TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 19 de fevereiro, Jacó sentiu grande medo e angústia (Gn 32:7).

TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje, domingo, 19 de fevereiro, Jacó sentiu grande medo e angústia (Gn 32:7).

Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2023

domingo 19 de fevereiro

Jacó sentiu grande medo e angústia (Gn 32:7).

Jacob estava preocupado que seu irmão ainda guardasse rancor contra ele. Então ele orou a Jeová de coração. Ele então enviou a Esaú um presente generoso (Gn 32:9-15). E finalmente, quando eles finalmente ficaram face a face, Jacó tomou a iniciativa e honrou Esaú. Ela se curvou para ele não uma ou duas vezes, mas sete vezes. Com humildade e respeito, Jacó fez as pazes com seu irmão (Gn 33:3, 4). Podemos aprender uma lição de como Jacó se preparou para encontrar seu irmão e como se dirigiu a ele. Primeiro, ele humildemente pediu ajuda a Jeová. Então, ele agiu em harmonia com sua oração, fazendo tudo ao seu alcance para tornar o encontro com Esaú o mais agradável possível. E quando ela finalmente falou com ele, ela não começou a discutir quem estava certo. Seu objetivo era fazer as pazes com seu irmão. Podemos imitar seu exemplo? (Mateus 5:23, 24). w21.12 25 pars. 11, 12.

COMO FAZER AS PAZ COM OS OUTROS

O que devemos fazer se ofendermos outro cristão?

Aqueles de nós que estão no caminho que leva à vida, queremos promover a paz com nossos irmãos (Rm 12:18). Portanto, o que devemos fazer se percebermos que ofendemos outro cristão? Assim como Jacó, precisamos orar de coração a Jeová e pedir que ele abençoe nossos esforços de fazer as pazes com ele.

Além disso, devemos gastar tempo em auto-exame. Por exemplo, podemos nos perguntar: “Estou disposto a engolir meu orgulho, pedir desculpas humildemente e fazer as pazes? Como Jeová e Jesus se sentirão se eu tomar a iniciativa e fizer as pazes com meu irmão ou minha irmã?” As respostas podem levar-nos a ouvir Jesus e a aproximar-nos do nosso irmão com humildade para fazer as pazes. O exemplo de Jacó pode nos ajudar a conseguir isso.

Como o princípio encontrado em Efésios 4:2, 3 nos ajuda a fazer as pazes com nosso irmão?

O que teria acontecido se Jacó tivesse ido com uma atitude orgulhosa ao encontro de seu irmão? As coisas poderiam ter sido muito diferentes. Da mesma forma, se vamos conversar com um irmão para resolver um problema, devemos fazê-lo com uma atitude humilde (leia Efésios 4:2, 3). Provérbios 18:19 declara: “Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e há pleitos que são como as trancas duma fortaleza.” Um humilde pedido de desculpas pode ser a chave que nos permite entrar nessa "fortaleza".

O que devemos pensar e por quê?

Também devemos pensar bem antes sobre o que vamos dizer ao irmão ofendido e como vamos dizer a ele. Quando estivermos prontos, devemos nos aproximar dele para curar qualquer ferida em seu coração. A princípio, ele pode nos dizer coisas que não são muito agradáveis ​​para nós. Mas resistamos à tentação de nos zangarmos ou de nos justificarmos, pois isso não nos ajudaria a alcançar a paz. Lembremo-nos de que restabelecer a paz com nosso irmão é mais importante do que ver quem agiu bem ou quem agiu errado (1 Cor. 6:7).

O que você aprendeu com o exemplo de Gilbert?

Vejamos todos os esforços que um irmão chamado Gilbert fez para buscar a paz. Ele conta: “Tive muitos problemas com um parente próximo. Passei mais de dois anos me esforçando para falar com calma e franqueza para tentar recuperar nosso bom relacionamento." O que mais ele fez? “Antes de falar com esse familiar, eu orava e me preparava para não me ofender se ele dissesse algo que me magoasse. Eu tinha que estar pronto para perdoar. Aprendi a não lutar pelos meus direitos e entendi que minha obrigação era promover a paz”. Onde tudo acabou? Gilbert diz: "Hoje estou em paz porque me dou bem com todos os membros da minha família."

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários