Estudo da Sentinela, Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração, Semana de 20 a 26 de março de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração, 20-26 de março de 2023, Comentários e Respostas. 

“Persista em fazer isso em memória de mim” (Lucas 22:19).

1, 2. Por que assistimos à Comemoração todos os anos?

Participamos da comemoração todos os anos porque é um mandato de Jesus Cristo, ele deu a vida por nós, e graças a isso temos a oportunidade de viver para sempre. E ao comparecer, mostramos gratidão por este grande presente. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nós cristãos também obedecemos a esse mandato de Jesus porque o amamos muito. E durante a época da lembrança, mostramos o quanto valorizamos seu sacrifício, reservando tempo para orar e meditar sobre o significado de sua morte.

Porque é um mandamento de Jesus, ele deu a vida por nós. Graças a esse sacrifício temos a oportunidade de viver para sempre, e na véspera de sua morte Jesus ordenou a seus discípulos que comemorassem que continuassem celebrando este evento que é um grande gesto de amor.

Poderemos dedicar nosso tempo para orar e meditar e o significado de por que Jesus deu sua morte por todos nós.

E também por se tratar de um evento tão especial, claro que não queremos perdê-lo, mas sim participar e convidar o maior número possível de pessoas.

3. O que veremos neste artigo?

Neste artigo veremos três fatos que mostram que os servos de Jeová têm se esforçado muito para se lembrar da morte de Cristo. Por exemplo: Nós celebramos a comemoração como Jesus disse. Convidamos outras pessoas a participar e celebrar, apesar das dificuldades.

Bem, há três coisas: a primeira é que vamos celebrar a comemoração como disse Jesus, a segunda é convidar outras pessoas para esta comemoração, e a terceira é celebrar apesar das possíveis dificuldades que possam ocorrer.

CELEBRAMOS A COMEMORAÇÃO COMO DISSE JESUS

4. (a) Que verdades são explicadas todo ano na Comemoração? (Lucas 22:19, 20). 

São explicadas verdades que encontramos em Lucas 22 19-20, das quais podemos extrair perguntas como as seguintes: Por que precisamos do resgate? E como a morte de um único homem alcança o perdão dos pecados de muitas pessoas? E somos lembrados de quem come o pão e bebe o vinho e o que esses símbolos representam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Também refletimos sobre as bênçãos que serão desfrutadas por aqueles que esperam viver na Terra.

Pois bem, uma verdade que conseguimos apreender é que naquela fala, apreendemos claramente algumas dessas questões: Como por que precisamos daquele resgate de Jesus Cristo e como a morte entrou em um único homem, ele consegue isso, bem, ele perdoa o número de pecados de toda a humanidade.

4.b) Por que entender essas verdades é tão especial?

Compreender essas verdades é algo muito especial, não devemos dar por certo. Existem bilhões de pessoas que não os entendem e que não sabem dar ao sacrifício de Jesus o valor que ele merece. E é por isso que não comemora a morte de Jesus como ele disse que faria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque embora nós os conheçamos, existem pessoas no planeta que não os conhecem, então precisamos fazê-los entender porque eles têm que entender esse assunto, e porque eles têm que dar a importância do sacrifício da morte de Jesus Cristo.

E é claro que comemoramos todos os anos, mas as pessoas não sabem disso, muitos não sabem e é por isso que os convidamos. Mas como diz muito bem aqui em A Sentinela, não devemos dar por certo, isto é, nós mesmos. Embora façamos isso todos os anos, todos os anos, devemos aumentar nossa pressão meditando e ajudando as pessoas a conhecerem o grande valor do resgate. .

5. Como as pessoas começaram a comemorar a morte de Jesus depois que a maioria dos apóstolos morreu?

Ao contrário do que a Bíblia diz, eles ensinavam que o sacrifício de Cristo tinha que ser oferecido repetidas vezes. Hoje, muitas pessoas que não conhecem o verdadeiro valor do resgate acreditam neste falso ensinamento, e por isso vão à igreja todas as semanas ou mesmo todos os dias, para celebrar o que é conhecido como o sacrifício da missa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Outros o fazem confusos, pois não sabem ao certo o que o resgate realiza.

Jesus é aquele que ofereceu seu corpo uma vez para levar os pecados de muitas pessoas e isso é o oposto do que a Bíblia diz, pois eles acreditam que o sacrifício de Cristo deve ser oferecido repetidamente.

E tudo isso também acontece porque eles não entendem claramente qual é o significado do sacrifício de Jesus, por isso relacionam o sacrifício de Jesus com os pecados cotidianos e não com o pecado original. Por isso continuam fazendo toda semana, porque continua, o ser humano é imperfeito e continua pecando continuamente.

Existem também religiões que não usam ou lembram com frequência a morte de Cristo. E isso porque as pessoas com quem falam ou não entendem o significado da morte de Cristo, e por isso é a situação em que se encontram.

Em Hebreus 9:27-28 diz que assim como um homem morre uma só vez, embora possa ser ressuscitado para julgamento, Cristo também foi oferecido uma só vez para levar nossos pecados, e ele fala de vir uma segunda vez, mas não para levar nossos pecados novamente. Mas porque ele vai julgar todos aqueles que esperam ansiosamente para serem salvos. O que significa que, assim como um homem morre apenas uma vez, Cristo também teve que morrer apenas uma vez.

E é interessante o que A Sentinela disse que este é um dogma de 1.215 até 1.215 que passou uma falsa ideia de uma decisão papal que não tem base bíblica.

6. O que um grupo de estudantes da Bíblia passou a entender em 1872?

Eles entenderam com a ajuda da Bíblia que Jesus pagou um resgate por toda a humanidade. e não guardaram segredo do que descobriram. Pelo contrário, publicaram em livros, jornais e revistas. Logo depois, começaram a celebrar a comemoração apenas uma vez por ano, assim como faziam os cristãos do primeiro século.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois, por meio de um estudo aprofundado da Bíblia, eles entenderam que Jesus pagou um resgate por toda a humanidade.

Depois que foi publicado e o mundo inteiro soube disso, eles começaram a celebrá-lo uma vez por ano.

7. Como o que os primeiros estudantes da Bíblia investigaram nos beneficia hoje?

Isso nos dá esperança.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová abençoou os esforços dos primeiros estudantes da Bíblia e, graças a isso, o benefício que obtivemos é que agora vemos claramente o que significa o sacrifício de Jesus e tudo o que ele realizará. Também aprendemos que a Bíblia oferece duas esperanças para as pessoas que obedecem a Deus: vida imortal no céu para alguns e vida eterna na terra para milhões. E nos sentimos mais próximos de Jeová quando refletimos sobre o quanto ele nos ama e como o sacrifício de Jesus nos beneficia pessoalmente.

E em 1 Pedro 3:18 vemos que o resgate nos leva a Deus. Assim, quando meditamos em quanto Jeová nos ama tanto quanto o sacrifício de seu filho beneficia cada um de nós, nos sentimos muito mais próximos de Jeová.

E hoje, graças à investigação desses irmãos, foi possível eliminar todas as falsidades que vimos nos parágrafos anteriores. Chegou a ver claramente como se deve celebrar a morte de Cristo e por isso, como se diz agora nesta parte, já a celebramos alegremente como disse Cristo.

E continuando com a ideia de 1 João, permite-nos viver com uma boa consciência. Somos pecadores, todos os humanos são pecadores e Jesus fez um sacrifício que nos permite nos aproximar de Jeová, tanto quando cometemos pecados acidentalmente, quanto quando fazemos coisas que ofendem a Jeová, que nos permite ter uma perspectiva de vida maravilhosa para poder ser amigo de Jeová, e também viver para sempre, por isso é tão importante que reflitamos muito sobre todo esse trabalho que esses irmãos fizeram, e que Jeová nos permitiu conhecer essas verdades que salvam nossas vidas.

CONVIDAMOS OUTROS PARA A COMEMORAÇÃO

8. O que os servos de Jeová fizeram para convidar outros para a Comemoração? (Veja fotos).

Os servos de Jeová têm convidado pessoas para a comemoração de Jesus por muitos anos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para convidar outras pessoas para a comemoração, os servos de Jeová se organizaram, e dizemos isso porque, em 1981, esta revista convidou os irmãos dos Estados Unidos para se reunirem em uma casa em Allegheny (Pensilvânia) com o objetivo de celebrá-la. Mais tarde individualmente cada congregação começou a celebrar a sua própria comemoração. No entanto, foi em março de 1940 que os publicadores foram informados de que agora poderiam convidar qualquer pessoa de sua área que tivesse mostrado interesse. 

E, em 1960, Betel enviou convites impressos às congregações pela primeira vez. Desde então, as Testemunhas de Jeová já distribuíram bilhões de convites para esse importante evento.

Comecei a participar a partir do segundo, mas já via o primeiro em casa, porque sempre sobra algum nas campanhas. E sim, eu vi alguns dos primeiros e sempre foram momentos muito, muito especiais, porque toda a congregação se voltou para poder distribuir este convite e tudo e ficamos muito preocupados que todo o território fosse percorrido. Então foi um momento muito, muito legal.

Atendi pela primeira vez há muitos anos e o que me chamou a atenção foi o grande respeito que havia, lembro que durante a oração levantei a cabeça e disse que respeito e é claro que imediatamente abaixei a cabeça para continuar orando.

9, 10. Quem se beneficia de nossos esforços de convidar outros para a Comemoração? (João 3:16).

As pessoas do território, especialmente as que estão bem dispostas para a vida eterna, pessoas sinceras e famintas da verdade e ovelhas do Cordeiro que estão dispostas a ouvir a sua voz e querem segui-lo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nossos irmãos inativos também se beneficiam. Nós os convidamos para a comemoração com o objetivo de lembrá-los que Deus ainda os ama, e quando eles decidem aceitar este convite nos enche de alegria.

Nossa irmã Mônica conta que depois de participar da comemoração de 2021 durante a pandemia, conta que depois voltou a ser ativa e diz que ficou muito feliz, pois depois de 20 anos sem participar, diz que começou a participar e mesmo que não escuta, mas que para ela foi muito gratificante saber que Jeová se lembrou dela.

ILUSTRAÇÃO

E aqui vemos a imagem de como foram os diferentes formatos dos convites ao longo dos anos, alguns preenchiam à máquina de escrever porque não havia impressoras ou não havia impressoras como hoje, outros ao seu alcance era um lápis e assim por diante. encheram, mas foram diferentes formatos de metodologias dinâmicas para convidar as pessoas para o encontro mais importante do ano. Antes em espanhol se chamava Memorial, mas agora se chama comemoração, essa é a expressão atualizada.

Um homem recebe o convite da Comemoração pelo correio e o lê enquanto o segura na mão. Série de imagens: 1. Publicadores de diferentes partes do mundo apresentando o convite da Comemoração. 2. Convites para a Comemoração em vários idiomas, incluindo linguagem de sinais. Os convites, digitais ou impressos, datam da década de 1960 até o presente. O que podemos fazer para apoiar totalmente a campanha da Comemoração? (Ver parágrafos 8 a 10). 

11. Como Jeová tem abençoado tudo o que fazemos para convidar pessoas para a Comemoração? (Ageu 2:7).

Vemos aqui como esta profecia se cumpriu, Jeová tem atraído as coisas desejáveis ​​das nações para a Congregação, e é na Comemoração que isso é visto, e aqui estão milhões que excedem o número atual de publicadores em todo o mundo que assistem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, em 2021, apesar das restrições da pandemia de Covid-19, tivemos um público recorde de 21.367.603 pessoas. Isso é mais do que o dobro do número de Testemunhas de Jeová no mundo. É claro que para Jeová o mais importante não são os números, mas as pessoas.

Estou muito impressionado com a última frase do parágrafo, que Jeová usa a campanha de comemoração para nos ajudar a encontrar pessoas de bom coração. Ou seja, o que importa para Jeová são as pessoas, ele vê corações e não é de se estranhar que encontremos alguém de bom coração porque Jeová vai usar uma campanha para isso.

CELEBRAMOS A COMEMORAÇÃO APESAR DAS DIFICULDADES

12. Que situações podem nos impedir de celebrar a Comemoração? (Ver foto).

Bem, diversas situações Jesus previu que haveria situações de oposição familiar, perseguição governamental, guerras internas, guerras entre países e epidemias, e qualquer uma dessas situações poderia se tornar um obstáculo para celebrarmos a comemoração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, e alguns obstáculos são os mencionados em Lucas 21:18, que também haverá guerras, perseguições ou mesmo epidemias e às vezes oposição.

Eu olhei para as roupas que os irmãos estão usando e isso me fez pensar se esses tumultos poderiam incluir oposição religiosa contra nós. Portanto, nesta ocasião, usar roupas mais informais não significa falta de respeito, mas simplesmente um elemento de prudência na realização da reunião.

E estamos habituados a uma mesa com toalha e belos copos de vinho e pratos também um tanto especiais, mas aqui vemos que têm um copo normal, com vinho ou algo semelhante, e pão. Então Jeová olha para o que podemos fazer e não olha para as coisas externas, mas estes fizeram um esforço real para celebrar a comemoração e Jeová agradece.

ILUSTRAÇÃO

Na imagem vemos um grupo de irmãos que estão celebrando a Comemoração apesar dos tumultos na área, vemos que suas roupas não são as roupas formais que usamos para as reuniões, eles estão com roupas casuais ou com roupas de casa, mas seu coração está lá e é isso que é importante. 

Um grupo de irmãos celebra a Comemoração no porão de uma casa. Jeová abençoa nossos esforços para celebrar a Comemoração. (Ver parágrafo 12).

13. Como Jeová abençoou a coragem e determinação de Artem em celebrar a Comemoração na prisão?

A experiência indica que ele foi preso em uma cela de 17 metros quadrados, onde eram mantidos até cinco presos por vez. Ainda assim, conseguiu os emblemas para a comemoração e fez planos para apresentar ele mesmo o discurso. Mas havia um problema, seus colegas fumavam e falavam muitos palavrões. Perguntou-lhes se podiam passar uma hora sem falar aquela língua ou sem fumar. Para sua surpresa, eles disseram que sim. Ele conta que disse a eles que poderia explicar a eles em que consistia a comemoração. Embora lhe dissessem que não estavam interessados, depois de ouvi-lo e ver que ele estava satisfeito, no final pediram-lhe mais detalhes.

Teria sido fácil raciocinar em uma situação como esta, porque não posso comemorar e Jeová vai entender, mas ele encontrou maneiras de fazer isso.

14. O que o povo de Jeová fez para celebrar a Comemoração apesar da pandemia de COVID-19?

Pois bem, as congregações que tinham internet aproveitaram a ocasião por videoconferência, e as que não tinham internet transmitiram por rádio e televisão. Houve filiais que gravaram o discurso em mais de 500 idiomas, para que mesmo os que viviam isolados pudessem celebrar a comemoração. Eles davam instruções para conseguir os emblemas e poder distribuí-los com tempo suficiente para cada família e havia irmãos que se encarregavam de enviar essas gravações.

Na aparelhagem vemos experiências e gostei de uma de Mianmar, diz que nas semanas anteriores à comemoração houve um conflito armado em diferentes partes do país e que na noite da comemoração houve até tiroteios intensos, mas que o texto do ano Foi muito encorajador e muito consolador, porque dizia mantenha a calma e mostre confiança para que naquela noite eles se refugiassem em suas casas acenderam as luzes suaves falaram em voz baixa e conseguiram celebrar a comemoração sem nenhuma contratempos e, apesar dos distúrbios, ele diz que eles tiveram o maior comparecimento, podendo até ouvi-lo pelo telefone.

Na aparelhagem vemos também que em wasipati no estado de Bolívar só iam fazer a comemoração uma vez às seis e meia da tarde, mas por acaso ou de propósito houve um problema técnico e o discurso foi ouvido dez vezes em um linha durante a noite, assim, foi ouvido dez vezes assim, ótimo, diz que foi ouvido por pelo menos 600.

15. O que aprendemos de uma estudante da Bíblia chamada Sue?

Pois bem aprendemos que a oposição familiar é uma dificuldade muito grande, complicada e difícil de suportar. O conselho que seu professor de Bíblia lhe deu em Lucas 22:44 nos ensina que quando temos problemas tão grandes, tão gigantescos como Golias, é melhor seguir o exemplo de Jesus e orar. E quando estivermos tranquilos, voltemos a orar e continuemos orando, clamando e suplicando a Jeová com a confiança de que ele nos ajudará, e podemos usar este mesmo texto para encorajar uns aos outros em situações difíceis.

COMENTÁRIO ADICIONAL

A irmã não poderia escolher um texto melhor, porque é claro que não importa quantos problemas uma pessoa tenha, eles dizem que Jesus em sua agonia foi tão grande, ou seja, pode-se estar em agonia ou em grande angústia por não poder fazer isso, mas Jesus e o que ele fez? ele então ora Então é um bom exemplo dizer aos outros que o seu problema é grande, mas olha, foi o nosso professor que teve um problema maior porque ele estava morrendo e ele os fazia orar e os encorajava a fazer o mesmo.

16. Por que podemos ter certeza de que Jeová abençoará todos os esforços que fizermos para assistir à Comemoração? (Romanos 8:31, 32).

Vemos aqui então que Jeová valoriza muito todo esforço que fazemos para permanecer fiéis, leais, retos, santos, separados do pecado e, claro, para estar presente na comemoração. Assim como o parágrafo menciona, podemos ter certeza de que Deus nos abençoará se lhe mostrarmos gratidão pelo que ele fez. Conforme mencionado em Romanos 8:31,32.

Pelo que acabámos de ler, é verdade que se no fundo do nosso coração e realmente demonstramos e ansiamos e a saudade que temos de celebrar a comemoração apesar das dificuldades que possamos ter, como temos vindo a analisar, pode ter plena confiança, plena fé e garantir que Jeová vai nos ajudar para que possamos celebrá-lo.

Que verdade sobre o resgate ou a Comemoração você valoriza pessoalmente?

Pessoalmente me chama a atenção o texto de João 3:16, onde mostra que o resgate é algo que Jeová fez através do seu filho amado, eles possibilitaram salvar a humanidade que está disposta a ouvir a sua voz e isso é algo que não é nós merecemos, mas ele nos dá porque nos ama, sem dúvida, não conseguimos entender o quanto Jeová e Jesus nos amam.

Algo que eu valorizo ​​é saber que o resgate não beneficia apenas os Ungidos, e é justamente por isso que a comemoração não é uma ocasião exclusiva para eles e Jeová está me convidando, ele quer que eu esteja lá e está me dando a oportunidade de mostrar ele meu amor desta forma. minha gratidão e minha obediência

Quem convidamos para a Comemoração, e por quê?

Quem se beneficia de nossos esforços de convidar para a comemoração são as pessoas que vão pela primeira vez à comemoração e o objetivo é que se sintam motivados a conhecer a Jeová e a ser seus servos. Mas não são os únicos a beneficiar deste esforço, também os inativos por circunstâncias da vida, e nós os convidamos para a comemoração porque queremos lembrá-los que Deus continua a amá-los.

Bem, para as pessoas do território e para os inativos, porque para as pessoas do território, porque acreditamos que, assim como entendemos o benefício e o amor que Jeová e Jesus demonstraram por nós, queremos que eles entendam. . E aos inativos, para que saibam que Jeová continua a amá-los e que espera seu retorno.

Que dificuldades alguns têm enfrentado para celebrar a Comemoração?

Algumas das dificuldades são: oposição familiar, perseguições, guerras, epidemias. qualquer um destes pode ser um obstáculo para celebrar a comemoração. Os irmãos mais locais podem dizer que o seu patrão não quis dar-lhes o dia para irem à comemoração ou que não quer dar-lhes e os irmãos têm de chegar a acordo com os patrões, outros que tiveram dificuldade em encontrar transporte naquele dia.

Afinal, nas três situações dos irmãos, vimos que todos fizeram o possível para comparecer à comemoração e, como vimos em Romanos, Jeová fez o resto e os abençoou e eles puderam ir.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários