Estudo de A Sentinela, semana de 13 a 19 de fevereiro de 2023, Como sentir paz em tempos de crise, respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 13-19 de fevereiro de 2023, Como sentir paz em momentos de crise, Respostas sublinhadas.


Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Não deixe que seus corações fiquem angustiados ou desanimados” (JOÃO 14:27).

1. O que é “a paz de Deus” e como ela nos beneficia? (Filipenses 4:6, 7).

EXISTE uma paz que este mundo não conhece. Trata-se da “paz de Deus”, que é a calma sentida pela pessoa que tem um relacionamento íntimo com seu Pai celestial. Quando temos a paz de Deus, nos sentimos seguros (ver Filipenses 4:6, 7). Desfrutamos da amizade daqueles que amam a Jeová e de uma forte amizade com o “Deus da paz” (1 Tessalonicenses 5:23). Temos a paz de Deus quando conhecemos nosso Pai, confiamos nele e o obedecemos. Essa paz acalma nosso coração quando enfrentamos situações angustiantes.

2. Por que sabemos que é possível ter a paz de Deus?

2 Você consegue realmente sentir a paz de Deus em momentos de crise? É possível manter a calma quando surgem surtos, emergências, conflitos sociais ou perseguições? Essas dificuldades podem assustar qualquer um. Mas Jesus deu este conselho aos seus discípulos: “Não se turbe nem desanime o vosso coração” (João 14:27). Muitos irmãos e irmãs fizeram o que Jesus disse. Com a ajuda de Jeová, eles encontraram paz ao enfrentar provações difíceis.

PAZ QUANDO SURGEM SURTOS

3. Como uma epidemia ou pandemia pode nos tirar a paz?

3 Uma epidemia ou pandemia pode virar nossas vidas de cabeça para baixo quase completamente. Vamos pensar no efeito que a pandemia do COVID-19 teve em muitas pessoas. Em um estudo, mais da metade dos entrevistados disseram ter tido problemas de sono durante esta pandemia. Também houve aumento considerável de casos de ansiedade e depressão, uso de álcool e drogas, violência doméstica e tentativas de suicídio. Se houver um surto onde você mora, o que você pode fazer para controlar sua ansiedade e ter a paz de Deus?

4. Por que conhecer a profecia de Jesus sobre os últimos dias nos dá paz?

4 Jesus previu que nos últimos dias haveria epidemias “num lugar após outro” (Lucas 21:11). Saber disso nos dá paz. Porque? Porque já sabíamos que ia acontecer, não nos surpreende. Vemos que os eventos estão se desenrolando exatamente como Jesus disse. Por isso seguimos o conselho que ele deixou para os que viviam no tempo do fim. Ele disse: “Cuidado, não se assuste” (Mateus 24:6).

5. (a) De acordo com Filipenses 4:8, 9, o que devemos pedir a Jeová quando ocorre um surto? (b) Como ouvir gravações de áudio da Bíblia nos ajuda?

5 Quando ocorre um surto, não é incomum sentirmos incerteza e medo. Foi o que aconteceu com uma irmã chamada Desi. Depois que seu tio, seu primo e seu médico morreram de COVID-19, ela teve medo de contrair e passar para sua mãe mais velha. Ela também tinha medo de perder o emprego e se perguntava onde conseguiria dinheiro para comida e aluguel. Eu revirava essas preocupações e não conseguia dormir. Mas ele conseguiu recuperar a paz. Como? fez a). Orações específicas a Jeová para ajudá-la a se acalmar e pensar em coisas positivas (leia Filipenses 4:8, 9). Para “ouvir” a Jeová, toquei as gravações de áudio da Bíblia. Ela conta:  b). “As vozes calmas dos leitores acalmaram minha ansiedade e me lembraram que Jeová cuida de mim” (Sl 94:19).

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã está usando fones de ouvido ou fones de ouvido e ouvindo uma gravação de áudio em seu tablet. As gravações de áudio da Bíblia podem nos ajudar a ter paz de espírito durante um surto. (Ver parágrafo 5).

6. Como o estudo pessoal e a frequência às reuniões podem nos ajudar?

6 Sem dúvida, um surto epidêmico causa muitos transtornos em nossa rotina. Mas não deixemos que isso afete nosso estudo pessoal ou frequência às reuniões. Em nossas publicações e vídeos encontramos experiências que nos lembram que nossos irmãos estão passando por problemas semelhantes e permanecem leais a Jeová (1 Ped. 5:9). As reuniões nos ajudam a encher nossas mentes com idéias bíblicas positivas e nos dão a oportunidade de encorajar os outros e receber encorajamento (Romanos 1:11, 12). Se pensarmos em como Jeová apoiou seus servos quando estavam doentes, com medo ou sozinhos, nossa fé será fortalecida e não teremos dúvidas de que ele também nos apoiará.

7. Como podemos imitar o apóstolo João?

7 Façamos todo o possível para manter contato com nossos irmãos. Uma epidemia ou pandemia pode nos obrigar a limitar o contato físico com outras pessoas, mesmo quando estamos com nossos irmãos. Nestas situações podemos sentir-nos como o apóstolo João, que queria ver face a face o seu amigo Gaio (3 Jo 13, 14). Mas ele admitiu que por um tempo não conseguiria ver Caio. Então ele fez o que pôde: mandou uma carta para ela. Se não pudéssemos ver nossos irmãos pessoalmente, uma boa ideia seria fazer uma ligação ou videochamada, ou enviar uma mensagem de texto. Ao manter contato com nossos irmãos, combatemos a solidão e nos sentimos mais calmos. E se vemos que estamos muito aflitos?Vamos conversar com os mais velhos e aceitar o encorajamento que eles nos dão com tanto carinho (Is. 32:1, 2).

PAZ EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

8. Como uma situação de emergência pode roubar sua paz?

8 Se você foi vítima de uma enchente, terremoto ou incêndio, pode estar ansioso há muito tempo. E se você perdeu um ente querido ou uma propriedade, pode ter sentimentos de pesar, tristeza ou até mesmo raiva. Naturalmente, isso não significa que você ame as coisas materiais ou que lhe falte fé. Você passou por uma situação muito difícil e pode não surpreender alguns que você tenha reagido negativamente (Jó 1:11). Mas não importa quão difícil seja nossa situação, podemos sentir paz. Vamos ver como.

9. Como as palavras de Jesus nos ajudam a estar preparados para qualquer situação de emergência?

9 Neste mundo, algumas pessoas pensam que nunca passarão por uma situação de emergência. Mas temos em mente o que Jesus disse. Sabemos que os desastres vão aumentar e que alguns podem nos afetar. Jesus disse a seus discípulos que antes do fim haveria “grandes terremotos” e outras catástrofes (Lucas 21:11). Ele também profetizou que a maldade aumentaria, e vemos essa maldade refletida em crimes, violência e ataques terroristas (Mateus 24:12). Jesus nunca disse que essas situações afetariam apenas aqueles que estão longe de Jeová. De fato, muitos servos fiéis de Deus sofreram por causa dos desastres (Is. 57:1; 2 Cor. 11:25).Jeová pode não nos proteger milagrosamente de todas as emergências, mas ele proverá o que for necessário para nos manter calmos e em paz.

10. Por que dizemos que a preparação para uma situação de emergência mostra que temos fé? (Provérbios 22:3).

10 Em uma situação de emergência, será mais fácil manter a calma se estivermos preparados. Mas isso não indicaria que não temos confiança em Jeová? Ao contrário. Ao nos prepararmos bem para uma emergência, na verdade mostramos que temos fé que ele cuidará de nós. Por que nós dizemos isso? Porque a Bíblia nos aconselha a tomar medidas de precaução diante dos perigos (leia Provérbios 22:3).  E por meio de artigos de revistas, reuniões congregacionais e anúncios, a organização de Jeová tem insistentemente nos dito para nos prepararmos para qualquer desastre.   O que faremos se confiarmos em Jeová? Seguiremos essas dicas agora, antes que ocorra uma situação de emergência.

11. O que aprendemos com o exemplo de Margaret?

11 Vamos pensar no que aconteceu com uma irmã chamada Margaret. As autoridades pediram que ele saísse de casa porque havia um incêndio florestal na área. Como muitas pessoas tentaram fugir ao mesmo tempo, as estradas foram bloqueadas e foi impossível trafegar por elas. Havia muita fumaça e Margaret teve que ficar dentro de seu veículo. Mas, por estar bem preparada, conseguiu sobreviver. Na bolsa trazia um mapa com o qual fazia um percurso alternativo. Ela já havia percorrido esse caminho antes para facilitar a fuga em caso de emergência. Graças à sua boa preparação, ele foi salvo.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã dentro de seu carro consultando um mapa. Traga garrafas de água e outros itens essenciais. Preparar-se para uma emergência com antecedência pode nos ajudar a sobreviver. (Ver parágrafo 11). 

12. Por que seguimos as instruções para emergências?

12 Para nos protegermos ou mantermos alguma ordem, as autoridades podem ordenar toque de recolher ou evacuação, ou podem tomar outras medidas. Algumas pessoas relutam em seguir essas instruções porque não querem deixar suas propriedades. Mas como nós cristãos agimos? A Bíblia nos diz: "Pelo amor do Senhor, submetam-se a toda a criação humana, seja ao rei, como alguém superior, seja aos governadores, como seus enviados" (1 Pe 2:13, 14). A organização de Jeová também nos dá instruções para nos protegermos.Ele sempre nos lembra de fornecer aos idosos nossas informações de contato atualizadas para que possam entrar em contato conosco em caso de emergência. Já lhe demos o nosso? A organização pode nos instruir a ficar em casa, evacuar ou obter suprimentos de emergência. Ou pode nos dizer quando e como ajudar os outros. Se não obedecermos, podemos colocar em risco nossa vida e a dos anciãos, que são homens fiéis que cuidam de nós (Hb 13:17). Margaret disse: “Estou convencida de que seguir as instruções dos anciãos e da organização salvou minha vida ” .

13. O que muitos cristãos deslocados fazem para manter a felicidade e a paz?

13 Por causa de catástrofes, guerras ou conflitos sociais, há muitos irmãos desabrigados. Eles fazem todo o possível para se adaptar à sua nova situação e retomam imediatamente as atividades teocráticas. Eles continuam a "declarar as boas novas da palavra", assim como os primeiros cristãos fizeram quando foram dispersos por causa da perseguição (Atos 8:4). A pregação os ajuda a pensar no Reino, não em seus problemas. Assim preservam a felicidade e a paz.

PAZ DIANTE DA PERSEGUIÇÃO

14. Por que a perseguição pode nos roubar a paz?

14 A perseguição pode tirar muitas coisas que normalmente nos ajudam a sentir paz e felicidade, como nos reunir livremente, pregar sem restrições e realizar nossas atividades diárias sem medo de sermos presos pelas autoridades. Quando essas liberdades nos são tiradas, podemos ficar ansiosos sobre o que acontecerá a seguir. É normal nos sentirmos assim. Mas devemos ter cuidado para que a perseguição não nos faça perder a fé, assim como Jesus advertiu seus discípulos (João 16:1, 2). Então, o que podemos fazer para manter a paz quando somos perseguidos?

15. Por que não devemos temer a perseguição? (João 15:20; 16:33).

15 A Palavra de Deus nos diz: “Todos os que desejam viver consagrados a Deus em união com Cristo Jesus também serão perseguidos” (2 Tim. 3:12). Um irmão chamado Andrei achou difícil aceitar essas palavras quando nossa obra foi proscrita no país onde ele mora. Ele pensou: “Há muitas Testemunhas aqui; é impossível para eles prender todos nós”. Mas isso não o tranquilizou. Pelo contrário, ele estava sempre sobrecarregado. Em vez disso, outros irmãos deixaram o assunto nas mãos de Jeová e achavam que nunca seriam presos. Eles sabiam que essa era uma possibilidade e não estavam tão ansiosos quanto Andrei.. Então ele decidiu seguir o exemplo dela e confiar totalmente em Deus. Não demorou muito para ele sentir paz, e agora está feliz apesar de tantos problemas. Nós também podemos nos sentir assim. É verdade que Jesus nos disse que seríamos perseguidos, mas também nos garantiu que podemos ser leais (ver João 15:20; 16:33).

16. Que instruções devemos obedecer quando perseguidos?

16 Quando nosso trabalho é proibido ou severamente restringido, o ramo ou os élderes podem nos instruir a nos proteger, a continuar recebendo nutrição espiritual e a pregar tanto quanto possível. Nesse caso, sejamos obedientes, mesmo que não entendamos completamente por que recebemos essas instruções (Tiago 3:17). E nunca dê informações sobre nossos irmãos ou sobre as atividades da congregação para quem não tem o direito de saber (Ec 3:7).

17. Como os apóstolos, o que estamos determinados a fazer?

17 Uma das principais razões pelas quais Satanás luta contra o povo de Deus é que temos “a missão de dar testemunho de Jesus” (Ap 12:17). Não deixemos que Satanás e seu mundo nos assustem. Pregar e ensinar a verdade apesar da oposição nos enche de alegria e paz. No primeiro século, quando as autoridades judaicas ordenaram aos apóstolos que parassem de pregar, eles foram fiéis e obedeceram a Deus. Eles continuaram pregando e ficaram felizes (Atos 5:27-29, 41, 42). É claro que, quando nosso trabalho é restrito, devemos pregar com sabedoria (Mt 10:16). Se fizermos o nosso melhor, sentiremos a paz resultante de deixar Jeová feliz e levar uma mensagem que salva vidas a outros.

ILUSTRAÇÃO

Durante uma pausa para o almoço, um irmão conversa com um colega de trabalho e mostra a ele um texto bíblico em seu telefone. O que nos ajudará a sentir paz mesmo em tempos difíceis? (Ver parágrafo 17).

“O DEUS DA PAZ ESTARÁ COM VOCÊS”

18. De onde vem a paz que precisamos?

18 Tenhamos a certeza de que mesmo nos momentos mais difíceis podemos sentir paz. Nesses momentos, devemos ter em mente que a paz que precisamos é de Deus, ou seja, a paz que só Jeová pode nos dar. Vamos confiar nele quando enfrentarmos surtos epidêmicos, situações de emergência ou perseguições. Vamos nos apegar à sua organização e pensar no futuro maravilhoso que ele nos promete. Se o fizermos, "o Deus da paz" estará conosco (Fp 4:9). No artigo a seguir, veremos o que podemos fazer para ajudar nossos irmãos a sentir a paz de Deus quando estão passando por dificuldades.

COMO PODEMOS SENTIR PAZ NAS SEGUINTES SITUAÇÕES?

Quando surge um surto epidêmico.

Devemos fazer orações específicas para que Jeová nos ajude a nos acalmar e pensar em coisas positivas, conforme mencionado em Filipenses 4:8, 9.

Em nossas publicações e vídeos encontramos experiências que nos lembram que nossos irmãos estão passando por problemas semelhantes e continuam leais a Jeová. 

As reuniões nos ajudam a encher nossas mentes com idéias bíblicas positivas e nos dão a oportunidade de encorajar outros e receber encorajamento.

Em situação de emergência.

A pregação nos ajuda a pensar no Reino, e não nos nossos problemas. Assim preservaremos a felicidade e a paz.

Ao nos prepararmos bem para uma emergência, na verdade mostramos que temos fé que ele cuidará de nós.

E por meio de artigos de revistas, reuniões congregacionais e anúncios, a organização de Jeová tem insistentemente nos dito para nos prepararmos para qualquer desastre.

Diante da perseguição.

Sentimos paz pregando e ensinando a verdade apesar da oposição.

Sejamos obedientes, mesmo que não entendamos completamente por que recebemos essas instruções.

É preciso ter cuidado para que a perseguição não nos faça perder a fé, assim como Jesus alertou seus discípulos. 

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários