ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 23 a 29 de janeiro de 2023, 1 Crônicas de 4 a 6, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS:  23 a 29 de janeiro de 2023, 1 Crônicas de 4 a 6, Respostas.

Encontré Joias Espiritáis (10 min.)

1Cr 5:10. Se enfrentarmos problemas que parecem intransponíveis, como pensar na vitória sobre os Hagritas nos ajudará? (w05 1/10 9 parágrafo 7)

Essa história nos ajuda a pensar que não importa a situação que estejamos passando, devemos confiar totalmente em Jeová, pois nessa guerra espiritual que travamos com nossos inimigos, aparentemente eles são superiores a nós. Así como pasó en la el relato que hemos leído, igual que ellos debemos clamar a Jehová por ayuda y de esa manera veremos con nuestros propios la mano de Jehová, ya que el nos ayudara, aunque creamos que no hay salida, pues para Jehová todo é impossível.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando os israelitas se enfrentaram em uma forte batalha contra os hagarenos, houve uma grande diferença, o exército de duas tribos e meia somava 44.760 enquanto os hagarenos somavam mais de 100.000. Mesmo assim, eles conseguiram derrotá-los graças ao apoio e confiança de Jeová e eles buscaram sua ajuda e seu Deus respondeu favoravelmente, dando vitória e grandes despojos de guerra.

Da mesma forma queremos confiar em Jeová, mas também estar equipados com o escudo da fé e a espada do espírito, a Palavra de Deus, nossa guerra é espiritual em meio a grande disparidade de condições, pois nossos inimigos nos vencem. em quantidade tanto invisível quanto visível. Mas o apoio que recebemos de Jeová e dos seres celestiais certamente nos dará vitória sobre os inimigos.

No governo do rei Saul. Houve uma guerra entre as tribos que viviam a leste do Jordão (israelitas) e os hagarenos, desta vez as tribos a leste (israelitas) derrotaram os hagarenos. E o mais notável é que as tribos que viviam a leste do Jordão lutavam com menos homens e os hagarenos eram mais que o dobro, o motivo dessa conquista foi que clamaram a Jeová por ajuda.

Pensar na vitória sobre os hagarenos vai nos ajudar muito, pois embora fossem mais que o dobro dos israelitas, foram derrotados. Não só porque os israelitas eram corajosos, mas principalmente porque confiaram em Jeová e clamaram a ele por ajuda. Portanto, quando enfrentamos problemas que parecem intransponíveis, devemos enfrentá-los com ousadia, clamar a ajuda de Jeová confiando no poder da oração e meditar em exemplos de histórias bíblicas como esta, mostrando que Jeová nunca abandona seus servos fiéis quando eles são em sérios problemas.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?

1 Crônicas 4:9,10. Vemos que Jeová atendeu ao pedido fervoroso de Jabez de ampliar pacificamente seu território para acomodar pessoas tementes a Deus. Este texto nos ensina que também nós devemos dar de coração para que nossa participação entusiástica na obra de fazer discípulos dê frutos.

1 Crônicas 5:1. Para José, receber a primogenitura significava que ele obteria uma porção dobrada da herança, razão pela qual ele se tornou pai de duas tribos, Efraim e Manassés, enquanto os outros filhos de Israel deram origem a apenas uma tribo cada.

1 Crônicas 5:1. Este texto nos ensina que não controlar os desejos carnais pode nos colocar em sérios problemas e nos privar de muitas bênçãos.Sem dúvida, o pecado pode parecer muito tentador e atraente, mas as consequências são tão amargas. E pensando bem não vale a pena desatar nossos maus desejos.

1 Crônicas 5:10. Esse exemplo nos incentiva a confiar em Jeová ao nos equiparmos com o escudo da fé e a Espada do espírito, a palavra de Deus. E nos equipamos porque participamos não de um desejo físico, mas de um guerreiro espiritual em meio a uma grande desigualdade de condições, e podemos constatar isso toda semana nas pregações.

1 Crônicas 6:31,32. Neste texto são mencionados os cantores do templo. Sem dúvida, eles tinham talento musical, sem microfones e equalizadores digitais para louvar a Jeová com a voz. Embora não sejamos cantores profissionais, podemos cantar livremente no Salão do Reino para louvar a Jeová na congregação.

1 Crônicas 4:43. Esta fue la última vez que se habla en las escrituras sobre esta tribu, los amalequitas, y es debido a que los amalequitas constantemente se empeñaron en ir en contra de la voluntad y normas de Jehová, por lo tanto, él decretó que serían eliminados de a terra. Embora em muitas ocasiões tenham conseguido conquistar terras ou sobreviver, no final o que Jeová havia predito foi cumprido, mostrando-nos assim que Jeová sempre pune aqueles que o merecem, especialmente aqueles que se opõem à sua vontade e ao seu povo.

1 Crônicas 4:1. Embora Javez tivesse uma posição econômica muito elevada e, sem dúvida, uma reputação muito boa entre os que o conheciam, ele se destacou por seu desejo de promover a adoração verdadeira, por isso Jeová atendeu ao pedido fervoroso de Javez de expandir pacificamente seu território para acomodar mais pessoas tementes a Deus. Isso nos ensina que hoje também temos a oportunidade de expressar a Jeová nosso desejo de ajudar outros. Nós também devemos orar sinceramente para que nossa participação entusiástica na obra de fazer discípulos dê frutos e que possamos atender ao interesse na verdade de alguns que ainda desejam ouvir a mensagem da verdade.

1 Crônicas 5:1. Os privilégios de Rúben de ter um papel importante na nação de Israel foram perdidos porque ele desonrou sua posição natural como primogênito. Nenhum dos descendentes de Rúben tornou-se um dos juízes, profetas ou líderes de Israel, tudo por causa de erros passados. Devemos cuidar do nosso comportamento cristão, porque se agirmos descuidadamente sem pensar nas consequências como Ruben fez, alguns podem sofrer a perda de privilégios especiais na Congregação Cristã, mas devido à bondade imerecida podemos nos recuperar e ter o perdão de Jeová, mas vamos não abuse da misericórdia de Deus. Rubén sofreu as consequências e nós também.

1 Crônicas 5:1, 2 . Nesses versículos vemos que a primogenitura de Rúben passou para José. O que significava para José receber a primogenitura? Isso significava que ele receberia uma porção dobrada da herança (Deuteronômio 21:17). Por esta razão ele se tornou o pai de duas tribos, Efraim e Manassés, enquanto os outros filhos de Israel deram origem a apenas uma tribo cada.

1 Crônicas 6:28. Joel e seu irmão mais novo Abias haviam sido nomeados juízes por seu pai, que era Samuel, mas sua conduta era muito parecida com a dos filhos de Eli, demonstrando desonestidade no desempenho de suas funções, o que servia de desculpa para o povo. um rei humano. Este exemplo, e o de outros, são um aviso claro para os pais cristãos em ajudar seus filhos a amar a Jeová por sua própria fé e a ver claramente o caminho certo para se conduzir na vereda da verdade, para que possam ser exemplos. para outros, outros na congregação e por sua boa conduta, louve a Jeová.

1 Crônicas 5:20. Os israelitas que viviam na terra de Gileade, vendo a necessidade de expandir seu território e em harmonia com a promessa que Jeová fizera a Abraão de lhe dar aquelas terras, pediram ajuda a Jeová, confiando que ele os ajudaria a conquistar aquelas terras. , e assim foi. Da mesma forma, hoje todas as conquistas da organização se devem à intervenção de Jeová, pois não poderíamos ter feito tanto sem a ajuda dele. Isso fortalece minha fé em saber que agimos conforme a vontade de Jeová e ele, por sua vez, nos oferece sua ajuda e proteção para podermos cumprir nosso serviço a ele.

1 Crônicas 5:20. Os israelitas sabiam que por seus próprios meios seria muito difícil obter a vitória, pois não tinham os recursos necessários para alcançá-la e, embora soubessem que Jeová havia prometido que obteriam a vitória, não confiaram em si mesmos. mas, pelo contrário, oraram muito para obter a ajuda de Jeová e cumprir o que foi prometido. Hoje também sabemos que Jeová já escreveu o fim deste sistema, mas não paramos de fazer todos os esforços para apoiar Jeová, devemos orar constantemente para que ele nos ajude e possamos ver e desfrutar do cumprimento de todas as promessas que sem falha Deus cuidará de se tornar realidade.

1 Crônicas 4:10. Mostra que Jabez, descendente de Judá, orou a Jeová e entre as coisas que pediu estava sua proteção, e Jeová lhe concedeu o que havia pedido. Isso me ensina que pedir a Jeová em oração por sua proteção está de acordo com sua vontade. Portanto, neste sentido, não devemos nos conter. E também essa proteção podemos pedir tanto no sentido espiritual quanto no sentido físico.

1 Crônicas 5:1. Isso mostra que Rúben profanou o leito conjugal de seu próprio pai. Razão pela qual perdeu o direito de primogênito, em vista disso é interessante saber que nenhum dos descendentes de Rúben se tornou juiz, profeta ou Líder de Israel. Isso mostra como pode ser sério desrespeitar a Jeová e nossos próprios pais.

1 Crônicas 5:12. Isso mostra que quando Rúben perdeu sua primogenitura, esta primogenitura passou para os filhos de José. O que significava que ele receberia uma porção dobrada da herança. Portanto, no futuro ele se tornaria pai de duas tribos, enquanto os outros filhos de Israel dariam origem a apenas uma tribo cada. Este é um detalhe muito interessante que nos ensina que o Israel espiritual também terá duas porções.

 1 Crônicas 5:26 . Mostra que Jeová induziu o Rei Pul, da Assíria, a banir os rubenitas entre os primeiros a serem levados cativos. Além disso, esta tribo nunca se destacou acima de suas companheiras tribos de Israel. Isso é mais provável porque Rúben desrespeitou seu pai e Jeová por profanar o leito conjugal de Jacó, perdendo assim o direito de primogênito. Isso me ensina que as punições e provisões disciplinares de Jeová podem ser transmitidas até mesmo por várias gerações.

1 Crônicas 6:31,32.Visto que Davi era um excelente músico e cantor, ele queria usar esses dons para louvar a Jeová, então eles decidiram escolher os melhores cantores e músicos. Deve ter sido impressionante e comovente ouvir os cânticos de louvor ao Altíssimo, os que ouviram o fizeram com gratidão enquanto os levitas exaltavam a Jeová em cânticos. Muitas das canções de Cantemos com alegria a Jeová foram escritas como se fossem uma oração a Deus, permitindo-nos expressar nossos sentimentos a ele. Outras canções nos motivam a encorajar os irmãos a mostrar amor e fazer boas obras. Portanto, é conveniente que conheçamos bem a melodia, o ritmo e a letra das músicas, para isso podemos ouvir as versões cantadas que estão disponíveis no jw.org, praticando as músicas em casa aprenderemos a cantá-las com confiança e com o nosso coração.

1 Crônicas 6:31. Isso mostra que Davi reconhecia a importância de adorar a Jeová cantando. Assim, ele escolheu pessoas específicas para cantar a Jeová. Isso me ensina que cantar a Jeová é um privilégio, além de fazer parte do nosso culto, por isso devemos chegar pontualmente nas reuniões da congregação e ficar até o final para poder louvar ao nosso Deus com cânticos em união com o nosso irmãos.

1 Crônicas 4:10. A história de Jabez mostra um personagem do qual se fala muito pouco na Bíblia. No entanto, essa história mostra que Jeová é o ouvinte de orações, e o fato de essa passagem estar no meio de genealogias também é surpreendente. O fato de Jeová querer mencioná-lo na Bíblia é fortalecedor para todos os seus servos fiéis. , porque encoraja-nos a orar a ele e pedir-lhe o que precisamos com a confiança de que ele ouvirá e responderá às nossas orações.

1 Crônicas 4:9,10. Isso mostra que Jeová concedeu a Jabez seu pedido fervoroso de ampliar pacificamente seu território para que ele pudesse abrigar mais pessoas tementes a Deus. Isso nos ensina que nós também devemos orar de coração a Jeová para que nossa participação entusiástica na obra de fazer discípulos dê frutos abundantes.

1 Crônicas 5:20. Muestra que en los días del Rey Saúl, las tribus que moraban al este del río Jordán derrotaron a los Hagritas aunque el número de estos era más del doble, también muestra que esta Victoria les fue concedida por Jehová porque confiaron en él y le clamaron por ajuda. Isso me ensina que, da mesma forma, devemos confiar totalmente em Jeová nesta guerra espiritual que travamos contra Satanás e seus demônios.

1 Crônicas 5:18-22. Mostra que os gileaditas esperavam que Jeová Deus os ajudasse. A história diz que foi a Deus que clamaram por Socorro na guerra, e acrescenta que ele se deixou rezar por eles porque confiaram nele. Isso nos ensina que o exemplo dos gileaditas é digno de ser imitado por todos os servos de hoje.

1 Crônicas 5:1 mostra que quando Rúben perdeu seu direito de primogenitura, surgiram dois problemas: a vaga teve que ser preenchida para completar as 12 tribos de Israel, e os direitos de primogênito tiveram que ser concedidos a outra pessoa. Este texto nos ensina que Jeová simplesmente resolveu ambas as questões com uma única ação, quando concedeu pleno reconhecimento a Efraim e Manassés, filhos de José, primogênito de Raquel. Outra lição que aprendemos através deste texto é que quando algo aos nossos olhos parece muito complicado ou impossível para Jeová, é algo muito simples.

1 Crônicas 6:16, 31 e 32. Mostra que os israelitas, ao celebrarem as festas no santuário de Jeová, ouviam os cantores e músicos da tribo de Levi e o que eles ouviam faziam com gratidão, como os levitas exaltavam Jeová com sua canção. Isso nos ensina a importância de que as letras e músicas que usamos nas músicas dedicadas a Deus em nosso culto não devem ser misturadas com ritmos populares ou letras ou músicas que estão na moda no mundo; pelo contrário, devemos ter em mente que essas canções são uma forma de louvor para que seu propósito seja maior.

1 Crônicas 4:9,10. Jeová atendeu ao pedido fervoroso de Jabez de ampliar pacificamente seu território para acomodar mais pessoas tementes a Deus. Podemos imitar seu exemplo, orando de coração a Jeová para que nossa participação entusiástica na obra de fazer discípulos dê frutos.

1 Crônicas 4:21. Neste versículo são mencionadas as famílias dos fabricantes de tecidos finos da casa de Asbea. A palavra casa pode ter diferentes significados na bíblia, por exemplo, usando esta palavra, pode se referir a uma família que reside na mesma casa ou a todos os descendentes de um homem, também pode se referir a uma residência real, uma linhagem sacerdotal , etc Neste caso, refere-se a um grupo de trabalhadores empregados na mesma profissão, não sendo necessariamente familiar direto. Esta passagem me encoraja a aprofundar meu estudo da Bíblia a fim de chegar a um entendimento correto das escrituras.

1 Crônicas 4:22, 23. Esses textos mencionam os nomes dos israelitas que eram reconhecidos como "oleiros reais" que trabalhavam para o rei. Uma tarefa difícil porque tinham que ser homens capazes e habilidosos para transformar o barro em uma bela peça ou objeto. Isso me ensina, que da mesma forma, . Jeová deu a nós pais a importantíssima tarefa de “ser oleiros” e modelar, como se fosse “barro”, nossos filhos, para que se tornem adultos responsáveis ​​e equilibrados. Pais habilidosos não deixam o coração de nossos filhos ao acaso, mas "nós os educamos no caminho em que devem andar" assim os teremos transformado em pessoas boas que têm a aprovação de Jeová.

1 Crônicas 5:1. Este texto menciona a razão pela qual Rúben não foi incluído nos registros genealógicos com o direito de primogênito, foi: porque ele contaminou a cama de seu pai. Ele permitiu que desejos egoístas o controlassem, o que o levou a cometer pecado e assim perder esse direito. Isso me ensina como é importante reservar um tempo para refletir sobre o mal que causaríamos a nós mesmos e aos outros se nos deixassemos vencer por maus desejos. Portanto, para permanecermos firmes devemos tomar "medidas espirituais" que nos protejam e nos façam ter em alta estima a nossa herança espiritual, que nos encoraje a evitar o pecado.

1 Crônicas 6:16, 31,32. O registro das Crônicas menciona que "exímios cantores ou músicos" descendiam dos três filhos de Levi, esse detalhe indica que o canto era de grande importância na adoração de Jeová Deus. Isso me ensina: que a música e o canto sempre farão parte da adoração a Jeová, portanto, nos dá a oportunidade de expressar o que sentimos pelo nosso Criador. Alguns de nós podem dizer: "Não sei cantar", mas a verdade é que, para Jeová, nenhuma voz que lhe cante louvores está "desafinada". Então vamos cantar com toda a nossa alma porque é uma forma de declarar nosso amor, adoração e louvor ao nosso Deus Jeová.

1 Crônicas 4:9. Lendo este versículo podemos nos perguntar: Por que sua mãe o teria chamado assim? Será que ela deu à luz com mais dor do que o normal? Ela tinha ficado viúva e estava lamentando que o pai da criança não estivesse presente? A Bíblia não diz isso. Ainda assim, chegaria o dia em que essa mulher teria bons motivos para se orgulhar de Jabez. Seus outros filhos também podem ter sido justos, mas “Jabez tornou-se mais honrado do que seus irmãos”.

1 Crônicas 4:10. Vemos que Jabez orou pela ampliação pacífica de seu território, e o motivo era evidente. Desde que ele queria acomodar mais pessoas tementes a Deus. Ele percebeu que não poderia fazer isso com suas próprias forças, mas orou fervorosamente pela ajuda de Deus. Aplicando o seu exemplo, também nós podemos trabalhar para o alargamento do nosso território em sentido individual e podemos fazê-lo através da oração específica e do esforço zeloso de fazer discípulos.

1 Crônicas 4:39,40. Este texto menciona que os pastores encontraram pastagens boas e abundantes para suas ovelhas, em nossos dias Jesus Cristo o excelente pastor nos dá alimento espiritual através da Bíblia e da organização. Portanto, como ovelhas obedientes devemos ter a determinação de aproveitar o alimento espiritual disponível em nosso idioma, principalmente na Bíblia, a referência, os diagramas, as ferramentas complementares do site JW, tudo isso nos fornecerá uma sólida base no conhecimento profundo e nutritivo da Palavra de Deus o que é Bíblia.

1 Crônicas 4:4. Entre os primeiros descendentes de Judá, filho de Jacó, são mencionados "Salma, pai de Belém" e "Hur, o primogênito de Efrata, pai de Belém". O fato de esses personagens serem chamados assim pode indicar que eles eram ancestrais dos Israelitas que mais tarde vieram a ocupar Belém.

1 Crônicas 4:9, 10. Jeová atendeu ao pedido fervoroso de Jabez de expandir pacificamente seu território para acomodar mais pessoas tementes a Deus. Nós também devemos orar sinceramente para que nossa participação entusiástica na obra de fazer discípulos dê frutos.

1 Crônicas 4:39, 40. Alguns eruditos recomendam que em 1 Crônicas 4:39, 40 “Gedor” seja substituído por Gerar, como faz a Versão dos Setenta. Esse relato associa Gedar a uma região originalmente habitada pelos camitas e que tinha boas pastagens, descrição que se encaixa nas referências bíblicas aos arredores de Gerar.

1 Crônicas 5:1, 2. Para José, receber a primogenitura significava que ele obteria uma porção dobrada da herança, assim ele se tornou o pai de duas tribos, a saber, Efraim e Manassés, enquanto os outros filhos de Israel deram apenas ascender a uma tribo cada.

1 Crônicas 5:23. Em 1 Crônicas 5:23, "Baal-hermon" é citado junto com Senir, Monte Hermon e a região de Basã para delimitar o território ocupado pela meia tribo de Manassés. É possível que se refira a uma cidade ou lugar próximo ao monte Hermon, ou também a toda a região montanhosa do Hermon.

1 Crônicas 6:22-24. Para determinar as relações, geralmente é necessário examinar o contexto ou comparar listas paralelas ou textos de diferentes partes da Bíblia, em 1 Crônicas 6:22-24 estão listados dez "filhos de Cohat", mas no versículo 18 do mesmo capítulo e em Êxodo 6:18, apenas quatro filhos são atribuídos a Cohat. Um estudo do contexto permite-nos concluir que a lista de "filhos de Coate" que aparece em 1 Crônicas 6:22-24 é na verdade parte de uma genealogia de famílias da linhagem coatita, alguns de cujos representantes Davi nomeou para certos templos deveres.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.

Comentários