TEXTO DIÁRIO, De segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, Analise os atos de amor leal de Jeová (Salmos 107:43).

TEXTO DIÁRIO, De segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, Analise os atos de amor leal de Jeová (Salmos 107:43).

Exame diário das escrituras 2023

Segunda-feira, 16 de janeiro

Discuta os atos de amor leal de Jeová — Sal. 107:43.

O amor leal de Deus dura para sempre. No Salmo 136, esse importante aspecto do amor leal é mencionado 26 vezes. O primeiro versículo diz: “Agradecei a Jeová porque ele é bom; o seu amor leal dura para sempre” (Sl 136:1). Nos versículos 2 a 26, repete-se o seguinte refrão: “Porque a sua benignidade dura para sempre”. Ao lermos esse salmo, ficamos impressionados ao ver que Jeová mostra seu amor leal de muitas maneiras e de forma consistente. A frase "porque seu amor leal dura para sempre" nos assegura que o amor de Deus por seu povo não muda. Como é forte saber que Jeová não tem pressa em abandonar seus servos! Em vez disso, ele está ao lado daqueles que o servem, especialmente em tempos difíceis. Saber que Jeová está ao nosso lado nos dá a alegria e a força de que precisamos para enfrentar os problemas e continuar trilhando o caminho que conduz à vida (Sl 31:7). w21.11 4 pars. 9, 10.

De acordo com o Salmo 86:5, o que induz Jeová a perdoar?

O amor leal de Deus leva você a perdoar. Quando Jeová vê que alguém está arrependido de seus pecados e se esforça para mudar, o amor leal o induz a perdoá-lo. Em um salmo, Davi disse a respeito de Jeová: “Ele não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos deu o que merecíamos pelos nossos erros” (Sl 103:8-11). David sabia por experiência própria como uma pessoa se sente mal quando sua consciência a incomoda. Mas ele também aprendeu que Jeová está “pronto a perdoar”. Em uma oração, Davi destacou o que leva Jeová a perdoar (Leia Salmo 86:5.) De fato, Jeová perdoa porque seu amor leal por todos os que o invocam é imenso.

O que nos ajudará se nos sentirmos sobrecarregados de culpa por causa dos erros que cometemos no passado?

Se cometermos um pecado, é bom — e até saudável — que nos sintamos mal, pois isso pode fazer com que nos arrependamos e tomemos medidas para corrigir nossos erros. Mas alguns servos de Deus se sentiram culpados por causa dos erros que cometeram no passado. Seu coração os condena e os convence de que, por mais que se arrependam, Jeová nunca poderá perdoá-los. Se você se sente assim, isso o ajudará a entender que Jeová está ansioso para lhe mostrar seu amor leal.

Como isso nos beneficia: Apesar de nossas imperfeições, podemos servir a Jeová com alegria e consciência limpa. Porque? Porque "o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7). Se ficarmos desanimados por causa de uma falha que cometemos, lembremo-nos de que Jeová está disposto a perdoar os que se arrependem de seus pecados. Vejamos como Davi relacionou amor leal e perdão. Ele escreveu: “Tão alto quanto o céu está acima da terra, tão imenso é o seu amor leal por aqueles que o temem. Quanto está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós os nossos pecados” (Sl 103:11, 12). Sem dúvida, Jeová está disposto a nos perdoar generosamente (Is. 55:7).

Como Davi descreveu como o amor leal de Deus nos protege?

O amor leal de Deus nos protege de qualquer perigo espiritual. Numa oração, Davi disse a Jeová: “Tu és um esconderijo para mim; tu me protegerás da angústia. Você me cercará com alegres gritos de libertação". E acrescentou: “Quem confia em Jeová está cercado pelo seu amor leal” (Sal. 32:7, 10). Nos tempos bíblicos, as muralhas que cercavam uma cidade protegiam seus habitantes dos inimigos. Da mesma forma, os atos de amor leal de Jeová são como um muro que nos protege de qualquer perigo espiritual. Além disso, por seu amor leal, Jeová nos atrai para si (Jeremias 31:3).

Como o amor leal de Jeová é um refúgio e uma fortaleza?

Davi usou outra comparação para explicar como Deus protege seu povo. Ele escreveu: “Deus é meu porto seguro, o Deus que me mostra amor leal.” E ele também disse: “Ele é meu amor leal e minha força, meu refúgio seguro e aquele que me resgata, meu escudo e aquele em quem encontro abrigo” (Sl 59:17; 144:2). Por que Davi associou o amor leal de Jeová com um refúgio e uma fortaleza? Porque não importa onde vivamos na Terra, desde que sejamos seus servos, Jeová nos dará toda a proteção de que precisamos para manter nosso valioso relacionamento com ele. O Salmo 91 nos dá a mesma garantia. Seu escritor assegurou: “Direi a Jeová: 'Tu és meu refúgio e minha fortaleza'” (Sal. 91:1-3, 9, 14). Moisés usou uma comparação semelhante (Sl 90:1, nota). Além do mais, pouco antes de morrer, ele destacou um detalhe comovente. Ele escreveu: “Deus é um refúgio desde os tempos antigos; seus braços eternos estão sob você” (Deuteronômio 33:27). O que a frase “seus braços eternos estão sob você” nos ensina sobre Jeová?

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários