A Sentinela de Estudo, «Artigo 51», Semana de 13 a 19 de fevereiro de 2023, “Como sentir paz em momentos de crise, Respostas.

A Sentinela de Estudo, «Artigo 51», 13-19-2023 de fevereiro, “Como sentir paz em momentos de crise, Respostas.

“Não deixe que seus corações fiquem angustiados ou desanimados” (JOÃO 14:27).

1. O que é “a paz de Deus” e como ela nos beneficia? (Filipenses 4:6, 7).

É a calma que sente quem tem um relacionamento íntimo com seu Pai celestial, por isso quando temos a paz de Deus nos sentimos seguros, e assim somos beneficiados porque desfrutamos da amizade de quem ama a Jeová e de um forte amizade com o “Deus da paz”.

Também podemos definir a paz de Deus como a tranquilidade que Jeová nos faz sentir, e isso porque confiamos nele e obedecemos a ele, essa paz nos beneficia, porque tranquiliza nosso coração quando enfrentamos situações angustiantes e difíceis.

2. Por que sabemos que é possível ter a paz de Deus?

Sabemos disso porque Jesus disse em João 14:27 que a paz que ele nos dá não deve nos deixar angustiados ou intimidados. 

Outro motivo é que há experiências de muitos irmãos e irmãs que sentiram na vida como a paz de Jeová os ajudou a enfrentar provações muito difíceis.

PAZ QUANDO SURGEM SURTOS

3. Como uma epidemia ou pandemia pode nos tirar a paz?

Em um estudo, mais da metade dos entrevistados disseram ter tido problemas de sono durante esta pandemia. Também houve aumento considerável de casos de ansiedade e depressão, uso de álcool e drogas, violência doméstica e tentativas de suicídio.

Por exemplo, com a pandemia que acabámos de viver, muitos de nós sofrem efeitos negativos já referidos. Assim, uma epidemia afeta drasticamente nossa rotina ou até vira nossa vida de cabeça para baixo.

4. Por que conhecer a profecia de Jesus sobre os últimos dias nos dá paz?

Porque já sabíamos que ia acontecer, não nos surpreende. Por isso seguimos o conselho que ele deixou para os que viviam no tempo do fim. Ele disse: “Cuidado, não se assuste”, assim como Mateus menciona. 24:6. 

Também porque ter conhecimento sobre as profecias não nos deixa alarmados, desnorteados e maravilhados com as coisas que acontecem, mas vemos como elas se cumprem assim como Jesus disse, então conhecer as profecias nos ajuda a entender nossos tempos na perspectiva de Deus, e isso nos dá Paz.

5. (a) De acordo com Filipenses 4:8, 9, o que devemos pedir a Jeová quando ocorre um surto? 

Como dizem esses textos, devemos pedir-lhe a paz que só ele pode nos dar. Portanto, precisamos orar especificamente para que Jeová nos ajude a nos acalmar e pensar em coisas positivas.

Embora, para ser sincero, acalmar e pensar em coisas positivas não seja fácil, porque é normal sentirmos incerteza ou medo em situações difíceis como a pandemia, mas devemos estar convencidos de que Jeová pode nos ajudar a focar nas coisas que contribuem para que tenhamos paz interior.

5. b) Como ouvir gravações de áudio da Bíblia nos ajuda? 

Nossa irmã na ilustração diz que para “escutar” a Jeová, ela tocava as gravações de áudio da Bíblia e isso acalmou sua ansiedade e a lembrou de que Jeová se preocupa com ela.

Ouvir as gravações de áudio nos traz muitos benefícios, por exemplo, nos faz ver que não estamos sozinhos e que temos a ajuda de nosso amoroso Pai celestial, também aumenta nosso conhecimento sobre ele. Portanto, sabemos que nos dará a força e a coragem de que precisamos para resistir e, como vemos no desenho, nos ajuda a ter paz de espírito e sentir alegria, apesar dos problemas que enfrentamos.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã está usando fones de ouvido ou fones de ouvido e ouvindo uma gravação de áudio em seu tablet. As gravações de áudio da Bíblia podem nos ajudar a ter paz de espírito durante um surto. (Ver parágrafo 5).

6. Como o estudo pessoal e a frequência às reuniões podem nos ajudar?

O estudo pessoal e a frequência regular às reuniões nos ajudam a permanecer fortes. Por exemplo, nos fortalece ler em nossas publicações ou vídeos as experiências de nossos irmãos que permaneceram leais e enfrentaram problemas semelhantes aos nossos. 

Também nos faz ver que, assim como Jeová os ajudou, ele nos ajudará, e assistir às reuniões nos ajuda a encher a mente de ideias bíblicas positivas e nos dá a oportunidade de encorajar outros e receber encorajamento.

7. Como podemos imitar o apóstolo João?

O apóstolo João tinha um amigo chamado Gallo, mas por algum tempo não pôde tê-lo fisicamente, de modo que João lhe enviou uma carta pessoal expressando seu apreço. Da mesma forma, se não pudemos ver nossos irmãos pessoalmente, uma boa ideia é fazer uma ligação ou uma videochamada ou enviar uma mensagem de texto, assim demonstramos nosso amor e eles não se sentirão sozinhos. 

Também outra coisa que pode nos ajudar se estivermos muito aflitos é conversar com os idosos e aceitar o encorajamento amoroso que eles nos dão.

PAZ EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

8. Como uma situação de emergência pode roubar sua paz?

Situações de emergência podem nos roubar a paz, quando perdemos um ente querido ou nossos bens materiais, o que pode produzir em nós sentimentos de dor, tristeza ou até raiva.

Por exemplo, se fomos vítimas de uma enchente, terremoto ou incêndio, podemos sentir muita ansiedade, ou se perdemos um ente querido, coisas materiais, podemos ter sentimentos de dor, tristeza ou até raiva. Esta situação é complicada e pode nos roubar a paz.

9. Como as palavras de Jesus nos ajudam a estar preparados para qualquer situação de emergência?

Eles nos ajudam porque Jesus nunca disse que essas situações afetariam apenas aqueles que estão longe de Jeová, e dizemos isso porque muitos servos fiéis de Deus sofreram por causa de desastres. É por isso que Jeová pode não nos proteger milagrosamente de todas as situações de emergência, mas nos dará o necessário para ficarmos calmos e em paz.

Jesus mencionou muitos dos eventos que ocorreriam em nosso tempo, por exemplo ele disse que haveria grandes terremotos, catástrofes e cenas horríveis, ele também profetizou o aumento do mal, em nenhuma dessas profecias ele mencionou que os servos de Deus não seria afetado. O que ele disse é que Jeová nos daria o necessário para ficarmos calmos e em paz, portanto isso nos faz ver que devemos estar preparados para qualquer emergência que surja.

10. Por que dizemos que a preparação para uma situação de emergência mostra que temos fé? (Provérbios 22:3).

Dizemos isso porque a Bíblia nos aconselha a tomar medidas de precaução diante dos perigos. É por isso que nos prepararmos bem para uma emergência mostra que temos fé que ele cuidará de nós. 

Porque o próprio Jeová nos aconselha em sua palavra a Bíblia, que devemos tomar medidas de precaução diante dos perigos. Por exemplo, Provérbios 22:3 diz que o prudente vê o perigo e se esconde, mas o fato de nos escondermos não significa que temos medo, significa que confiamos em Jeová e ao nos prepararmos mostramos que temos fé que Jeová irá Tome conta de nós.

Também temos recebido muitos conselhos por meio da organização de Jeová, seja em nossas publicações ou anúncios específicos dados a nós nas reuniões, se formos obedientes a eles agora antes que ocorra uma emergência mostramos que confiamos em Jeová.

11. O que aprendemos com o exemplo de Margaret?

Ensina-nos que estar bem preparado numa emergência pode salvar-nos vidas, e é o caso da nossa irmã Margarida, como bem preparada conseguiu sobreviver, pois na sua mala trazia um mapa que utilizou para seguir um percurso alternativo e Ela já havia percorrido este caminho antes para escapar facilmente em caso de emergência, graças à sua boa preparação ela conseguiu se salvar, assim como ela, também podemos nos preparar para qualquer situação a partir de agora, pois não sabemos exatamente quando acontecerá uma situação de emergência.

Aprendemos que ser cauteloso, estar preparado e seguir as instruções são as chaves para nos salvarmos de uma situação de emergência. Graças ao fato de que nossa irmã estava bem preparada e sabia o que fazer quando surgia uma emergência, ela conseguiu sobreviver. Por exemplo, ele diz que carregava na carteira um mapa que usava para seguir uma rota alternativa, ele também havia usado essa rota anteriormente para escapar por aquele caminho, então uma boa preparação salvou sua vida. O que nos ensina que bons preparativos também podem nos salvar.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã dentro de seu carro consultando um mapa. Traga garrafas de água e outros itens essenciais. Preparar-se para uma emergência com antecedência pode nos ajudar a sobreviver. (Ver parágrafo 11). 

12. Por que seguimos as instruções para emergências?

Fazemos isso para nos proteger ou manter uma certa ordem, pois a organização de Jeová nos dá instruções para nos protegermos, por isso, se não obedecermos, podemos colocar em risco nossa vida e a dos anciãos, que são homens fiéis que cuidam para nós. .

Porque a Bíblia nos convida a ser obedientes em primeiro Pedro 2:13,14 diz que por causa do Senhor nos submetemos a alguém superior ou aos governantes, é por isso que se as autoridades do nosso país nos pedirem para evacuar ou um toque de recolher for ordenou, devemos obedecer de bom grado, isso inclui ser obediente às instruções que a organização de Jeová nos dá Através dos mais velhos, não devemos fazer as coisas do nosso jeito, porque senão estaríamos colocando em risco a nossa vida e a deles, que tudo o que eles querem é proteger nós e cuidar de nós.

13. O que muitos cristãos deslocados fazem para manter a felicidade e a paz?

Eles fazem todo o possível para se adaptar à sua nova situação e retomam imediatamente as atividades teocráticas. A pregação os ajuda a pensar no Reino e não em seus problemas. Assim preservam a felicidade e a paz.

O que nossos irmãos fazem é adaptar-se à nova situação e retomar imediatamente as atividades teocráticas. É admirável como continuam anunciando as boas novas do Reino, o que os ajuda a pensar nas promessas divinas, e não em seus problemas, preservando assim a felicidade e paz.

PAZ DIANTE DA PERSEGUIÇÃO

14. Por que a perseguição pode nos roubar a paz?

A perseguição pode tirar muitas coisas que normalmente nos ajudam a sentir paz e felicidade, como nos reunir livremente, pregar sem restrições e realizar atividades diárias sem medo de sermos presos pelas autoridades. É preciso ter cuidado para que a perseguição não nos faça perder a fé, assim como Jesus alertou seus discípulos. 

Porque a perseguição tira as liberdades de qualquer ser humano, portanto também nos afeta, já que não pudemos realizar nossas atividades diárias ou espirituais normalmente ou com calma, nos faz sentir angustiados com medo de que as autoridades nos prendam, mas devemos cuidado para que esses sentimentos não nos dominem e nos façam perder a fé.

15. Por que não devemos temer a perseguição? (João 15:20; 16:33).

É verdade que Jesus nos disse que seríamos perseguidos, mas também nos garantiu que podemos ser leais.

Outros irmãos deixaram o assunto nas mãos de Jeová e não achavam que jamais seriam presos, sabiam que essa era uma possibilidade e não se sentiam tão angustiados.

Também devemos ter em mente que aqueles que têm medo estão em uma condição contínua de ansiedade e se preocupam com muitas coisas que podem nunca acontecer. Portanto, o mais sensato a fazer é confiar em Jeová e deixar esse assunto nas mãos dele.

16. Que instruções devemos obedecer quando perseguidos?

A filial ou os anciãos podem nos dar instruções para nos protegermos, continuarmos a receber nutrição espiritual e continuarmos a pregar o máximo possível; portanto, devemos ser obedientes, mesmo que não entendamos totalmente por que eles estão nos dando essas instruções.

Devemos obedecer a todas as instruções que nos são dadas pelo ramo ou pelos presbíteros para continuar recebendo nutrição espiritual e continuar pregando. Temos até que obedecer àquelas instruções que não entendemos totalmente. 

Além disso, nunca devemos dar informações sobre nossos irmãos ou sobre as atividades da congregação a quem não tem o direito de saber.

17. Como os apóstolos, o que estamos determinados a fazer?

Como os apóstolos, estamos determinados a pregar e ensinar a verdade apesar da oposição, isso nos encherá de alegria e paz.

No primeiro século, quando as autoridades judaicas ordenaram aos apóstolos que parassem de pregar, eles foram fiéis e obedeceram a Deus. Eles continuaram pregando e estavam felizes.

ILUSTRAÇÃO

Durante uma pausa para o almoço, um irmão conversa com um colega de trabalho e mostra a ele um texto bíblico em seu telefone. O que nos ajudará a sentir paz mesmo em tempos difíceis? (Ver parágrafo 17).

“O DEUS DA PAZ ESTARÁ COM VOCÊS”

18. De onde vem a paz que precisamos?

Devemos ter em mente que a paz de que precisamos é a de Deus, ou seja, a paz que só Jeová pode nos dar.

A paz que precisamos vem de Jeová, tenhamos certeza que como diz Filipenses 4:9, se fizermos as coisas que aprendemos, a paz de Deus estará conosco.

O parágrafo nos incentiva a nos apegarmos à sua organização e a pensar no futuro maravilhoso que ele nos promete. Se o fizermos, "o Deus da paz" estará conosco.

COMO PODEMOS SENTIR PAZ NAS SEGUINTES SITUAÇÕES?

Quando surge um surto epidêmico.

Como diz Filipenses 4, 8 e 9, devemos pedir a Jeová em oração que nos ajude a nos acalmar e pensar em coisas positivas, também não devemos negligenciar nosso estudo pessoal ou frequência às reuniões.

Além disso, outra ajuda é ouvir os áudios da Bíblia, isso nos ajudará a ter paz interior.

Em situação de emergência.

Em uma situação de emergência, estar preparado e seguir as instruções nos ajudará a manter a calma. A Bíblia diz no primeiro de Pedro 2:13,14, que por causa do Senhor, nós nos submetemos a alguém superior ou aos governantes, então se as autoridades do nosso país nos pedirem para evacuar ou um toque de recolher for ordenado, nós obedecemos de bom grado , isso inclui obedecer às instruções que nos são dadas pela organização de Jeová por meio dos anciãos. 

Também sabemos que Jeová não vai nos proteger milagrosamente de todas as emergências, mas vai providenciar o que for necessário para nos manter calmos e em paz.

Diante da perseguição.

Sabemos que a perseguição tira nossa liberdade de seguir nossa rotina diária e espiritual, mas devemos ter em mente que aqueles que têm medo estão em uma condição contínua de ansiedade e preocupação com muitas coisas que podem nunca acontecer. Portanto, o mais sensato a fazer é confiar em Jeová e deixar esse assunto nas mãos dele. Portanto, os cristãos estão determinados a continuar pregando, para que sintamos a paz que alegra a Jeová. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários