ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 20 a 26 de fevereiro de 2023, 1 Crônicas de 17 a 19, Respostas.
ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 20-26-fevereiro-2023, 1 Crônicas de 17 a 19, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
1Cr 17:16-18. Como Davi, do que podemos ter certeza? (w20.02 12, destaque).
Davi tinha certeza de que Jeová o conhecia muito bem, também temos certeza de que Jeová sabe o que temos em nossos corações e que nos esforçamos para ser leais aos seus princípios e assim como Davi sabemos que Jeová mostrará seu amor aos seus servos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová nos conhece muito bem, mais do que nós mesmos. Portanto, por meio da Bíblia e de sua organização, Jeová nos confirma que percebe o amor que mostramos a ele. Jeová nos notou antes mesmo de nascermos, ele sabe o que temos em nosso coração e o que pensamos.
Também temos certeza de que Jeová nos conhece bem porque ouve cada oração que fazemos a ele, nossas ações influenciam como ele se sente. Jeová nos trouxe a ele, ele também nos sabe que se morrermos ele nos ressuscitará, nos dará um novo corpo e mente, mas as memórias e a personalidade serão as mesmas. Então esse texto nos encoraja e nos fortalece.
O rei Davi reconheceu que não era uma pessoa notável em muitos aspectos. No entanto, ele também notou o amor que Jeová tinha por ele e sua família. Nós também podemos ter certeza de que Jeová dá atenção a cada um de seus servos. Ele nos conhece muito bem e por isso nos atraiu para sua organização. Jeová não escolhe seus servos por localização geográfica ou posição econômica ou social.
Ele observa o que temos em nossos corações que pensamos e sabe muito bem o quanto o amamos. É por isso que ele ouve atentamente todas as orações que fazemos a ele. E nossas ações o afetam profundamente. Ele nos conhece tão bem que, se morrermos, nos ressuscitará com um novo corpo e mente, mas com as mesmas memórias e personalidade que tínhamos antes de morrer.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
1 Crônicas 18:6. É mencionado que Jeová estava com Davi onde quer que ele fosse, e o que sabemos é que Davi era um homem como nós, que tinha erros, mas Jeová não o abandonou. E isso nos ensina que temos um Deus misericordioso que se compadece de seus servos e que quando o servimos de coração ele não sai do nosso lado.
1 Crônicas 19:16. Hadedezer, rei de Zobá, não reconheceu que Israel era apoiado por Jeová. E apesar da derrota ele foi buscar reforços, hoje também tem pessoas que se posicionam contra a organização de Jeová aqui na terra e não reconhecem que estão lutando contra Deus, por isso por mais que tentem calar o povo de Deus vai não teve sucesso.
1 Crônicas 17:4. Quando Jeová disse a Davi que não construiria uma casa para ele, ele não ficou desapontado, mas pensou no que poderia fazer para apoiar a construção, hoje também podemos estabelecer uma meta ou querer alcançar um privilégio na congregação, mas se não quando isso acontecer, não devemos desanimar, mas devemos ver que está ao nosso alcance e continuar apoiando os irmãos com entusiasmo.
1 Crônicas 17:7. Nesse texto vemos que Davi havia sido pastor e com a ajuda de Jeová havia se tornado um grande rei. Isso nos ensina que não importa de onde viemos, Jeová nos capacita para servir em sua organização, por isso devemos ser humildes e obedecer ao que ele nos diz.
1 Crônicas 19: 3. Vemos que os comentários ruins fizeram esse rei tomar decisões ruins, o mesmo acontece quando surgem divergências devido a desentendimentos dentro da congregação, então se surgir um problema como esse, a primeira coisa que devemos fazer é conversar com o irmão e não se deixe levar por fofocas assim manteremos a paz dentro da congregação.
1 Crônicas 17:4. Este é um texto que nos deixa uma boa lição para os irmãos mais velhos, pois às vezes não podemos participar de certas atividades espirituais devido à idade; saúde e outros fatores. Se for esse o nosso caso, como Davi, devemos nos manter ocupados e focados naqueles que estão ao seu alcance.
1 Crônicas 17:2-4. O profeta Natã exortou o Rei Davi a fazer o que tinha no coração a respeito da construção de uma casa para a adoração de Jeová. Mas então Jeová disse a Natã para informar a Davi que ele não seria o único a construí-lo, o profeta humildemente "retificou o assunto". Isso me ensina que, da mesma forma, a humildade nos motiva a "resolver as coisas" quando cometemos o erro de dizer ou fazer algo precipitadamente. Além disso, esse exemplo também nos ensina que Jeová não condena aquele que erra, mas aquele que, podendo, não corrige. Portanto, vamos corrigir formas erradas de pensar, palavras impensadas ou ações infelizes.
1 Crônicas 18:4. O Rei Davi lembrou-se da proibição de Jeová de levar muitos cavalos. Ao fazer isso, ele evitou cair na armadilha de confiar naquele recurso de guerra, Davi se apoiou em Jeová para sua proteção. Isso me ensina que, ao contrário disso, os governos depositaram sua confiança no design e na criação de armas sem quaisquer restrições. É irônico que a insegurança e o medo um do outro os façam aumentar a demanda por mais armas. Mas, Jeová já tem a solução para esse dilema: ele eliminará as guerras completamente e para sempre. Portanto, a única proteção segura vem de Jeová.
1 Crônicas 19:1-4, 6,7. Após a morte de Nahas, rei de Amon, Davi enviou mensageiros para consolar seu filho Hanun, porém, aquela visita foi interpretada como uma operação de espionagem, que resultou na humilhação dos enviados, então houve uma guerra com Israel: tudo porque o bem intenções foram mal interpretadas. Isso me ensina que mal-entendidos podem ter sérias consequências, então o mais sensato é esclarecer as coisas. Nunca é bom se sentir incompreendido, mas se tomarmos medidas para esclarecer as coisas e aplicarmos os princípios bíblicos que promovem o amor e o perdão, provavelmente alcançaremos bons resultados.
1 Crônicas 17:1. Vemos como a vida de Davi toma outro rumo diferente e positivo, e apesar de seus confortos, ele continuou sendo humilde, e sua prioridade era a casa de Jeová em primeiro lugar, isso nos motiva a sermos generosos conforme as bençãos que temos recebido, vemos que nossos irmãos dão a Jeová, e muitas vezes quem menos tem é quem mais reparte, quem mais dá, podemos dizer que Jeová se agrada de quem é generoso, mas não olha com bons olhos para quem tem meios deste mundo, mas eles se tornam egoístas.
1 Crônicas 17:7. Nos ensina que Jeová exalta o humilde, exalta, mas humilha o orgulhoso, para muitos Davi não era ninguém, mas para Jeová Davi era seu Ungido, portanto, se nos colocarmos nas mãos de Jeová veremos os propósitos maravilhosos que Ele tem para nós.
1 Crônicas 17:16. A humildade de Davi nos ensina, apesar de ter derrubado gigantes, conquistado terras, derrotado centenas de milhares, ele sabia que era graças a Jeová e que um não é nada, Deus poderia ter escolhido outro em seu lugar, mas olha para cada um de seus servos, é sem dúvida a atitude que queremos manter, é fácil ser humilde quando começamos mas manter a humildade quando começamos a receber bênçãos ou privilégios, isso é o que Jeová vê.
1 Crônicas 17:26. Jeová é o verdadeiro Deus e sempre cumpre suas promessas, seria uma injustiça da parte dele não cumprir suas promessas ou recompensar suas obras fiéis, diz Hebreus 11:6.
1 Crônicas 18:10. Este versículo nos ensina a importância de não acreditar cegamente em ninguém, como disse um sábio: uma pessoa inteligente acredita apenas na metade do que lhe dizem, e uma pessoa sábia sabe em qual metade acreditar.
1 Crônicas 18:3. Jeová é quem cumpre suas promessas. Por meio de Davi, ele cumpriu a promessa de dar aos descendentes de Abraão toda a terra de Canaã, "desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates", conforme mencionado nos textos de Gênesis 15:18 e 1 Crônicas 13:5 .
1 Crônicas 19:2. Ensina-nos que não devemos esquecer aqueles que foram gentis conosco em tempos difíceis, e se no futuro eles precisarem de ajuda poderíamos ser gentis também, infelizmente o sistema nos molda para sermos ingratos e retribuir o bem com o mal, até mesmo para sermos indiferentes a atos de bondade, sem dúvida, Jeová quer que sejamos gratos e compartilhemos com outros.
1 Crônicas 19:12. Na guerra o apoio mútuo era vital, da mesma forma, em nossa vida cristã o apoio entre irmãos na congregação é de vital importância, seria muito triste se esfaqueássemos alguém pelas costas, ou mesmo se não fôssemos gentis uns aos outros, Jeová Ele espera que trabalhemos em equipe e apoiemos uns aos outros, e não despertemos inveja ou traição.
1 Crônicas 19:13. Existem situações na vida que nos abalam e nos machucam muito, nesses momentos Jeová nos fala que devemos ser fortes por Ele, nossa família, e Ele fará o que tiver que fazer e nós fazemos a nossa parte.
1 Crônicas 17:7. Mostra que Jeová disse a Davi através do profeta Natã "Eu te tirei de onde você estava para se tornar líder do meu povo Israel", esta frase nos leva a pensar que Jeová tomou Davi pessoalmente como seu servo. Quanto a nós, suas testemunhas, também foi ele quem nos trouxe para sermos seus servos. Isso nos ensina que Jeová nos leva em conta de maneira pessoal e é um privilégio que devemos valorizar.
1 Crônicas 18:6. Aqui é mostrado que Jeová estava com Davi onde quer que ele fosse, é um privilégio que Jeová esteja tão perto de um ser humano e lhe dê todo o seu apoio. Isso nos ensina que, se agirmos com lealdade, Jeová será leal a nós e não se apoiará onde estivermos, não importa quais sejam as circunstâncias.
1 Crônicas 19:6. Mostra que Hadadezer, rei de Zobá, pertencente ao reino sírio, não reconheceu que o povo de Israel estava sendo apoiado por Jeová, tanto que apesar de ter sido derrotado nas mãos de Israel, voltou atrás em busca de reforços. para voltar à batalha contra eles. Isso lembra as pessoas do território que vez após vez elas nos tratam mal quando pregamos de casa em casa porque orgulhosamente se recusam a aceitar a mensagem do reino e os frutos do povo de Deus.
1 Crônicas 18:3. Diz que Davi derrotou o rei Hadadezer, rei de Zobá, perto de Hamate, enquanto ele estava a caminho para estabelecer seu domínio no rio Eufrates. Isso nos ensina que Jeová cumpre todas as suas promessas no devido tempo, pois por meio de Davi cumpriu a promessa de dar aos descendentes de Abraão toda a terra de Canaã, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates.
1 Crônicas 17:2-6. Mostra que Jeová corrigiu a aprovação apressada do profeta Natã ao plano de Davi de construir um templo. Isso nos ensina que, mesmo para os planos mais elevados, devemos levar Jeová em consideração e também que não devemos querer fazer mais do que Jeová nos ordenou estritamente que fizéssemos.
1 Crônicas 17:16-22. Mostra-nos uma extraordinária lição de humildade por parte do rei Davi, pois nesta frase ele repete dez vezes a frase teu servo, com isso mostra que aceitou com humildade negativa de Jeová seu desejo de construir o templo, mostra também que em vez de murmurar Davi orou e aceitou as provisões de Jeová.
1 Crônicas 17:23. Isso mostra que a oração de Davi foi usada para dizer a Jeová agora Jeová cumpra para sempre a promessa que fez sobre seu servo e sua casa e cumpra o que prometeu, mas quando analisamos o contexto, notamos que isso não significava arrogância da parte de Davi, mas sim sua convicção no cumprimento das promessas de Jeová.
1 Crônicas 18:4-6 . Mostra que Davi capturou 1000 carros do exército sírio e coxeou 900 dos cavalos desses carros de guerra, com isso Davi mostrou que não confiava em sua estrutura militar, mas no poder de Jeová para derrotar o rei Hadadezer de Zobá e no verso 6, vemos que Jeová lhe deu a vitória. Isso nos ensina que não devemos confiar nosso futuro no dinheiro, nos governos e suas forças militares, nem nas nossas habilidades, mas sim em Jeová, porque só ele pode nos garantir a vida que realmente é vida.
1 Crônicas 18:9-13. Mostra que nem todas as nações pagãs ao redor de Israel eram hostis ao povo ou a Jeová. Isso nos ensina que cometemos um erro se tratarmos cada incrédulo como se fosse um inimigo de Jeová, ao contrário, é com essas pessoas que devemos nos esforçar ao máximo para levar-lhes a mensagem das boas novas de o Reino de Deus.
1 Crônicas 18:9-13. Muestra que Hadoram le llevó a David todo tipo de objetos de oro plata y cobre y también lo felicitó por haber derrotado Hadadezer, por su parte David los recibió y santificó a Jehová porque estaba consciente de que esta alabanza y gloria le pertenecían a su Dios sino a ele. Isso nos ensina que, independentemente do que nos destacamos ou das coisas que realizamos neste mundo, devemos dar honra e glória a Jeová porque é ele quem nos dá os talentos ou dons e quem nos permite alcançar esses sucessos.
1 Crônicas 19:6-8. Isso mostra que os amonitas enviaram 1.000 talentos de prata para alugar carros e cavaleiros da Mesopotâmia, porque não tinham esperança de se proteger. Então eles contrataram exércitos mercenários. Isso nos lembra dos inimigos da adoração pura hoje, no sentido de que eles se unem para atacar os servos de Jeová, mas assim como foram derrotados no passado, também serão derrotados muito em breve por Jeová.
1 Crônicas 17:1. Por quase quinhentos anos, a arca da aliança não teve um local fixo. O rei Davi sonhou em tirar a arca sagrada da tenda e construir uma casa adequada para Jeová colocá-la. Jeová decretou que não seria ele quem a construiria. No entanto, tal decisão não sufocou o espírito generoso de Davi. Ele conseguiu reunir um grande número de trabalhadores e decidiu fornecer os materiais que seriam usados na construção do templo. Isso nos ensina que, em nosso caso, alguns de nós talvez não consigam participar pessoalmente na construção de locais de adoração para Jeová, na limpeza de salões do reino ou em alguma outra atividade. Mas isso não pode impedir que sejamos generosos com Jeová e contribuamos para que ele sirva a um propósito honroso.
1 Crônicas 18:6. Há muito se demonstrou que os deuses das nações, inclusive os da Síria, não valiam nada. Durante o reinado de Davi, a superioridade de Jeová sobre os deuses da Síria foi claramente vista quando os sírios se tornaram servos de Davi. Isso nos ensina que o dinheiro e os bens materiais estão entre os principais deuses adorados hoje. Na verdade, a maioria das pessoas, inclusive muitas religiosas, “põem sua esperança nas riquezas incertas”, usemos essas riquezas com muito cuidado e peçamos a Deus em oração que nos dê força e sabedoria para enfrentar diversas situações. Aguardemos então com confiança a bênção de Jeová.
1 Crônicas 18:12. O texto de Samuel 8:13 afirma que Davi matou 108 edomitas no Vale do Sal, mas em 1 Crônicas 18:12 essa conquista é atribuída a Abisai, e no cabeçalho do Salmo 60 diz que foi Joabe quem os derrotou. . Do que se trata? É evidente que os três registros apresentam a derrota dos edomitas de diferentes pontos de vista. Em 2 Samuel, a vitória é atribuída a Davi porque ele era o rei, o comandante supremo do exército israelita e quem autorizou a batalha. Isso nos ensina que não há contradição na Bíblia. Ainda hoje costuma-se atribuir determinado feito a quem o autorizou ou a quem teve papel de destaque em sua realização bem-sucedida. É por isso que quando lemos um texto bíblico devemos analisar o contexto para entender o ponto.
1 Crônicas 19:2, 3. Ao lidar com amigos, parentes, colegas, associados e, principalmente, com irmãos cristãos, devemos presumir que eles são inocentes, e não culpados. É melhor ficar desapontado de vez em quando do que desconfiar indevidamente, como se todos estivessem querendo tirar vantagem de você. Isso nos ensina que devemos aprender a apreciar o que os outros fazem, percebendo seus pontos positivos, em vez de ficarmos excessivamente conscientes de seus defeitos. Portanto, para o seu próprio bem e no interesse de boas relações com outras pessoas, guarde-se de pensamentos maldosos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, visto que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário