Estudo de A Sentinela, Que Nada Separe Você de Jeová, Semana de 16 a 22 de janeiro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, 16-22-janeiro-2023, Que nada vos separe de Jeová, Comentários e Respostas.

“Eu, ó Jeová, confio em ti” (Sl 31:14).

1. Como sabemos que Jeová quer estar perto de nós?

Porque ele mesmo nos convida a estar perto dele, e por isso mesmo responde às nossas orações, ajuda-nos quando estamos em dificuldade, instrui-nos e cuida de nós através da sua organização.

2. Como podemos nos achegar a Jeová?

Podemos nos aproximar dele, se orarmos a ele, lermos e meditarmos regularmente na Bíblia, pois assim o conheceremos melhor, pois nosso amor e confiança nele aumentarão.

3. (a) Como o Diabo tenta nos separar de Jeová?

Ele tenta fazer isso por meio de problemas, pois assim tenta enfraquecer nossa confiança em Deus e em sua organização.

3. b) O que precisamos para nunca abandonar nosso Deus e sua organização? (Salmo 31:13, 14).

Bem, como diz o texto, precisamos de uma fé muito forte e uma confiança total em Deus para não abandoná-lo.

4. Sobre o que falaremos neste artigo?

Falaremos sobre 3 situações que ocorrem fora da congregação e que podem prejudicar nossa confiança em Jeová e em sua organização.

 QUANDO TEMOS PROBLEMAS

5. Como as dificuldades podem prejudicar nossa confiança em Jeová e em sua organização?

Eles podem prejudicar nossa confiança em Deus, quando esses problemas duram muito tempo, podemos pensar que é algo que nunca vai acabar, então é aí que o Diabo se aproveita para nos fazer duvidar do amor de Jeová, e pode até nos fazer culpar Deus ou sua organização pelo que está acontecendo conosco.

E foi exatamente isso que aconteceu com os israelitas, pois a princípio eles acreditaram que Moisés e Arão eram enviados de Deus, mas quando tudo se complicou no Egito, eles culparam esses servos de Deus por tudo o que estava acontecendo com eles, o que foi totalmente injusto.

6. O que aprendemos com o exemplo de Habacuque? (Habacuque 3:17-19).

Este servo de Deus estava muito desanimado, então o que ele fez foi ser muito sincero com seus sentimentos diante de Deus, e Jeová por sua vez o atendeu, donde aprendemos que quando passamos por problemas devemos orar a Jeová do fundo do nosso coração. coração e dizer a ele exatamente como nos sentimos e, acima de tudo, vamos nos apoiar nele, pois sem dúvida ele nos dará a força de que precisamos.

7. Sobre o que um membro da família tentou convencer Shirley e o que a ajudou a continuar confiando em Jeová?

Bem, este familiar queria convencer nossa irmã de que era inútil servir a Deus, pois ela ainda era pobre e passava por muitas dificuldades financeiras. rotina, ou seja, Ele não desacelerou, porque continuou orando a Jeová, continuou lendo a Bíblia, pregando e participando das reuniões.

QUANDO IRMÃOS RESPONSÁVEIS SÃO ABUSADOS

8. O que pode acontecer aos irmãos com responsabilidades na organização?

Pois bem, devido às muitas mentiras que se espalham sobre nossos irmãos que lideram as congregações, alguns deles infelizmente acabam presos e acusados ​​de serem criminosos.

9. Como alguns cristãos reagiram quando o apóstolo Paulo foi preso?

Alguns o abandonaram, talvez por vergonha de estarem associados a ele, ou podem ter medo de serem perseguidos e presos também. De qualquer forma, suas ações foram muito ruins e egoístas porque o abandonaram quando ele mais precisava de apoio. .

10. Do que devemos nos lembrar ao perseguir irmãos responsáveis, e por quê?

Devemos lembrar que somos perseguidos porque queremos viver de acordo com o que Jeová nos diz. Lembremos também que Satanás está por trás de tudo, porque o que ele quer é que nos acovardemos quando ele ataca os que estão à frente para que deixem de ser leais.

11. O que aprendemos com o exemplo de Onesíforo? (2 Timóteo 1:16-18).

Com este cristão aprendemos que não devemos nos deixar vencer pelo medo, e que por mais arriscado que seja, devemos estar lá para oferecer nosso apoio aos nossos irmãos e irmãs que estão enfrentando perseguições, devemos fazer tudo ao nosso alcance para defendê-los e oferecer-lhes a nossa ajuda.

12. O que aprendemos com nossos irmãos e irmãs na Rússia?

Nossos irmãos na Rússia, quando um irmão é preso, o que eles fazem é ir a julgamento, como uma demonstração de apoio ao irmão preso para mostrar a ele que ele não está sozinho, pelo que aprendemos que devemos ter medo se um de nossos irmãos está preso, mas devemos orar por ele e sua família e ver como podemos ajudá-lo.

ILUSTRAÇÃO

Quando irmãos cristãos sofrem perseguições, provações e prisões por defenderem os padrões justos de Jeová e apoiarem sua organização, o restante de nós deve apoiá-los por cuidar deles e mostrar nosso amor por eles e suas famílias. Na imagem temos o exemplo do bravo Onesíforo, apoiando o apóstolo Paulo quando este estava preso em Roma.

Também podemos ver como irmãos na Rússia comparecem ao tribunal para apoiar um irmão que vai a julgamento. São exemplos que devemos imitar.

Série de imagens: 1. Onesíforo visita o apóstolo Paulo na prisão. 2. Um grupo de irmãos aplaude ao ver um irmão ser levado algemado para a prisão.

Embora Paulo estivesse preso, Onesíforo foi corajoso e o apoiou. Hoje, nossos irmãos apóiam seus companheiros cristãos que estão presos, como mostra esta representação. (Ver parágrafos 11 e 12).

QUANDO ELES zoam de nós

13. Como a zombaria pode prejudicar nossa confiança em Jeová e em sua organização?

Por exemplo, a zombaria de parentes e conhecidos por nossas crenças pode nos desanimar, pois podem nos dizer que gostam de nós como pessoas, mas que nossa religião é muito rígida, ou referir-se às nossas normas morais como lidar com os expulsos pode vir a diga-nos como podemos tratá-los assim e dizer que amamos o próximo, o que pode nos levar a ter dúvidas e prejudicar nossa confiança na organização de Deus.

14. Como devemos reagir se outros zombarem de nós por guardarmos os padrões de Jeová? (Salmo 119:50-52).

Assim como Jó, não devemos permitir que outros nos façam renunciar à nossa integridade, não devemos deixar que o ridículo nos faça duvidar dos padrões de Deus, mas sim pensemos em todos os benefícios que ser obediente a Jeová trouxe para nossas vidas e vamos continuar para apoiar corajosamente sua organização.

E devemos ter a mesma atitude do salmista que no Salmo 119: 50 - 52 vemos que ele tinha a firme convicção de que mesmo que zombassem dele, ele não se desviaria da lei de Deus.

ILUSTRAÇÃO

Os servos de Jeová têm enfrentado zombaria desde os tempos antigos até hoje. E isso não vai mudar enquanto estivermos neste mundo dominado por Satanás, porque a mentira e a zombaria são suas táticas favoritas para nos enganar e semear dúvidas para que abandonemos Jeová e pensemos mal de sua organização. Portanto, estudar e imitar o exemplo do fiel Jó será de grande ajuda para nós, visto que ele não permitiu que nada nem ninguém o impedisse de ser leal a Jeová.

Jó, coberto de úlceras, está sentado no chão e olhando para o céu. Um dos três falsos amigos aponta para o céu e zomba de Jó.

Jó não acreditou nas mentiras dos falsos amigos que zombavam dele. Ele estava determinado a ser leal a Jeová. (Ver parágrafo 14).

15. Por que Brizit teve que aturar as provocações de sua família?

Por se tornar Testemunha de Jeová, e eles não só zombaram, mas a culparam por todos os infortúnios que aconteceram com eles, porque depois de ser batizado, seu marido ficou sem emprego, então eles tiveram que se mudar, ela teve que trabalhar novamente. a congregação mais próxima ficava a 350 km, e devido a oposição dos sogros tiveram que se mudar novamente, depois disso faleceu seu marido, e também uma de suas filhas, mas apesar de tudo ela continuou confiando em Jeová e em seu povo.

16. Que bênçãos Brizit recebeu por permanecer achegado a Jeová e sua organização?

Ela teve muitas bênçãos porque quando começou a pregar em sua área, a realizar reuniões em sua casa e a ter cultos familiares com suas filhas, muitas pessoas começaram a estudar a Bíblia e um bom número delas foi batizada, ela decidiu ser uma pioneira regular e suas filhas também são servas de Deus, além de hoje, existem 2 congregações nesta área, então esta irmã foi muito abençoada.

SEJA LEAL A JEOVÁ E À SUA ORGANIZAÇÃO

17. O que devemos estar decididos a fazer?

Bem, já sabemos quais táticas Satanás usa, por isso devemos estar determinados a rejeitar corajosamente todas as suas mentiras e ser sempre leais a Jeová e à sua organização, pois temos certeza de que Jeová nunca nos abandonará.

18. O que veremos no próximo artigo?

Veremos algumas situações que ocorrem na congregação que testam nossa confiança em Jeová e em sua organização e como podemos lidar com elas.

O QUE PODEMOS FAZER PARA ESTAR PRÓXIMOS DE JEOVÁ E DE SUA ORGANIZAÇÃO NAS SEGUINTES SITUAÇÕES?

Quando temos problemas.

O que podemos fazer é abrir o coração com sinceridade e expressar a ele o que estamos sentindo e, acima de tudo, nos apoiarmos nele, porque ele nos dará a força necessária para perseverar e não devemos negligenciar nossas atividades espirituais.

Quando os irmãos responsáveis ​​são maltratados.

Bem, devemos nos lembrar de quem está por trás dessa perseguição e por que somos perseguidos e, em vez de abandonar nossos irmãos, devemos estar dispostos a apoiá-los com lealdade, ou seja, devemos orar por eles, encontrar maneiras de oferecer-lhes nosso apoio e cuidem deles, de suas famílias enquanto estão fora.

Quando eles zombam de nós.

Não devemos acreditar nas mentiras ou calúnias que essas pessoas espalham sobre Jeová e sua organização, não devemos deixar que isso nos faça duvidar dos padrões de Deus, mas sim apoiar fielmente sua organização na terra.

Todos os direitos reservados Copyright © 2023 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários