A Sentinela de Estudo, "Artigo 49", Semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, Podemos viver para sempre, Respostas.
A Sentinela de Estudo, «Artigo 49», 30-janeiro-5-fevereiro-2023, Podemos viver para sempre, Respostas.
"Isto significa a vida eterna" (JOÃO 17:3).1. Como pensar na promessa de Jeová de viver para sempre nos afeta?
Meditar na promessa que Jeová nos faz para viver para sempre fortalece o amor que sentimos por ele. Visto que compreendemos em maior grau o dom que ele nos oferece, para que nunca nos separemos dele. o que também mostra que ele nos ama muito.
2. Como a promessa de vida eterna nos ajuda?
A promessa de vida eterna nos ajuda a enfrentar provações, especialmente quando há ameaça de morte para que paremos de servir a Jeová. E isso acontece porque temos certeza no cumprimento da promessa da ressurreição que Jeová faz a todos os seus servos fiéis.
JEOVÁ VIVE PARA SEMPRE
3. Por que temos certeza de que Jeová pode nos fazer viver para sempre? (Salmo 102:12, 24, 27).
Temos certeza porque Jeová é a fonte da vida e é por isso que ele viverá para sempre. Mas também porque muitos textos bíblicos dizem que Jeová sempre existiu e sempre existirá, por exemplo Salmos 102:12-24 e 27, diz que os anos de Jeová duram por todas as gerações, ou seja, Jeová é eterno, pois sempre existiu existiu e nunca morrerá.
4. Por que não devemos nos preocupar se achamos difícil entender que Jeová sempre existiu?
Este fato não deve nos preocupar em primeiro lugar porque outras pessoas também acharam difícil entender que Jeová sempre existiu, por exemplo, Eliú disse que o número dos anos de Jeová escapa à nossa compreensão conforme lido em Jó 36:26. Além disso, somos seres humanos imperfeitos com capacidades de compreensão limitadas. Portanto, não há nada de estranho no fato de nunca entendermos por que Jeová não tem começo nem fim.
SOMOS FEITOS PARA VIVER PARA SEMPRE
5. Que esperança tinha o primeiro casal humano?
Adão e Eva tinham a esperança especial de ter a vida eterna, mas Jeová deu a eles essa Esperança junto com o aviso registrado em Gênesis 2:17, eles deveriam obedecer ao mandamento de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal porque se eles iriam morrer.
A expressão "para sempre" na Bíblia
Das palavras hebraicas geralmente traduzidas por “para sempre”, a mais comum é ʽohlám. Na Bíblia, esta palavra pode referir-se a algo que existiu no passado ou existirá no futuro, sem especificar seu início ou fim (Josué 24:2; Sl 24:7, 9). ʽOhlám também pode se referir a algo que nunca terá fim. É neste sentido que se diz que Jeová permanece para sempre (Sl 102:12, 24, 27). Dependendo do contexto, esta palavra hebraica é traduzida na Tradução do Novo Mundo com expressões como “para sempre”, “permanentemente” ou “há muito tempo”.
6, 7. (a) Que outras provas temos de que não fomos feitos para morrer?
Outras provas que temos de que não fomos feitos para morrer nos são dadas pela ciência. Por exemplo: nosso cérebro tem a capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender ao longo de nossas vidas. Na verdade, uma revista científica de 2010 calcula o quão curto o cérebro humano pode armazenar aproximadamente 2,5 milhões de gigabytes, isso seria equivalente a um vídeo de 3 milhões de horas que levaria cerca de 300 anos para ser concluído.
Outra prova consiste em nosso desejo inato de continuar vivendo, o que prova que quando Jeová nos criou, ele colocou o desejo da eternidade em nossos corações, conforme mencionado em Eclesiastes 3:11, isso é confirmado pelo fato de que todos nós vemos a morte como morte .um inimigo.
Outros motivos temos nos seguintes fatos, quando adoecemos não ficamos de braços cruzados, pelo contrário fazemos o possível para recuperar nossa saúde, por outro lado quando envelhecemos queremos que nossa vida se prolongue, e se alguém morrer, sentimos muito e sentimos muito por sua perda. Todas essas são razões que nos levam a ter certeza de que não fomos feitos para morrer.
6, 7. b) O que você quer fazer quando tiver a vida eterna? (Veja fotos).
Quero fazer tudo que agora não posso por limitações devido a imperfeição, assim como o irmão que vemos na Ilustração, quero viajar para ver e aproveitar ao máximo a bela criação de Jeová, sem ter que me preocupar com minha saúde , as condições da idade, nem as limitações físicas ou cognitivas, praticaria esportes, desenvolveria e desfrutaria de minhas habilidades e talentos, entre outras coisas.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Um irmão mais velho está sentado ao lado de uma mesa com muitos remédios. Ele está lendo a Bíblia e pensando nas coisas que poderá fazer no novo mundo quando recuperar o vigor da juventude. 1. Você está navegando. 2. Ele está pintando um quadro. 3. Ele está caminhando próximo a uma cachoeira. Como esperamos viver para sempre, adoramos pensar no que podemos fazer no futuro. (Ver parágrafo 7).
O PROPÓSITO DE JEOVÁ NÃO MUDOU
8. O que Isaías 55:11 nos garante sobre o propósito de Jeová?
Como Adão e Eva pecaram, seus descendentes herdaram a morte, mas Isaías 55:11 nos garante que o propósito de Jeová de que os seres humanos vivam para sempre não mudou, uma vez que Jeová promete algo, deve ser cumprido sem falta. Não só porque ele quer assim, mas também porque fará o que for preciso para que essa promessa se torne realidade.
9. Que promessa Deus fez? (Daniel 12:2, 13).
Daniel 12:2,13. Jeová prometeu que ressuscitaria pessoas que já morreram e lhes daria a oportunidade de ter a vida eterna. Neste texto Jeová promete que aqueles que dormem no pó da terra acordarão e alguns o farão para a vida eterna. Nesse ínterim, eles estão descansando, mas quando chegar a hora marcada, eles ressuscitarão.
10. O que mostram as ressurreições do passado? (Ver desenho).
Eles mostram que Jeová tem a capacidade de trazer de volta à vida aqueles que já morreram, temos vários exemplos disso. Elias trouxe o filho da viúva de Sarepta de volta à vida como podemos ver na ilustração. Temos também o exemplo de Eliseu que criou o filho de uma mulher de Suném, por sua vez Jesus ressuscitou seu amigo Lázaro e o próprio Jeová ressuscitou seu filho Jesus. Assim, com a autoridade que o ressuscitado Jesus recebeu de Jeová no céu e na terra, também se demonstra que se cumprirá a promessa da ressurreição e a esperança de viver para sempre.
ILUSTRAÇÃO
A viúva de Sarepta recebe seu filho cheio de alegria, que foi ressuscitado pelo profeta Elias. O que a ressurreição de Elias nos garante? (Ver parágrafo 10).
11. Como o resgate nos possibilita viver para sempre?
O Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:21 e 22, explicou que o resgate nos possibilita viver para sempre, porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos vem por um homem, porque assim como em Adão todos estão morrendo, assim também todos receberão a vida em Cristo.
O apóstolo Paulo também deu uma explicação muito lógica da diferença entre o que Adão causou e o que significava o sacrifício de Cristo. Jesus tornou possível a ressurreição por dar sua vida humana perfeita como resgate, abrindo assim o caminho para libertar a humanidade da escravidão ao pecado e à morte. Dessa forma, Jeová, por meio da provisão do resgate, possibilita que vivamos para sempre.
12. Como Jeová cumprirá seu propósito?
Para cumprir seu propósito, Jeová nomeou seu filho Rei do Reino Messiânico e tem reunido 144.000 pessoas para colaborar com Jesus na realização de sua vontade, conforme mostrado em Mateus 6:10 e Apocalipse 5:9,10.
13. O que Jeová está fazendo em nossos dias, e o que você deve fazer?
Em nossos dias, Jeová está reunindo uma grande multidão de pessoas e as está treinando para viver para sempre sob seu Reino. Fazemos parte desse grupo, mas vivemos em um mundo dividido por ódio e guerras, portanto, fazemos bem em nos esforçar para deixar para trás qualquer traço de ódio e, em vez de travarmos guerras, ensinaremos a todas as pessoas sobre Jeová e seu propósito. Ou seja, apoiar a obra do Reino de Deus.
UM BELO FUTURO
14, 15. Como se cumprirá a promessa de Jeová de eliminar a morte para sempre?
Desde 1914, Jesus tem dominado seus inimigos, mas muito em breve, durante o Reinado Milenar, Jesus ressuscitará os que morreram e ajudará todos os humanos obedientes a alcançar a perfeição, e após o teste final, aqueles que Jeová considera justos herdarão a terra e viverão nele para sempre. Então a morte do último inimigo será destruída para que a promessa de Jeová tenha sido cumprida em sua totalidade.
16. Qual deve ser o motivo mais importante para servir a Jeová?
O motivo mais importante para servir a Jeová é o amor de todo o coração que sentimos por ele, esse amor é o que nos motiva a permanecer leais a ele e a Jesus. Também nos encoraja a compartilhar nossa esperança com os outros por meio da pregação e do ensino. Da mesma forma, esse amor nos motiva a nos esforçar para vencer o egoísmo e ser mais generosos enquanto cuidamos de nossa amizade com Jeová.
17. Que responsabilidade cada um de nós tem? (Mateus 7:13, 14).
Embora Jeová tenha dado a todos nós a oportunidade de viver para sempre, cada um de nós é responsável por aproveitar essa oportunidade ou não. Mateus 7:13 e 14, diz que estreita é a porta e apertado o caminho que leva a vida e que poucos são os que a encontram, já estamos no caminho, mas devemos permanecer nele. E assim poder ver o cumprimento da promessa de Jeová e obter a recompensa da vida eterna.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como sabemos que fomos feitos para viver para sempre?
Alguns cientistas encontraram evidências de que nossos cérebros têm a capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender durante toda a vida, o que significa que devemos viver para sempre.
Uma revista científica americana disse que, segundo estimativas, nosso cérebro pode armazenar cerca de dois milhões e meio de gigabytes. Isso equivale a um vídeo de três milhões de horas, que levaríamos mais de 300 anos para assistir, isso confirma que Jeová projetou o cérebro humano com capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender em apenas 70 ou 80 anos.
Como sabemos que Jeová ainda quer que vivamos para sempre?
Por todas as coisas que Jeová disse e fez para cumprir seu propósito.
Jesus falou em muitas ocasiões desta promessa e ele mesmo foi ressuscitado por seu Pai.
Jeová é quem nos dá a vida e quem tem a capacidade de devolvê-la aos que já morreram.
Qual deve ser a razão mais importante para querer a vida eterna?
Como vimos, nossa esperança de viver para sempre está bem fundamentada na Palavra de Deus.
Como amamos e queremos agradar a Jeová. Esse amor é o que nos leva a seguir seu exemplo e falar de nossa esperança.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário