Estudo de Livro de Congregação, Semana de 23 a 29 de janeiro de 2023, Como Tomar Boas Decisões, Lição 35, Respostas.

Estudo do Livro da congregação, 23-29-janeiro-2023, Lição 35, Respostas.

Estudo bíblico de congregação (30 min.): lff lição 35.

1. De que maneiras a Bíblia pode ajudá-lo a tomar boas decisões?

Isaías 48:17 nos diz. que Jeová nos guie no caminho que devemos trilhar, e hoje sabemos que Jeová nos fala através da Bíblia. Então, na hora de tomar uma decisão importante, a Bíblia pode nos ajudar porque nela encontramos mandatos específicos sobre as principais questões da vida, e para situações em que não há um mandato específico, a Bíblia nos dá princípios que nos orientam a tomar boas decisões.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A Bíblia pode nos ajudar muito, pois contém mandatos específicos que devemos obedecer, e se não houver um mandato específico sobre a decisão que queremos tomar, Jeová nos guiará para a decisão correta por meio de princípios que nos ajudem a entender sua forma de agir. pensando.

E como menciona o parágrafo, podemos descobrir o que Deus pensa sobre determinado assunto, sim, lemos histórias da Bíblia, e isso nos ajudará muito, pois se soubermos o que Jeová pensa podemos tomar decisões que são do seu agrado .

2. O que devo considerar antes de tomar uma decisão?

Como indica Provérbios 14:15, antes de tomar uma decisão devemos medir com prudência todos os passos que vamos dar. Ou seja, devemos avaliar todas as opções possíveis. Analise cada um deles à luz dos princípios bíblicos. Medite em como essa decisão afetará a nós e a outras pessoas, e pense se essa decisão deixará Jeová feliz ou não.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos pesar ou avaliar as opções disponíveis para nós, e podemos até nos fazer perguntas como: “Que princípios bíblicos estão relacionados a este assunto? Qual opção vai me deixar mais tranquilo? Como minha decisão afetará os outros? E, acima de tudo, deixará Jeová feliz?”

Além disso, é muito importante que conheçamos muito bem as leis e os princípios de Deus, pois assim desenvolveremos uma boa consciência, que, se bem educada, nos ajudará a tomar boas decisões.

Deuteronômio 32: 29 nos mostra que meditar ou refletir antes de tomar uma decisão é sinal de sabedoria e maturidade espiritual. Esta meditação nos leva a analisar previamente os passos que vamos dar para não infringir as leis de Jeová ou deixá-lo triste, e ver se essas decisões afetam outras pessoas ou a nós mesmos. Por isso, levar a meditação em consideração antes de tomar uma decisão é importante para ter a consciência tranquila.

VAMOS APROFUNDAR O ASSUNTO

O que é livre arbítrio?

É a capacidade com a qual Jeová nos criou para tomar nossas próprias decisões.

É um presente lindo que Jeová nos deu e é a liberdade de decisão, é como um voto de confiança que Jeová nos deu mesmo sabendo que poderíamos tomar decisões erradas.

Por que Jeová nos deu livre arbítrio?

Visto que Jeová nos ama, ele nos deu a preciosa dádiva do livre-arbítrio. Desta forma, não serão os outros que tomarão decisões por nós. Assim podemos decidir se o amamos ou não, se o obedecemos ou não. Isso é muito importante porque ninguém pode vir a amar alguém a menos que seja por vontade própria.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Para podermos também nos doar a capacidade de amar, pois isso anda de mãos dadas com a nossa liberdade de decisão, pois só se pode amar alguém de verdade, por livre e espontânea vontade.

O que Deus nos deu para nos ajudar a usar o livre-arbítrio da melhor maneira possível?

Para ayudarnos a usar de la mejor forma posible el libre albedrío, Jehová nos ha puesto como límites el amor a Dios y el amor al prójimo, según vemos en Mateo 2:37 al 40, a fin de que rechacemos hacer cosas malas y deseemos hacer coisas boas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová nos deu um cérebro maravilhoso e uma consciência, e também os princípios bíblicos que nos ajudam a tomar as melhores decisões, porque ele sabe que, se fizermos isso, ficaremos em paz com ele e com os outros.

Outra coisa que Jeová nos deu para usarmos bem o nosso livre-arbítrio é o nosso maravilhoso cérebro para que possamos perceber qual é a vontade dele. Ele também nos deu a consciência para que possamos treiná-la por meio de suas leis e princípios.

E de acordo com Romanos 12:1, ele também nos deu a capacidade de raciocinar para entendermos bem seus mandatos e princípios, para que orientem nossas decisões com sabedoria.

Para obter um exemplo de um princípio bíblico, leia Efésios 5:15, 16. Em seguida, discuta como você pode usar “o tempo da melhor maneira” para...

... leia a Bíblia diariamente.

Por exemplo, poderíamos ter um bom horário para a leitura da Bíblia, e para isso devemos nos organizar da melhor maneira possível.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Todos nós temos muitas atividades como trabalho, estudos, família, entre outras ocupações, mas passar tempo com Jeová é prioridade, pois ele é nosso Deus, nosso pai celestial, e também nosso amigo. Ele nos fala através da Bíblia, por isso vamos buscar sabiamente um ponto de equilíbrio entre todas as nossas atividades diárias para reservar um tempo de qualidade suficiente para ler a Bíblia e meditar nela diariamente, pois consideramos essa comunicação de extrema importância.

... ser melhores maridos, pais ou filhos.

Podemos nos dedicar à leitura de todos os princípios relacionados ao nosso papel em nossa família.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O apóstolo Paulo nos diz que comprar o tempo oportuno que resta é sábio, portanto devemos vigiar nosso modo de andar principalmente em família. Pais, cônjuges ou filhos, todos nós temos responsabilidades dentro da família e também com Jeová, por exemplo, o marido deve tirar um tempo para compartilhar com a esposa, os pais e os filhos devem dedicar tempo para ter uma boa comunicação. E todos como família também devem reservar tempo para serviço e atividades teocráticas, como estudo pessoal, adoração em família, leitura da Bíblia e pregação.

... assistir às reuniões da congregação.

Devemos nos organizar para que esses espaços fiquem livres para podermos participar das reuniões e também nos prepararmos com antecedência para elas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

O apóstolo Paulo percebeu que devido à agitação da vida diária, os cristãos poderiam negligenciar as coisas mais importantes. Por isso, ele nos pediu para ter cuidado com a nossa maneira de andar, então uma coisa que devemos observar é como está indo a nossa frequência às reuniões da congregação, se vamos regularmente ou faltamos às reuniões, se somos pontuais ou se chegamos atrasados, se ficamos sempre até o fim. Se nossas mentes estiverem bem preparadas e focadas, se discutirmos se nos preparamos bem, se não passarmos no exame, teremos que fazer mudanças para aproveitar melhor o tempo nesse sentido.

4. Eduque sua consciência para tomar boas decisões

De acordo com o vídeo, que medidas a irmã tomou para treinar sua consciência e tomar uma decisão que agradasse a Jeová?

Bem, o que esta irmã fez foi meditar bem sobre o assunto, e ela pediu conselhos a irmãos que pudessem entendê-la bem, e ela entendeu que quando se trata de consciência, o importante será tomar decisões que nos deixem com uma consciência limpa, é Portanto, ele teve que estudar cuidadosamente os princípios da palavra de Deus para entender o que Jeová pensa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E algo muito interessante que a irmã menciona é que ela buscou informações adicionais sobre o assunto, o que a ajudou a tirar as dúvidas que tinha, certificando-se assim de que era o espírito de Jeová, e não seus sentimentos, que guiava sua consciência.

A irmã também orou a Jeová para ajudá-la a decidir o que fazer, ela pediu conselhos a irmãos espiritualmente maduros, ela pesquisou o Índice de Publicações da Torre de Vigia, Ela também analisou o capítulo 2 do livro continue no amor de Deus que trata do assunto de consciência, então ela meditou sobre tudo e certificou-se com todos esses passos de que era o espírito santo de Jeová e não seus sentimentos que guiariam sua decisão e ela pensou sobre o efeito que sua decisão teria sobre ela e outros.

Por que não devemos pedir a alguém que decida por nós? Leia Hebreus 5:14 e discuta o seguinte:

Embora possa ser mais fácil pedir a alguém que decida por nós, por que todos deveriam ser capazes de distinguir o que é certo?

Porque ao decidirmos por nós mesmos, estaremos demonstrando que realmente somos pessoas maduras espiritualmente, que podemos discernir o que é certo do que é errado.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Cada um deve saber distinguir o que é certo, porque só assim podem ser tomadas boas decisões que nos beneficiem e agradem a Jeová e não violem seus justos regulamentos. Até porque esse discernimento seria sinal de amadurecimento espiritual e de uma consciência bem treinada pela Bíblia.

Que ferramentas podem nos ajudar a educar nossa consciência e tomar boas decisões?

Pois bem, temos a principal ferramenta que é a Bíblia, Jeová também nos deu o dom da oração e todas as publicações que ele nos dá através do escravo fiel e prudente.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Temos a Bíblia, o índice de publicações da Torre de Vigia, os exemplos de personagens bíblicos que encontramos nas histórias bíblicas e também os de irmãos atuais que encontramos em biografias que passaram por situações semelhantes, a ajuda de irmãos maduros e dos anciãos da congregação oram e meditam.

 5. Respeite a consciência dos outros

Com base nesses versículos, que decisão essa irmã poderia tomar? E você, o que faria se a consciência de uma pessoa não permitisse que você fizesse algo que sua consciência faz?

Bem, eu poderia encontrar um meio-termo, talvez optar por uma maquiagem sutil, já que a Bíblia nos diz que não devemos agradar a nós mesmos, nem buscar o nosso próprio benefício, mas também o dos outros. A mesma Bíblia, como já lemos antes, nos diz que nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos, para que, tanto quanto possível, eu evite ser uma pedra de tropeço para a fé de meus irmãos.

COMENTÁRIO ADICIONAL

De acordo com esses textos bíblicos, a irmã poderia tomar a decisão de suportar as fraquezas espirituais das outras irmãs. Em outras palavras, ela deixaria de agradar a si mesma por se maquiar para colocar os interesses de suas irmãs em primeiro lugar e também para não perturbar a paz e a união da congregação. Eu faria exatamente o mesmo, embora não haja nada de errado em se maquiar com moderação e não seja proibido pela Bíblia, neste caso em particular não foi benéfico, pois perturbou o bom ambiente da congregação.

De acordo com esses versículos, que decisão aquele irmão poderia tomar? E você, o que faria se visse alguém fazer algo que sua consciência não permite?

O irmão poderia tomar a decisão de não julgar os irmãos se eles estiverem bebendo álcool, desde que o façam com moderação e Jeová não queira que sejamos muito justos, porque como diz Eclesiastes 7: 16, isso pode acabar em nossa própria ruína. Em questões de consciência respeito as decisões dos outros porque espero que os outros respeitem as minhas.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Bem, ele não deve ser muito justo e julgar aqueles que decidem se bebem ou não álcool, então se ele estiver incomodado por uma questão de consciência, ele poderia gentilmente se retirar. Romanos 14: 1 deixa bem claro para nós que não devemos julgar os outros com base nas diferenças de opinião, então eu evitaria julgar pois no final quem nos avalia é Jeová.

Por que devemos considerar os sentimentos de Deus e os dos outros?

Porque Jeová é o nosso criador e não queremos ofendê-lo de forma alguma, e por levarmos em conta os sentimentos das pessoas ao nosso redor mostramos verdadeiro amor ao próximo.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Devemos levar em conta os sentimentos de Jeová ao tomarmos nossas decisões, porque uma boa decisão alegra seu coração e nos aproxima dele, mas uma má decisão o entristece e nos afasta. Também devemos levar em conta os sentimentos das outras pessoas, porque com nossas decisões podemos afetá-las, enfraquecer sua fé, fazê-las tropeçar ou colocar em risco a paz e a unidade da congregação.

RETOMAR

Tomamos boas decisões quando descobrimos o que Jeová pensa sobre um assunto e consideramos se nossas ações ajudarão ou prejudicarão outros.

Repaso

Como você pode tomar decisões que agradem a Jeová?

Levando sempre em conta o que ele pensa sobre determinado assunto, e buscando na Bíblia suas leis ou princípios que se aplicam à decisão que queremos tomar.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Devemos pensar nas coisas que agradam a Jeová e também nos deixar guiar por sua vontade na hora de tomar decisões, assim estaremos dando a ele algo para abençoar.

O que você pode fazer para educar sua consciência?

O que devemos fazer primeiro é orar a Jeová, analisar sua palavra, buscar também informações adicionais que a organização de Deus nos fornece e assim podermos distinguir o que é correto.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Posso pedir ajuda a Jeová em oração, aprofundar o estudo dos princípios bíblicos e da meditação, também posso imitar a maneira de pensar de Jeová, amar seus padrões e me deixar guiar por eles, examinar-me regularmente para ver onde posso melhorar e me esforçar continuamente .

Como você pode mostrar que respeita a consciência dos outros?

Mostrarei esse respeito quando não concordar com a decisão que um irmão ou irmã tomou em um assunto pessoal e, no entanto, não o criticarei ou tentarei fazê-lo mudar de ideia, também o respeitarei, mantendo em lembre-se de que todos têm a responsabilidade de tomar suas próprias decisões e assumir as consequências de suas ações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Posso mostrar isso, se levar em conta o que os outros podem pensar se eu decidir agir dessa forma ou não, como o que tem a ver com a nossa forma de nos fixarmos ou com a nossa posição perante o consumo de álcool, e sobretudo lembremo-nos que não devemos buscar nosso próprio benefício, mas o dos outros.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários