesse a ele o que fazer. Faraó ficou tão impressionado que fez de José o administrador de toda a comida do Egito. Anos depois estourou uma fome que se espalhou pelo Canal, terra da família de José, mas graças ao seu cargo de administrador, José pôde ajudá-los. Portanto, por proteger os ancestrais do Messias, José contribuiu para o cumprimento do propósito de Jeová.
Bem, ele deu a ele o dom de interpretar sonhos como este com a ajuda de Jeová, porque ele não apenas explicou o significado daqueles sonhos, mas também lhe disse como deveria agir, o que impressionou tanto Faraó quando ele percebeu que poderia contar com a ajuda de Jeová. apoio que o nomeou administrador de alimentos para todo o Egito.
12. O que Jeová fez para que José fizesse o bem?
Que primeiro Jeová fez Potifar notar José quando ele era um simples escravo, então ele fez a prisão colocá-lo acima do resto dos prisioneiros.
Jeová fez Potifar notar José quando ele era um simples escravo, então ele o colocou acima do resto dos prisioneiros na prisão. Ele também causou os sonhos perturbadores de Faraó e deu a José o dom de interpretá-los. Como se isso não bastasse, ele fez Faraó nomear José como administrador de alimentos para todo o Egito. Dessa forma, Jeová não apenas fez as coisas correrem bem para José, mas também transformou o plano maligno dos irmãos de José em um meio de cumprir sua vontade.
Então, resumindo, Jeová fez todo o necessário ao longo da vida de José para que as coisas corressem bem para ele e agora vendo que afinal a vida dele é muito fácil, mas viver com isso todos os dias, talvez para José não fosse tão simples, ou seja um grande exemplo para nós, Jeová ao longo de nossas vidas fará tudo o que for necessário para que corramos bem, mesmo que não pareça para nós.
O QUE JEOVÁ FAZ PARA NOS IR BEM?
13. Jeová intervém em todas as situações que enfrentamos?
De uma coisa temos certeza: quando passamos por uma prova, Jeová está muito atento a tudo e ouve nossos gritos de socorro.
Eclesiastes 8:9 e 9:1, nos mostra que Jeová não dirige tudo o que nos acontece, para que algo bom saia de algo ruim. Pelo contrário, os textos citados dizem claramente que o homem dominou o homem para seu próprio mal, e que um mau momento chega a todos nós de vez em quando. No entanto, quando passamos por uma prova, Jeová está ciente de tudo e ouve nosso pedido de ajuda e nos ajuda a enfrentar as dificuldades com êxito.
Também sabemos como Jeová age em todos os momentos, Isaías 59:1 diz que a mão de Jeová não é tão curta que não possa nos salvar e seu ouvido não é tão curto que não possa nos ouvir, sabemos que por mais difícil que seja a situação verdade que você tem que passar por isso que você tem que sofrer, mas Jeová está sempre por trás de todo o nosso sofrimento.
14. Como Jeová nos ajuda em tempos difíceis?
Jeová nos ajuda por nos encorajar. isso foi visto com seus próprios olhos por um irmão chamado Eziz, do Turcomenistão, que foi condenado a dois anos de prisão por suas crenças. Ele conta que na manhã de seu julgamento, um irmão lhe mostrou o texto de Isaías 30:15 e essas palavras lhe deram forças e o ajudaram a ficar tranquilo durante todo o tempo em que esteve preso, pois o lembraram que sua força dependeria de ele continuar a confiar em Jeová e permanecer calmo.
Sim, a verdade é que a pergunta que vem no final do parágrafo é muito interessante porque diz, vem à mente um momento de nossas vidas em que Jeová nos apoiou dando-nos conforto e encorajamento quando mais precisávamos, a verdade é que quando a gente medita isso ocorre Ele percebe que em muitos momentos que quando estávamos mais mal, Jeová estava lá nos dando conforto de várias formas, encorajamento dos irmãos e isso nos faz ver que Jeová nunca nos abandona mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida vidas.
15, 16. O que aprendemos com a experiência de Tori?
Aprendemos que nem sempre percebemos como Jeová nos ajudou durante uma provação até que a deixemos para trás. também aprendemos que Jeová durante uma provação pode nos ajudar de muitas maneiras. Neste caso, por exemplo, os Irmãos viajaram duas horas para visitar o pequeno Mazon no hospital e sempre havia alguém na sala de espera pronto para dar apoio a Tori e Mazon, inclusive financeiramente. Isso mostra com que amor Jeová deu a Tori e Mazon o que eles precisavam para suportar e o fará por nós também.
Bem, como podemos ver, ninguém se livra de passar por momentos tão difíceis, talvez como esta irmã que explica o parágrafo que seu filho passou 6 anos lutando contra o câncer e finalmente morreu, mas ela percebe quando olha para trás que naquele momento de dor Talvez você não tenha percebido como Jeová os ajudou, mas, olhando para trás, você percebeu que ele os ajudou de várias maneiras.
Se a irmã menciona completamente o fato de que havia irmãos dispostos a viajar por duas horas para ir ao hospital, talvez ela nem pudesse ver o pequeno porque ele não estava lá para receber visitas, mas eles estavam lá na sala de espera para dar seu sustento para a família e isso é algo que a irmã percebeu, depois que todo o resultado final ela se lembrou dessas coisas e então ela pôde chegar a essa conclusão do que estamos falando que Jeová a ajudou durante todo esse processo.
“Jeová nos deu exatamente o que precisávamos”
Mason foi diagnosticado com câncer quando tinha sete anos de idade e lutou bravamente contra essa doença por seis anos. Por causa do câncer, ele foi hospitalizado várias vezes. Mas os irmãos perceberam que ele sempre fazia a mesma coisa quando saía do hospital: ia logo pregar. Até ter forças, Mason adorava falar sobre Jeová com outras pessoas.
Quando Mason morreu, mais de 700 pessoas compareceram ao seu funeral, incluindo professores e colegas. Uma professora que foi vê-lo pouco antes de sua morte disse que gostaria que seus filhos tivessem tanta fé quanto ele. Ela também comentou que nos cinco anos em que morou na região, nenhuma Testemunha a visitou. No dia seguinte àquela visita, duas Testemunhas de Jeová foram à casa dela e ela disse que iria à reunião.
Tori, a mãe de Mason, disse: “Pensar que Jeová não realizou um milagre para salvar meu filhinho às vezes tornava difícil para mim ver que ele estava realmente nos ajudando a ter sucesso. Ele estava lá, ao nosso lado. Jeová nos deu exatamente o que precisávamos quando precisávamos.”
VEJAMOS AS BÊNÇÃOS QUE JEOVÁ NOS DEU
17, 18. O que nos ajudará a ver e apreciar o apoio de Jeová quando passarmos por provações? (Salmo 40:5).
Algo que nos ajudará a ver e apreciar o apoio que Jeová nos dá quando passamos por uma provação é parar e pensar com frequência em como Jeová está nos ajudando a enfrentar uma provação com êxito. E faremos bem se no final do dia nos perguntarmos: “Que bênçãos recebi de Jeová hoje? Embora o teste ainda esteja lá, o que ele está fazendo para me ajudar a perseverar? certamente diríamos como o salmista: Se eu tentasse narrá-los e falar deles, seriam demais, mais do que posso contar.
Pensando em como Jeová está nos ajudando com sucesso a enfrentar essas provas, nos perguntando no final do dia quais bênçãos recebemos de Jeová, é verdade que a prova pode não passar e continuaremos com ela, mas podemos ver cada dia uma bênção de Jeová.
É muito interessante o que ele diz sobre como Jeová nos ajuda a perseverar e algo que eu acho que todos nós fazemos porque coisas difíceis acontecem com todos nós neste sistema, é pedir a Jeová que nos dê forças e estamos constantemente pedindo a ele e a Jeová constantemente está dando força e mais como podemos, vamos aguentando até chegar a hora em que todas essas coisas difíceis vão acabar.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que Jeová fez para que José fizesse o bem durante o tempo em que era escravo na casa de Potifar?
Visto que Jeová estava com José, Ele se certificou de que tudo o que ele fazia acabasse bem para ele. Portanto, Potifar o nomeou seu assistente pessoal e o colocou no comando de toda a sua casa. Assim, Jeová fez de José um jovem competente, trabalhador e confiável.
Podemos ver como ele interveio para que tudo desse certo, tudo o que ele fez e que Potifar vai dar atenção justamente a ele e aos seus resultados, então ele o colocou no comando de toda a sua casa e Potifar reconhecendo que Jeová estava com José.
O que Jeová fez para que José se saísse bem na prisão?
Em Gênesis 39:23 diz que Jeová estava com José e Jeová se certificou de que tudo o que ele fazia acabasse bem. Assim, assim como havia feito com Potifar, José conquistou a confiança e o respeito do carcereiro, que logo o colocou como responsável por todos os presos. Além disso, graças ao apoio de Jeová, o dom que ele havia lhe dado puramente para interpretar os sonhos do Faraó, por isso, o nomeou administrador do alimento de todo o Egito e graças à posição que ele tinha, ele foi capaz de salvo sua própria família que se converteram com ele.passagem do tempo em ancestrais do Messias.
Bem, ele também abençoou tudo o que fez para que desse certo, então uma vez ele nos lembra que quando estamos em uma situação ruim temos que fazer as coisas para que Jeová tenha algo para abençoar como fez com José.
O que Jeová está fazendo hoje para que tudo corra bem para nós?
Embora Jeová não intervenha em todas as situações que enfrentamos, ele nos dá consolo e encorajamento, muitas vezes na hora certa. Por exemplo, use nossos irmãos para nos apoiar emocional ou financeiramente. E a verdade é que, muitas vezes, não percebemos como Jeová está nos ajudando durante uma provação até deixarmos a provação para trás. É por isso que devemos ter certeza de que Jeová promete nos dar forças e nos ajudar a perseverar para que possamos enfrentar com êxito as provações.
Apesar de Jeová não remover isso de nós milagrosamente quando passamos por uma prova, o que ele fará hoje é nos dar força e ajuda para podermos suportá-la da melhor maneira possível.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário