NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 27 de fevereiro a 5 de março de 2023, "Use os princípios bíblicos para ajudar seus filhos a serem felizes servindo a Jeová", Análise de vídeo e respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 27-fevereiro-5-março-2023, "Use os princípios bíblicos para ajudar seus filhos a serem felizes servindo a Jeová", Análise de vídeo e respostas.
“Use os princípios bíblicos para ajudar seus filhos a serem felizes servindo a Jeová” (10 min.): Discussão com a assistência e vídeo.
Como podem os pais mostrar que são razoáveis?
Uma maneira é ouvir nossos filhos e tentar entendê-los, em vez de dizer-lhes o que fazer o tempo todo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outra maneira é ajudá-los a entender o modo de pensar de Jeová, para que possam tomar boas decisões sozinhos, em vez de proibir radicalmente as coisas o tempo todo.
Outra maneira é ser flexível e deixar-lhes margem de decisão para que aprendam a ser criteriosos e responsáveis por suas ações. Por exemplo: em vez de proibi-los estritamente de usar as redes sociais, podemos ajudá-los a analisar quais redes sociais podem ser usadas por uma Testemunha de Jeová e quais não, quanto tempo eles podem gastar nelas, que uso podem dar a elas , a quem eles podem adicionar a eles e aqueles que não podem.
Os pais podem mostrar que são razoáveis sendo compreensivos e não indo a extremos, porque isso não funciona e, além disso, podem causar ainda mais problemas aos filhos. Portanto, devem tentar entender o ponto de vista deles e, acima de tudo, ajudá-los a ter uma relação íntima com Jeová.
Como nos mostra o primeiro caso, inicialmente os pais não são razoáveis, pois proíbem completamente a jovem de usar as redes sociais. Mas então eles percebem seu erro e mudam essa regra e dizem que você pode usar a mídia social, desde que mantenha os princípios em mente. e aí eles também percebem como é que com uma atitude razoável podem ter uma resposta positiva de seus filhos.
Outra forma de mostrar que somos razoáveis é pedir desculpas aos nossos filhos quando cometemos um erro, desta forma também os ajudamos a fazer o mesmo, se for o caso.
Também podemos dar aos nossos filhos a confiança para conversar conosco e nos contar até sobre os assuntos mais delicados, mas para que isso seja possível não devemos nos irritar facilmente. Portanto, devemos trabalhar nisso, se necessário. Com isso, nossos filhos verão que, embora às vezes não seja fácil reagir com sensatez, estamos nos esforçando porque queremos ser bons pais.
Como você pode aplicar o princípio de Tiago 1:19?
O texto de Santiago é muito claro, porque ali diz que devemos ser tardios para ouvir, para falar, e quanto à raiva, ou seja, devemos aprender a manter a calma. Portanto, no caso dos pais, eles devem ouvir primeiro os filhos e não reagir de maneira irritada, assim ganharão gradualmente a confiança de seus filhos e, assim, é mais provável que nossos filhos deixem de esconder coisas deles.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como diz Tiago 1:19, os pais cristãos devem ser prontos para ouvir e tardios para falar; portanto, em vez de nos irritar facilmente, devemos nos esforçar para ouvir nossos filhos o tempo todo, mas especialmente quando problemas como os do vídeo surge. . Só assim saberemos como eles se sentem, porque as coisas estão acontecendo e o que os leva a assumir determinadas atitudes. Da mesma forma perceberemos a melhor forma de nos ajudar.
Pode ser que pelas preocupações da vida pensemos que estamos aplicando Tiago 1:19, mas na realidade não estamos dedicando tempo para que nossos filhos falem ou ouçam com atenção e apenas nos dedicamos a dizer a eles o que fazer o tempo todo, se assim for, devemos reparar nosso erro e reservar um tempo para conversar com eles e sondá-los com perguntas ponderadas, para nos ajudar a nos sentir confiantes e permitir que eles expressem suas preocupações livremente. Desta forma criaremos um ambiente favorável para pedir e dar conselhos.
Tiago 1:19 também nos ensina que não devemos nos apressar em opinar, punir ou proibir, sem primeiro ouvir nossos filhos, nem humilhá-los, ou rejeitar imediatamente tudo o que eles dizem, pois eles devem nos ver como aliados e não como como inimigos, só assim podemos ajudar uns aos outros.
O que eles podem fazer quando surgem problemas?
Primeiro os pais devem falar sobre o problema que surgiu e ver como podem ajudar seus filhos, e algo muito importante que o último caso mostrado no vídeo nos lembra é que em vez de punir seus filhos, eles devem conversar com eles e fazê-los veja aos poucos qual é o problema.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando surgem problemas com nossos filhos, os pais cristãos devem se esforçar para ser razoáveis e fazemos isso ouvindo-os, conversando com eles, tentando entender seus pontos de vista e ajudando-nos a nos aproximar de Jeová, e embora nem sempre seja assim fácil, podemos usar a orientação e direção de Jeová, por meio de princípios bíblicos, conselhos de irmãos maduros, adoração em família, saber com quem eles se relacionam fora da congregação, como usam suas redes sociais, o que os preocupa e muitas outras coisas.
Uma maneira de ajudá-los quando há problemas é dando um bom exemplo, também podemos nos encorajar a cumprir suas diferentes facetas de serviço, dando-lhes conselhos oportunos e amorosos baseados em princípios bíblicos, convidando-os a pregar e estudar conosco, compartilhando momentos agradáveis com eles, ouvindo atentamente e ajudando-os a preparar suas apresentações e tarefas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário