ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 20 a 26 de março de 2023, 2 Crônicas de 1 a 4, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 20-26-2023 de março, 2 Crônicas de 1 a 4, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

2Cr 1:11, 12. O que aprendemos nesse relato sobre nossas orações? (w05 1/12 19 § 6).

O pedido de Salomão mostrou a Jeová que o rei desejava sinceramente adquirir sabedoria e conhecimento. Da mesma forma, as orações que fazemos a Deus revelam o que temos em nossos corações, por isso fazemos bem em analisar o que dizemos nelas, ou seja, pensar em quais coisas específicas pedimos a ele em nossas orações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este pedido de Salomão a Jeová, no qual ele pede sabedoria e conhecimento, foi um sinal claro de que ele desejava isso de coração. Deste texto podemos aprender que as orações que fazemos a Deus são uma forma de revelar o que temos no coração e por isso é importante analisar o que dizemos nelas. E é interessante ressaltar a importância de desejar sabedoria e conhecimento, bem como refletir sobre as palavras que expressamos em nossas orações.

Aprendemos que nossas orações revelam o que temos no coração, por isso fazemos bem em analisar o que pedimos a Jeová em nossas orações. Geralmente não contamos aos outros pelo que oramos a Deus ou por quem oramos, mas imagine se você fizesse uma transcrição do que orou hoje, ontem antes de ir para a cama e assim por diante. Do que se trata? O que costuma ser repetido em suas orações?É bom pensar em que coisas concretas pedimos a Deus na oração, ajuda-nos a examinar a nós mesmos e revelar o que é realmente importante para nós.

Por exemplo, se estivermos cheios de bons pensamentos, nossas orações serão como as de Salomão, pediremos coisas que estão de acordo com a vontade de Deus, ou por assim dizer, pediremos coisas boas. Y también si vemos que nuestras oraciones se están volviendo mecánicas o se han vuelto repetitivas, entonces debemos preocuparnos, ya que es una señal de que estamos fallando en nuestra alimentación espiritual y es por eso que debemos hacer todo lo posible para analizar qué tipos de oraciones Estamos fazendo. É por isso que devemos comer bem no sentido espiritual e assim podemos melhorar em nossas orações que fazemos.

Vemos que Jeová sabia o que o coração de Salomão ansiava. Portanto, devemos pensar sobre o que revelam as orações que fazemos a Deus, e podemos perceber isso fazendo a nós mesmos estas perguntas: elas refletem que ansiamos por conhecimento, sabedoria e discernimento? Os interesses do reino ocupam um lugar importante em meu coração? . Portanto, se nossas orações se tornaram mecânicas e superficiais, talvez seja um sinal de que precisamos meditar nas obras de Jeová e estar atentos ao que nossas orações revelam.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

2 Crônicas 1:10,11. Mostra como Salomão pede a Jeová em oração que lhe conceda sabedoria e conhecimento para poder liderar bem o povo de Israel. Em resposta, Jeová concedeu-lhe o desejo de seu coração porque ele não pediu coisas materiais ou uma vida longa, nem a morte daqueles que o odiavam. Isso me ensina que as orações que elevamos a Deus revelam o que temos em nossos corações, por isso fazemos bem em analisar o que dizemos nelas.

2 Crônicas 2:5. Este é um texto que podemos usar no Ministério, para esclarecer que só existe um Deus verdadeiro e que ele é superior a todos os outros deuses que as pessoas possam ter, e é também por isso que ele merece que lhe damos o melhor de nós mesmos.

2 Crônicas 1:9. Vemos que Salomão se volta para Jeová para pedir-lhe que cumpra a promessa que Jeová fez a Davi. Isso nos ensina que o cumprimento das promessas de Deus também é um assunto que podemos incluir em nossas orações.

2 Crônicas 1:6. Vemos que no antigo Israel se faziam holocaustos a Jeová, atualmente não nos pedem mais isso, mas Jeová continua esperando de nós ofertas, como são, nossos comentários nas reuniões, o tempo que dedicamos às atividades teocráticas e nossas doações voluntárias.

2 Crônicas 1:1. Diz que Jeová estava com Salomão, por isso seu reinado estava ficando cada vez mais forte. Isso nos ensina que, se Jeová estiver conosco, podemos cumprir qualquer meta que estabelecermos para nós mesmos, desde que esteja de acordo com o propósito dele.

2 Crônicas 1:10-12, Vemos que Salomão era um homem muito sábio porque seu grande conhecimento veio de Jeová, o que nos ensina que devemos também pedir a ajuda de Jeová enquanto esperamos no estudo de sua palavra, a fim de alcançar entendê-lo corretamente, porque sabemos que, se nossas orações forem constantes e sinceras, elas não ficarão sem resposta.

2 Crônicas 1:12. Isso nos mostra que Salomão veio acumular um grande patrimônio, mas isso não quer dizer que fosse matéria, pois o materialista não é quem tem, mas sim faz deles o principal, então independente da nossa situação econômica, vamos tentar não cair na armadilha do materialismo, pois o poder da riqueza é enganoso e pode abafar nossa espiritualidade.

2 Crônicas 3:13. Podemos usar esse texto na pregação e no ensino quando alguém nos pergunta por que as ilustrações em nossas publicações cristãs mostram os anjos como seres alados. Este versículo não apenas prova que os anjos têm asas, mas também descreve o tamanho das asas estendidas dos querubins, dizendo que elas medem 20 côvados de comprimento.

2 Crônicas 3:3. Vemos que medidas exatas foram usadas para a construção do templo. Ressaltando que nenhuma obra foi realizada sem um planejamento prévio. Isso me ensina que como um bom servo de Jeová também devo planejar bem na hora de realizar meus projetos para ter certeza não só de que tudo dará certo, mas também para ter a bênção de Jeová, que ficará muito feliz em ver que eu me esforço por imitá-lo a esse respeito.

2 Crônicas 4:18-22. Esses versículos descrevem os utensílios do templo. O versículo 18 diz que o peso do cobre nunca foi conhecido. Isso ensina uma lição para aqueles que tendem a manter uma contabilidade estrita de suas doações ou contribuições para a obra do Reino, pois a mais elevada forma de devoção desconsidera tal cálculo. O que damos a Jeová, seja muito ou pouco, deve ser com a motivação certa. Ou seja, de coração cheio.

2 Crônicas 4:1. Ele menciona um aspecto importante do templo: o altar de cobre onde eram abatidos os sacrifícios a Jeová. Hoje, os servos de Jeová não oferecem sacrifícios de animais, mas sacrifícios labiais para louvor. Mas, da mesma forma, devemos nos esforçar para falar corretamente a verdade a outros, a fim de oferecer a Jeová um sacrifício digno dele.

2 Crônicas 3:5:17. Este texto pode ser útil para nós do Ministério para ensinar que a Bíblia não se contradiz quando condena a idolatria e o uso de imagens na adoração a Deus, pois o versículo 5 diz claramente que todas as imagens que são nomeadas nestes versículos foram apenas objetos decorativos do templo, incluindo os anjos ou querubins que são mencionados.

2 Crônicas 3:3. Mostra como Salomão lançou fundações fortes e sólidas de acordo com a medida antiga para construir o templo. Isso me ensina a importância de firmar não só a minha fé, mas também o meu conhecimento e entendimento, pois são a base da minha espiritualidade como servo de Jeová.

2 Crônicas 2:5. Vemos Salomão dizendo que Jeová é um Deus superior a todos os outros deuses. Podemos usar este texto no Ministério para ensinar às pessoas que na terra existem quase tantos deuses quanto religiões. No entanto, esses deuses são todos falsos. somente Jeová é o verdadeiro deus, O Todo-Poderoso, e superior a todos os outros deuses.

2 Crônicas 2:3-10. Mostra que a madeira de cedro fornecida a Salomão por Tiro para a construção do templo era grande e exigia trabalho árduo desde o momento de sua derrubada até o momento em que alcançou o local estabelecido em Israel. Esses versículos também mostram que tudo foi feito por meio de um contrato entre Salomão e Hiram. Isso me ensina que Jeová é um Deus de ordem que faz tudo por arranjo e deixa todos os seus mandamentos, regulamentos e regulamentos judiciais por escrito. Portanto, como seus servos, devemos imitar seu comportamento. Especialmente no que se refere à compra e venda, negociações, tratados, acordos de herança e empresas.

2 Crônicas 2:11-16. Mostra que Hirão, rei de Tiro, abençoou a Jeová e assim fez um pacto de amizade entre Tiro e Israel. Com isso, Salomão conseguiu mão de obra e materiais para a construção do templo e atirou grandes quantidades de trigo, cevada e azeite como pagamento. Isso me ensina que Jeová pode usar qualquer pessoa, crente ou não, para cumprir seu propósito. 

2 Crônicas 2:7. Vemos como Salomão pede ao rei de Tiro que lhe envie um artesão habilidoso para trabalhar metais, fios, lã e esculturas para trabalhar junto com os artesãos fornecidos por seu pai Davi. Isso me ensina que Jeová não viu mau uso da mão de obra gentia qualificada na construção do templo, assim como hoje não vê mau uso da tecnologia e outros recursos úteis para pregação, ensino e reuniões, feitos por pessoas que não pertence ao seu povo. Um exemplo disso foi o uso do Zoom Telegram e outros recursos durante a pandemia de Covid-19.

2 Crônicas 2:2. Mostra como Salomão organiza os trabalhadores para que haja superintendentes de trabalho sobre eles. Mesmo sendo um homem sábio, Salomão confiou e delegou outras tarefas muito importantes. Isso me ensina que, embora sejamos altamente treinados e conhecedores, devemos permanecer humildes. E um sinal dessa humildade é delegar tarefas e confiar que outras pessoas também podem fazer bem o trabalho.

2 Crônicas 1:11,12. Vemos que embora Salomão peça apenas sabedoria e conhecimento para bem governar Israel, Jeová, ao examinar seu coração, decide dar-lhe também riquezas, bens e glória, como nenhum rei teve em nenhum governo anterior. Isso me ensina que quando pedimos algo a Jeová em oração, Ele sonda nosso coração. E se o que você vê for do seu agrado, nosso pedido será ouvido e atendido, e suas bênçãos para nós serão abundantes.

2 Crônicas 2:2,3. Vemos como Salomão apela para Hiram, o rei de Tiro, com base no bom relacionamento que Hiram tinha com seu pai, o rei Davi. Isso mostra que Davi não considerava todas as nações vizinhas como inimigas o tempo todo. Também mostra que Davi construiu conscientemente alianças comerciais que mais tarde também beneficiaram seu filho Salomão. Isso me ensina a importância de como servos de Jeová nos darmos bem com aqueles que não servem a Deus, porque talvez o que não conseguimos pregando a mensagem do reino, nossos filhos ou netos consigam.

2 Crônicas 1:11,12. Este texto em outra aplicação mostra a resposta de Jeová ao pedido de sabedoria e conhecimento que Salomão solicitou, pois tudo o que Salomão deixou de lado para essas duas coisas, Jeová as concedeu a ele de mãos cheias. Isso me ensina um exemplo de amor e generosidade transbordantes da parte de Jeová.

2 Crônicas 1:1. Na leitura pudemos perceber que Salomão tinha a benção de Jeová e essa relação se fortalecia a cada dia. Isso nos ensina que nós também podemos contar com a aprovação de Jeová, se formos leais a ele, pois se fizermos isso, ele nos mostrará seu amor em todos os momentos de nossa vida.

2 Crônicas 1:11. Nesse versículo, Jeová nos mostra de onde vêm os motivos de Salomão: Ele diz que eles estão em seu coração. Isto é, Salomão queria ser sábio com todo o seu ser. Isso me ensina que os servos de Jeová não devem apenas querer fazer o que é certo, mas também estar determinados a fazê-lo. Portanto, devemos cultivar em nosso coração as motivações corretas do ponto de vista de Jeová.

2 Crônicas 1:10. Vemos que assim como Salomão pediu sabedoria e conhecimento, nós também podemos pedir a Jeová que nos dê sabedoria e conhecimento para tomar boas decisões em nossa vida cristã.

2 Crônicas 2:1,15. Esta leitura nos ensina que Jeová, sendo nosso criador, merece tudo o que temos, inclusive nossas coisas materiais. Portanto, tudo pertence a Jeová como nosso doador da vida.

2 Crônicas 2:5. Neste texto ele nos ensina a importância de participar da construção de Salões do Reino e Salões de Assembleias, por isso devemos aproveitar esta obra maravilhosa para participar desta obra maravilhosa. Quando participamos dessa faceta do serviço, glorificamos nosso Deus.

2 Crônicas 2:11,12. Na leitura pudemos perceber como este rei não era um adorador de Jeová, ele dava Glória e Louvor a Jeová. Isso nos ensina que em nossa pregação devemos conseguir pessoas que tenham um coração receptivo. E assim como este rei, eles também podem louvar a Jeová e se tornar parte de seu povo.

2 Crônicas 1:9. Vemos que Salomão pediu a ele para cumprir a promessa de Deus, isso nos ensina que podemos pedir o dia em que as promessas de Deus se cumpram, isso nos faz pensar em promessas específicas que lemos na Bíblia que apreciamos e desejamos ver cumpridas.

2 Crônicas 1:5. Nos ensina que se somos deficientes em sabedoria podemos e devemos pedir a Deus, a Bíblia diz que o temor de Deus é a sabedoria e o princípio do conhecimento, reconhecer a Deus e dar-lhe o seu lugar foi a chave do sucesso de Salomão, e pode ser no nosso caso.

2 Crônicas 1:11. Mencione aqueles que odiavam Salomão, isso nos lembra uma verdade da vida, não seremos queridos por todos, muitas vezes há pessoas que sem motivo passam a nos odiar desde o momento em que nos veem, não é porque nós fez algo errado Aconteceu com Salomão e nosso Senhor Jesus Cristo, mas é bom lembrar que buscamos a aprovação de Deus ao invés de agradar a todos. 

2 Crônicas 2:5. Jeová é maior que todos os outros deuses, e ninguém é igual a ele, esse texto nos ensina que não existe deus na terra e em nenhum lugar do universo tão grande quanto o nosso Deus Jeová.

2 Crônicas 3:3. Vemos que Salomão lançou fortes alicerces na casa de, isso nos lembra do alicerce ou fundamento de nossa fé, que diríamos ser o fundamento de nossa fé, Jesus disse que se colocarmos nossa fé nele não seremos desapontados . Portanto, nossa fé deve estar firmemente alicerçada na confiança absoluta em Jeová e em seu filho Jesus Cristo, para que, quando vierem tempestades e dúvidas, nossa fé permaneça firme.

2 Crônicas 3:5,6. Este texto pode ser útil para raciocinarmos no Ministério Sobre o que é e o que não é idolatria, diz que nas paredes foram esculpidas palmeiras, querubins, isso é fato, mas com um significado importante, um ornamento sagrado e digno para a casa de Jeová, em nenhum momento lemos que alguém adorou essas imagens de palmeiras e anjos, o que significa que esses objetos tinham um propósito e era adorar a Jeová.

2 Crônicas 3:13. Este versículo pode nos ajudar, já que alguns perguntaram porque em nossas ilustrações ou desenhos os anjos são pintados com asas, neste versículo a Bíblia menciona que os querubins possuem asas, o que serve como base ou fundamento bíblico para responder a tal pergunta.

2 Crônicas 4:11,16. A partir deste texto podemos ver que o Irã era um artesão habilidoso que teve a grande honra de usar suas habilidades para promover a adoração de Jeová. Isso me ensina que todos os cristãos têm o privilégio de usar nossas habilidades a favor do Reino. É por isso que nunca devemos hesitar em aceitar qualquer projeto organizacional por acharmos que temos pouca ou nenhuma experiência. Lembremo-nos de que Jeová, por meio de seu espírito santo, pode aumentar nossas habilidades e capacidades para realizar qualquer missão que ele deseja que façamos. Portanto, devemos nos esforçar para ter mais habilidades, assim novas portas de serviço a Deus se abrirão para nós.

2 Crônicas 2:11,16. Durante o reinado de Salomão, o povo de Tiro forneceu materiais e mão de obra para a construção do templo. Esta foi uma excelente oportunidade para muitos tírios aprenderem sobre Jeová e perceberem como é bom servir ao verdadeiro deus. Isso me ensina que hoje também temos a oportunidade de compartilhar as boas novas com as pessoas no trabalho, quando vamos às compras, quando visitamos parentes ou vizinhos. Certamente, a pregação informal pode ser muito eficaz e, visto que nosso trabalho é urgente, não devemos deixar essa característica de serviço ao acaso, mas queremos estar sempre prontos para dar um bom testemunho.

2 Crônicas 3:3. O alicerce que Salomão usou para construir a casa de Jeová era muito sólido. A estabilidade da estrutura do templo dependia em grande parte da solidez de suas fundações. Isso me ensina que, da mesma forma, a estabilidade de nossa fé depende em grande parte da palavra de Deus. É por isso que é importante ler e estudar a Bíblia todos os dias para que nossa fé se fortaleça e, mais importante, nossas ações devem mostrar que temos uma fé firme. Tendo em vista a proximidade da grande Tribulação, é por isso que devemos ter certeza de que nossa fé é sólida e assim preservaremos nossa vida.

2 Crônicas 2:4. Isso nos mostra que a adoração que se prestava a Jeová no passado, era uma duração organizada, tinha dias e horários, o que nos faz pensar que Jeová é um Deus de ordem, por isso hoje para nossas reuniões e pregações temos horários, que devemos nos esforçar para cumprir, a fim de chegarmos a servir a Jeová de maneira ordeira. 

2 Crônicas 1:1,11. Diz-se que Salomão se estabeleceu firmemente em seu reino e que Jeová, seu Deus, estava com ele e o engrandeceu grandemente. O versículo 11 também destaca a sabedoria e o discernimento de Salomão. Esses versículos nos mostram que a sabedoria de Salomão foi um dos motivos de seu reinado ter sido tão bem-sucedido, e tudo graças a Jeová.

2 Crônicas 1:10. Vemos que apesar de seu sucesso e de sua sabedoria, Salomão mostra humildade ao reconhecer que não é capaz de governar o povo de Deus sem a ajuda de Jeová, e é por isso que Salomão pede a Deus que lhe dê sabedoria e entendimento para governar o mundo. cidade. Isso nos ensina que, se quisermos ser bem-sucedidos, devemos sempre pedir a ajuda de Jeová.

2 Crônicas 1:6. Vemos Salomão indo à Tenda do Encontro em Gibeom para oferecer sacrifícios a Deus. Isso demonstra a importância que Salomão deu ao Culto e serviço a Deus. O que nos ensina que também devemos dar a devida importância a todas as coisas espirituais. Por exemplo, também podemos fazer sacrifícios de serviço, como ir pregar em lugares isolados ou onde haja necessidade.

2 Crônicas 1:12. Mostra que Deus promete a Salomão que lhe concederá sabedoria e entendimento, mas também lhe promete riquezas, honra e vida longa se ele obedecer aos mandamentos de Deus. Isso nos mostra que, quando buscamos a sabedoria e o entendimento de Deus, também podemos esperar suas bênçãos.

2 Crônicas 1:1. Ensina-nos que Jeová olha para o humilde e o exalta, mas vê de longe o orgulhoso e o rebaixa.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários