TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 23 a 29 de janeiro de 2023, "O que as orações que faço revelam sobre mim?", Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 23-29 de janeiro de 2023, "O que as orações que faço revelam sobre mim?", Discurso Preparado.

 “O que as orações que faço revelam sobre mim?” (10 minutos)

Em Mateus 12:34, o Senhor Jesus Cristo disse: "Porque a boca fala do que há em abundância no coração." Essas palavras se encaixam muito bem no tema que vamos tratar em Tesouros da Bíblia: "O que as orações que eu faço revelam sobre mim? Muito, porque como diz o texto bíblico de Mateus, nossa boca fala o que nós temos dentro, em nosso coração, em nossa pessoa interior.

Por isso precisamos sempre examinar como estamos nos comunicando com Jeová, onde podemos melhorar. E, claro, por nos dirigirmos a Jeová em público, pois também podemos dar um bom exemplo a outros. E poderíamos usar como exemplo para nos dirigirmos a Jeová. O fato de duas pessoas começarem a se conhecer romanticamente, como ele ou ela aborda cada uma delas?

Que tipo de palavras você usa para tentar conquistar o coração da outra pessoa? Não são belas palavras que atingem o coração da outra pessoa? Eles nunca usariam palavras duras ou as mesmas e as mesmas de sempre. Seria sobre dar variedade, mostrar os sentimentos, as emoções que estão dentro daquelas palavras.

Você não acha que devemos fazer o mesmo com Jeová? Apaixone-se por Jeová, abra-lhe o coração para que ele perceba o quanto o amamos. E isso não tem nada a ver com nossa posição social, econômica ou de longa data na organização. Todos nós precisamos examinar o que nossas orações estão revelando agora.

Vejamos o caso que aqui é apresentado em 1 Crônicas 4:9 e vejamos de quem ele está falando e quem será a pessoa que nos acompanhará ao longo desta dissertação. 1 Crônicas 4:9 diz o seguinte.

VAMOS LER 1 CRÔNICAS 4:9

Jabez era mais honrado do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez,* pois disse: “Eu o dei à luz com dores.”

Pelo que está descrito no texto bíblico, esse homem era honrado, ou seja, havia conquistado o respeito dos outros. Possivelmente ele tinha uma posição financeira superior diante de outras pessoas, então alguém poderia pensar que talvez ele não precisasse de nada do outro.

Portanto, devemos cuidar muito bem da maneira como nos dirigimos a Jeová. Primeiro deve haver comunicação constante. Isso é o que a Bíblia diz. Ore continuamente. Mas um dos perigos que podem surgir é repetirmos constantemente o que pedimos a Jeová e, às vezes, falarmos sem pensar.

Ou, já não aconteceu com você em algum momento que por alguma correria, alguma situação muito rápida da sua vida, você começa a falar coisas sobre algo que não está acontecendo? Por exemplo, em certa ocasião, alguém disse que um pai de família havia orado durante sua adoração familiar, dizendo a Jeová que o agradecia pela comida que seria servida na mesa.

Muitos já estavam distraídos da oração porque não iam comer. Eles iriam adorar como uma família. Mas claro, você já deve ter imaginado que depois da oração e os outros que estavam rindo um pouco e ele entendendo que tinha falado algo que não era, ele tentou mudar a situação dizendo que eles iam comer em um espiritual sentido, mas ele não sabia.Eu estava realmente me referindo a isso. Sua boca estava dizendo algo, mas sua mente estava em outro lugar.

Como Jabez mostrou que, apesar de sua posição honrosa, ele confiava plenamente em Jeová? Vamos voltar para 1 Crônicas 4:10, a parte a do versículo.

VAMOS LER 1 CRÔNICAS 4:10 PARTE A.

Jabez orou ao Deus de Israel dizendo: “Gostaria que você me abençoasse e aumentasse meu território! Eu gostaria que sua mão estivesse comigo e me protegesse da calamidade para que eu não sofresse nenhum mal! Então Deus concedeu a ele o que ele havia pedido.

Vamos revisar três coisas que Jabez estava pedindo a Jeová depois de pedir que ele o abençoasse. Ele estava pedindo para ampliar seu território. Ele não estava se referindo a mais propriedades do que já possuía, pois parece que já possuía mais do que o suficiente. Alguns disseram que isso poderia ser traduzido como “abençoe-me com filhos e estenda minhas fronteiras com discípulos”. Tinha a ver com adorar a Jeová, com ajudar outros a servir ao Deus Todo-Poderoso.

Aqui temos uma boa idéia de nossas orações. Estamos pedindo a Jeová que nos ajude a encontrar pessoas no território para entender a verdade e nos tornarmos discípulos de Cristo? E se por acaso viermos a pensar que em nosso território ninguém mais quer saber a verdade, por que não orar para que outros irmãos o façam? Em outros países, em outras circunstâncias.

Ou que estimulemos um pouco mais a nossa atividade agora que foram feitas mudanças para que possamos participar mais como pioneiros auxiliares, poderíamos fazê-lo constantemente, visto que diminuíram o requisito de horas e poderia haver mais participação para obter um curso bíblico se nós ainda não o temos.

O segundo pedido que Jabez faz é "Gostaria que sua mão estivesse comigo". A mão de Deus representa seu poder em ação, que ele está disposto a dar a todos que o solicitarem. Podemos pedir a Jeová que nos dê mais sabedoria para podermos conversar melhor na pregação ou realizar algum trabalho dentro de sua organização em benefício de outros?

E qual foi o último pedido? Para protegê-lo da calamidade para que ele não sofra nenhum mal. Ele não estava aqui me pedindo para tirar todos os seus problemas, mas sim para ajudá-lo a enfrentá-los, para saber como sair deles.

Por favor, olhe para o rosto de nossa irmã no guia de atividades, uma irmã simples disposta a se comunicar com Jeová para fazer Jeová se apaixonar por suas belas palavras. Sua posição onde ela está sentada com as mãos juntas para se concentrar em dizer a Jeová o quanto ela o ama, está pedindo a ele para ajudá-la a ler e entender a palavra de Deus, talvez se preparar para a reunião, entender o que ela vai estudar é possível, mas seu objetivo principal é que Jeová o ajude.

Queremos fazer isso também. Concentre-se quando estamos pedindo algo a Jeová. Queremos variar as coisas que pedimos a vocês. Que a oração não se torne monótona, repetindo sempre a mesma coisa e a mesma coisa. Cada dia é diferente em nossa vida, portanto, nossa maneira de nos dirigir a Jeová deve ser diferente a cada vez.

A oração de Jabez revelou seu interesse na adoração verdadeira e queria promovê-la. Essa deve ser a nossa motivação para promover o amor de Jeová tanto em nós mesmos como nos de outras pessoas. Como Jeová reagiu a esse pedido? Na parte B de 1 Crônicas 4:10 diz:

VAMOS LER 1 CRÔNICAS 4:10 PARTE B.

Jabez orou ao Deus de Israel dizendo: “Gostaria que você me abençoasse e aumentasse meu território! Eu gostaria que sua mão estivesse comigo e me protegesse da calamidade para que eu não sofresse nenhum mal! Então Deus concedeu a ele o que ele havia pedido.

Vamos ter a mesma atitude deste homem. Não se sabe muito sobre ele, mas o que sabemos nos ajuda a melhorar nossas orações. Lembre-se de que o que temos em nossos corações será expresso por meio de nossa fala. Quando nos voltamos para Jeová, seja pessoalmente ou em público, mostre que por meio de nossas orações nosso objetivo é mostrar amor a Jeová e promover a adoração verdadeira.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.


Comentários