ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 16-22 de janeiro de 2023, 1 Crônicas de 1 a 3, Respostas.
Encontré Joias Espiritáis (10 min.)
1Cr 3:1-3. Por que alguns nomes de mulheres aparecem nas genealogias? (it-1 1005 parágrafos 1, 2).
Em algumas ocasiões, nomes de mulheres foram ocasionalmente incluídos em registros genealógicos em virtude de certas razões históricas. Por exemplo, em Gênesis, Sarai é mencionada porque a descendência prometida deveria vir por meio dela, não por meio de outra esposa de Abraão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Outro exemplo de menção em genealogias; é que as concubinas de Lia, Raquel e Jacó são mencionadas junto com os filhos que deram à luz. Isso para entender o relacionamento que Deus mais tarde teve com essas crianças.
Também, quando uma herança passava por uma mulher, seu nome podia ser incluído, conforme indicado em Números 26:33.
Muitos nomes de mulheres aparecem por motivos históricos, como o de Sara, esposa de Abraão, e isso porque a descendência deveria vir por ela e não por outra mulher.
Outro motivo é reafirmar sua linhagem, por exemplo, no caso de Isaque e Rebeca, se não tivesse sido mencionada Milca, que era avó de Rebeca e parente de Abraão, chegar-se-ia à conclusão de que Rebeca poderia ter sido uma estrangeiro.
Outros exemplos são Tamar Rahab e Rut, esses casos têm algo de marcante porque se tornaram ancestrais de Jesus.
Outro motivo para a menção de mulheres nas genealogias era para comprovar linhagens familiares, por exemplo, Milka é mencionada porque seria avó de Rebeca que por sua vez seria esposa de Isaque. Desta forma ficou demonstrado que a linhagem de Rebeca veio dos parentes de Abraão, isso foi muito importante, visto que Isaque não deveria se casar com uma estrangeira pois a descendência prometida viria de sua linhagem.
Outra razão para mencionar nomes de mulheres em genealogias era demonstrar a relação que outras tribos árabes tinham com o povo de Israel. Portanto, Turah é mencionada como a mulher com quem Abraão se casou após a morte de Sara. Desta forma, é mostrada a relação entre as nações de Midiã e Israel, entre os nomes das mulheres que são mencionadas nas genealogias estão, por exemplo, os das concubinas de Jacó e, claro, os nomes dos filhos que essas mulheres deram. Ele. Eles deram isso para nos ajudar a entender o relacionamento que Jeová mais tarde viria a ter com esses filhos de Jacó.
Outra razão pela qual os nomes de algumas mulheres aparecem nas genealogias é porque uma herança seria transmitida especificamente por meio delas.
Outra razão importante pela qual certas mulheres são mencionadas nas genealogias é mostrada nos casos de Tamar, Rab e Rute, no caso de cada uma delas há algo que Jeová deseja destacar sobre como vieram a estar no mundo. linhagem dos ancestrais do messias prometido Jesus Cristo.
Na história da Bíblia existiram muitas mulheres que se destacaram por sua atuação em algumas histórias bíblicas. Isso ajuda a entender a relação de certos grupos de habitantes da época com a nação de Israel. E eles nos permitem entender o motivo de certos eventos que a Bíblia descreve.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
1 Crônicas 1:1-5. ao ouvir os nomes nosso cérebro imediatamente se lembra de algo relacionado, alguma qualidade, virtude ou pecado, de certa forma, nós também estamos fazendo um nome para nós mesmos diante de Deus, e embora não procuremos agradar as pessoas , eles também percebem nosso melhor esforço, em refletir nossas qualidades cristãs em todos os momentos, começando em nossa família, na congregação, grupo de pregação, etc. Desta forma, vamos esculpir um bom nome diante de Deus.
1 Crônicas 3:5. Neste texto é mencionado que David deu o nome Nathan a um de seus filhos que teve com Bat-Seba, aparentemente, David não guardou rancor contra o profeta Nathan que o havia repreendido, ao contrário, esses dois homens eram bons amigos porque amavam a Jeová. Isso me ensina: o valor da verdadeira amizade, me mostra que um bom amigo não hesitará em nos corrigir se precisarmos, por outro lado, nos ensina que devemos ser humildes e não guardar rancor quando corrigidos ou bem recebidos adendo. Somos muito gratos por encontrar amigos que demonstram as mesmas qualidades desses dois homens fiéis.
1 Crônicas 2:3,4. Nesses versículos é mencionada a genealogia da tribo de Judá, o registro das Crônicas diz que ele teve cinco filhos no total. Esse detalhe me ensina: a importância de darmos atenção a esse registro divino, principalmente no que tem a ver com a linhagem de Judá, já que a dinastia davídica vem dessa tribo. Além disso, o fato de Jeová ter permitido que os nomes e números exatos dos filhos fossem preservados nos mostra que Ele queria que soubéssemos de onde veio a linhagem do Messias Prometido, isso nos faria ter mais confiança em sua palavra, a Bíblia .
1 Crônicas 1:10. Aqui é mencionado Nimrod, "o primeiro homem que se tornou poderoso na terra", o fato de a Bíblia mencionar esse detalhe nos revela o que havia dentro do coração deste homem, ele era ambicioso e buscava a reputação e fama de outros e não aquele do Criador. Isso me ensina: que os cristãos nunca devem baixar a guarda porque Satanás, astuciosamente, se aproveita de atitudes como "ganância de poder" para nos fazer pecar. Devemos sempre ter em mente que humilhar-nos sob a poderosa mão de Deus fará com que tenhamos a condição adequada de coração e mente para fazer a vontade de Jeová.
1 Crônicas 2:15. Neste registro apenas 7 crianças são mencionadas, mas em 1 Samuel 16:10, 11 é indicado que Davi era o caçula de oito irmãos. Se investigarmos o escritor e as circunstâncias, notamos que Esdras, ao escrever este livro, viu-se em circunstâncias difíceis e tendo a urgência de ter listas genealógicas exatas, decidiu omitir esta informação de um dos filhos de Jessé, pois este faleceu sem descendentes. . Aprendo com isso que Jeová quer que cumpramos plenamente a comissão que ele nos dá, mas ele também entende que podemos passar por momentos difíceis quando obedecemos e, desde que sejamos leais, ele não questiona como fazemos sua vontade, desde que sigamos seu caminho, pensemos e nos esforcemos para fazê-lo corretamente.
1 Crônicas 1:28. Muitos indicam que a Bíblia se contradiz nesta linha de genealogia porque menciona Isaque primeiro antes de Ismael, que é o primeiro filho de Abraão, mas como em outros casos, o nome de uma pessoa é considerado antes do que o de outro pela fé ou pelas obras que fez, o que nos ensina que Jeová sempre está ciente de tudo o que fazemos, não importa o quanto nos sintamos ou nos digam que somos insignificantes ou inferiores a outras pessoas, dando-nos a confiança de que Jeová Ele sempre valoriza todos os nossos esforços e nos recompensar adequadamente.
1 Crônicas 1:13. Neste versículo vemos Sidom, o primogênito de Canaã e bisneto de Noé. Ele foi o progenitor dos sidônios, cidade que hoje fica no Líbano, também conhecida como Saida pelos árabes. Esses detalhes fortalecem minha fé e confiança nas escrituras de que todos esses personagens mencionados eram pessoas reais que existiram nos tempos antigos.
1 Crônicas 1:12. Este versículo menciona que os filisteus vêm da linhagem de Casluhim. Mas em outras passagens bíblicas é mencionado que os filisteus vieram da ilha de Caftor e Creta. Mas não é uma contradição, porque o registro de Crônicas é genealógico e os outros versículos mostram a proveniência geográfica dos filisteus, mostrando assim, na verdade, harmonia nas escrituras. Esses versículos me encorajam a estudar a Bíblia com mais cuidado para não perder detalhes de uma aparente contradição.
1 Crônicas 1:10. Neste versículo Nimrod é chamado o primeiro homem poderoso da terra, infelizmente ele usou essa influência para fazer as pessoas questionarem o motivo do dilúvio e irem contra a vontade de Jeová fazendo uma torre alta onde todos viviam sem se espalhar pela terra. . Mas Jeová cuidou para que seu propósito não parasse, o que nos ensina que ninguém nem nada pode impedir o que Jeová quer fazer.
1 Crônicas 2:3. O texto menciona que Jeová não gostou do comportamento de Er pelo qual ele permitiu que ela morresse, o que nos ensina que nosso comportamento pode glorificar o nome de Jeová ou podemos causar vergonha e que Jeová nos julgará de acordo com nossos atos.
1 Crônicas 3:5. Vemos que Jeová puniu Davi por seu pecado com Bate-Seba não permitindo que aquele filho nascesse, mas neste versículo vemos que depois ele teve mais filhos, o que nos ensina que Jeová não fica ressentido quando pecamos, se nos arrependemos de coração, podemos voltar a ter um relacionamento íntimo com Jeová novamente, assim como Davi.
1 Crônicas 1:27. Vemos como se cumpriu a promessa de Jeová a Abraão, pois os fatos indicam que se sim tive grande descendência, o que reforça nossa fé de que Jeová sempre cumpre o que promete.
1 Crônicas 1: 10. Aparece o nome de Nimrod, ele é conhecido porque estava em oposição a Deus, e seu nome em hebraico significa rebelde, isso nos mostra que nosso nome diz muito sobre o tipo de pessoa que somos e devemos faça um autoexame e veja que tipo de nome estamos fazendo diante de Deus.
1 Crônicas 2:1. Vemos que esta cronologia se concentra mais na tribo de Judá de onde viria o Messias, ensinando-nos que Jeová quer que todas as pessoas venham a conhecê-lo e conhecer seu propósito, porque através desta cronologia eles poderiam identificar seu filho Jesus . Da mesma forma, Jeová hoje nos mostra o que temos de passar, por isso não devemos negligenciar nosso estudo da Bíblia.
1 Crônicas no capítulo 1. vemos que o livro de Crônicas começa dando uma cronologia. Isso nos ensina que as histórias da Bíblia não são histórias fictícias ou mitos, mas são verdadeiras e podemos apoiá-las com outros registros arqueológicos que não fazem parte da Bíblia.
1 Crônicas 1:10. Este texto evidencia que na Europa foi o primeiro homem a tornar-se poderoso na terra, sabemos que o conseguiu impulsionado pelo abuso de poder e pelo excessivo orgulho pessoal. Isso deve nos levar a refletir sobre como queremos ser lembrados, como uma pessoa importante e poderosa ou como uma pessoa espiritual que serviu fielmente.
1 Crônicas 2:3. Isso nos mostra que Jeová está descontente com o comportamento do filho mais velho de Judá. Então ele o matou. Isso nos ensina a importância de ter uma conduta correta do ponto de vista de Jeová e também nos incentiva a examinar a nós mesmos para ver onde precisamos melhorar para sermos aprovados diante de Deus.
1 Crônicas 1. Este registro de nomes mostra que Jeová está interessado em indivíduos individualmente, também mostra que somos mais do que nomes em uma lista, visto que Jeová também se lembra de nós, por quem fomos e pelo que fizemos.
1 Crônicas 1. Mostra que os judeus davam grande importância às suas genealogias, porque valorizavam sua herança, também porque será útil para provar que eram descendentes e, portanto, merecedores das bênçãos de Jeová.
1 Crônicas 1. Ensina aos cristãos hoje a importância de manter registros de coisas importantes ou especiais, temos um exemplo disso no Ministério onde é necessário manter registros de nossas pregações, estudos, revisitas, entre outros.
1 Crônicas 1 1:3,24. Aqui Jeová nos mostra a importância de deixar um registro dos descendentes de Abraão e Davi, visto que o Messias prometido viria dessa linhagem. Isso me ensina que antes de nós a primeira testemunha foi o próprio Jeová, porque com essas genealogias ele deu o testemunho inicial de que Jesus era seu filho e o herdeiro do trono real.
1 Crônicas 1:28 a 54. Ela nos ensina como Jeová tem usado as escrituras para que elas mesmas provem que são sua palavra inspirada, pois com esses registros genealógicos são confirmados outros versículos bíblicos, como Gênesis 1:21 a 23 e segundo de Samuel 7:12 e 13.
1 Crônicas 1 1 ao 54. Mostra que o surgimento das Nações inimigas do povo de Deus veio das uniões de hebreus com mulheres pagãs. Isso nos ensina que a Bíblia não se contradiz, pelo contrário, ela se complementa.
1 Coríntios 7:39. Ela diz que devemos nos casar somente no Senhor se quisermos nos sair bem e desfrutar das bênçãos de Jeová.
1 Crônicas, capítulo 2. Aqui, mais ênfase é colocada nas genealogias das tribos de Judá e Benjamim. Isso não nos surpreende porque o Messias viria de Judá, o sacerdócio de Levi e o primeiro Rei de Israel de Benjamim, essas tribos também seriam as que permaneceriam fiéis ao reinado de Davi. Isso nos ensina que nas escrituras Jeová destaca o que ele considera mais importante para nós.
1 Crônicas 3 1 a 24. Mostra a genealogia de Davi que sabemos ser muito importante porque o Messias viria desta linha, mas também nos servem de parte como um relato paralelo de segundo Samuel em seus versículos 3:5-13, isso faz com que possamos usar o Ministério para ensinar que a Bíblia não se contradiz e que ela se explica e prova sua veracidade.
1 Crônicas, capítulo 1 a 3. Revela listas genealógicas detalhadas que nos mostram a importância que Jeová dá à legitimidade daqueles que o serviriam como sacerdotes, como as heranças tribais seriam determinadas e como o registro da linhagem do messias seria preservado .
1 Crônicas capítulo 1 ao 3. Mostra-nos como através das genealogias Jeová dá aos judeus uma ligação com seu passado, voltando ao primeiro homem Adão, e da mesma forma também ensina a todos nós, de onde viemos e quem foram nossos primeiros ancestrais?
1 Crônicas 2 15. Diz que Davi era o sétimo filho de quem eu sei, mas relatos como os de 1 Samuel 16:11 e 12 e 1 Samuel 17:12 mostram que Davi era o mais novo dos oito filhos de Jessé. Isso nos ensina que aparentemente nas genealogias foi omitido o nome dos filhos que não atingiram a maturidade ou dos que não deixaram descendentes. Isso nos ajuda a entender melhor por que era tão importante para os israelitas ter filhos.
1 Crônicas Capítulo 1 a 3. Isso nos mostra que essas genealogias são de pessoas da vida real, portanto, elas provam que todo o sistema relacionado à adoração pura é verdadeiro e não uma coleção de mitos.
1 Crônicas 1:10. Nimrod foi o fundador e rei do primeiro império que surgiu após o Dilúvio, sob seu domínio tirânico, ele se propôs a construir uma torre tão alta que, com a construção de tal torre, ele queria que a humanidade deixasse de lado o medo de Deus e colocá-los cada vez mais sob seu jugo tirânico, hoje, existem muitos indivíduos que tentam afastar as pessoas de Deus, alimentando falsas esperanças ou promessas de grandeza.
1 Crônicas 1:18. O pai de Shelah era Arpaksad, o nome "Cainan", citado em Lucas 3:36, poderia muito bem ser uma distorção do termo "caldeus". Nesse caso, o texto original diria "o filho do caldeu Arpaksad". Outra possibilidade é que os nomes Cainan e Arpaksad aludam à mesma pessoa. Vale ressaltar que a expressão "filho de Cainã" não aparece em alguns manuscritos.
1 Crônicas 1. As genealogias de pessoas da vida real provam que todo o sistema relacionado à adoração pura é baseado em fatos e não em mitos.
1 Crônicas 2:6. Ethan foi um dos quatro homens cuja sabedoria, embora considerável, foi superada pela do rei Salomão, talvez tenha sido ele quem compôs o Salmo 89, porque o cabeçalho chama o escritor de "Ethan the Ezrahite". Em 1 Crônicas 2:6 é dito que Ethan, Heman, Chalcol e Dara eram filhos de Zerah, da tribo de Judá, e é provável que sejam os mesmos mencionados em 1 Reis. Ethan era o pai de Azarias.
1 Crônicas 3:17. Por que Lucas 3:27 se refere a Sealtiel, filho de Jeconias, como filho de Neri? O pai de Sealtiel era Jeconias, e parece que Neri era seu sogro. Lucas se refere ao genro de Neri como seu filho, assim como se refere a José como filho de Eli, pai de Maria.
1 Crônicas 3:17-19. Que relação havia entre Zorobabel, Pedaya e Sealtiel? Zorobabel era filho de Pedaya, e Pedaya era irmão de Sealtiel. No entanto, há momentos em que a Bíblia chama Zorobabel de filho de Sealtiel e isso pode ser porque Pedaya morreu e foi Sealtiel quem criou Zorobabel; ou talvez Sealtiel morreu sem filhos e Pedaya se casou com a viúva, de acordo com a lei do levirato, e dessa união nasceu Zorobabel, o primogênito.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário