Estudo de A Sentinela, Semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, Podemos viver para sempre, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, Podemos viver para sempre, Respostas sublinhadas.



Amarelo: Resposta direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

"Isto significa a vida eterna" (JOÃO 17:3).

1. Como pensar na promessa de Jeová de viver para sempre nos afeta?

JEOVÁ promete aos que lhe obedecem que terão “vida eterna” (Romanos 6:23). Quando meditamos nessa bela promessa, nosso amor por ele fica mais forte. Pensemos nisto: o nosso Pai celestial ama-nos tanto que nos oferece este dom para que nunca nos separemos dele.

2. Como a promessa de vida eterna nos ajuda?

2 A promessa de Deus de nos dar a vida eterna nos ajuda a enfrentar as provações. Mesmo que nossos inimigos ameacem nos matar, não deixaremos de servir a Jeová. Porque? Um dos motivos é que sabemos que, se morrermos fiéis a Jeová, ele nos restaurará a vida e teremos a esperança de nunca mais morrer (João 5:28, 29; 1 Cor. 15:55-58; Heb. 2). :15). Por que temos certeza de que podemos viver para sempre? Vejamos algumas razões.

JEOVÁ VIVE PARA SEMPRE

3. Por que temos certeza de que Jeová pode nos fazer viver para sempre? (Salmo 102:12, 24, 27).

3 Sabemos que Jeová pode nos fazer viver para sempre porque ele é “a fonte da vida” e vive para sempre (Sal. 36:9). Vejamos alguns versículos da Bíblia que confirmam que Jeová sempre existiu e sempre existirá. O Salmo 90:2 diz que ele existe "para todo o sempre". O Salmo 102 expressa uma ideia semelhante (leia Salmos 102:12, 24, 27). E, falando de nosso Pai celestial, o profeta Habacuque escreveu: “Ó Jeová, não tens existido desde sempre? Oh meu Deus, meu Santo, tu não morres” (Hab. 1:12).

4. Por que não devemos nos preocupar se achamos difícil entender que Jeová sempre existiu?

 4 É difícil para você entender que Jeová existe “por toda a eternidade”? (Is. 40:28). Você não é o único. Eliú disse sobre Deus: “O número de seus anos está além de nossa compreensão” (Jó 36:26). Ora, o simples fato de não entendermos algo não significa que não seja verdade. Por exemplo, podemos não entender completamente como a luz funciona. Mas isso não significa que a luz não exista. Da mesma forma, nós, humanos, talvez nunca entendamos plenamente como Jeová pode não ter começo nem fim. Mas isso não significa que Deus não seja eterno.A verdade sobre o Criador não depende de nossa compreensão das coisas (Rm 11:33-36). Além disso, ele existia antes que o universo físico, que inclui o Sol e outras estrelas, surgisse. A Bíblia nos garante: "Ele é quem fez a terra, aquele que a fez com seu poder." E acrescenta: "Ele estendeu os céus" (Jer. 51:15; Atos 17:24). Vejamos outro motivo que nos convence de que podemos viver para sempre.

SOMOS FEITOS PARA VIVER PARA SEMPRE

5. Que esperança tinha o primeiro casal humano?

5 De todos os seres vivos que Jeová criou na Terra, os seres humanos seriam os únicos que por fim não morreriam. A eles deu a esperança especial da vida eterna. É claro que Jeová advertiu Adão: "Não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2:17). Se Adão e Eva tivessem obedecido a Jeová, não teriam morrido. É lógico pensar que em algum momento Deus teria permitido que eles comessem da "árvore da vida". Isso teria confirmado para eles que viveriam "para sempre" (Gn 3:22).

A expressão "para sempre" na Bíblia

Das palavras hebraicas geralmente traduzidas por “para sempre ”, a mais comum é ʽohlám. Na Bíblia, esta palavra pode referir-se a algo que existiu no passado ou existirá no futuro, sem especificar seu início ou fim (Josué 24:2; Sl 24:7, 9). ʽOhlám também pode se referir a algo que nunca terá fim. É neste sentido que se diz que Jeová permanece para sempre (Sl 102:12, 24, 27). Dependendo do contexto, esta palavra hebraica é traduzida na Tradução do Novo Mundo com expressões como “para sempre”, “permanentemente” ou “há muito tempo”.

6, 7. (a) Que outras provas temos de que não fomos feitos para morrer? b) O que você quer fazer quando tiver a vida eterna? (Veja fotos).

6 É muito interessante que a). Alguns cientistas encontraram evidências de que nossos cérebros têm a capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender durante toda a vida . Em 2010, uma revista científica americana disse que, segundo estimativas, nosso cérebro pode armazenar cerca de dois milhões e meio de gigabytes. Isso equivale a um vídeo de três milhões de horas, que levaria mais de 300 anos para assistir. E é provável que esse cálculo fique muito aquém. Mas confirma que Jeová projetou o cérebro humano com a capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender em apenas 70 ou 80 anos (Sal. 90:10).

7 Jeová também nos criou com um desejo intenso de continuar vivendo. Como diz a Bíblia, Deus "pôs a eternidade no coração" dos seres humanos (Eclesiastes 3:11). Essa é uma das razões pelas quais a morte é um inimigo para nós (1 Coríntios 15:26). Vamos pensar sobre isso. Se adoecemos gravemente, resignamo-nos e ficamos de braços cruzados? Não. Normalmente a gente vai ao médico e toma remédio para combater a doença. Na verdade, fazemos tudo o que podemos razoavelmente para evitar a morte. E quando alguém que amamos morre, jovem ou velho, ficamos cheios de uma profunda dor que não passa da noite para o dia (João 11:32, 33).Claro, sabemos que nosso Criador nos ama e não nos daria o desejo e a capacidade de continuar vivendo, a menos que esse fosse seu propósito para os seres humanos. Mas há razões mais convincentes para acreditar que podemos viver para sempre. Vejamos algumas coisas que Jeová fez e está fazendo que mostram que seu propósito original não mudou.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: b). Um irmão mais velho está sentado ao lado de uma mesa na qual há muitos remédios. Ele está lendo a Bíblia e pensando nas coisas que poderá fazer no novo mundo quando recuperar o vigor da juventude. 1. Você está navegando. 2. Ele está pintando um quadro. 3. Ele está caminhando próximo a uma cachoeira. Como esperamos viver para sempre, adoramos pensar no que podemos fazer no futuro. (Ver parágrafo 7).  

 O PROPÓSITO DE JEOVÁ NÃO MUDOU

8. O que Isaías 55:11 nos garante sobre o propósito de Jeová?

8 Embora Adão e Eva tenham pecado e todos os seus descendentes tenham herdado a morte por culpa deles, Jeová não revogou seu propósito. — Leia Isaías 55:11. Ele ainda quer que as pessoas fiéis vivam para sempre. Como nós sabemos? Por todas as coisas que Jeová disse e fez para cumprir seu propósito.

9. Que promessa Deus fez? (Daniel 12:2, 13).

9 Jeová prometeu que ressuscitaria pessoas que já morreram e lhes daria a oportunidade de obter a vida eterna (Atos 24:15; Tito 1:1, 2). O fiel Jó tinha certeza de que Jeová anseia ressuscitar os que já morreram (Jó 14:14, 15). O profeta Daniel sabia que os seres humanos seriam ressuscitados e teriam a oportunidade de viver para sempre (Sl 37:29; leia Daniel 12:2, 13). Os judeus da época de Jesus também sabiam que Jeová poderia dar a seus servos fiéis “vida eterna” (Lucas 10:25; 18:18). Jesus falou dessa promessa em muitas ocasiões e foi ressuscitado por seu Pai (Mateus 19:29; 22:31, 32; Lucas 18:30; João 11:25).

10. O que mostram as ressurreições do passado? (Ver desenho).

10 Jeová é quem nos dá a vida e tem o poder de restaurá-la aos que já morreram. Ele deu poder ao profeta Elias para ressuscitar o filho da viúva de Sarepta (1 Reis 17:21-23). Mais tarde, com a ajuda de Deus, o profeta Eliseu ressuscitou o filho de uma mulher de Suném (2 Reis 4:18-20, 34-37). Essas e outras ressurreições mostram que Jeová tem o poder de devolver a vida aos que já morreram. E, enquanto Jesus estava na terra, ele deixou claro que seu Pai havia lhe dado esse mesmo poder (João 11:23-25, 43, 44).Agora Jesus está no céu e recebeu "toda a autoridade no céu e na terra". Assim, você pode cumprir a promessa de que “todos os que estão nos túmulos” voltarão à vida com a esperança de viver para sempre (Mateus 28:18; João 5:25-29).

ILUSTRAÇÃO

A viúva de Sarepta recebe seu filho cheio de alegria, que foi ressuscitado pelo profeta Elias.  O que a ressurreição de Elias nos garante? (Ver parágrafo 10).

11. Como o resgate nos possibilita viver para sempre?

11 Por que Jeová permitiu que seu amado Filho sofresse uma morte tão dolorosa? Jesus forneceu a resposta quando disse: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que ninguém que nele crê seja destruído, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Ao dar seu Filho como resgate para que tenhamos o perdão dos nossos pecados, Deus nos dá a oportunidade de obter a vida eterna (Mt 20:28). O apóstolo Paulo explicou esta importante parte do propósito de Deus nas seguintes palavras: “Assim como a morte veio por um homem, assim também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Pois, assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos receberão a vida ”(1 Cor. 15:21, 22).

12. Como Jeová cumprirá seu propósito?

12 Jesus ensinou seus discípulos a orar pela vinda do Reino de Deus e para que a vontade de seu Pai fosse feita na terra (Mt 6:9, 10). Parte desse propósito é que os seres humanos vivam para sempre na Terra. Para isso, Jeová designou seu Filho como Rei do Reino messiânico e tem reunido 144.000 pessoas para trabalhar com Jesus na realização de Sua vontade. — Rev. 5:9, 10.

13. O que Jeová está fazendo em nossos dias, e o que você deve fazer?

13 Em nossos dias, Jeová está reunindo “uma grande multidão” de pessoas e treinando-as para viver sob seu Reino (Ap. 7:9, 10; Tia. 2:8). Embora o mundo esteja dividido pelo ódio e pelas guerras, aqueles que fazem parte desse grupo se esforçam para deixar para trás todo o ódio. Por assim dizer, eles já estão quebrando suas espadas em arados (Mq 4:3). Em vez de travar guerras, que causam tanta morte, eles ajudam as pessoas a encontrar “a vida que realmente é vida”, ensinando-as sobre o verdadeiro Deus e seus propósitos (1 Timóteo 6:19).Por apoiarem o Reino de Deus, talvez enfrentem oposição da família ou problemas financeiros, mas Jeová cuida para que tenham o que precisam. — Mat. 6:25, 30-33; Lucas 18:29, 30. Tudo isso nos confirma que o Reino de Deus é uma realidade e que continuará cumprindo o propósito de Jeová.

UM BELO FUTURO

14, 15. Como se cumprirá a promessa de Jeová de eliminar a morte para sempre?

14 Jesus já governa no céu como Rei do Reino de Deus e cumprirá todas as promessas de Jeová (2 Coríntios 1:20). Desde 1914 ele tem dominado seus inimigos (Sl 110:1, 2). Em breve, Jesus e os 144.000 completarão sua vitória e eliminarão os ímpios (Ap 6:2).

15 Durante o Reinado Milenar, Jesus ressuscitará os que já morreram e ajudará todos os humanos obedientes a alcançar a perfeição. Após o teste final, aqueles que Jeová considera justos “herdarão a terra e viverão nela para sempre”. — Sal. 37:10, 11, 29. E “o último inimigo, a morte, será destruído” (1 Coríntios 15:26). Que alegria!

16. Qual deve ser o motivo mais importante para servir a Jeová

16 Como vimos, nossa esperança de viver para sempre está bem fundamentada na Palavra de Deus. Essa esperança nos ajuda a permanecer fiéis nestes últimos dias, que são tão complicados. Mas, se quisermos agradar a Jeová, devemos permanecer leais a ele e a Jesus não só para salvar nossas vidas, mas sobretudo porque os amamos de coração (2 Co 5:14, 15). Esse amor é o que nos compele a seguir seu exemplo e falar de nossa esperança (Rm 10:13-15). Quanto mais nos esforçarmos para vencer o egoísmo e sermos generosos, mais Jeová vai querer ser nosso amigo para sempre (Hb 13:16).

17. Que responsabilidade cada um de nós tem? (Mateus 7:13, 14).

17 E nós? Vamos viver para sempre? Jeová nos deu essa oportunidade, mas somos nós que temos de permanecer no caminho que leva à vida. — Leia Mateus 7:13, 14. Agora, como será a vida quando vivermos para sempre? Veremos isso no próximo artigo.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como sabemos que fomos feitos para viver para sempre?

Alguns cientistas encontraram evidências de que nossos cérebros têm a capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender durante toda a vida, o que significa que devemos viver para sempre.

Uma revista científica americana disse que, segundo estimativas, nosso cérebro pode armazenar cerca de dois milhões e meio de gigabytes. Isso equivale a um vídeo de três milhões de horas, que levaríamos mais de 300 anos para assistir, isso confirma que Jeová projetou o cérebro humano com capacidade de armazenar muito mais informações do que podemos aprender em apenas 70 ou 80 anos.

Como sabemos que Jeová ainda quer que vivamos para sempre?

Por todas as coisas que Jeová disse e fez para cumprir seu propósito.

Jesus falou em muitas ocasiões desta promessa e ele mesmo foi ressuscitado por seu Pai.

Jeová é quem nos dá a vida e quem tem a capacidade de devolvê-la aos que já morreram.

Qual deve ser a razão mais importante para querer a vida eterna?

Como vimos, nossa esperança de viver para sempre está bem fundamentada na Palavra de Deus.

Como amamos e queremos agradar a Jeová. Esse amor é o que nos leva a seguir seu exemplo e falar de nossa esperança.

Todos os direitos reservados Copyright © 2022 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários