NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 23 a 29 de janeiro de 2023, “Esteja preparado para uma emergência médica”, Vídeo, Como tomar boas decisões sobre o uso de sangue, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 23 a 29 de janeiro de 2023, Vídeo, Como tomar boas decisões sobre o uso do sangue, Análise e Respostas.
“Esteja preparado para uma emergência médica” (15 min.): Análise com o público e vídeo. A cargo de um velho. Dê tempo para vários comentários após o vídeo.
Que medidas o ajudarão a estar preparado para uma emergência médica envolvendo a questão do sangue?
Um passo que nos ajudará a estarmos preparados é conhecer e entender bem os mandamentos e princípios bíblicos relacionados ao uso do sangue. Assim saberemos quais coisas não nos são permitidas, neste sentido e quais coisas Jeová deixou para nossa decisão pessoal ou consciência.
Outro passo a ser preparado é manter o cartão de instruções médicas (DPA) atualizado, visto que esse cartão é obrigatório para todos os publicadores batizados. E se somos pais de filhos menores, cada um deles deve ter o seu bilhete de identidade (IC).
Outra forma de se preparar para uma emergência médica é saber quais procedimentos e tratamentos médicos as Testemunhas de Jeová podem aceitar e quais não podemos, principalmente os relacionados a frações de sangue, como vacinas, exames, terapias, hemodiálise, tratamentos para queimaduras , tratamentos de rejuvenescimento ou beleza, entre outros.
Da mesma forma, esta preparação para uma emergência médica inclui também o conhecimento de procedimentos técnicos de última geração ou de ponta e tratamentos alternativos, que não incluem o uso de sangue em cirurgias de grande porte ou procedimentos médicos complicados.
No caso de cirurgias ou procedimentos médicos agendados, muitas vezes surge a pressão da equipe médica de hospitais e clínicas, por isso devemos nos preparar enviando com antecedência os presbíteros da congregação, para que, se necessário, eles comuniquem em nosso nome. com os Irmãos da comissão de ligação hospitalar. Nesses casos, serão eles que se comunicarão com o pessoal médico que nos atende.
Todas as Testemunhas são claras sobre a lei de Jeová sobre o uso de sangue em relação ao uso de sangue total e seus quatro componentes principais, glóbulos vermelhos e brancos, plasma e plaquetas. Mas em relação ao uso de frações de sangue, talvez alguns de nós faltem informações. Portanto, se notarmos uma deficiência nesse aspecto, devemos nos preparar bem antes de enfrentar uma emergência médica.
Essa questão é importante, pois aqui está envolvida nossa consciência, e sabemos que em questões de consciência ninguém deve decidir por nós ou nos influenciar. E ao mesmo tempo que queremos cuidar da nossa saúde, também queremos ter a consciência limpa e manter nossa amizade com Jeová. É por isso que é tão importante que cada um de nós se prepare adequadamente antes e não durante ou depois de uma emergência médica. devemos estar preparados mesmo para o pior cenário. Por exemplo, um acidente longe da congregação dos irmãos e até mesmo de nossos parentes.
No vídeo observamos uma irmã que ia passar por uma cirurgia programada. Embora tivesse algum conhecimento sobre o procedimento a que iria se submeter, ela pediu ao médico que explicasse os detalhes e, não satisfeita com isso, investigou para se certificar de que, ao concordar em se submeter ao referido procedimento, não violava nenhum princípio bíblico sobre o uso do sangue é um excelente exemplo para nós.
Para estarmos bem informados e tomarmos uma boa decisão sobre o uso do sangue, temos de orar a Jeová pedindo espírito santo. Medite no que a Bíblia diz. Investigue os tratamentos médicos que eles poderiam nos oferecer. Peça ajuda para conhecer as opções que estão disponíveis para eles. E, finalmente, devemos colocar nossas decisões por escrito.
ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.
As Testemunhas de Jeová amam a vida e diante de um problema de saúde, buscamos tratamentos que salvem nossas vidas ou nos curem, mas acima de tudo respeitamos o criador da vida e sua lei sobre o uso do sangue.
Deus deu esta lei pela primeira vez a Noé e sua família, depois do dilúvio disse-lhes que podiam comer animais, mas eu lhes ordeno, a única coisa que não devem comer é carne com a vida, ou seja, com seu sangue, o sangue representa a vida e não deve ser mal utilizado.
Deus deu esta lei de volta aos tempos antigos de que eles não deveriam comer o sangue, mas que deveria ser derramado no chão, como se fosse água. E os primeiros cristãos foram lembrados da mesma coisa para se abster de sangue. Nós, Testemunhas, continuamos a obedecer a esta lei, mas com tantos tratamentos médicos disponíveis, pode ser difícil saber como aplicar este mandato.
O sangue pode ser dividido em quatro componentes principais: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma. Abstermo-nos de sangue não aceitando transfusões de sangue total, em nenhum dos seus 4 componentes. O que deu força a um irmão para não aceitar sangue quando teve uma emergência?
Devemos entender bem como Jeová quer que usemos o sangue. Portanto, devemos nos preparar bem para investigar e assim Jeová nos ajudará a entender o que ele pensa sobre o assunto, e o que podemos fazer é orar e escrever o que decidimos.
Nunca podemos saber ao certo quando vamos sofrer um acidente, por isso devemos estar preparados para ter a coragem de defender a nossa posição. As frações de sangue são partes menores que são extraídas de qualquer um dos quatro principais componentes do sangue. A Bíblia não diz nada específico sobre essas frações. Portanto, aceitá-los é uma decisão pessoal.
Alguns acham que essas frações não são mais do sangue, outros rejeitam tudo que vem do sangue, no vídeo uma irmã foi bem informada para saber se aceitaria, ela disse que ninguém deveria mais falar por ela e deixou claro ao seu médico que ela havia caído Em nenhuma circunstância ele aceitaria sangue ou qualquer um de seus quatro componentes principais, ele também explicou quais medicamentos e outros tratamentos ele aceitaria.
Devemos nos perguntar o que você faria se durante um procedimento médico algum do meu sangue fosse desviado para fora do corpo e seu fluxo fosse interrompido por um tempo. Minha consciência me permitiria considerar que este sangue ainda faz parte de mim e que não deveria ser derramado no chão? E se tivessem que extrair parte do meu sangue, modificá-lo ou devolvê-lo ao meu corpo ou aplicá-lo como tratamento, minha consciência educada pela Bíblia me incomodaria ou aceitaria? Entendo que, se eu rejeitar todas as técnicas médicas que envolvam o uso do meu sangue, não aceitarei exames de sangue, hemodiálise ou bomba de circulação extracorpórea?
Vemos que uma irmã, para ter certeza de que estava agindo com a consciência tranquila, pediu ao médico que lhe desse mais detalhes para ter certeza de que esse procedimento não era contra a minha consciência. Então ela estudou muito sobre esse assunto e também pediu a alguém do Maduro que a ajudasse a analisar todas as informações, ela tomou uma decisão que a deixou com a consciência tranquila e essa decisão deixou Jeová feliz.
Para estarmos bem informados e tomarmos boas decisões sobre o uso do sangue, devemos pedir sabedoria e seu espírito santo, meditar no que a Bíblia diz, pesquisar os tratamentos médicos que podem nos ser oferecidos e, se quisermos, perguntar para ajudar a conhecer as opções que temos disponíveis. E, finalmente, podemos colocar nossas decisões por escrito. Jeová sabe o que é melhor para nós, quando nossa obediência é testada ele não nos deixa sozinhos. Ele nos ajuda, se aceitarmos sua ajuda e respeitarmos a vida que ele nos deu, viveremos no paraíso e teremos saúde perfeita e vida eterna.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário