TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 27 de fevereiro a 5 de março de 2023, "Ajude os jovens a serem felizes servindo a Jeová", Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 27 de fevereiro-5 de março de 2023, "Ajude os jovens a serem felizes servindo a Jeová", Discurso Preparado.
“Ajude os jovens a serem felizes servindo a Jeová” (10 min)
Jovem, imagine que você vai fazer uma longa viagem de ônibus para participar de um evento importante, ao chegar na estação você fica impressionado com o grande número de pessoas e ônibus, mas como você tem muito claro para onde quer ir , você vai até o ônibus que vai te levar até lá, obviamente você não vai pegar um ônibus que vai te levar para outro lugar.
A vida é como aquela viagem e os jovens são como as pessoas da rodoviária. Como eles têm muitas decisões a tomar na vida, às vezes podem se sentir sobrecarregados, mas se tiverem clareza sobre aonde querem ir, será mais fácil tomar as decisões que os levarão ao lugar certo.
Não há dúvida, então, que os jovens que se concentram em servir a Jeová podem ter certeza de que ele os abençoará para que tenham sucesso na vida e sejam felizes, por esses motivos devemos apoiá-los e ajudá-los. Considere o exemplo de Salomão sendo muito jovem Jeová deu a ele um grande privilégio, vamos ler na Bíblia do que se trata vamos ler 1 Crônicas capítulo 22 versículo 5 diz:
VAMOS LER 1 CRÔNICAS 22:5.
E Davi disse: “Meu filho Salomão é jovem e inexperiente, e a casa a ser construída para Jeová deve ser extremamente grande, para que sua fama e beleza sejam conhecidas em todos os países. É por isso que vou fazer os preparativos para ele”. Então David tinha muitos materiais prontos antes de morrer.
Davi pode ter pensado que Salomão não estava qualificado para dirigir uma obra tão importante, afinal o templo deve ser extremamente magnífico e Salomão era jovem e inexperiente, mas ele sabia que Deus capacitaria Salomão para realizar o projeto que lhe fora confiado. . Então ela se concentrou em como poderia ajudar e juntou muitos materiais. As seguintes palavras mostram como Davi ajudou seu jovem filho Salomão a ser feliz servindo a Jeová, vamos ler 1 Crônicas capítulo 22 versículo 11 a 13 diz:
VAMOS LER 1 CRÔNICAS 22:11,13.
“Agora, meu filho, que Jeová esteja contigo e que te vá bem e que consigas construir a casa de Jeová, teu Deus, assim como ele disse a teu respeito. 12 Acima de tudo, que o Senhor lhe dê prudência e entendimento quando lhe der autoridade sobre Israel, para que você obedeça à lei do Senhor, seu Deus. 13 Se você seguir cuidadosamente as regras e as decisões judiciais que Moisés deu a Israel por ordem de Jeová, você se sairá bem. Seja forte e corajoso. Não tenha medo ou medo.
Vemos que Davi encorajou Salomão a confiar em Jeová e depois colocar mãos à obra, vejamos outra bela qualidade de Davi, agora vamos ler em 1 Crônicas capítulo 22 versículo 14 a 16 diz:
VAMOS LER 1 CRÔNICAS 22:14,16.
Com muito esforço, preparei para a casa de Jeová 100.000 talentos* de ouro, 1.000.000 de talentos de prata e uma quantidade tão grande de cobre e ferro que não dá para pesar; Também deixei madeira e pedra prontas, mas você vai conseguir mais. 15 Vocês têm muitos trabalhadores: pedreiros, pedreiros, carpinteiros e todo tipo de trabalhadores especializados. 16 A quantidade de ouro, prata, cobre e ferro é incalculável. Comece a trabalhar e que Jeová esteja com você.”
Davi não ficou egoísta ou desapontado ao pensar que não aceitaria o crédito pela construção, nem retirou seu apoio ao projeto e, de fato, o edifício ficou conhecido como o templo de Salomão, não de Davi. Talvez David tenha ficado frustrado por não conseguir realizar seu desejo, mas ofereceu todo o seu apoio, organizando grupos de trabalho com entusiasmo e coletando ferro, cobre, prata, ouro e madeira de cedro.
Ele também encorajou Salomão, disse-lhe: agora, meu filho, que Jeová mostre estar com você e você deve ser bem-sucedido e construir a casa de Jeová, seu Deus, assim como ele falou a seu respeito. O que essa história nos ensina? Em primeiro lugar, como pais, devemos ajudar nossos filhos a ver que servir a Jeová é a coisa mais importante na vida deles e que, por fazer isso, eles poderão ser felizes.
Visto que não podemos ajudar nossos filhos a amar a Jeová, ele nos dará abundante alimento espiritual por meio de sua palavra e organização. Por exemplo, você encontrará excelentes conselhos na seção Ajuda para Famílias, que foi publicada na revista Despertai por muitos anos e agora aparece no jw.org em nosso site. Eles também encontrarão vídeos com entrevistas e dramatizações que os ajudarão a aplicar o conselho de Jeová para criar os filhos.
Outro aspecto que os pais devem fazer para ajudar é dar o exemplo, as crianças e os jovens são muito observadores e tendem a copiar o que os pais fazem, claro que ninguém é perfeito, mas os pais que são sábios fazem o possível para dar um bom exemplo . Portanto, se queremos que nossos filhos amem a Jeová, nosso amor por ele precisa ser forte e óbvio.
De que maneira os outros irmãos podem encorajar os jovens? Para que sejam felizes servindo a Jeová, os anciãos da congregação podem apoiar o trabalho dos pais, como falar positivamente sobre os alvos espirituais, uma irmã lembra que quando ela tinha seis anos, o irmão Russell passou 15 minutos conversando com ela sobre seus alvos espirituais , esta irmã foi pioneira por mais de 70 anos, isso nos dá uma ideia do bom efeito que comentários positivos têm na vida de uma pessoa.
Outra coisa que os anciãos podem fazer é pedir aos pais e filhos que colaborem nas tarefas do Salão do Reino, dando aos filhos tarefas adequadas à sua idade e capacidade.Como os demais irmãos podem ajudar? Demonstrando um interesse apropriado pelos jovens, entre outras coisas, eles podem estar atentos a detalhes que indiquem que estão fazendo progresso, por exemplo: Quando um jovem fez um comentário bem preparado em suas próprias palavras ou recebeu uma designação na reunião do meio da semana , passou no teste de fé, aproveitou para pregar na escola.
Portanto, não percamos a oportunidade de parabenizá-lo do fundo do coração, coloquemos o objetivo de conversar com os jovens antes ou depois das reuniões, esse tipo de iniciativa os ajuda a se sentirem parte da congregação. Portanto, continuemos a fazer tudo o que pudermos para ajudar nossas crianças e jovens a amar a Jeová e criá-los de acordo com sua disciplina e conselho. Se fizermos isso, podemos ter certeza de que nosso amoroso pai celestial ficará muito feliz conosco.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário