TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 18 de fevereiro de 2023, Não amaldiçoe o surdo nem ponha obstáculo na frente do cego (Lv 19:14).
TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, sábado, 18 de fevereiro de 2023, Não amaldiçoe o surdo nem ponha obstáculo na frente do cego (Lv 19:14).
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023
sábado 18 de fevereiro
Não amaldiçoe um surdo nem coloque um obstáculo na frente de um cego (Lv 19:14).
Jeová queria que seus servos tivessem consideração pelos que tinham limitações físicas. Por exemplo, ele disse aos israelitas para não amaldiçoar uma pessoa surda, seja ameaçando-a ou desejando-lhe mal. Fazer isso seria um grande mal! Por não ouvir o que diziam dele, o surdo não pôde se defender. Além disso, em Levítico 19:14, lemos que Deus disse a seu povo para não colocar "obstáculo diante de um cego". Uma obra de referência comenta sobre pessoas com limitações físicas: "No antigo Oriente Médio, as pessoas costumavam tirar vantagem delas e maltratá-las." Talvez alguém tenha colocado um obstáculo na frente de um cego para machucá-lo ou zombar dele. Que cruel! Com a ordem em Levítico 19:14, Jeová ajudou seu povo a ver que deviam tratar com compaixão os que tinham limitações. w21.12 8, 9 pars. 3. 4.
Como podemos tratar com compaixão aqueles que têm limitações físicas?
Jesus tratou aqueles com limitações físicas com compaixão. Recordemos a mensagem que enviou a João Baptista: «Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam». E, ao ver os milagres de Jesus, “todo o povo […] louvou a Deus” (Lucas 7:20-22; 18:43). Os cristãos imitam a Jesus de bom grado e são bondosos, compassivos e pacientes com os que têm limitações físicas. É claro que Jeová não nos deu poder para fazer milagres. Mas Ele nos deu a honra de dar boas novas aos cegos física ou espiritualmente: que em breve haverá um paraíso onde a humanidade desfrutará de perfeita saúde física e espiritual (Lucas 4:18). Esta mensagem já está levando muitos a louvar a Deus.
Como o capítulo 19 de Levítico nos ajuda a entender o que os Dez Mandamentos dizem?
Alguns versículos no capítulo 19 de Levítico fornecem mais detalhes que nos ajudam a entender o que os Dez Mandamentos diziam. Por exemplo, o oitavo simplesmente disse: "Não roube" (Ex. 20:15). Alguém poderia concluir que, para obedecer a esse mandamento, bastava certificar-se de não levar nada que não fosse seu. Mas ele pode estar roubando de outras maneiras.
Como um comerciante poderia violar o oitavo mandamento?
Um comerciante poderia afirmar com convicção que nunca guardou nada que não lhe pertencesse. Mas ele sempre foi honesto em seus negócios? Em Levítico 19:35, 36, Jeová disse: “Não sejas desonesto ao medir o comprimento, o peso ou o volume. Use balanças exatas, pesos exatos, medida exata para produtos secos e medida exata para líquidos.” Se um comerciante usasse escalas ou medidas imprecisas para enganar seus clientes, na verdade estava roubando deles. Isso fica ainda mais claro ao analisar outros versículos do capítulo 19 de Levítico.
Como Levítico 19:11-13 ajudou os judeus a aplicar o princípio do oitavo mandamento, e como isso nos ajuda?
(Leia Levítico 19:11-13). Levítico 19:11 começa dizendo: "Não roube." E o versículo 13 conecta o roubo com a desonestidade nos negócios, dizendo: "Não decepcione o seu próximo". Portanto, se alguém é desonesto em seus negócios ou negócios, está roubando. O oitavo mandamento proibia o furto, mas os detalhes acrescentados por Levítico ajudaram os judeus a compreender como poderiam aplicar o princípio no qual se baseava aquela lei. É bom meditarmos em como Jeová encara a desonestidade e o roubo. Pergunte a si mesmo: “À luz de Levítico 19:11-13, devo fazer alguma mudança, especialmente em meus negócios ou hábitos de trabalho?”
Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário