Estudo do Livro da congregação, Semana de 27 de fevereiro a 5 de março de 2023, Sejamos gratos pelo dom da vida, Lição 38 pontos 5, Resumo, revisão e "Determine isso". Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 27-fevereiro-5-março-2023, Lição 38, pontos 5, Resumo, revisão e "Resolva isso". Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): lff lição 38 ponto 5, resumo, revisão e “Resolva Isto”.
5. Respeite a vida do feto
Para Jeová, quando começa a vida de uma pessoa: quando ela nasce, ou quando sua mãe fica grávida?
Jeová considera que é uma vida desde a concepção, pois o texto diz que Jeová está nos observando desde que somos um embrião e cuida de nós, pois considera que o ventre da mãe é como uma proteção para a vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
E talvez possamos apoiar isso com o versículo 16, onde ele menciona que seus olhos me viram mesmo quando eu era um embrião e, claro, um embrião é antes de nascer, é a primeira coisa que acontece
Segundo esses textos, a vida do novo ser começa exatamente no momento da fecundação. Esses textos também nos ensinam que a vida começa no útero como uma pequena célula. Eles também mencionam os rins que na Bíblia se referem aos aspectos mais íntimos da personalidade de uma pessoa para nos deixar claro que, embora o novo ser esteja escondido no ventre de sua mãe, Jeová já o conhece profundamente.
Porque na verdade a vida começa no momento da concepção, então é quando o programa que carrega o DNA é colocado em operação e aí já está tudo programado, que cor de olhos vai ter o cabelo, então aquela discussão que dizem que começar quando os órgãos já estão desenvolvidos não é correto, pois o versículo 16 diz que Jeová vê mesmo quando ainda estão sendo formados.
Na foto ou no desenho, você não vê uma barriga de 8 meses ou de 9 meses, você vê que obviamente existe uma vida ali, então a vida começa desde o momento da concepção.
Como Jeová encarou alguém inadvertidamente acabar com a vida de um bebê ainda não nascido?
Jeová considera a vida de um nascituro de igual valor à vida de uma pessoa, pois se uma pessoa por engano fez com que a mãe perdesse seu bebê causando sua morte, a lei determinava que essa pessoa deveria morrer mostrando. Então ele estava pagando o mesmo preço pela vida que havia tirado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová considera preciosa a vida humana, inclusive a de bebês ainda não nascidos. Na Lei de Moisés, Jeová indicou o que se deve fazer quando alguém machuca uma mulher grávida. Se ela ou a criança” morresse, o agressor seria culpado de homicídio e pagaria com a própria vida, aplicando-se o princípio de Êxodo 21:22 e 23, de “alma por alma”. Isso destaca como Jeová encarou esse assunto.
Bem, eu não vi bem porque o texto fala que se isso acontecesse aquela pessoa tinha que dar a vida por aquele que havia perdido, então para Jeová é muito importante a vida, mesmo aquele ser que está no ventre de uma mãe.
Aos olhos de Jeová, a morte desta criatura não nascida foi a mesma que a morte deste homem que causou aquele dano, então para Jeová não há diferença entre uma grande pessoa que talvez tenha 40 anos e um ser com uma vida. atrás dele, um bebê recém-formado.
Então, como você se sentirá se alguém fizer isso de propósito?
Para Jeová é um pecado muito grave. Portanto, essa pessoa que comete isso certamente merece a total desaprovação de Jeová porque está cometendo um assassinato.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para Jeová a vida é muito valiosa. Diante do que nos mostra Êxodo 21:22 e 23, imaginamos que Jeová se sinta ferido no coração quando uma mulher não valoriza o dom de ser mãe e decide fazer um aborto, ou quando alguém participa de alguma forma de um aborto premeditado. Aborto é assassinato e quem participa é assassino.
Bom Jeová fica muito triste ele fica muito triste porque a vida é um dom de Jeová e ninguém está autorizado a tirá-la de ninguém e é interessante notar que aqui a referência também fala se no passado alguém errou e hoje é uma irmã Jeová perdoa essa situação mas Jeová fica muito triste.
Para Jeová, a vida é muito valiosa, por isso também é mencionado que se houver um aborto proposital é como se um assassinato fosse cometido e na Lei mosaica era exigido que se alguém matasse alguém de propósito, sua vida deveria morrer. ser derramado também.
E para você, o que você pensa sobre o que Deus pensa?
Me ensina que Jeová é um Deus imparcial, pois considera todas as pessoas igualmente, me enche de amor querer continuar servindo a ele e saber que a vida de qualquer ser humano é preciosa para ele, me faz pensar que eu também deveria respeite a vida dos outros, dos outros e também cuide da vida evitando colocá-la em risco.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eu acho que está bem. Jeová é o Criador da vida e aquele que dá tudo para sustentá-la. Então você tem o direito de fazer leis para protegê-lo e fica triste ao ver como alguns não respeitam suas leis ou valorizam o dom da vida.
Pois bem, levando em conta o valor que as vidas tem independente de quanto tempo existam, é totalmente justificável e também sabemos que Jeová é o doador da vida, então ele tem o direito de ter esse ponto de vista e realmente é justo por isso caso.
Assista o vídeo.
VÍDEO: Vamos dar à vida o mesmo valor que Deus lhe dá (5:00)
Se uma mulher é pressionada a fazer um aborto, a quem ela deve pedir ajuda? Porque?
Você deve pedir ajuda a Jeová, pois é ele quem vai te dar a força e a ajuda que você precisa para suportar essa situação e seguir em frente com seu bebê.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Você também pode buscar informações em nossas publicações cristãs e meditar em textos bíblicos como Êxodo 21:22 e 23, que mostra que mesmo um aborto causado por acidente é considerado por Jeová como pecado grave, ainda mais se for premeditado não não importa o que seja, seja o motivo. Nesses casos, Jeová pode dar coragem à mulher para suportar a pressão e permanecer leal aos padrões de Jeová e com a consciência limpa.
O Texto de Isaías 41:10 nos ensina que não devemos ter medo porque ele está conosco. Também promete nos dar força para resistir à pressão e manter nossos medos sob controle. Ele também promete nos ajudar e nos apoiar com sua mão forte. Jeová nos mostra que não estamos sozinhos. Ele sabe o que estamos passando e ouve nossas orações como se estivesse conosco. Pudemos ver isso no caso da irmã do vídeo. Ela fez o que Jeová esperava dela, por isso nunca perdeu a aprovação dele e podia sentir como ele a consolava.
Como acabamos de ver, devemos ir a Jeová porque lá diz não tenha medo porque estou com você, então nesses casos devemos ir a Jeová.
Nesse caso, a irmã fez muito bem em se refugiar em Jeová orando e mantendo sua fé, porque Jeová sabe muito bem tudo o que a gente sente e tudo que se fala, a pressão tanto dos médicos quanto dos familiares é algo que não faria ser desejado por ninguém, mas Jeová sabe muito bem tudo o que sentimos e está pronto para nos ajudar.
E não ouvir a família que muitas vezes diz bem, faça o que quiser é a sua vida e a sua decisão, mas não nós, temos que respeitar a nossa vida, aquela que carregamos dentro de um bebê, e a do nosso vizinho e ignorar a ouvidos que às vezes pensam mal porque a família às vezes pressiona muito e tem que ter muito cuidado, então amamos a vida que Deus nos deu.
O que convence você de que Jeová valoriza igualmente a vida de uma mulher grávida e a criança dentro dela?
Estou convencido pelo fato de que o salmista deixa claro, que Jeová nos nota desde o momento em que somos um embrião e sabendo que no Antigo Israel Jeová deu a lei para saber se alguém acidentalmente fez uma mulher abortar Ele tinha que pagar com seu própria vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O fato de ele ter feito leis para proteger tanto o feto quanto a mulher grávida mostra que ele valoriza ambas as vidas igualmente. Além disso, o fato de você conhecer os bebês ainda ou nascidos intimamente também mostra o quanto você ama e valoriza suas vidas.
E mesmo que os médicos estivessem certos, o vídeo mostrava um texto que a irmã meditava e era a história de Êxodo 21:22 e 23, que para Jeová é tão importante se a mãe morreu ou o filho morreu bebê vida é vida e para ele não há diferença entre o que é mais importante.
RESUMO
A vida é uma dádiva de Jeová. A Bíblia nos ensina a respeitar, proteger e amar nossas vidas e as dos outros.
Análise
Como sabemos que Jeová valoriza a vida humana?
Por que Jeová é nosso criador e também porque ele deu a ele leis para proteger a vida dos outros, e ele nos dá todos os dias tudo o que é necessário para continuar vivendo, e mais um exemplo é que ele quer que continuemos vivendo por isso ele nos dá o oportunidade de preservar nossa vida servindo a ele.
Sabemos disso porque fez leis para protegê-lo desde o momento da fecundação e porque nos ensina com seus princípios bíblicos a amar, respeitar e valorizar tanto a nossa vida quanto a vida dos outros, inclusive dos bebês que ainda não nasceram.
Como Jeová se sente quando alguém intencionalmente acaba com a própria vida ou a de outra pessoa?
Dói-lhe profundamente quando ele acaba com a própria vida de propósito ou alguém acaba com a vida de outra pessoa, porque como já vimos, a vida humana é valiosa para ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As leis e os princípios de Jeová nos ensinam que Jeová se sente magoado, triste, ferido no coração quando alguém tira a própria vida de propósito ou a de outra pessoa.
Em Êxodo 20:13 vemos claramente que é uma ordem para não matar e sabemos que Jeová ficaria muito magoado se alguém acabasse com a própria vida com a vida de outra pessoa, por isso fazemos bem em proteger a nós mesmos e aos outros por respeitando a vida que Jeová nos deu.
O que você mais gosta no dom da vida?
O que mais gosto é que podemos desfrutar de muitas coisas, como o fato de podermos servir a Deus Todo-Poderoso, porque devemos nos sentir privilegiados por Jeová ser nosso criador.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O que mais gosto é que a vida dos seres humanos é uma amostra do imenso amor de Jeová por nós. Ele nos criou perfeitos, ele nos fez superiores ao resto dos seres vivos, ele nos dá o que é necessário para que possamos sustentar nossa vida e também nos ajuda a protegê-la com suas regras justas e não nos ensina a amar, respeitar e valorizar com seus maravilhosos princípios.
Bueno algo muy bonito es que aparte de que Jehová nos dio el privilegio de tener la vida no solo nos dio eso sino que como dicen hechos 14:17 nos dio la vida para que disfrutemos de ellas con las variedades y para que nuestro corazón esté lleno de alegria.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário