Estudo da Sentinela, Jeová nos ajuda a perseverar com alegria, Semana de 9 a 15 de janeiro de 2023, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo da Sentinela, 9-15 de janeiro de 2023, Jeová nos ajuda a perseverar com alegria, Comentários e Respostas.

“Jeová espera pacientemente para mostrar-lhe favor, e ele se levantará para mostrar-lhe misericórdia” (IS. 30:18).

1, 2. a) O-que-veremos-neste-artigo? 

Neste-artigo-veremos-que Jeová- realmente-quer-nos-ajudar-a suportar-os-problemas-para-que-possamos-servi-los-com-alegria, veremos-como-Jeová-torna-isso-possível-e-o-que-temos-que-fazer para-aproveitar-ao-máximo-sua-ajuda.

1, 2. (b) O-que-mostra- que-Jeová-quer-nos-ajudar?

Issoé mostrado-por-versículos-bíblicos-como-Hebreus-13:6, que diz que Jeová é minha ajuda em você não terei medo, o que o homem pode fazer comigo, de acordo com a explicação de um dicionário bíblico, a palavra que é traduzida como ajudante, neste versículo refere-se a uma pessoa que corre em socorro de alguém que pede ajuda. Esse ajudador é Jeová que corre para nos ajudar quando passamos por situações angustiantes, porque ele tem um motivo e quer nos ajudar de todo o coração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos isso nas palavras do apóstolo Paulo que disse que Jeová é seu ajudador um ajudante é alguém que corre para ajudar outra pessoa que pede ajuda e, neste caso, essa descrição mostra que Jeová não está apenas disposto a nos ajudar, mas que ele quer fazer isso

Sim, esta é uma carta que ele escreveu aos hebreus. Isso significa que ele já havia demonstrado ou verificado por si mesmo que Jeová havia sido seu ajudador, aí não diz que Jeová será, mas Jeová é.

E visto que Jeová quer nos ajudar, agora cabe a nós estar do lado de Jeová, e ele nos ajudará a suportar a situação que cada um de nós está passando.

3. De que três maneiras Jeová nos ajuda a perseverar com alegria?

O capítulo 30 de Isaías nos dá a resposta. Ali está escrito que Jeová nos ouve com atenção, nos orienta, nos abençoa agora e também nos abençoará no futuro. Saber disso nos ajuda a suportar as provações sem deixar de ser felizes 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ouça-nos, guie e abençoe

Ele nos abençoa e nos guia agora e no futuro.

Bem, ele o faz por meio de expressões fáceis de entendermos. 

JEOVÁ NOS ESCUTA

4. a) O que Jeová disse sobre os judeus da época de Isaías e o que ele permitiu que acontecesse com eles? 

No início do capítulo 30 de Isaías Jeová chamou os judeus de filhos teimosos e disse que eles acrescentavam mais pecado sobre pecado, também disse que eram um povo rebelde que não queria ouvir a lei de Jeová. Jeová predisse então que permitiria que um terrível infortúnio lhes sobreviesse, o que se cumpriu quando Babilônia os levou ao exílio. 

Ele disse que eles são um povo rebelde, eles não querem ouvir a lei de Jeová.

Ele também disse que eles eram filhos teimosos e que acrescentavam ainda mais pecado sobre pecado.

E as consequências foram que os babilônios os levaram para o exílio, Jeová permitiu.

4. (b) Que esperança Jeová deu aos judeus fiéis? (Isaías 30:18, 19).

De acordo com Isaías 30:18,19, Jeová deu aos judeus fiéis a esperança de que um dia lhes concederia seu favor novamente, essas palavras foram cumpridas quando Jeová os libertou da Babilônia. Embora para isso eles tivessem que gastar 70 anos. Então, alguns judeus puderam retornar a Jerusalém e choraram de alegria ao ver sua terra novamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Claro, como ouvimos no discurso, Jeová é seletivo, e não seria justo que, mesmo que poucos tivessem que ir para o exílio, eles não tivessem esperança, por isso ele disse que Jeová esperaria pacientemente. Mas, de fato, eles retornariam e não retornariam e nada mais, mas retornariam e seriam felizes e alegres.

Também a expressão Jeová esperou pacientemente para mostrar-lhes favor, que os fez entender que esses judeus fiéis teriam que esperar um pouco até que ele fosse solto, porque é claro que Jeová permitiu que os babilônios ficassem em cativeiro.

E se vemos em Jeremias 29:10, está mostrando como 70 anos seriam cumpridos na Babilônia, e então Jeová mostraria sua atenção para eles e os traria de volta para sua casa, eles voltariam para Jerusalém e vemos como aquelas lágrimas realmente que eles mostraram por estarem no cativeiro, no final se transformaram em lágrimas de alegria por poder voltar para sua terra.

No versículo 19 no final ele diz que vai te responder quando te ouvir, o que significa que eles também tinham que fazer alguma coisa para ter essa Libertação, porque tinham que, como veremos mais adiante, orar a Jeová.

E vemos uma qualidade notável de Jeová, a paciência certa, quando ele diz que Jeová espera pacientemente para mostrar favor a você, mas ele estava em péssimas condições. Mas Jeová não havia esquecido daqueles judeus que estavam exilados na Babilônia, mas o tempo já predito chegaria 70 anos para eles voltarem para sua terra.

5. O que Isaías 30:19 nos garante?

Bem, o que isso nos garante é dito de uma forma muito bonita, diz que quando você clama por ajuda quando oramos a Jeová ele lhe mostrará favor sem falta. Então ele vai nos ouvir sem falta, vai ficar muito atento e vai responder muito rápido.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E estas palavras de conforto recordam-nos que o Nosso Pai não só está disposto a vir em socorro de quem pede ajuda, mas também o quer fazer de todo o coração.E esta pergunta é muito importante, pois também inclui a nós, diz quando o povo em Jerusalém Você certamente não chorará quando clamar por ajuda, ele certamente nos mostrará favor e nos atenderá. Então isso nos garante por extensão como princípio que Jeová ouvirá atentamente nossas orações e as responderá rapidamente, 

Claro, ele nos ajuda, mas não da maneira que queremos ou quando queremos, como se ele trabalhasse nos servindo em um restaurante e nós apenas pedimos e ele tem que atender nosso pedido imediatamente, não funciona assim, é importante entender. O profeta diz que essas palavras reconfortantes nos lembram que ele não está apenas disposto a nos ajudar ou auxiliar. Você também quer fazer isso de todo o coração, mas devemos pedir sua ajuda da maneira certa.

Imaginamos e sabemos que o que Jeová predisse foi que a grande maioria do povo havia sido infiel, mas também imaginamos que nem todos foram infiéis e tiveram que sofrer as consequências disso. Então imaginamos, por exemplo, um israelita ali naquela situação sofrendo um castigo que talvez tenha sido fiel a Jeová, porém a expressão quando você grita por socorro nos faz entender que Jeová estava cuidando deles, e que talvez não fosse mais uma questão dele sofrer, mas sim que ele não aguentava mais, e é uma expressão que me deixa muito aliviado em saber que quando a gente não aguenta mais, Jeová está ali, e que ele sabe muito bem que talvez a situação não é nossa culpa e não tem nada a ver conosco, mas ele está aí para nos ajudar.

6. Como as palavras de Isaías indicam que Jeová ouve as orações de cada um de seus servos?

Na primeira parte do capítulo 30 de Isaías, Jeová fala de você, no plural porque ele está falando ao seu povo, naquele contexto ao povo de Israel, pois isso foi escrito para eles. Mas também tem um cumprimento nos tempos modernos. Então, no versículo 19, ele diz "vocês", no singular, porque está falando individualmente com seus servos. Então Deus nos vê como um grupo na forma de uma nação de pessoas e também individualmente ou pessoalmente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eu amo Isaías 57:15, aí ele faz uma reflexão linda e diz Jeová eu moro no alto mas também vivo com os oprimidos, é como se quando alguém está desanimado, Jeová se move para morar com a gente, ou seja, pode ser desanimado, mas nunca sozinho.

Nestes versículos Jeová nos transmite sua ternura quando muda o versículo 18 do plural tu para o singular no 19 ao falar tu, porque no final quando Jeová nos consola ele nos trata individualmente e escuta atentamente cada um de nós.

E é linda a reflexão que o parágrafo faz, que como Jeová é um pai muito carinhoso, porque quando nos dirigimos a ele e expressamos a ele que nos sentimos mal, que desanimamos, ele, como diz aqui, não nos compara com outros, ele não nos diz Você tem que ser forte como seu irmão é, como Isaías 57:15 diz que Jeová está com o esmagado e com o humilde de espírito, ele nos consola individualmente.

Na citação do Salmo, o salmista também se sentiu assim, que Jeová o estava ouvindo pessoalmente quando disse: Eu amo Jeová, porque ele ouve minha voz e minhas orações por ajuda. Assim, ele se sentiu pessoalmente cuidado por Jeová.

Como Jeová é um pai amoroso, quando um de seus filhos está desanimado, ele não diz a ele que você tem que ser forte como seu irmão, outros suportaram mais do que você. Em vez disso, ele se interessa por cada um de nós e atende pessoalmente às nossas orações.

Encontramos princípios semelhantes que estão relacionados no Salmo 116 diz: Jeová ouve minha voz minhas orações por ajuda e no Salmo 57:15 ali diz que habita no alto e santo lugar, mas também com os oprimidos e os humildes de espírito para revive os humildes e revive os corações dos oprimidos. Então esse é o princípio que nos anima a saber que nossas orações não são como quando alguém processa uma consulta em um escritório e há muita burocracia, o que nos deixa felizes em saber que não é assim diante de Deus. 

No entanto, devemos entender as pessoas em geral o que elas querem pedir a Deus é dinheiro, saúde e egoisticamente pedem a Deus, mas aqui ele está falando de alguém que tem um relacionamento pessoal com o criador e está expressando seus sentimentos e você está pedindo sua ajuda, isso é muito diferente do que significa o conceito de oração de pessoas que não conhecem a Jeová.

7. Como Isaías e Jesus mostram a importância da oração fervorosa?

Na mensagem transmitida pelas palavras de Isaías, ele diz não dê descanso a ele, ou seja, a Jeová, mas o que isso significa? Bem, não devemos descansar, não devemos parar de orar, a última coisa que devemos parar de fazer é orar a ele. a Jeová, curiosamente é isso que as pessoas param de fazer quando estão passando por problemas, e nossas orações devem ser insistentes, ele diz que não devemos deixá-lo descansar de nossas orações, não deixemos de orar, o que nos transmite a ideia de rezar insistentemente. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, Isaías passou uma ideia muito bonita no capítulo 62, versículo 7, falando de Jeová, diz que não devemos dar descanso a ele, e essa ideia nos mostra que nossas orações têm que ser insistentes, tanto que de alguma forma podemos dizer que não demos descanso a Jeová.

Jesus falou de uma pessoa que veio pedir pão a um amigo que já tinha ido para a cama com os filhos e tudo, mas diz, embora não se levante, dê-lhe alguma coisa por ser seu amigo, certamente pela insistência dele e ousando ele se levantará e Ele lhe dará tudo o que você precisa, e então ele continuou dizendo que devemos pedir a Deus com insistência. E então no versículo 13, ele também mostra como Jeová está disposto a nos ouvir e nos ajudar, porque ele diz que se vocês humanos, mesmo sendo relativamente maus, sabem dar boas dádivas aos seus filhos, com muito mais razão o pai do céu será espírito santo para aqueles que o pedirem, e com o espírito santo pode nos ajudar a suportar uma alegria.

Por isso é importante orar com insistência, porque assim mostramos não só que confiamos que Jeová nos atenderá, mas também mostramos que temos confiança nele, confiança que só podemos ter em um amigo muito confiável, muito querido, muito próximo e não temos vergonha de pedir coisas a ele porque confiamos nele.

Portanto, neste parágrafo como em toda a Sentinela estamos vendo que Jeová nos ajuda a perseverar com alegria, portanto a oração é um fator fundamental, está relacionado a poder perseverar com alegria, por isso não devemos continuar orando a Jeová para sermos capaz de alcançá-lo.

Sim, também havia uma nota em Lucas 11 de 8 a 10, em que ele fala sobre a insistência de ousar, que diz que no texto original grego é traduzido um termo que pode ser traduzido literalmente como desavergonha ou imodéstia. E neste contexto indica persistência ou insistência ousada.O homem desta história não se envergonhou, nem se refreou de pedir insistentemente o que precisava, e Jesus disse a seus discípulos que eles deveriam ser igualmente persistentes na oração. Então pessoalmente me ensina que não devo me sentir pesado por insistir tanto quando preciso de ajuda e peço a Jeová.

E Jesus disse isso em Lucas 11:8 a 10,13, ele usou comparações de um amigo que insistentemente foi bater na porta do outro amigo a noite para pedir ajuda para pedir comida, e aí a insistência, já que isso amigo, vendo que o outro amigo era insistente, acabou por atender-lhe, com mais razão, diz ele, o pai dará a quem lhe pedir com insistência o Espírito Santo, e nos nossos pedidos podemos também peça a Jeová que nos guie para tomar boas decisões. 

ILUSTRAÇÃO

Aí vemos a imagem de como nossa irmã reza insistentemente, e as horas chamam a atenção, de manhã cedo, depois vemos por volta do meio-dia, depois vemos por volta das 3 da tarde, depois vemos, antes de dormir. Essas orações não dão descanso a Jeová, não é que ele esteja orando 24 horas, mas ele está reservando um momento para orar. 

E em quais atividades? Antes de começar o dia, sua irmã está com sua filha e ela com certeza vai para seu centro de estudos, mas antes de sair de casa ela está rezando, confiando-se a Deus pedindo sua proteção e sua bênção, depois ela está limpando, não sabemos se esse é o trabalho dele e se ele está em seu local de trabalho ou em casa fazendo seu trabalho, talvez ele esteja em casa. Mas a questão é que ela está rezando então às 3 da tarde, talvez o almoço tenha acabado, talvez ela tenha feito as tarefas diárias, mas novamente ela continua rezando e finalmente ela está terminando o dia e ela também está rezando, irmãos, isso é não dando descanso a Deus.

Vemos que a imagem é uma relação pessoal com o criador, uma comunhão direta e o interessante é que sua oração é feita sozinha, o que mostra que ele tem uma relação pessoal com o criador, e isso é algo importante que devemos cultivar e manter. . 

Imagens de uma irmã orando em diferentes momentos do dia. 1. Com sua filhinha antes que ela saia para a escola. 2. No meio da manhã, quando você faz uma pausa nas tarefas domésticas. 3. No meio da tarde. 4. Depois que sua filha for dormir.

O que Isaías quis dizer quando disse para não dar descanso a Jeová? (Ver parágrafo 7).

JEOVÁ NOS CONDUZ

8. Como se cumpriram as palavras de Isaías 30:20, 21?

Isso foi algo muito lamentável, não vamos entrar em detalhes. mas de uma maneira geral, diz ele, o exército da Babilônia cercou a Cidade Santa de Jerusalém, por um ano e meio, e durante esse tempo os judeus sofreram tanto que a angústia se tornou tão comum quanto o pão e a água, não alcançamos imaginar tudo o que eles viveram e passaram naquele ano e meio foi assustador, essas foram as consequências.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se algo tão básico como pão e água era a angústia sofrida pelos judeus, mas Jeová lhes prometeu que os salvaria se eles se arrependessem e mudassem sua forma de agir, então vemos que a grandeza de Jeová está em que Ele deu lhes uma chance de mudar.

Isaías também mencionou Jeová como o grande instrutor de seu povo e agiu

como tal quando os judeus foram libertados, porque Jeová os orientou e assim puderam restaurar a adoração pura.

E com referência a Isaías, o versículo 20 do parágrafo nos diz que veremos o Grande Instrutor e depois nos diz que ouviremos pelas nossas costas. Isso me lembra quando estávamos na aula na escola e eles nos levavam para o quadro-negro e a gente via o professor e aí ele dizia como fazer as coisas no quadro-negro, isso nos fazia ver que a gente tinha que ser proativo em não só deixar Jeová nos guia, mas para agir como ele diz.

De acordo com os versículos 20 e 21, Jeová prometeu a eles que os salvaria se eles se arrependessem e mudassem de atitude. Isaías disse que Jeová era o grande instrutor de seu povo e prometeu a eles que iria ensiná-los a adorá-lo como ele quisesse, em santidade, sem idolatria, sem paganismo, sem falsos deuses, em integridade. Essas palavras se cumpriram quando eles foram libertos da Babilônia e foi Deus quem organizou isso, quem teve esses reis que não eram israelitas, mas também lhes deu as ordens. Então Jeová mostrou que ele era o grande instrutor deles, graças à sua orientação os judeus conseguiram restaurar a adoração pura.

9. Qual é uma das maneiras pelas quais Jeová nos guia hoje?

Bem, a maneira como ele nos guia hoje é por meio de sua organização, por meio de seu ensino tão claro por meio de muitas, muitas maneiras diferentes, como reuniões, assembléias, transmissões mensais, publicações, porque em todas essas maneiras Jeová nos dá Ele está instruindo e graças a isso, é por isso que quando temos um problema ou uma prova podemos suportar apesar de tudo com alegria.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isaías menciona que você verá seu instrutor com seus próprios olhos, estamos vendo diariamente 24 horas como nosso instrutor Jeová através do escravo fiel e prudente, está lá para nos dizer como realizar nossa atitude e nosso serviço a Jeová e como devemos colocá-lo em prática ao longo de nossas vidas.

Se uma área em que Jeová nos guia e são os relatórios que o corpo governante nos dá, onde recebemos instruções encorajadoras experiências que ouvimos de nossos irmãos na Ucrânia da Rússia e prestando atenção a esses programas, nos ajuda a perseverar com alegria .

Bem, pensando em Isaías na expressão "você verá seu grande instrutor com seus próprios olhos", nessa comparação o instrutor está de pé diante de seus alunos, pois ali ele diz que eles o verão com seus próprios olhos, se ele fosse atrás deles eles não seriam capazes de ver, mas diz diante de seus olhos que eles o verão. Assim através de sua organização Jeová nos ensina em nossos dias, por isso somos muito gratos pelo ensinamento claríssimo que recebemos. Há mais de 100 anos recebemos este ensinamento, entendimento e alimento espiritual, através das reuniões das assembleias. das publicações da Radiodifusão e de muitas outras formas, então toda essa orientação tem nos ajudado a ficar e aguentar com alegria em tempos difíceis.

10. Como ouvimos a voz de Deus atrás de nós?

Bem, agora voltando ao exemplo do instrutor que está andando atrás de seus alunos atento aos seus passos, e os está guiando para que saibam para onde ir. Da mesma forma, quando lemos a Bíblia é como se estivéssemos ouvindo a voz de Jeová, falando conosco por trás, porque a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e temos a Bíblia ao nosso alcance, temos essas 66 livros que foram inspirados por Deus. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se a segunda maneira ele disse que nos ensina, era que com nossos próprios ouvidos as palavras iriam atrás de nós, cada um a Jeová como se fôssemos alunos que Jeová vai atrás de nós para ver onde vamos nos guiar. E ele faz isso através de sua palavra, a Bíblia, mas é claro que temos que ler porque é a forma como ele fala conosco, podemos ouvir sua voz por trás, porque ele fala desde os tempos antigos.

Como diz Isaías 51:4, o próprio Jeová espera que seu povo ouça, porque ele mesmo disse que estabelecerei minha justiça como uma luz para os povos e ele é sempre o mesmo então suas regras não mudam é o que ele pensa, sua voz deixou escrito a bíblia

Podemos ouvir a Jeová quando temos de tomar decisões na nossa vida. Quando, por exemplo, enfrentamos situações difíceis, se lemos a Bíblia, meditamos nela, agora começamos a tirar lições práticas do que Jeová está nos dizendo no tempo, no tempo atrás, em que foram escritos, são de Jeová pensamentos, que vão ajudá-lo a tomar boas decisões.

E isso serve de guia para nossa vida, então é algo que valorizamos muito esse privilégio de ler a Bíblia. Então são ambos hábitos, ler e orar, aí está a chave, aí está a solução, ler a Bíblia e orar, para que possamos ver claramente qual é o caminho e isso explica porque as pessoas no mundo estão cegas, já que não podem ver que caminho é.

11. O que devemos fazer para perseverar com alegria, e por quê?

E por que não basta saber qual é o caminho, se não, é preciso percorrê-lo. Assim, graças à palavra de Jeová e às explicações que recebemos, aprendemos o que Jeová espera de nós e como colocar em prática o que ele nos ensina e devemos fazê-lo porque só assim teremos a certeza de que Jeová nos abençoará com perseverança. e alegria.

Bem, podemos ver que devemos dar dois passos e naqueles que Isaías 30:21 indica aqui, quando diz que este é o caminho, é o caminho que Jeová está nos indicando, e então diz que andamos nele , então temos que reconhecer Aquele caminho que Jeová está nos indicando para trilhar nele, para fazer isso temos que seguir o guia de sua organização e colocar em prática o que aprendemos. Além disso, saber que nosso comportamento agrada a Jeová e que receberemos suas bênçãos nos ajuda a servir com alegria a ele.

Que lindo esse versículo verídico, pois também reflete o grande amor do profundo amor que Jeová tem pelos seus servos, quando a Bíblia diz em sua palavra tudo o que ele espera de nós, e também o papel tão especial e lindo que os fiéis e escravo prudente. Por isso, de nossa parte, valorizar profundamente meditar e refletir sobre essa provisão amorosa que temos nos faz valorizá-la a ponto de querermos dar o nosso melhor e dar tudo de nós para poder aplicar o que estamos aprendendo aqui em este versículo.

E ambas as coisas são fundamentais, que o parágrafo menciona. Então é claro que temos que colocar em prática o que a gente já sabe, porque só assim teremos a certeza que vai nos abençoar, se for fundamental, verdade, às vezes é difícil pra gente, mas temos que insistir e colocar o que a gente conhecer na prática.

Bem, Jeová nos orienta por meio de sua palavra e de sua organização 

JEOVÁ NOS ABENÇOA

12. De acordo com Isaías 30:23-26, como Jeová abençoaria seu povo?

Lá ele menciona que lhes daria uma bênção espiritual e uma bênção física. Semeariam o que era deserto e floresceriam, prosperariam no meio do deserto, teriam luz, teriam água, teriam estabilidade, comunhão e o favor de Jeová. Mais uma vez, os judeus que retornaram a Israel para a terra de Israel após o exílio na Babilônia, receberam uma infinidade de bênçãos, uma restauração da adoração pura, foi uma harmonia, um momento de muita restauração, muita paz, muita alegria. Então a luz espiritual brilhou sete vezes mais, ou seja, completamente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, vemos que ele não apenas daria uma grande quantidade de alimento físico, mas também receberiam cada vez mais alimento espiritual como menciona Isaías 60:2, ali ele menciona como Jeová fez a luz espiritual brilhar muito e obrigado, Bem, a todas aquelas bênçãos que Jeová lhe deu porque seu povo teve alegria e força para seguir em frente.

No versículo 26, Hay nos faz ver como seria aquela verdadeira luz espiritual, aquela bênção espiritual. É que receberia a lua cheia, seria como o sol e o sol seria sete vezes mais poderoso. Então vemos a abundância que eles receberiam.

E em Isaías 65:14 foi isso que Jeová prometeu a eles porque disse: Olha, meus servos gritarão de alegria por causa do bem que seus corações sentem e eles puderam experimentar isso, verdade com todas as bênçãos que receberam de Jeová, porque se sentiram muito felizes e tiveram forças para continuar servindo fielmente a Jeová e ele diz que seu coração se sentiu muito bem.

13. Como a profecia sobre a restauração da adoração pura se cumpriu em nossos dias?

Bem, neste momento acreditamos que desde 1919 milhões de pessoas se libertaram da grande Babilônia, o conjunto de falsas religiões deste mundo. Todos eles foram levados para um lugar muito melhor do que a terra prometida para um paraíso espiritual, mas é claro que isso é parcial, pois veremos todo esse paraíso físico e espiritual plenamente no novo mundo e não esqueçamos que essa mudança é uma mudança que somente Jeová e nosso Senhor Jesus Cristo podem trazer. Assim ninguém poderá dizer que esta restauração foi graças ao ser humano, senão que devemos tudo graças a Jeová e a Jesus Cristo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, naquela época, 1919 milhões de pessoas se libertaram da Babilônia, a coleção de falsas religiões deste mundo.

Desde o ano de 1919, milhões de pessoas foram libertadas de Babilônia, a grande, o Império da religião falsa, mas todas elas foram levadas para um lugar muito melhor do que a terra prometida, para um paraíso espiritual.

A bênção de ter uma bênção de Jeová muito maior do que nunca para o antigo Israel, pois ele os libertou da grande Babilônia e os levou para sua terra, mas ele nos levou a um paraíso espiritual muito melhor do que aquela terra.

14. O que é o paraíso espiritual e quem vive nele hoje? (Veja a nota).

Desde o ano de 1919, milhões de pessoas foram libertadas de Babilônia, a grande, o Império da religião falsa, mas todas elas foram levadas para um lugar muito melhor do que a terra prometida, para um paraíso espiritual.

Pois este paraíso espiritual é o ambiente seguro em que adoramos a Jeová Unidos, onde recebemos abundante alimento espiritual não contaminado, mantemos uma amizade íntima com Jeová e desfrutamos de paz com nossos irmãos.

E se parece muito com o paraíso físico em que Jeová criou. Adão tinha dentro de si tudo o que precisava, todo o alimento que precisava, também tinha um relacionamento direto com Jeová Deus e vivia em um ambiente de paz, pois temos a mesma coisa hoje no sentido espiritual.

E com o passar do tempo, as outras ovelhas, ou seja, os cristãos que têm a esperança de viver na terra, entraram nesta terra e estão recebendo muitas bênçãos de Jeová.

A libertação de Babilônia a grande que começou no segundo século de nossa era, quando toda a apostasia e graças a Jeová em 1919 o povo de Deus se viu liberto daquela opressão de Babilônia a Grande de todos os seus falsos ensinos, e passou a servir Jeová como um povo limpo e restaurado e lá estamos agora nesse ambiente.

15. Onde está o paraíso espiritual?

Alguém poderia dizer que o paraíso está localizado na sede mundial ou em Betel. No entanto, a verdade é que o paraíso espiritual está em todo o mundo, é espiritual e não físico. Os servos de Jeová estão em todo o mundo. Então esse paraíso se estende por todo o mundo, independente do nosso idioma, da nossa localização, do canto do planeta, de onde estamos, da nossa classe social. Se estivermos adorando a Deus em espírito e em verdade e tivermos comunhão direta com ele, poderemos desfrutar desse paraíso espiritual e não importa qual seja o problema que tenhamos, sentiremos o apoio de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, o paraíso espiritual está em todo o mundo, independentemente de onde vivamos e podemos fazer parte desse paraíso desde que adoremos a verdadeira adoração.

Mesmo que o Paraíso esteja nos lugares onde o trabalho é proscrito ou restrito, existe também o paraíso espiritual, e é curioso porque a definição que vimos no parágrafo anterior diz que é um ambiente seguro no qual adoramos a Jeová Unidos, mas esse ambiente seguro Dá até para respirar nesses lugares porque fazemos parte da Organização de Jeová e isso nos dá segurança. 

16. O que devemos fazer para continuar vendo a beleza do paraíso espiritual?

Devemos valorizar a congregação cristã e o fazemos focando nas coisas belas de quem nela vive e não nas imperfeições, pois não devemos permitir que nossas imperfeições ou as dos outros irmãos nos impeçam de ver a beleza e a unidade de o mundo da congregação cristã.Pois bem, continuem a valorizar muito a congregação cristã e se concentrem sobretudo nas boas qualidades que todos nós que estamos ou estamos nesse paraíso espiritual temos e não nas imperfeições.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, continuem a valorizar muito a congregação cristã e se concentrem sobretudo nas boas qualidades que todos nós que estamos ou estamos nesse paraíso espiritual temos e não nas imperfeições.

Se a comparação é que assim como numa floresta tem muitas árvores diferentes e não deixamos que o defeito das árvores quando vemos de perto nos impeça de enxergar a beleza da Floresta, da mesma forma não queremos nossas imperfeições ou as de nossos irmãos nos impedem de ver a beleza e a unidade de que desfrutamos. E a esse encorajamento Jesus em João 17, ele disse que a mesma unidade que ele tinha com seu pai queria que tivéssemos para que fôssemos um.

Se falando das imperfeições, são coisas que normalmente se veem, as qualidades devem ser buscadas, mas nesse caso vemos que para que não haja ruptura dessa unidade, ao invés de ver os defeitos, vemos aqui esses dois irmãos Parece que eles tiveram alguma divergência ou algum desentendimento e notamos a atitude de pedido de desculpas de um deles, ali com a mão no peito, mas também vemos a bela atitude do irmão que está recebendo aqueles desculpas. Então vemos que tanto da parte de um a humildade de reconhecer sua culpa e pedir desculpas quanto do outro irmão de estar disposto a aceitar essas desculpas, bom, isso contribui para a beleza deste paraíso.

Existe uma verdade que não podemos ignorar, e é que somos todos imperfeitos, todos nascemos agora, Adão e Eva, e a imperfeição é algo que vamos arrastar para o Novo Mundo ou talvez para a morte, o que vier primeiro, mas se deixarmos nessa imagem é como se estivéssemos vendo de cima, é de onde Jeová vê as coisas, quando Jeová fala com Jesus ele fala com seu pai em João 17, ele fala sobre ser um como eles são um algo muito bonito podemos nos tornar um com Jeová e Jesus, de longe é precioso mas com certeza cada árvore terá sua imperfeição, mas que pena seria se ao olhar para essas pequenas coisas perdêssemos de vista o que Jeová vê como a Imensidão do seu povo, adorando-o como quer e servindo-o de forma preciosa.

É por isso que as palavras de Isaías 61:3 são muito animadoras para essas oportunidades, não é não trazer cinzas à cabeça, trazer óleo de alegria para ele, ser positivo, trazer sempre o melhor porque ele está no povo de Jeová por uma razão, assim como eu.

Ele nos abençoa com um ambiente seguro para adorá-lo muito bem, um paraíso espiritual e queremos meditar sobre isso.

17. O que cada um de nós pode fazer para fortalecer a união da congregação?

O que cada um de nós pode fazer para fortalecer a unidade da congregação é empenhar-se em promover a paz, pois cada vez que tomamos a iniciativa de conviver com os irmãos da congregação, tornamos o paraíso espiritual mais bonito e lembramos que Jeová atraiu Adoração Pura a todos os que estão no paraíso espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, nós nos esforçamos para promover a paz e fazemos isso nos dando bem com todos os nossos irmãos na congregação, pois assim tornamos o paraíso espiritual ainda mais bonito, então temos que fazer o que Romanos 12:18 diz, tanto quanto depende de nós. Bom, vamos em paz com todos e o resultado de nos obrigarmos a manter a paz foi dito por Jesus em Mateus 5:9, ele diz que isso produziria felicidade para aqueles que se esforçam para isso e também para aqueles em volta de nós.

Em João 6:44, ele menciona que ninguém pode vir a mim, a menos que o pai que me enviou o traga. Então temos que ter isso em mente, porque todos nós que estamos na cidade de Jeová estamos porque Jeová nos trouxe para sua cidade, então devemos fazer um esforço ou promover a paz.

ILUSTRAÇÃO

Nesta imagem podemos ver como um irmão para fortalecer a congregação e manter a unidade, deixa o orgulho de lado e pede desculpas a outro irmão que possa ter ofendido e notamos que o irmão recebe suas desculpas e desta forma estão promovendo harmonia e paz e unidade na congregação.

Série de fotos: 1. Um irmão aceita um pedido de desculpas de outro irmão no Salão do Reino. 2. Uma bela floresta de cores diferentes que cobre a encosta de uma montanha.

O que cada um de nós pode fazer para tornar o paraíso espiritual mais bonito? (Ver parágrafos 16 e 17).

18. Em que devemos meditar com freqüência, e por quê?

Devemos meditar cuidadosamente sobre o que aprendemos na palavra de Deus, em nossas publicações. Se estudarmos e meditarmos, desenvolveremos qualidades cristãs que nos induzirão a mostrar amor e afeição fraternal na congregação, visto que meditar nas bênçãos que temos agora fortalecerá nossa amizade com Jeová e meditar nas bênçãos que Jeová nos dará no futuro, nossa esperança de servi-lo para sempre será mantida muito viva em nossos corações.

Devemos meditar sobre o que lemos na palavra de Deus, a Bíblia, e também quando estudamos as publicações e o porquê, porque assim vamos desenvolver qualidades cristãs que vão nos impelir ao amor fraterno entre uns e outros. nosso relacionamento com Jeová será fortalecido e a esperança para o futuro também será fortalecida.

19. (a) De acordo com Isaías 30:18, de que podemos ter certeza?

Podemos ter certeza de que Jeová se levantará para agir em nosso favor quando acabar com este mundo iníquo, e temos certeza disso porque ele é um Deus de justiça e sabemos que ele não permitirá que o mundo de Satanás exista. por um dia sequer, mais do que a justiça exige, pois Jeová e nós esperamos pacientemente que chegue o dia da nossa Libertação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E podemos ter certeza de que Jeová se levantará em nosso favor quando acabar com este mundo e também que, por ser um Deus de Justiça, não permitirá que Satanás exista nem um minuto a mais do que sua justiça assim determina.

Se essas expressões são muito bonitas porque me vêm à mente não quando um pai está sentado talvez observando seu filho e vê que algo está errado ou ele tem alguma dificuldade imediatamente na reação do pai que se levanta para ir em seu auxílio, então ter isso bem presente, nos conforta, nos ajuda a saber que muito em breve ele intervirá para cuidar de cada um de seus filhos.

19. (b) O que nos ajudará a perseverar com alegria?

Isso nos ajudará a tomar a decisão de valorizar a honra de orar a ele, estudar sua palavra e colocá-la em prática. E também para meditar em nossas bênçãos, pois se continuarmos a fazer tudo isso nos ajudará a servi-lo com perseverança e alegria.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Sim, nos ajudará desde que estejamos determinados a valorizar a honra que Jeová nos dá, orar a ele, estudar sua palavra e colocá-la em prática, meditar em todas as coisas que ele nos dá e em suas bênçãos. Então, se continuarmos fazendo isso, o que vai nos ajudar é servi-lo com vigor e alegria. 

COMO ISAÍAS CAPÍTULO 30 NOS LEMBRA QUE JEOVÁ ESTÁ DISPOSTO A FAZER O SEGUINTE POR NÓS?

Nos escute.

Quando oramos ao nosso Deus sobre algo que nos preocupa, a primeira coisa que ele pode fazer é nos dar forças para suportar a situação e, se a provação não passar tão rápido quanto gostaríamos, talvez tenhamos que pedir a ele muitas vezes pela força para suportar. De fato, é isso que ele mesmo não ousa fazer em Isaías 62:7, pois aqui ele nos encoraja a não dar descanso a Jeová, isso significa que nessas orações elas devem ser tão intensas que, por assim dizer, não não o deixe descansar, para Jeová. Isso não é uma reminiscência de algo que Jesus disse sobre a oração que lemos em Lucas 11:8-10,13.

Sim, como vimos no versículo 19, ele nos diz muito claramente, que quando você clama por socorro, é concedido, mostra o favor, isso nos mostra que Jeová não o faz por obrigação, mas que ele quer fazê-lo com todo o seu coração. Então isso nos tranquiliza. 

Guie nos.

Isso nos lembra do que ele menciona em Isaías 30:21, pois primeiro ele diz estar na estrada e, em segundo lugar, nos encoraja a andar nela. Portanto, não basta conhecer o caminho, pois devemos andar nele, por isso, graças à palavra de Jeová e às explicações que sua organização nos dá, aprendemos o que Jeová espera de nós e nos ensina como colocá-lo em prática. praticar o que aprendemos. Devemos fazer essas duas coisas para perseverar com alegria em nosso serviço a Jeová, pois só assim teremos a certeza de que ele nos abençoará. 

Vimos como Isaías atrai Jeová diante de nós como o grande instrutor que vemos e o vemos através das provisões que ele faz para nós, como reuniões, assembléias, programas de radiodifusão e como ele também é o instrutor que nos fala por trás, quando ouvimos lendo e meditando nas escrituras. 

Abençoe-nos.

Jeová está pronto para nos abençoar porque, desde 1919, milhões de pessoas se libertaram de Babilônia, a Grande, o conjunto de falsas religiões deste mundo e todas foram levadas para um lugar muito melhor do que a Terra Prometida: para um "Paraíso Espiritual". ". É por isso que cada vez mais tomamos a iniciativa de nos dar bem com os irmãos na congregação e tornamos o paraíso espiritual mais bonito, visto que lembramos que Jeová trouxe todos os que estão no paraíso espiritual à adoração pura. 

Bem, permite-nos desfrutar deste paraíso espiritual desta grande família mundial em que vemos a grande diferença entre nós e as pessoas que não amam a Jeová e que não o servem.

Bem, desde que os irmãos colocaram as telas em nós, foi identificado como uma floresta que tem muitas árvores, tem muitas espécies. Somos irmãos, cada um de diferentes culturas e origens. Mas temos um paraíso espiritual que, se o cultivarmos e enxergarmos o lado positivo dos irmãos, promoveremos a paz na congregação e também faremos Jeová feliz. 

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários