NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 16 a 22 de janeiro de 2023, "Como fortalecer nossa fé na Palavra de Deus", Vídeo, Porque temos fé na... palavra de Deus, Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 16 a 22 de janeiro de 2023, Vídeo, Porque temos fé na... palavra de Deus, Análise e Respostas.
“Como fortalecer nossa fé na Palavra de Deus” (15 min.): Análise com o público e vídeo.
Que detalhes do relevo descoberto num templo em Karnak (Egito) confirmam que a Palavra de Deus diz a verdade?
Por exemplo, sobre um faraó egípcio, a Bíblia diz que ele invadiu Judá no quinto ano do rei Roboão de Judá, e esse fato foi confirmado por um relevo descoberto em um templo no Egito, no qual ele foi visto junto com alguns cativos. Além disso, você pode ver nomes de cidades israelitas conquistadas, muitas das quais correspondem a lugares da Bíblia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por exemplo, antes de encontrar este relevo, a Bíblia era o único registro onde dizia que o faraó egípcio invadiu Judá durante o reinado do rei Roboão, agora este relevo é a prova de que a Bíblia falava a verdade e também falava do campo de Abraão, então, sem dúvida, isso fortalece nossa confiança de que a Bíblia é a palavra de Deus.
E também menciona o campo de Abraão, e esta é a referência mais antiga nos registros egípcios a este patriarca da Bíblia, então isso certamente fortalece nossa confiança de que a Bíblia é a palavra de Deus.
Que prova temos de que a mensagem da Bíblia não foi mudada?
Bem, sabemos que a Bíblia foi escrita em materiais perecíveis como papiro e pergaminho, portanto não há originais disponíveis, mas há um grande número de cópias antigas, aproximadamente 11 manuscritos hebraicos e gregos, e ao comparar os manuscritos mais importantes, especialistas chegam à conclusão de que a grande maioria das diferenças entre eles não mudam o significado, por exemplo Lucas 4: 17 diz que Jesus abriu o rolo de Isaías, e outros manuscritos dizem que ele desenrolou o rolo, ambas as palavras dão a entenda o mesmo
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos que a bíblia foi escrita em materiais perecíveis como papiro e pergaminho, mas isso não significa que sua mensagem tenha sido alterada pois existem 11 manuscritos hebraicos e gregos, e ao compará-los concluímos que as diferenças que existem entre eles não mudam o significado, por exemplo Lucas 4: 17 diz que Jesus abriu o rolo de Isaías, e outros manuscritos dizem que ele desenrolou o rolo, pois vemos que ambas as palavras significam a mesma coisa.
Também sabemos que a mensagem de Deus permanece intacta embora tenham sido traduzidos para idiomas diferentes, pois os escritores das escrituras gregas cristãs citaram as escrituras hebraicas, mas muitas vezes usando o texto grego da Septuaginta, às vezes parafraseando essas citações usando palavras diferentes, mas a mensagem era a mesma.
O que o fato de a Bíblia ter sobrevivido até hoje nos ensina? (Leia Isaías 40:8.)
Ela nos ensina que é realmente a palavra de Deus, porque sofreu muitos ataques ao longo da história e muitas pessoas deram suas vidas para defendê-la e preservá-la ao longo do tempo.
COMENTÁRIO ADICIONAL
O que ela nos ensina é que a Bíblia é a palavra de Deus, pois ela demonstra o seu poder mesmo quando em certa época a maioria quis exterminá-la, conforme diz o texto de Isaías 40: 8, a palavra de Deus permanecerá para sempre .
ANÁLISE DE OUTROS PONTOS ADICIONAIS DO VÍDEO.
O Livro de Atos fala de pessoas reais e eventos reais e histórias em lugares reais. A arqueologia confirmou a existência de pelo menos 53 pessoas mencionadas nas escrituras hebraicas, sendo um exemplo o faraó egípcio Shishak. A Bíblia diz que este faraó invadiu Judá exatamente no quinto ano do rei Roboão de Judá. Durante muito tempo, o único lugar onde esta invasão foi mencionada foi na Bíblia, até que um relevo foi descoberto em uma parede no templo de Karnak no Egito, mostrando A Sisac e alguns cativos.
O relevo também inclui nomes de cidades israelitas conquistadas, muitas das quais correspondem a lugares da Bíblia. Também menciona o campo de Abraão. Esta é a referência mais antiga nos registros egípcios a este patriarca bíblico, Abraão. isso fortalece nossa confiança e nossa fé de que a Bíblia é a palavra de Deus.
A Bíblia foi escrita em materiais perecíveis, como papiro e pergaminho. Embora não existam originais disponíveis, o número de cópias antigas que existem é impressionante, cerca de 11.000 mil manuscritos hebraicos e gregos, muito mais do que qualquer outra obra da literatura antiga, ao comparar os manuscritos mais antigos e relevantes entre si os erros de especialistas que podem foram introduzidos podem ser identificados, mas a grande maioria das diferenças não alteram o significado. Um exemplo é Lucas 4:17 que diz que Jesus abriu o rolo de Isaías, alguns manuscritos dizem que ele desenrolou o rolo, mas é verdade que o significado é o mesmo, a mensagem de Deus permanece intacta mesmo que tenha sido traduzida em línguas diferentes.
Os escritores das escrituras gregas cristãs citaram as escrituras hebraicas, mas muitas vezes usando o texto grego da Septuaginta, às vezes parafraseando várias citações usando palavras diferentes, mas a mensagem ainda era a mesma e muito do que Jesus provavelmente disse no hebraico de seu tempo era escrito em grego, mas sua mensagem é clara. Hoje a palavra de Deus pode ser lida, pelo menos em parte, em mais de 3.000 idiomas.
Na história da Bíblia há um paradoxo interessante, muitas pessoas estavam dispostas a morrer para preservar a Bíblia e torná-la acessível ao mundo inteiro, enquanto outras estavam dispostas a matar para acabar com ela e impedir que ela fosse lida , porque por seu conteúdo é a palavra de Deus e é viva e atuante com poder.
A Bíblia muda a vida das pessoas, uns aceitam mas outros se opõem às vezes com violência, por exemplo no ano 303 da nossa era o imperador romano Diocleciano mandou queimar as Sagradas Escrituras, segundo parece o Bispo Félix do Tibio, disse ele antes, preferia que me queimassem vivo, e não as divinas escrituras, pagou com a vida. Hoje alguns ainda tentam destruir a mensagem de Deus, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem”, visto que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJCOM.
Comentários
Postar um comentário