TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023, os lembretes de Jeová são confiáveis, eles tornam sábios os inexperientes (Sl. 19:7).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023, os lembretes de Jeová são confiáveis, eles tornam sábios os inexperientes (Sl. 19:7).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
segunda-feira, 27 de fevereiro
As advertências de Jeová são confiáveis, elas tornam os inexperientes sábios (Salmos 19:7).
Jeová sabe que leva tempo e esforço para abandonar maus pensamentos e maus hábitos. — Sal. 103:13, 14. Mas ele nos dá a sabedoria, a força e o apoio de que precisamos para mudar por meio de sua Palavra, seu espírito e sua organização. Use a Bíblia para um bom auto-exame. A Palavra de Deus é como um espelho, então pode ajudá-lo a examinar como você pensa, fala e age (Tiago 1:22-25). E Jeová está sempre pronto para ajudar. Ninguém melhor do que ele para ajudá-lo, porque ele sabe o que vai em seu coração (Pv 14:10; 15:11). Portanto, adote o hábito de orar a ele e estudar sua Palavra todos os dias. Convença-se de que os padrões de Jeová são os melhores. Tudo o que Jeová nos diz é para o nosso bem. Quem respeita suas regras melhora sua auto-estima e alcança uma vida com sentido e verdadeira felicidade (Sl. 19:8-11). w22.03 10:8-10.
Que coisas Jeová odeia?
Aprenda a odiar o que Jeová odeia (Salmos 97:10). A Bíblia diz que Jeová odeia “olhos orgulhosos, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente”. — Pro. 6:16, 17. Ele também “detesta pessoas violentas e enganosas” (Sl 5:6). Jeová sente tanta repulsa por essas atitudes e ações que acabou com todos os ímpios dos dias de Noé porque eles haviam enchido a terra de violência (Gn 6:13). Outra coisa que Jeová odeia é o que ele mencionou por meio do profeta Malaquias: alguém traindo o cônjuge inocente para que o casamento termine em divórcio. Deus rejeita a adoração daqueles que fazem isso e os responsabilizará (Mal. 2:13-16; Heb. 13:4).
O que significa odiar o que é mau?
Jeová nos ordena: “Odiai o que é mau” (Rom. 12:9). A palavra ódio sugere uma forte reação emocional. Implica sentir aversão, repulsa ou rejeição por algo. Imagine como reagiríamos se nos pedissem para comer um prato de comida podre. Só de pensar nisso reviraríamos nossos estômagos. Devemos sentir o mesmo só de pensar em fazer algo que Jeová diz ser errado.
Por que devemos ter cuidado com o que pensamos?
Cuidado com o que você pensa. O que pensamos influencia o que fazemos. É por isso que Jesus ensinou que devemos rejeitar qualquer pensamento que possa nos levar a cometer pecados graves (Mt 5:21, 22, 28, 29). Não queremos agradar nosso Pai celestial? Nesse caso, é muito importante que rejeitemos imediatamente qualquer pensamento ruim.
O que nossas palavras dizem sobre nós e que perguntas devemos fazer a nós mesmos?
Controle suas palavras. Jesus disse: "As coisas que saem da boca vêm do coração" (Mateus 15:18). Assim é. Nossas palavras dizem muito sobre quem somos por dentro. Pergunte a si mesmo: “Eu sempre digo a verdade, mesmo que isso me machuque? Se sou casado, tenho cuidado de não flertar com outras pessoas? Evito completamente conversas imorais? Eu reajo com calma quando alguém me irrita?" Passe algum tempo pensando sobre essas questões. As palavras estão em nossa personalidade como as costuras de uma roupa. Se nos esforçarmos para evitar xingamentos, mentiras e conversas imorais, a velha personalidade não terá mais "costuras" para sustentá-la.
O que devemos fazer para pregar nossa velha personalidade na estaca?
Aja de forma decisiva. O apóstolo Paulo usou uma imagem muito poderosa para nos ajudar a entender que fazer as mudanças necessárias é um assunto muito sério. Ele disse que devemos pregar a velha personalidade na estaca (Romanos 6:6). Jesus estava disposto a ser pregado no madeiro porque queria agradar a Jeová. Da mesma forma, se quisermos agradar a Deus, devemos estar dispostos a romper com atitudes e costumes que ele odeia. Somente se fizermos isso teremos uma consciência limpa e a esperança de viver para sempre (João 17:3; 1 Pedro 3:21). Lembremo-nos de que Jeová não mudará suas regras para nos agradar. Em vez disso, somos nós que devemos mudar para nos conformarmos com seus padrões (Is. 1:16-18; 55:9).
Por que você deve estar determinado a continuar lutando contra suas fraquezas?
Continue lutando com suas fraquezas. Mesmo depois de ser batizado, você ainda terá que lutar contra os maus desejos. Pense na experiência de Maurício, que desde jovem levou uma vida homossexual. Com o tempo, ele conheceu as Testemunhas de Jeová e começou a estudar a Bíblia. Ela fez mudanças em sua vida e foi batizada em 2002. Embora já sirva a Jeová por muitos anos, ela diz: “Admito que tive de lutar contra maus desejos mais de uma vez.” Mas ele não se deixa desencorajar por isso, acrescentando: “Consola-me saber que, se eu não os cumprir, Jeová ficará satisfeito comigo.”d
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário