ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 27 de março a 2 de abril de 2023, 2 Crônicas de 5 a 7, Respostas.
ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 27-março-2-abril-2023, 2 Crônicas de 5 a 7, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
2Cr 6:29, 30. Por que somos consolados pelo que Salomão disse em sua oração? (w10 1/12 11 par. 7)
Nos confortamos com o que Salomão disse porque pode não haver ninguém ao nosso redor que entenda completamente o que estamos passando. Mas Jeová nos ama muito e conhece a dor do nosso coração. Portanto, fazemos bem em contar a eles sobre nossas preocupações que nos oprimem. Visto que podemos ter certeza de que ele nos ajudará a carregar nossos fardos, a Bíblia nos incentiva a lançar nossas preocupações sobre Jeová porque ele cuida de nós conforme mencionado em 1 Pedro 5:7.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que Salomão disse nos conforta, porque às vezes estamos passando por situações tão difíceis que podemos pensar que os que estão ao nosso redor não nos entendem, mas temos certeza de que se Jeová não se entende e entende nossa dor, é por isso que devemos contar Jeová nossas preocupações e nossos fardos e podemos ter certeza de que ele nos ajudará a carregar nossos fardos.
Salomão disse que só Jeová conhece bem o nosso coração. Conseqüentemente, Jeová sabe o que nos aflige, o que nos preocupa e a dor que sentimos por dentro. Assim, as palavras de Salomão nos confortam, porque nos ensinam que Jeová entende perfeitamente tudo o que estamos passando. Também nos consola porque nos lembra que Jeová nos ama e se importa conosco. Além disso, essas palavras de Salomão nos dão a garantia de que Jeová nos ajudará a carregar nossos fardos.
E isso nos conforta porque muitas pessoas não sabem o que outra pessoa está passando, mas Jeová sabe o que está em nossos corações. É por isso que podemos ter certeza de que, quando estivermos passando por alguma provação, podemos nos sentir à vontade para abrir o coração a Jeová em oração e ele nos ajudará a carregar nossos fardos, porque ele é o ouvinte da oração.
Em algum momento de nossas vidas nos sentimos afogados em um mar de problemas e temos a sensação de que ninguém pode entender o sofrimento ou simpatizar com nossa dor, mesmo nesses momentos podemos ter certeza de que existe alguém que nos entende perfeitamente, não nos referimos ao nosso Deus Jeová. Salomão foi muito claro sobre isso e é por isso que ele pede a Jeová que ouça as orações de seus servos.
É por isso que temos de contar a Jeová as preocupações que nos sobrecarregam. Podemos ter certeza de que Jeová está atento às nossas necessidades ou aos nossos problemas e está disposto a nos ajudar a carregar essas cargas pesadas que sozinhos não poderíamos suportar. Podemos não ter ninguém ao nosso redor que entenda totalmente o que estamos passando, mas Jeová nos ama muito e conhece a dor em nosso coração.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
2 Crônicas 5:1. Ensina-nos que é importante terminar o que começamos, por exemplo a nossa Promessa de Dedicação, isso sem dúvida reforça o nosso sentido de compromisso e responsabilidade, qualidades hoje escassas, muitos casam mas falham o cônjuge, muitos são baptizados e os meses não se encontram mais, e isso porque não é fácil levar uma vida cristã como Jeová nos pede, mas devemos entender que Jeová merece que sejamos fiéis até o fim.
2 Crônicas 6:14,15. Salomão dirige uma bela oração a Jeová, nesta o elogia por ser um Deus Leal, que cumpre suas promessas. Isso me ensina que Jeová tem demonstrado por séculos que é um Deus leal e confiável. A razão de sua lealdade é porque ela nasce do amor que ele tem por nós. E é um Deus que cumpre suas promessas porque tem a capacidade e a vontade de cumprir o que se propôs. Ele não cria falsas expectativas em nós, mas promete algo e cumpre. Portanto, depositamos plena confiança em Jeová, nosso Deus Leal e nas promessas do seu Reino, essas são realmente boas novas que se cumprirão.
2 Crônicas 5:12,13. A organização musical de Israel atingiu sua máxima expressão no templo de Salomão. a grandeza e magnitude disso pode ser apreciada pelo número de trompetistas, que somavam 120, e além disso, havia também cantores que louvavam e davam graças a Jeová, todos ao mesmo tempo. Isso me ensina e me lembra que os cristãos devem valorizar o trabalho que nossos irmãos da Orquestra ou da Torre de Vigia fazem para preparar as gravações orquestradas das canções do reino. Além disso, tenhamos em mente que, independentemente de sermos especialistas ou aprendizes, todos temos a oportunidade e o Dever de unir nossas vozes para louvar e agradecer a Jeová.
2 Crônicas 5:13. Este texto mostra que, quando o templo foi inaugurado, Jeová mostrou sua aprovação enchendo sua casa de adoração com uma nuvem. Hoje Jeová não mostra mais sua aprovação de forma portentosa, mas se estivermos atentos com certeza poderemos perceber se o que estamos fazendo é sagrado para Jeová ou não. Se você nos der sua aprovação ou se nos rejeitar.
2 Crônicas 7:12-14. Esses versículos mostram que Jeová profetizou a Salomão que Israel deixaria de estar em uma condição saudável dele, portanto, pareceria ser o castigo das pragas. Mas Jeová também disse a ele como seria possível trazer a terra de volta à saúde.Isso me ensina que Jeová não muda, pois ele também profetizou com antecedência para os últimos dias o castigo que virá sobre o mundo. Mas, da mesma forma, deixou um registro na Bíblia sobre o que podemos fazer para ser perdoados e obter a salvação e a vida eterna.
2 Crônicas 7:1-3. Esses versículos mostram que o fogo do céu que acendeu a lenha no novo altar e consumiu os sacrifícios foi uma demonstração de que Jeová havia aceitado tanto o templo quanto seu altar. E que, além disso, ele havia aprovado a transferência de sua adoração do Antigo Tabernáculo para este templo. Isso me ensina que Jeová habitará nos salões de seu reino enquanto suas instruções forem seguidas e nossa adoração for mantida pura, porque essas coisas são necessárias para ter sua aprovação.
2 Crônicas 5:13. Este versículo diz que o som das trombetas, sim, ressoou enquanto eles louvavam a Jeová, e que naquele momento uma nuvem encheu o templo. Isso mostra que Jeová ouviu aquele louvor em forma de melodia e com a nuvem indicou que gostou. Isso me ensina o quanto Jeová adora quando cantamos no Salão do Reino. Por isso, é tão importante chegar cedo às reuniões para poder cantar a Jeová em Unidade com nossos irmãos espirituais.
2 Crônicas 6:4. Este versículo mostra os sinceros agradecimentos de Salomão a Jeová por cumprir a promessa que fizera a seu pai Davi. Isso me ensina que a gratidão que sentimos por Jeová deve nos motivar a abençoá-lo com louvor e amor verdadeiro.
2 Crônicas 6:18-21. Esses versículos nos mostram que, embora nenhum edifício construído possa conter a glória de Deus, o templo em Jerusalém seria o centro de sua adoração. Com isso, aprendo que atualmente esse papel é desempenhado por nossos Salões do Reino. Por isso devo respeitá-los em todos os sentidos, pois simbolicamente representam a casa de Jeová.
2 Crônicas 5:11,12. Esses versículos mostram que, embora normalmente os sacerdotes e levitas trabalhassem no templo de acordo com um cronograma rigoroso, nesse dia todos os sacerdotes e levitas estavam a serviço de Jeová. Isso tem semelhança com o que nós, servos de Jeová, vivenciamos hoje nas épocas de visitas dos superintendentes e nas épocas de comemoração. E é que, embora os pioneiros e publicadores em geral já tenham seu serviço planejado, para essas datas todos nós fazemos um esforço maior para apoiar mais o Ministério.
2 Crônicas 6:32,33. Esses versículos me ensinam que Jeová se torna acessível a todas as pessoas, inclusive aos que não fazem parte de seu povo. Aqui vemos como desde o rei, até o mais humilde servo de Israel e também os estrangeiros que verdadeiramente buscavam a Deus, puderam encontrá-lo porque ontem se deixaria por eles.
2 Crônicas 7:10: Este versículo mostra como o povo estava feliz e alegre por causa da bondade que Jeová havia mostrado a Davi, Salomão e Israel. Isso me ensina que, quando recebemos uma bênção de Jeová, podemos mostrar nossa gratidão por ficarmos felizes e alegres pelo benefício recebido.
2 Crônicas 7:12. Este versículo mostra que Jeová ouviu a oração de Salomão. Isso me ensina que, assim como ouviu Salomão, Jeová também ouvirá minha oração. Portanto, nunca devo parar de orar ou duvidar de que Jeová me ouvirá e responderá à minha oração sempre que achar apropriado.
2 Crônicas 6:17. Este versículo mostra como Salomão em oração pede a Jeová que seja fiel à palavra que seu pai Davi lhe deu. Essa oração revela que Salomão não estava questionando a fidelidade de Jeová, mas expressando a ele o que sentia no fundo do coração. Com isso aprendo que nossas orações revelam o que está em nosso coração. Portanto, devemos estar atentos ao que dizemos neles para nos autoexaminarmos.
2 Crônicas 5:13. Este versículo destaca uma das mais belas qualidades de Jeová, sua benevolência ou seu verdadeiro amor. Aprendo com isso que, se Jeová demonstra essa qualidade, eu, como seu imitador, também posso e devo mostrar amor leal aos outros, especialmente aos meus irmãos espirituais. E uma forma de fazer isso é cumprimentando a todos com carinho, apoiando-os da melhor maneira possível e não mostrando nenhum tipo de favoritismo para com alguns de nossos irmãos.
2 Crônicas 6:32,33. Esses textos nos mostram que como verdadeiras Testemunhas de Jeová devemos acolher pessoas de diferentes nacionalidades e tratá-las com igualdade. Como Testemunhas de Jeová praticamos a fraternidade de todas as raças e nacionalidades.
2 Crônicas 6:14. Este texto nos mostra que Jeová mostra seu amor leal para aqueles que são seus amigos, ele tem um propósito maravilhoso para todos nós. Saber que Jeová está ao nosso lado nos dá alegria e força para enfrentar nossos problemas.
2 Crônicas 6:21. Este texto me ensina a importância de ver Jeová como, e ter a convicção de que ele nos ouve. Quando oramos, devemos falar com Jeová sobre coisas concretas. Se contarmos a ele de coração tudo o que nos preocupa, ele se aproximará de nós.
2 Crônicas 6:21. Este texto me ensina a importância de ver Jeová como um Pai, e ter a convicção de que ele nos ouve. Quando oramos, devemos falar com Jeová sobre coisas concretas. Se contarmos a ele de coração tudo o que nos preocupa, ele se aproximará de nós.
2 Crônicas 6:19. Este texto nos ensina que a oração é um dom de Deus. podemos nos dirigir a Jeová com respeito a qualquer hora e em qualquer lugar. Jeová nunca está ocupado demais para nos ouvir, ele sempre nos dá sua atenção, por isso temos certeza de que nosso pai não apenas os ouve, mas também responde.
2 Crônicas 6:10. Este texto nos mostra que Jeová sempre cumpre suas promessas. Na Bíblia, uma série de promessas divinas que foram cumpridas no passado estão sendo cumpridas hoje. E podemos ter certeza que todas as promessas que Jeová nos fez se cumprirão no futuro, por isso é muito importante ler a Bíblia, assim teremos a certeza de que Deus sempre cumpre suas promessas.
2 Crônicas 7:21. Vemos que Jeová disse que, embora seu templo estivesse em Jerusalém, se os israelitas desobedecessem, esse templo se tornaria um monte de ruínas. Esse texto nos ensina que Jeová não se deixa levar pelas aparências que as pessoas podem mostrar, o que ele quer é que prestemos a ele uma adoração que vem do coração.
2 Crônicas 7:13. Nos ensina o que precisamos se um dia pecarmos e buscarmos o perdão, o texto diz que devemos nos humilhar, isso significa que devemos aceitar a disciplina de Jeová, pois se nos humilharmos mostraremos arrependimento sincero e não apenas diremos que somos arrependido para evitar a vergonha de ser disciplinado por Jeová.
2 Crônicas 7:12. Nesse texto vemos que Jeová ouviu a oração de Salomão, o que indica que ele também ouvirá as nossas orações, por isso nunca devemos duvidar que Jeová quer nos ouvir, pois ele sempre o faz. Pode não ser na hora que queremos, mas ele nos responde quando bem entender.
2 Crônicas 6:17. Vemos que Salomão pede a Jeová em oração para ser fiel, essas palavras que Salomão usa em sua oração podem nos fazer entender que Jeová nunca foi fiel a ele, mas na realidade o que essa oração não revela é que Salomão está orando desde o princípio. coração e expressou o que sentia, e vemos que Jeová ouviu. Isso nos ensina que, da mesma forma, às vezes podemos nos sentir tão magoados que nossas orações não fazem sentido, mas mesmo assim Jeová nos ouve e entende o que estamos passando.
2 Crônicas 5:13. Nesse texto vemos que Salomão destaca uma das qualidades de Jeová. Sua benevolência ou amor leal, e o que nos ensina é que, assim como Jeová demonstra esta bela qualidade, nós, como imitadores de Deus, também podemos fazer isso. E isso se evidencia em como tratamos nossos irmãos se nos interessamos por eles, por exemplo quando chegam na reunião nos aproximamos deles e perguntamos sobre seu bem-estar, se não o fizermos estaremos sendo gentis e imitando esta bela qualidade de nosso Deus Jeová.
2 Crônicas 5:10. É mencionado que dentro da arca estavam as duas tábuas com os dez mandamentos de Deus, nós também podemos guardar os mandamentos de Deus em nossos corações, isso é mais do que apenas saber uma informação, ou memorizar informações.
2 Crônicas 5:10. É interessante ver que a arca servia como arquivo sagrado para guardar certos itens que serviam de lembrança ou testemunho. as duas tábuas do testemunho ou os 10 mandamentos eram seu conteúdo principal. Um jarro de ouro contendo Maná e a vara de Aarão com botões fundidos também foram mantidos nele, mas mais tarde, algum tempo antes da construção do templo de Salomão, eles foram removidos dele.
2 Crônicas 5:13. Isso nos motiva a valorizar e apreciar de coração os cânticos de louvor a Jeová que entoamos nas reuniões congregacionais. Já que nossas reuniões geralmente começam com uma música e o reino. É por isso que fazemos bem em chegar a tempo para participar desse aspecto de nossa adoração, e devemos fazer o mesmo para ficar até We Sing o cântico final, que mostra respeito por Jeová e sua organização.
2 Crônicas 5:14. Se cantarmos os cânticos do reino enquanto nossos pensamentos estão em outras coisas e não apreciamos plenamente o significado das palavras, nos pareceremos até certo ponto com alguns que, enquanto louvam a Deus com seus lábios, seus corações estão longe dele, portanto, cantando-os corretamente, não apenas encorajamos a nós mesmos, mas também nossos jovens irmãos.
2 Crônicas 6:3. Vemos que Salomão abençoou seus irmãos, isso nos lembra da importância de orar e abençoar nossos irmãos, mesmo aqueles que nos ofenderam. No mundo comum é desejar o mal, mas optamos por seguir os princípios bíblicos de perdoar nossos irmãos e abençoá-los.
2 Crônicas 6:18-21. Embora nenhum edifício possa conter Deus, o templo seria o núcleo da adoração a Jeová. Da mesma forma, os Salões do Reino das Testemunhas de Jeová são hoje o núcleo da verdadeira adoração.
2 Crônicas 6:4. O apreço sincero pela benevolência e benignidade de Jeová deve induzir-nos a abençoar a nós mesmos, isto é, a louvá-lo com afeição e gratidão.
2 Crônicas 6:21. Este texto nos ensina que Jeová ouve as orações de seus servos que o buscam de coração sincero e da forma que ele estabeleceu.
2 Crônicas 6:23. Este texto nos ensina que podemos confiar na justiça de Deus, pois ela dá a cada um o que lhe corresponde, e ninguém pode zombar dele e de sua justiça.
2 Crônicas 6:29. Esse texto fala da peste e da dor que todo mundo tem, isso nos anima, pois podemos nos aproximar de Jeová em oração para falar da nossa própria praga ou então falar da nossa própria dor ou de tudo que nos causa aflição. E nos conforta saber que ele não se entende e que se importa conosco.
2 Crônicas 6:29. Vemos como Salomão reage, pois nos ajuda a ver que cada um carrega sua própria aflição. No caso de algumas pessoas pode ser uma doença física. No caso de outros, sofrimento emocional. Alguns podem ficar tristes com a morte de um ente querido, desemprego, dificuldades econômicas e tensões familiares também afligem as pessoas com frequência nesses tempos difíceis.
2 Crônicas 6:20. Este texto nos ensina que talvez não haja ninguém ao nosso redor que entenda totalmente o que estamos passando, mas Jeová nos ama muito e conhece a dor em nossos corações.
2 Crônicas 6:30. Este texto nos motiva, nos encoraja a não nos cansarmos de fazer o bem, e se vemos que os outros não fazem a coisa certa, não devemos permitir que seja uma desculpa fazer o mesmo que eles, pois no devido tempo, nesta ou na próxima vinda, Jeová retribuirá a cada um conforme a sua conduta.
2 Crônicas 6:36-39. Este texto nos ensina que quando pecamos ferimos a nós mesmos e a nossa família, porém podemos nos voltar para Jeová que terá misericórdia se buscarmos corretamente, é mais do que apenas dizer que cometi um pecado e me perdoe, ou mesmo que eu estou pecando abençoa-me, e dizemos isso porque no texto podemos perceber que há uma mudança de arrependimento sincero.
2 Crônicas 7:14. Vemos no texto que Jeová disse que: Se um pecador se humilhar e orar e buscar a sua face e se converter dos seus maus caminhos, então ele mesmo ouvirá dos céus e o seu pecado perdurará. Isso nos lembra que, se levarmos uma vida dupla, não podemos esperar a bênção de Jeová, mas se nos arrependermos e o buscarmos, ele nos ajudará como ajudou seu povo no passado.
2 Crônicas 6:18. Neste texto podemos ver que Salomão reconheceu que a morada de Jeová é no céu. Isso nos ensina que não precisamos necessariamente estar nos Salões do Reino para orar a Jeová, ele nos ouve onde quer que estejamos e a prova disso é que tem atendido as orações de nossos irmãos que estão na prisão e tem dado a eles o coragem e vigor de que precisam para serem leais.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário