Estudo de livro de congregação, semana de 13 a 19 de fevereiro de 2023, o que a Bíblia diz sobre trabalho e dinheiro, lição 37, ponto 6, resumo, revisão e "resolva isso", respostas.
Estudo do Livro da congregação, 13-19-fevereiro-2023, lição 37 ponto 6, resumo, revisão e "Resolva isso".
Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 37 ponto 6, resumo, revisão e “Apontar para isso”.
6. Jeová suprirá nossas necessidades
VÍDEO: Jeová suprirá nossas necessidades (6:30)
Que desafios o irmão do vídeo enfrentou?
Um desafio era equilibrar trabalho e reuniões. No entanto, ele sempre fez o possível para atendê-los.
Outro desafio que teve que enfrentar foi aguentar a pressão de seu chefe, pois ele insistia que o irmão também deveria trabalhar aos domingos e, como era o dia de suas reuniões de fim de semana, o irmão precisava decidir se cuidaria do trabalho tão necessário. para sustentar sua família, ou se continuou a frequentar fielmente suas reuniões.
Outro desafio que teve que enfrentar foi aguentar a pressão de seu chefe, pois ele insistia que o irmão também deveria trabalhar aos domingos e, como era o dia de suas reuniões de fim de semana, o irmão precisava decidir se cuidaria do trabalho tão necessário. para sustentar sua família, ou se continuou a frequentar fielmente suas reuniões.
Outro desafio foi conversar com seu chefe e explicar sua situação, já que seu chefe não estava disposto a ceder.
Outro desafio foi evitar a tentação de aceitar um novo emprego, que o obrigaria a viajar muito, perdendo ainda mais reuniões.
Outro desafio foi enfrentar a dúvida, ele chegou a pensar que talvez devesse ter aceitado a proposta de seu chefe e frequentado as reuniões de fim de semana em outra congregação.
O que você teve que fazer para progredir?
O irmão teve que aceitar a ajuda de quem era seu professor de Bíblia. Este irmão maduro o aconselhou com princípios bíblicos como o de Mateus 6:25-33, que ensina que se colocarmos Jeová e sua justiça em primeiro lugar, tudo o mais nos prejudicará. .será adicionado.
Outra coisa que o ajudou a progredir foi seguir o conselho do irmão mais duro que era seu instrutor de Bíblia em relação a orar e levar em conta a Jeová antes de tomar decisões sobre o trabalho.
Outra coisa que o ajudou a progredir foi ser paciente e esperar que Jeová o ajudasse a encontrar um emprego adequado. Por isso continuou a esforçar-se todos os dias para encontrar trabalho, mas sem se desesperar.
Outra coisa que o ajudou a progredir foi aceitar o auxílio do governo, pois já estava desempregado há 6 meses.
Algo que o ajudou a progredir foi meditar nas palavras de Jesus registradas em Mateus 6:25-33, isso o fez ver que ainda confiava em si mesmo ao invés de confiar em Jeová, raciocinar sobre isso o motivou a realizar o serviço de pioneiro auxiliar enquanto continua a procurar trabalho.
Por fim, outra coisa que o ajudou a progredir foi a bênção de Jeová. Como recompensa por sua paciência, ele encontrou um emprego perto de casa com um bom horário de trabalho que lhe permitia assistir às reuniões e pregar com sua família, e isso fortaleceu ainda mais sua fé em Jeová.
Leia Mateus 6:25-34 e discuta o seguinte:
O que Jeová promete aos que o colocam em primeiro lugar na vida?
Para aqueles que fazem do Reino a coisa mais importante em sua vida e incluem os padrões de Jeová sobre o que é certo e errado viver de acordo com eles, em vez de buscar primeiro as coisas materiais, Jeová promete abençoá-los, cuidar deles e suprir todas as suas necessidades básicas. e dar-lhes o que precisam para viver.
O QUE ALGUNS DIZEM: “Tenho que trabalhar muito para sustentar minha família. Não posso ir às reuniões todas as semanas.”
Que texto bíblico convence você de que sempre é melhor colocar a adoração de Jeová em primeiro lugar?
Estou convencido pelo texto de Mateus 6:33, porque diz, portanto, persista em buscar primeiro o Reino e a justiça de Deus, e então você também receberá todas essas coisas. E isso inclui logicamente o que é necessário para o próprio sustento e para a manutenção da família.
RESUMO
Trabalho e dinheiro são necessários, mas nunca devem nos desviar de servir a Jeová.
Dinheiro e trabalho são necessários. Mas, se nos preocuparmos mais do que o necessário, mesmo que seja uma preocupação legítima, isso nos desviará espiritualmente das coisas realmente importantes, como nosso ministério, nossa amizade com Jeová, frequência às reuniões e nutrição espiritual. Se nos negligenciarmos nesse sentido, podemos acabar confiando mais em nós mesmos e no poder do dinheiro do que em Jeová, e isso mais cedo ou mais tarde nos levará a perder a aprovação de Jeová e a vida eterna.
Análise
O que pode ajudá-lo a ver o trabalho de maneira equilibrada?
O que pode nos ajudar a ver o trabalho de maneira equilibrada é meditar e aplicar princípios bíblicos como o de Eclesiastes 2:24, que nos exorta a imitar a Jeová fazendo bons trabalhadores, usufruindo os frutos do trabalho, satisfeitos com o que passar por isso e não permitir que interfira em nossa adoração.
Outro princípio que nos ajudará nesse sentido é o de João 6:27, onde Jeová nos promete que nos dará o que precisamos para viver, desde que o coloquemos em primeiro lugar em nossas vidas.
Que vantagens há em ficar satisfeito com o que você já tem?
As vantagens são muitas, por exemplo: nos livramos da frustração de buscar cada vez mais coisas materiais ou o que o dinheiro pode comprar. Também nos poupamos de dívidas desnecessárias e evitamos os perigos do jogo e da busca por oportunidades de enriquecimento rápido.
Se Jeová promete prover para seus servos, como você pode mostrar que confia nele?
Eu poderia demonstrá-lo evitando sobrecarregar-me com trabalhos que ocupam muito tempo, evitando também ter mais de um emprego, porque isso seria uma distração no sentido espiritual e uma armadilha que me esgotaria fisicamente e me impediria de frequentar reuniões e cumprindo as atividades espirituais que são feitas em família.
Eu também demonstraria por ser paciente ao escolher um emprego, a fim de escolher aquele que não atrapalhasse minha adoração a Jeová, também demonstraria por tomar decisões sábias e não ceder à pressão dos patrões no trabalho como o irmão do vídeo.
No caso de estar desempregado, eu o mostraria seguindo os conselhos de Jeová, também orando e meditando em princípios bíblicos que podem ajudar espiritualmente a tomar boas decisões. E colocando as coisas nas mãos de Jeová enquanto me dedico a procurar emprego, mas sem descuidar do meu serviço.
Posso mostrar que confio em Jeová tentando não ser amargo ou culpar a Jeová, mas contentando-me com o que tenho, mesmo que seja pouco, e confiando que Jeová de alguma forma me dará o que preciso para viver, enquanto ganho um vivendo, novo emprego.
Pense se o seu trabalho o impediu de comparecer a várias reuniões nos últimos meses. Em caso afirmativo, tente ver como você pode melhorar a situação.
defina sua mente para isso
Procure respeitar o horário de trabalho e evite horas extras.
Ser mais organizado e ordeiro no trabalho para não me sobrecarregar de responsabilidades no trabalho
Não leve meu trabalho para casa.
Medite nos princípios bíblicos de Eclesiastes 2:24 e João 6:27 para restaurar as prioridades em minha vida e dar a Jeová o primeiro lugar que ele merece novamente e demonstre isso participando das reuniões.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário