Estudo de Livro de Congregação, Semana de 20 a 26 de fevereiro de 2023, Agradecer pelo dom da vida, Lição 38 pontos 1-4, Respostas.
Estudo do Livro da congregação, 20-26 de fevereiro de 2023, Lição 38 pontos 1-4, Respostas.
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 38 pontos 1-4.
Vamos apreciar o dom da vida
1. Por que devemos valorizar a vida?
Porque é um dom que Deus nos deu e nos dá o necessário como comida, abrigo e tudo o que precisamos para que cada um de nós continue cuidando desse dom.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Além disso, assim como valorizamos um presente de um amigo querido, devemos também valorizar este presente maravilhoso de Deus, também sabemos que é muito importante para ele que cuidemos deste presente, por isso ele nos deu tudo o que precisa cuidar disso.
Atos 17:25 menciona que ele dá a todas as pessoas vida, respiração e todas as coisas, então tudo o que possuímos para sustentar nossas vidas vem de Jeová.
Também em Atos 14:17. no início diz que ele não parou de dar testemunho de si mesmo então o fato de Jeová existir é o criador está intimamente ligado ao fato de que valorizamos a vida se a valorizamos e nos sentimos felizes pelas coisas que vemos e sabemos, então é é porque ele nos deu isso e valorizamos por ter feito isso.
2. Como podemos mostrar a Jeová que apreciamos a dádiva da vida?
Respeitando a vida das pessoas e cuidando também da nossa própria vida, para podermos ser gratos por Jeová ter nos dado a vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Cuidando tanto da nossa vida como da dos outros, é por isso que evitamos colocar a nossa vida em perigos desnecessários ou não tomamos precauções para proteger a nossa vida ou a dos que nos rodeiam.
O Salmo 139:16 diz que seus olhos me viram ainda quando eu era um embrião, então Jeová vê isso como uma vida muito valiosa até um bebezinho que está apenas sendo formado, vemos aqui que Jeová vê como uma pessoa como também era vivendo, então vemos que Jeová é tão amoroso e o machucaria se também puséssemos em perigo, por exemplo, uma mulher grávida ou nós mesmos ou outras pessoas.
Podemos talvez dar ao aluno um exemplo de dom, quando alguém nos dá algo cuidamos dele e tentamos não derrubá-lo, também é com a vida não expor de propósito para coisas que são perigosas, também neste maneira como mostramos a Jeová que valorizamos o presente que recebemos.
E pensar que Jeová viveu para sempre, quer uma pessoa viva uma hora ou viva 100 anos para ela é uma vida e que linda essa ideia desde que nossos pais nos conceberam e Jeová nos notou como uma vida.
Jeová quer que sejamos gratos pela vida mas ele entende a ponto de a pessoa ter sentimentos, como diz o Salmo 34:18, que tem o coração partido e está afundado no desânimo e então hoje diríamos que é depressão, então aqueles sentimentos podem fazer um eu cheguei a pensar em suicídio mas não é porque eu quero e sim porque é um transtorno mental, e Jeová entende isso e você nos ajuda e essa revista fala que a gente pode primeiro procurar um profissional mas também pensar em pessoas na vida real que tiveram esses sentimentos como Jó ou Elias e que falemos com Jeová sobre isso para que ele nos ajude a superá-lo.
Sim, também tem outros detalhes, esse parágrafo fala sobre como Jeová iria machucá-lo se não tomássemos os devidos cuidados, puséssemos em risco a vida de outra pessoa, por exemplo, quando fazemos a limpeza aqui, coloca uma placa dizendo que é molhado, alguém poderia cair e se tivesse um acidente e perdesse a vida seria trágico por isso, então isso seria realmente trágico, é por isso que sempre procuramos ter muito cuidado aqui no Salão do Reino também.
VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO
Vejamos algumas maneiras de mostrar gratidão pelo dom da vida.
3. Cuide da sua saúde
Os cristãos que prometeram a Jeová fazer a vontade dele sempre usam a vida como ele quer. Eles ofereceram seu corpo a Deus como se fosse um sacrifício santo, então eles têm o dever de cuidar dele. Leia Romanos 12:1, 2 e discuta o seguinte:
Por que você deve cuidar da sua saúde?
Como diz o texto de Romanos 12:1, nosso corpo serve para servir a Jeová, por isso uma das razões pelas quais queremos nos manter saudáveis é porque queremos dar o melhor de nós a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
El texto nos dice que queremos ofrecer nuestros cuerpos como sacrificio vivo santo y que agrade a Dios, no solamente es para nosotros que queremos cuidar nuestra salud pero también para Jehová, a él pertenece nuestro cuerpo porque él nos creó, y por eso queremos darle honra a ele.
Claro que podemos fazer muito para cuidar da nossa saúde, mas tem hora que a gente pode ter que ir ao médico porque talvez tomar um comprimido ou uma alimentação saudável, sei lá, não cura a doença ou doença temos, mas se depois vamos ao médico e não damos atenção ou procuramos um médico até que um nos diga que estamos bem e nada acontece, é como se não estivéssemos prestando atenção o conselho que vimos antes para cuidar da nossa saúde e assim valorizar o dom da vida.
De que maneiras você pode fazer isso?
Podemos levar em consideração algumas leis que foram dadas ao antigo Israel. Por exemplo: ter uma boa higiene no local onde moramos. Além de cuidar dos alimentos que comemos, já que devemos zelar para que estejam limpos e em bom estado e ter bom senso para não cair na gula, outra coisa que podemos fazer é dormir o suficiente e fazer exercícios.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também podemos ouvir nosso corpo quando, por exemplo, meu fígado dói e parei de comer junk food.
Na ilustração podemos ver uma gestante cuidando tanto de sua saúde quanto da criança que tem dentro dela. O que nos ensina que também devemos ser responsáveis pela vida que Jeová confiou aos nossos cuidados. Podem ser os filhos ou também se cuidamos de nossos pais idosos.
É bom que a Bíblia nos dê um princípio como o de Romano 12, onde diz que oferecemos nossos corpos como um sacrifício santo e vivo, que agrada a Deus, medite nisso, então vamos dizer bem, como faço isso Eu vejo isso, porque também fala da capacidade de raciocinar para que vocês experimentem, depois digam por vocês qual é o bom e aceitem, por exemplo, agora está saindo uma revista, uma das mais recentes que fala sobre saúde mental que dá conselhos muito bons quando estamos deprimidos ou alguém que tem mais problemas do que coisas que poderia fazer para apresentar a Jeová o melhor que tem.
Uma mulher grávida conversando com seu médico.
4. Cuidado com a sua segurança e a dos outros
Leia Provérbios 22:3 e discuta como alguém pode ajudar a criar um ambiente seguro...
Em sua casa.
Como podemos ver no vídeo, se temos filhos pequenos devemos ter cuidado com as coisas que podem lhes fazer mal. Por exemplo: afaste objetos quentes como alimentos ou eletrodomésticos, tome cuidado também com os cabos que podem ficar pendurados, podendo causar um acidente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Também devemos levar em consideração que se as tomadas elétricas estiverem ao alcance das crianças, elas devem ter proteção, além de evitar cabos elétricos em mau estado, ou seja, devemos repará-los.
No vídeo foi mencionado ou também foi visto como uma mãe tinha um cuidado diferente desde que tinha um bebê pequeno, então quando estava cozinhando já colocava a panela no fundo quando tinha que ligar algo que também achava que seria o melhor, então existem várias circunstâncias em que temos que ser prudentes, se vamos trocar uma lâmpada, use uma escada, não suba em uma cadeira ou simplesmente tenha cuidado com os brinquedos, não os deixe no meio e também no vídeo foi mencionado que Jeová colocou a lei para proteger também os israelitas, pois o telhado também deveria ter uma parede de proteção, então há muitas medidas que podemos tomar.
No trabalho.
No trabalho, devemos usar as proteções necessárias para cuidar das coisas que podem prejudicar nosso corpo e substituir as ferramentas em mau estado ou dar-lhes uma manutenção adequada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Medidas de segurança às vezes na América do Sul você nunca coloca o cinto de segurança, mas infelizmente tem que fazer porque amamos a vida, aqui é obrigatório a lei nos obriga e se trabalharmos nisso, bom, ainda temos que fazer, ainda temos que olhar para frente para usar o insight a fim de, assim, sermos capazes de evitar perigos e não sermos culpados de derramamento de sangue.
No trabalho, às vezes se busca o caminho mais fácil e rápido, não usam óculos, não usam capacete e usam ferramentas que ficam visíveis naquele momento, mas é bom usar aquelas coisas que são importantes para nossa proteção, mesmo os irmãos vão mais longe No vídeo foi mostrado que quando eles vão para a construção eles ficam encarregados de passar os deveres de casa para quem tem conhecimento e não tem limitações e se vão crianças são fiscalizados, ou seja, a gente realmente leva muito essas regras seriamente.
Ao praticar esportes.
Quando praticarmos esportes evitaremos esportes que ponham em risco nossas vidas e não os praticaremos apenas para sentir adrenalina, também evitaremos jogos mecânicos que tenham um certo grau de perigo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, em esportes que são praticados em equipe, você tem que ter cuidado com suas emoções e há uma Sentinela que menciona algo interessante, ela diz que embora seja razoável esperar que haja emoção, manifestações espontâneas de entusiasmo ou que elogios são dados aos companheiros Não devemos dar rédea solta às emoções ou nos gabar, quando as emoções estão soltas, acidentes acontecem, talvez agimos com muita força contra outro membro da equipe, nos machucamos ou nos machucamos.
Às vezes, no esporte, apenas um elemento pode mudar de se tornar um esporte radical para um esporte de risco, alguém que gosta de esquiar, por exemplo, não é o mesmo que esquiar em um ambiente controlado em uma pista aberta para ir para as pistas mais altas em um ambiente selvagem , então obviamente temos que ter uma conta, mas também devemos ajudar o aluno a garantir que qualquer esporte que ele pratique o faça com as medidas de segurança adequadas para não colocar em risco a vida.
Ao ir atrás do volante ou do passageiro.
Devemos evitar o excesso de velocidade, pensando sempre que algum imprevisto pode aparecer, como uma falha ou na faixa de pedestres. Então como manter o veículo em boas condições evite também dirigir se tiver ingerido bebidas alcoólicas, e se formos passageiros devemos utilizar itens de segurança e respeitar as capacidades do veículo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aqui podemos ter em conta que o nosso excesso de confiança, seja em casa ou na prática de desporto ou neste caso na condução, podemos dizer eu controlo o nosso excesso de confiança, mas distrair-nos por um segundo pode custar a vida de alguém, por isso temos de começar a pensar que se tivermos a consciência limpa para com Jeová, pois respeitamos o valor de nossa vida e a dos outros.
E o passageiro também pode contribuir para isso, talvez não mostrando uma foto ou vídeo enquanto ele dirige porque pode se distrair e, como já mencionaram, um segundo já pode trazer grandes consequências.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário